https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Para comemorar o Dia Mundial da Energia, Cemig dá dicas sobre uso consciente

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Para comemorar o Dia Mundial da Energia, Cemig dá dicas sobre uso consciente

Nesta sexta-feira (29/5), é comemorado o Dia Mundial da Energia, data que tem como objetivo reforçar a importância do uso racional da eletricidade e seus benefícios tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investe no uso sustentável da energia elétrica. Esse investimento é feito em seus processos internos, em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias alternativas de geração eficientização da energia, no incentivo à adoção de ações que beneficiam o consumidor – como a instalação de sistemas de aquecimento solar de água em casas dos conjuntos habitacionais – e de diversas outras formas.
  
Aproveite esse dia para mudar hábitos. Conheça ações simples que podem fazer a diferença, reduzir a conta no fim do mês e preservar o meio ambiente.

Uma atitude simples que pode representar muito é reduzir o tempo com o chuveiro ligado durante o banho. Nos dias mais quentes, colocar o chuveiro na posição verão é uma alternativa para economizar energia, já que o chuveiro é o equipamento que mais consome energia em uma casa.

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. Regular o termostato de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e a temperatura do ambiente pode colaborar para a economia no final do mês.

Pode não parecer, mas retirar das tomadas os aparelhos em modo de espera (standby), representa até 12% do consumo doméstico de energia.

Vale lembrar que paredes e tetos pintados de cores claras refletem melhor a luz, o que diminui a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes são uma excelente alternativa para a iluminação. Outra opção que vem ganhando espaço são as lâmpadas de led, por seu baixo consumo de energia e alta eficiência, mesmo que seu preço ainda seja superior ao das lâmpadas fluorescentes.

Para reduzir o consumo de energia ao passar roupas, o ideal é passar todas as peças de uma só vez e ajustar a temperatura para cada tipo de tecido.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligar o dispositivo quando não estiver em uso. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta muito: ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

Convém lembrar, ainda, que evitar o desperdício é utilizar a energia elétrica apenas para o nosso conforto e bem-estar, como tomar um banho quente e assistir o programa favorito na televisão, e para gerar a riqueza e desenvolvimento que movimenta indústrias, o comércio, que move o mundo.

Ass. Imprensa Cemig

Nenhum comentário:

Postar um comentário