sábado, 28 de março de 2015

Bom Despacho terá 'o melhor do Carnaval de Diamantina'

  Banda Bartucada voltará a se apresentar na cidade


Bom Despacho no próximo sábado de aleluia, 04, terá ' o melhor do Carnaval de Dimantina'. Isso porque a banda Bartucada voltará a se apresentar na cidade, desta vez em evento promovido pela empresária Flaviana Araújo e pela empresa  Fábrica de Cultura e Arte. 

Conforme os organizadores, o evento acontecerá no salão social do Ipê Campestre Clube a partir das 22 horas. "O seu SÁBADO DE ALELUIA será uma noite agradável, diferente e repleta de novidades", destacou Dárcio Júnior, diretor da Fábrica de Cultura e Arte em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Para a realização do evento, há vendas de ingressos para pistas e também de camarotes open bar, com direito as cervejas  Brahma e Skol, Vodka Smirnoff, Catuaba, Suco, Refrigerante e Água.

Os interessados devem obter mais informações através do telefone: (37) 3522. 2985. 

Vereador Dr. Fernando Pediatra luta por implantação de pelotão do Corpo de Bombeiros em Bom Despacho

O vereador Dr. Fernando Pediatra
com o Cel. Luiz Henrique Gualberto. 
Na última sexta-feira, 26, o Vereador Dr. Fernando Pediatra (SDD), atual presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho, recebeu o Comandante Geral Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. O objetivo foi discutir sobre a possibilidade da implantação de um pelotão em Bom Despacho. 

Conforme o vereador, existe demanda para atendimento de ocorrências do Corpo de Bombeiros na cidade. "Estou lutando para que seja concretizado  este projeto em Bom Despacho", destacou Dr. Fernando em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Em nota no site da Câmara Municipal de Bom Despacho, o Comandante Geral Luiz Henrique  Gualberto  Moreira informou que " a implantação do Corpo de Bombeiros requer planejamento prévio, analisando além da demanda a localidade e o espaço físico a ser usado".

No encontro, o Comandante do Sétimo Batalhão Coronel Rodrigo Coimbra e o Sub Comandante Elias do Sétimo Batalhão da Polícia Militar também destacaram a necessidade de ocorrências a serem realizadas por uma unidade do Corpo de Bombeiros em Bom Despacho. "Vamos aguardar o Protocolo e analisar com bastante atenção as condições para atendermos este importante pedido da comunidade. Nós do Poder Legislativo faremos o possível para termos em Bom Despacho uma unidade do Corpo de Bombeiros" destacou Dr. Fernando ao site do Legislativo. 

Pagamento de compras por meio de smartphones chega ao Brasil

smartphoneDepois de desbancar o cheque na preferência dos consumidores, o cartão de plástico começa a ser ameaçado. Chegou ao Brasil a tecnologia que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de smartphones.
Em vez de inserir ou passar o cartão na máquina, o cliente aproxima o celular de um leitor com a tecnologia Near Field Communication (NFC). Inicialmente disponível apenas para telefones com o sistema Android, a novidade foi lançada nesta semana pelo Banco do Brasil e vale tanto para operações de crédito quanto de débito.

Diferentemente de outros países, onde os pagamentos por telefones móveis utilizam créditos de celulares, a solução adotada pelo Banco do Brasil (BB) usa cartões virtuais atrelados ao cartão físico. Por meio do aplicativo Ourocard-e, disponível no sistema Android, o correntista pode criar quantos cartões virtuais desejar, todos atrelados ao cartão de plástico do cliente e sem a cobrança de anualidade, que vale apenas para o cartão principal.

O vencimento da fatura, os benefícios e os atributos dos cartões virtuais seguem o cartão principal. “Essa é uma tecnologia pioneira em todo o mundo”, diz o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Raul Moreira. Desde o ano passado, o banco oferece cartões virtuais para compras em sites eletrônicos. A ferramenta agora foi estendida às lojas físicas.

A compra por meio da tecnologia NFC funciona da seguinte forma: o lojista informa o valor da compra na máquina. Em vez de entregar o cartão com seus dados ao vendedor, o cliente abre o aplicativo, escolhe o cartão virtual que deseja usar e a forma de pagamento (crédito ou débito). Para concluir a transação, o comprador aproxima o celular do leitor, digita a senha do cartão e espera a emissão do comprovante. Compras abaixo de R$ 50 dispensam a senha.

Segundo Moreira, a tecnologia não oferece risco de clonagem. Ao fazer um pagamento, o sistema emite para a máquina uma chave de segurança que elimina qualquer possibilidade de captura do número do cartão do cliente. “A segurança é a mesma dos chips instalados nos cartões de plástico. Para o lojista, a tecnologia NFC reduz as filas nos caixas porque as transações são mais rápidas que no sistema tradicional”, explica.

Para evitar contratempos em caso de perda do celular, o usuário deve seguir os procedimentos padrões para o extravio de smartphones. Basta inserir uma senha segura para o aparelho, de modo que o ladrão não consiga desbloqueá-lo, ou programar a desativação remota dosmartphone.

Na primeira etapa, a novidade está disponível apenas para clientes com cartões Ourocard Visa. Em maio, os clientes do Banco do Brasil com cartões Elo também poderão criar cartões virtuais. Apesar de a tecnologia estar em fase inicial, o vice-presidente do BB diz que 70% dos terminais nos pontos de venda estão preparados para a tecnologia NFC. “Nos Estados Unidos, apenas 15% das máquinas estão adaptadas ao NFC”, compara.
Raul Moreira diz que o banco pretende estender a tecnologia aos smartphones com os sistemas iOS (da Apple) e Windows Phone. No entanto, ainda não existe data para que a funcionalidade seja incorporada a esses aparelhos. “Decidimos dar prioridade ao Android, que responde por 80% do mercado brasileiro de smartphones. A utilização da ferramenta nos iPhones exige a definição de que solução a Apple pretende adotar para o NFC”, justifica.

Há uma semana usando o cartão virtual no smartphone, o engenheiro Guilherme Rodrigues, 31 anos, aprova a tecnologia. “Além de agilizar o pagamento, acho mais seguro que o cartão tradicional porque o risco de clonagem é menor”, diz. Segundo ele, a maior dificuldade, até agora, tem ocorrido com lojistas que não sabem operar o NFC: “É uma questão temporária, que vai ser resolvida quando os comerciantes se habituarem ao sistema”.

Para usar a tecnologia, é necessário ter um celular Android com função NFC. O telefone deve ter ainda sistema operacional mínimo Kit Kat 4.4.2 e acesso à internet móvel ou ao wi-fi.

Ag. Brasil

quinta-feira, 26 de março de 2015

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA EM BOM DESPACHO

No dia 24 de março de 2015, durante patrulhamento pela área central de Bom Despacho, Policiais Militares da 50ª Companhia de Policiamento visualizaram dois menores em atitudes suspeitas em uma motocicleta Honda CG 150 FAN. Ao perceberem a proximidade da viatura policial, os suspeitos abandonaram a motocicleta e evadiram por um beco, sendo acompanhados e abordados. 

Em consulta ao Sistema Informatizado foi constatado que a motocicleta possuía queixa roubo na cidade de Nova Serrana/MG. Porém, os adolescentes relataram que o veículo foi adquirido por R$500,00 de um indivíduo residente naquele município. 

Diante dos fatos, os menores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e o veículo foi removido ao pátio credenciado.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO NO POVOADO CAPIVARI DOS ELEUTÉRIOS

No dia 24 de março de 2015, policiais militares da 50ª Companhia de Policiamento compareceram em uma fazenda do Povoado Capivari dos Eleutérios, município de Bom Despacho, onde uma mulher de 26 anos relatou que fora agredida pelo seu ex-companheiro que, segundo informações, possuía uma arma de fogo. 

Durante parlamentação, o suspeito entregou à guarnição uma espingarda calibre.12, marca CBC, com a numeração picotada e quatro munições intactas de mesmo calibre. 

O autor relatou que não possuía registro da arma de fogo e, diante disso, recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho/MG juntamente com os materiais apreendidos.




Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMAS DE FOGO NO DISTRITO ENGENHO DO RIBEIRO

No dia 24 de março de 2015, durante averiguação, policiais militares da 50ª Companhia de Policiamento compareceram em um sítio do Distrito do Engenho do Ribeiro, município de Bom Despacho, onde foram localizados um revólver calibre .38 e dois cartuchos intactos de mesmo calibre; uma espingarda calibre .32, três cartuchos intactos e um deflagrado também de calibre .32. 

O proprietário do material não foi localizado. Diante dos fatos, as armas de fogo e munições foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho/MG.




Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

terça-feira, 24 de março de 2015

PM localiza veículo roubado em Bom Despacho

Às 08h30 do dia 23/03/15, durante patrulhamento pelos Bairros JARDIM AMÉRICA e DOM JOAQUIM, a guarnição visualizou o veículo VW GOL, de cor cinza, abandonado no meio da rua, com as portas abertas e vidros abaixados. 

O veículo não possuía sinais de arrombamento e as chaves estavam sobre o seu teto; o motor do carro ainda estava quente. 

No interior do veículo foram localizados um boné, dois pendrives, um galão com 5 litros de combustível, um capacete, uma blusa de moletom e um par de chinelos, os quais foram apreendidos. O automóvel foi liberado para a vítima/proprietário, após decisão da perícia e da autoridade judiciária.


  
 Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

Escola é furtada em Bom Despacho

Na última segunda, 23, a  PM compareceu a sede da Escola Municipal Dona Liquinha, onde foram furtados um estojo de tintas e um pacote de pirulito. 

Em relato a Polícia, a diretora do colégio afirmou aos policiais que uma das salas também  teve um dos vidros quebrados. 

De acordo com a ocorrência, não houve arrombamento. Porém, a polícia não tem suspeitos de quem possa ter cometido o delito. Tudo leva a crer, que pode ter sido feito por mais de uma pessoa. 

A Polícia continua com investigações. 


segunda-feira, 23 de março de 2015

Vereadores voltam a cobrar transporte escolar para estudantes do Vale do Amanhecer


Na sessão desta segunda-feira, 23, os vereadores Pedro Paulo,  Zé Ivo de Faria  e Dr Fernando Pediatra voltaram a cobrar da  Prefeitura de Bom Despacho uma forma de  transportar os estudantes do Vale do Amanhecer, atual Bairro Nossa Senhora Aparecida. Atualmente os estudantes da comunidade enfrentam  a rodovia MG 164 todas as manhãs para estudarem nas suas escolas. 


Desde Janeiro de 2014, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho cortou o transporte dos estudantes que eram levados para as suas escolas. "É uma pena que estudantes, na maioria crianças, tenham que enfrentar a estrada para estudar", destacou em plenário o vereador Dr. Fernando Pediatra. 

Recentemente, o Prefeito Fernando Cabral em entrevista a uma rádio local, disse  que dificilmente a comunidade do Vale Amanhecer terá novamente um transporte escolar exclusivo para os seus estudantes. Apesar da negativa do mandatário da cidade, os pais dos alunos ainda  acreditam na possibilidade da situação ser revertida em favor dos garotos. 

"Fomos ao Ministério Público e também à  Secretaria de Educação, mas nada mudou até agora", disse a líder comunitária Regina Vieira  em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Bom Despacho promove Primeira Copa Bom Despacho de Jiu Jitsu

A empresa de eventos Fábrica de Cultura e Arte e Produções e Eventos irá promover no próximo dia 4 de Abril, a primeira Copa Bom Despacho de Jiu Jitsu. O evento acontecerá a partir das 08h30 no Ginásio Poliesportivo do Ipê, palco considerado consagrado esporte local.

Para participar, os interessados devem adquirir a entrada com a doação de 1Kg de alimento não perecível, ou 1 litro de leite de caixinha, que será doado ao Asilo São José de Bom Despacho. “O objetivo é incentivar e difundir a prática do esporte”, destacou  Dárcio Júnior Pereira em conversa com o Jornal Fique Sabendo.

De acordo com os organizadores, são esperados cerca de 350 atletas da modalidade, sendo diversas cidades de Minas Gerais e também do Brasil. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Despacho e Secretaria de Esportes e Lazer.


Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (37) 3522.2985.

domingo, 22 de março de 2015

Polícia Militar divulga edital para seleção de 1.410 novos soldados

As inscrições devem ser feitas via internet entre 18/5 e 18/6 deste ano. A remuneração básica inicial é de R$ 3.049,05

Polícia Militar de Minas Gerais divulgou, nesta sexta-feira (20/3), edital para o recrutamento e seleção de 1.410 soldados, sendo 1.269 vagas para o sexo masculino e 141 para o feminino. As inscrições devem ser feitas via internet, por meio do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, entre 18/5 e 18/6 deste ano. O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá comparecer nos locais e horários indicados no edital, munido de documento de identidade e CPF. A remuneração básica inicial é de R$ 3.049,05.
Os candidatos selecionados vão participar do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças do Polícia Militar para o ano de 2016, que vai ser ministrado na Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte. Com duração de 11 meses, o curso vai ser realizado em tempo integral e em regime de dedicação exclusiva, com atividades escolares extraclasse após ás 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Durante o período do curso, o candidato vai receber remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Com a conclusão, os novos soldados deverão promover a segurança pública, por meio de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros).
Os novos soldados vão ser classificados, de acordo com a necessidade e conveniência administrativas, em quaisquer cidades pertencentes às 1ª, 2ª e 3ª Regiões da Polícia Militar e Comando de Policiamento Especializado (CPE). Na região para a qual for transferido, ao final do curso, deverá permanecer por, no mínimo, 5 anos, salvo por necessidade do serviço.
Para se candidatar ao curso, o candidato deve possuir, no mínimo, ensino médio completo (2º grau), ou equivalente, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter entre 18 e 30 anos, entre outros requisitos, como ter altura mínima de 1,60m, ter aptidão física, ser aprovado em avaliação psicológica e não apresentar tatuagem visível.
Para mais informações, clique aqui para acessar o edital.
Ag. Minas

Assembleia instala Comissão das Águas nesta segunda (23)

Nesta segunda-feira (23/3/15), às 15 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será instalada a Comissão Extraordinária das Águas, que irá discutir, entre outras questões, causas e soluções para a crise hídrica que atinge Minas Gerais. O assunto também é tema de um seminário legislativo que será lançado durante a solenidade e realizado durante o segundo semestre de 2015, atendendo a uma recomendação da Comissão Extraordinária das Águas que funcionou no biênio 2013-2014.
A nova comissão será presidida pelo deputado Iran Barbosa (PMDB), tendo como vice o deputado Leandro Genaro (PSB). Os demais integrantes efetivos são os deputados Arnaldo Silva (PR), Doutor Jean Freire (PT) e João Vítor Xavier (PSDB). Os suplentes são os deputados João Alberto (PMDB), Celise Laviola (PMDB), Elismar Prado (PT), Douglas Melo (PSC) e Gustavo Corrêa (DEM).
De acordo com Iran Barbosa, a crise hídrica se impõe hoje como uma das prioridades governamentais em Minas e no País. “Queremos uma ampla participação da sociedade. Vamos receber ideias e buscar caminhos que vão além daqueles atualmente explorados. Temos que repensar o uso da água em nível industrial, comercial e mesmo residencial”, afirmou o parlamentar.
Com a reinstalação da Comissão Extraordinária, a Mesa da Assembleia pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em legislaturas anteriores. A finalidade da comissão é realizar estudos e debates sobre a situação dos recursos hídricos do Estado, propor políticas públicas que promovam o uso racional e sustentável, a proteção e a conservação dos recursos hídricos; sugerir a atualização dos instrumentos legais sobre a matéria; e ainda formular ações e medidas para a resolução de conflitos relacionados ao uso e à proteção dos recursos hídricos. Para isso, ela poderá realizar audiências públicas, debates públicos, visitas técnicas e reuniões com convidados.
Relatório de comissão anterior poderá ser aproveitado
A Comissão das Águas da última legislatura começou seu trabalho em março de 2013 e apresentou seu relatório final em dezembro de 2014. O documento, que poderá ser aproveitado pela nova comissão, traz um estudo detalhado sobre o cenário dos recursos hídricos no Estado e apresenta 26 recomendações a diversos órgãos.
O relatório final foi produzido a partir das 26 audiências públicas e visitas realizadas pela comissão na Capital e no interior. Ao todo, foram ouvidas 242 pessoas, entre representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. Entre outros pontos, o relatório recomendou atenção especial ao uso da água nos minerodutos, transformação das bacias hidrográficas em unidades territoriais de planejamento, efetivação da cobrança pelo uso da água, regulamentação da outorga coletiva da água e elaboração de um plano de segurança hídrica em Minas Gerais.
O documento também sugeriu um aumento dos repasses financeiros do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado (Fhidro) aos comitês de bacias hidrográficas, com o intuito de promover melhorias na estrutura física e operacional dessas entidades e capacitar tecnicamente seus membros. Também há recomendações específicas para os municípios, como a criação de conselhos municipais de recursos hídricos.