https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Fernando Cabral responde processo administrativo por suspeitas de CARTEL de licitações em Brasília

domingo, 15 de novembro de 2015

Fernando Cabral responde processo administrativo por suspeitas de CARTEL de licitações em Brasília

Em julho de 2015, o CADE (Conselho de Desenvolvimento Econômico), órgão integrado ao Ministério da Justiça, instaurou o processo administrativo nº 08012.003021/2005-72, após receber a denúncia de que havia a suspeita de Cartel de licitações de Tecnologia da Informação no Ministério da Educação.

De acordo com reportagem publicada pelo site Convergência Digital, o processo investiga 15 empresas e mais 32 pessoas físicas que possam estar envolvidos no suposto esquema de cartel. E uma delas é a empresa de tecnologia de informação Padrão  IX Informática, antes gerenciada pelo Prefeito Fernando Cabral,  e está sendo investigada pelo CADE.

Para se ter idéia,  a denúncia partiu do MEC (Ministério da Educação)  que abriu uma licitação de R$ 10 milhões e  teve mais de 30 empresas interessadas, mas somente 2 compareceram ao leilão. Por causa disso, o CADE abriu processo de investigação contra as empresas e através da Operação Mainframe da Polícia Federal foram levantadas documentações que comprovasse o Cartel de Licitações no mercado público e privado de Tecnologia da Informação. 

“ Foram verificados indícios robustos de que as pessoas físicas e jurídicas ora representadas teriam celebrado ajustes com a finalidade de fixar preços, ajustar vantagens em licitações e dividir o mercado em questão. Além disso, verificou-se que elas teriam adotado diversos meios para implementar tal estratégia, assim como para monitorá-la. Além disso, há indícios de que tal suposto conluio também teria contado com a participação do Sindicato do mercado em questão, o Sindesei”, diz o Cade.

Para apurar melhor as suspeitas, o CADE investiga 15 empresas e mais 32 pessoas que possam estar envolvidas, e Fernando Cabral, atualmente Prefeito de Bom Despacho, terá de responder pelo processo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário