sábado, 9 de maio de 2015

Estado assegura pagamento do piso nacional aos servidores da Educação

                       Foi fechada uma proposta nesta sexta-feira (8/5) entre entidades e Governo do Estado

Em reunião realizada nesta sexta-feira (8/5), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, entre representantes do Governo do Estado e entidades representativas dos servidores da educação, foi fechada uma proposta para a implantação do piso salarial e reestruturação da carreira dos trabalhadores. Participaram da reunião o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e a Associação de Diretores de Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg). A proposta apresenta importantes avanços e a expectativa é de um retorno positivo dos trabalhadores da educação.

Os principais pontos dessa proposta são a garantia do pagamento do piso salarial nacional até 2018, com um reajuste de 31,78%, em três parcelas (13,06% em 2015, 8,21% em 2016 e 7,72% em 2017) na forma de abonos que serão incorporados ao vencimento básico, além da garantia de atualização do piso salarial estadual nos mesmos índices de correção do piso nacional do magistério; a isonomia para os aposentados; a extensão dos reajustes para as demais carreiras da Educação Básica. Outro ponto importante é a garantia da nomeação de 60 mil servidores concursados até 2018, na razão de 15 mil por ano. Já foram nomeados até o momento 3 mil aprovados em concurso.

As entidades representativas reconheceram os avanços obtidos com a negociação. “Nosso esforço foi para recuperar direitos que perdermos na última década. Reconquistamos a reorganização da carreira. Tivemos avanços significativos e corrigimos distorções importantes”, enfatiza a coordenadora geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira. Sobre a polêmica do pagamento do piso, uma reivindicação histórica da categoria, ela foi enfática: “Está acabando”.

Com o acordo, o governo estadual garante, a partir de 2017, o pagamento do piso salarial nacional para uma jornada de 24 horas semanais. “Nenhum professor vai receber abaixo do piso nacional. O Governo reafirmou o compromisso de pagar o piso nacional e se comprometeu também em reajustar futuros aumentos. À medida que esses valores foram corrigidos, vamos fazer as alterações necessárias”, esclarece o subsecretário de Gestão de Recursos da Secretaria de Educação, Antônio David de Sousa Junior.

“Agora, o salário se torna o vencimento básico e, com isso, podemos avançar na discussão de benefícios e direitos. Se os reajustes do piso nacional se mantiverem na mesma proporção, estamos falando de mais de 70% de modificação dos vencimentos básicos”, diz Beatriz Cerqueira.

“Essa proposta inaugura uma nova relação entre o Governo de Minas Gerais e os trabalhadores da Educação. É fruto de uma interlocução entre lideranças que souberam entender as condições do Estado e do Governo que dialogou e avançou para dar respostas que as entidades buscavam. Isso reflete nossa disposição em valorizar os profissionais da Educação e em cumprir o compromisso assumido pelo governador Fernando Pimentel de pagar o piso da Educação e reestruturar as carreiras dos professores, corrigindo uma situação histórica”, afirma o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Wieland Silberschneider.

O Governo tem a expectativa de que o acordo seja aprovado amplamente pelos trabalhadores da Educação  para que um projeto de lei seja encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em regime de urgência. O acordo só passará a valer após a aprovação do projeto na Assembleia.

Reajuste para aposentados

Os servidores aposentados nas carreiras da Educação Básica terão os mesmos aumentos (13,06%, 8,21% e 7,72%) previstos para os servidores em atividade, a partir das mesmas datas. Isso resultará no mesmo percentual de reajuste concedido a o professor, correspondente a 31,78%, além dos reajustes anuais do piso nacional. O benefício também vai ser estendido às demais carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica (Auxiliar de Educação Básica, Assistente de Educação, Assistente Técnico Educacional, Assistente Técnico de Educação Básica, Analista de Educação Básica e Analista Educacional).

“O piso nacional refere-se somente às carreiras do magistério. O que acertamos é que as propostas para as carreiras de magistério serão igualmente estendidas às demais carreiras da Educação para que, no conjunto, todos sejam contemplados igualmente. Estamos pactuando um entendimento histórico”, explica Antônio David de Sousa Junior.

Promoções

Em relação às promoções por escolaridade, que foram congeladas pela gestão anterior, a proposta do Governo é antecipar em quatro meses o benefício. Pelas regras atuais, as promoções só voltariam a ser concedidas a partir de janeiro de 2016, mas a proposta garante que os servidores da Educação tenham direito à promoção a partir de setembro de 2015. A proposta também prevê a antecipação das promoções subsequentes.

“Isso evidencia o compromisso do governador Fernando Pimentel, neste contexto difícil e complexo, de fazer um imenso esforço para repactuar as relações com a educação pública do Estado de uma maneira serena, respeitosa e construtiva”, conclui o subsecretário Antônio David de Sousa Junior.


Ag. Minas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Wi Fi liberado ganha moda em Bom Despacho

 Estabelecimentos comerciais já oferecem serviço de internet gratuito para clientes em horário de expediente

Marcelo Aleixo - Proprietário da MM Lanches
Cada vez mais é frequente observar em Bom Despacho, lanchonetes, pizzarias e restaurantes oferecerem a seus clientes o serviço de internet  wifi liberado. Em muitos estabelecimentos  é possível ver jovens utilizando os seus smartphones e tablets para atualizarem seus  contatos e suas conversas pelos aplicativos Whatsapp e Facebook.  

Como existe um aumento constante do uso das redes sociais em todo mundo, a tendência é que este tipo de atendimento ganhe mais espaço e mais  comodidade  no mercado. "Hoje em dia, a internet móvel está nas mãos de todos, independentemente da idade ou mesmo classe social, o uso é visto com bons olhos a internet wifi liberado, assim dando um melhor conforto para os clientes , e  tendo um melhor retorno financeiro para a empresa", destacou o empresário Marcelo Aleixo, proprietário da Lanchonete MM Lanches, em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Além dos aplicativos, usuários também aproveitam a ocasião para acessarem sites de notícias, e certamente, acompanhar os emails recebidos. "É bastante interessante ter acesso à internet de  wifi liberado, uma vez que este serviço pode facilitar em determinados momentos, o nosso trabalho, através de busca de contatos", disse o socorrista de plantão Pedro Ivo. 

Para se ter ideia, o Facebook atualmente está com mais de 1,400 bilhão de usuários e o Whatsapp com cerca de 800 milhões de usuários. 

Estabelecimentos com Wifi Liberado em Bom Despacho

O Jornal Fique Sabendo lista alguns dos estabelecimentos com wifi liberado em Bom Despacho: MM Lanches, PP Churrascaria e Pizzaria, Pizzaria Pezzo, Restaurante Fidélis, dentre outros. 



POLÍCIA MILITAR AMPLIA REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS EM BOM DESPACHO

Nos dias 16, 17 de abril e 04 de maio, policiais militares da 50ª Cia PM realizaram  reuniões das Redes de Vizinhos Protegidos nos bairros São José, Esplanada e São Vicente. Foram entregues 22 placas aos moradores do bairro Esplanada e 15 placas aos moradores do bairro São José, sendo realizada no bairro São Vicente, a primeira reunião para apresentação e conhecimento da Rede de Vizinhos Protegidos, os encontros foram abrilhantados com a apresentação  da Banda de Música do Sétimo Batalhão de Polícia Militar. 

O objetivo do projeto é ampliar e fortalecer a interação entre a comunidade e a Polícia Militar, através de ações simples, repassadas por meio de dicas de segurança, fazendo com que as Redes continuem fluindo positivamente, proporcionando a redução dos índices criminais e o aumento da sensação de segurança.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

quinta-feira, 7 de maio de 2015

PRISÃO DE AUTORES DE CAÇA A ANIMAIS SILVESTRES EM BOM DESPACHO

No dia 06 de maio de 2015, durante averiguação de denúncia anônima, policiais militares da 50ª Cia PM compareceram à MG 164 onde localizaram um veículo GM S10 com as portas destrancadas e estacionado próximo a um matagal. Como o condutor/ocupantes do carro não estavam no local, foi realizada a consulta da placa e constatou-se ausência de sinalização de queixa/furto. 

Posteriormente, os militares deslocaram-se ao endereço do proprietário do automóvel para averiguar a situação, porém, este não foi localizado. Uma guarnição policial permaneceu nas imediações da MG 164 e visualizaram dois indivíduos embarcando no veículo. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos evadiram sentido ao Bairro Centro e, durante a fuga, um dos indivíduos desceu do veículo e embrenhou-se em um matagal. Contudo, o suspeito foi contido e, em busca pessoal, foram localizados um arpão e um animal semelhante a uma capivara, sem a cabeça e as patas.

 Já o condutor foi abordado no Bairro Ana Rosa e, durante busca veicular, foram localizados onze munições calibre 22 e três cães sem raça definida. O automóvel foi removido e os autores foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais apreendidos.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

Minas Gerais terá cobertura total de radares nas rodovias estaduais

Segundo o DER-MG, a previsão de entrega do novo edital para a operação dos equipamentos de segurança                                             nas estradas mineiras é a segunda quinzena de junho


O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai expandir em 63% o número de radares instalados e garantir cobertura a todas as regiões de Minas Gerais. Este é o principal destaque da nova versão do edital para operação dos equipamentos, que tem como objetivo regularizar a prestação de serviços de detecção, medição, registro e processamento de imagens de infrações de trânsito nas rodovias estaduais.

O DER-MG confirma que, com o novo documento, haverá aumento de 240 (registro de outubro de 2014), para 393 radares do tipo fixo e, ainda, 13 radares estáticos, que não existiam anteriormente. Os equipamentos do tipo estático, inclusive, poderão ser transportados e deslocados a diferentes locais, em escala de revezamento. Com isso, o órgão poderá contemplar diversos trechos de rodovia.

O Departamento informa, como previsão, que o novo edital referente aos radares estará disponível para consulta das empresas interessadas após a segunda quinzena de junho deste ano.


O edital

O edital 030/2014 foi suspenso e revogado pelo DER-MG no final de abril. Na ocasião, o Departamento acatou a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que apontou questionamentos e mudanças necessárias, além de determinar a suspensão do processo licitatório.

Para atender às demandas do TCE-MG, o órgão decidiu trabalhar uma nova versão. O documento, além de tornar a fiscalização mais eficiente e a aumentar a segurança viária, vai alterar o tipo de licitação, que era de Técnica e Preço e, agora, será pelo critério de Menor Preço. Haverá mudança, também, na Bonificação de Despesas Indiretas (BDI).

Radares inativos

Desde novembro de 2014, os atuais 240 redutores de velocidade instalados em pontos críticos nas rodovias sob jurisdição do DER-MG permanecem fora de operação. O problema decorre de descuido da gestão anterior, que permitiu a expiração do contrato e, ainda, elaborou um edital considerado inadequado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). Recentemente, o Tribunal determinou, inclusive, a suspensão do processo de licitação, por conta de lacunas e desajustes em critérios importantes.

Segundo o DER-MG, desde outubro do ano passado, a fiscalização e o controle de velocidade nas rodovias têm sido realizados com 18 radares móveis operados pela Polícia Militar Rodoviária. A administração atual vem trabalhando para corrigir e otimizar  os processos necessários e, o quanto antes, entregar um edital que proporcione maior segurança nas estradas mineiras.

Ag. Minas

terça-feira, 5 de maio de 2015

POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO EM CUMPRIMENTO DE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM BOM DESPACHO

Na manhã do dia 30 de abril de 2015 foi desencadeada uma Operação Policial no município de Bom Despacho, na qual foram cumpridos oito Mandados de Busca e Apreensão no Bairro São Vicente. 

Com um efetivo de vinte e oito policiais militares do Sétimo Batalhão, empregados em sete viaturas, foram obtidos os seguintes resultados: apreensão de seis munições calibre .38 intactas, uma bucha de maconha, duas bicicletas, um quadro de bicicleta, três rodas e dois pneus de bicicleta de procedência duvidosa, um artefato explosivo, uma touca ninja, uma tonfa, dezesseis esferas de chumbo e uma lâmina de faca com aproximadamente 15 cm afixada em um cabo de ferro. 

Três indivíduos e um adolescente receberam voz de prisão/apreensão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais apreendidos. A genitora do menor acompanhou o desenrolar da ocorrência.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO FURTADO EM AÇÃO RÁPIDA EM BOM DESPACHO

No dia 1º de maio de 2015, durante patrulhamento pelo Bairro Vila Gontijo, policiais militares da 50ª Cia PM visualizaram dois indivíduos em atitudes suspeitas em um veículo Fiat Uno. Ao perceberem a presença da guarnição policial, os suspeitos apagaram os faróis e imprimiram alta velocidade. 

Em seguida, desceram bruscamente do veículo e evadiram pelos quarteirões do bairro, desobedecendo a ordem de parada proferida pelos militares. Durante rastreamento, a guarnição abordou um adolescente que confessou ser o autor do furto do veículo. O segundo suspeito, também menor de idade, foi localizado na calçada de sua residência. Durante busca no veículo foi localizada uma chave de motocicleta, provavelmente utilizada para ligar o automóvel, e um aparelho de telefonia de celular. 

Foi realizado contato com o proprietário do veículo, o qual ainda não havia acionado a Polícia Militar. Os adolescentes, conhecidos no meio policial pelo envolvimento em diversos atos infracionais, receberam voz de apreensão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Judiciária, juntamente com os materiais apreendidos. O veículo foi removido ao pátio credenciado.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA DE FOGO EM BOM DESPACHO

No dia 04 de maio de 2015, a Polícia Militar recebeu denúncia anônima informando sobre a existência de uma arma de fogo abandonada em via pública, localizada à Rua Capitão Jaime Gotelip, Bairro Vila Aurora. 

De imediato, policiais militares da 50ª Cia de Policiamento deslocaram-se ao local e, durante averiguação, localizaram uma espingarda embrulhada em um saco plástico, próximo a uma lixeira. 

Não foi localizada nenhuma testemunha para informar maiores detalhes. A arma de fogo foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO “LEI SECA” EM BOM DESPACHO

 Na noite do dia 02 de maio de 2015 foi desencadeada a Operação “Lei Seca” pela 50ª Cia PM, na qual foram montados dispositivos de blitz de trânsito na Rua da Olaria e Praça da Matriz, área central do município de Bom Despacho. 


Na atividade foram empenhados duas viaturas policiais e cinco policiais militares que, munidos de aparelhos etilômetros e apoiados por dois fiscais municipais de trânsito, obtiveram os seguintes resultados: 37 testes de alcoolemia realizados, 02 condutores presos pelo crime de embriaguez ao volante, 01 veículo removido por falta de licenciamento, 04 CNH e 01 CRLV recolhidos, 14 autos de infrações confeccionados pela Polícia Militar e 02 testes de recusa. 

Por se tratar de uma blitz “Lei Seca”, todos os condutores abordados foram submetidos ao teste de alcoolemia. Ações preventivas como esta serão intensificadas, visando a conscientização de condutores e, consequentemente, a redução do índice de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vereador Dr. Fernando Pediatra se reúne com lideranças do Estado na Expozebu

Vice-Governador Antônio Andrade com Dr. Fernando
Com intuito de afinar mais laços entre Bom Despacho à  lideranças do governo do estado, o vereador Dr. Fernando Pediatra, atual presidente da Câmara Municipal, esteve na Expozebu em Uberaba, uma das exposições agropecuárias  mais prestigiadas de Minas Gerais. 

Dr. Fernando com o Deputado Federal Marcos Montes.
Em conversa com o Jornal Fique Sabendo, o vereador destacou que 'é importante aproximar Bom Despacho a lideranças do estado'. No evento, o parlamentar se encontrou com o vice-governador Antônio Andrade, Senador Ronaldo Caiado e também com o deputado Federal Marcos Montes. 

A Expozebu (Exposição Agropecuária de Uberaba) é um dos principais eventos do setor agropecuário do estado de Minas Gerais e também do Brasil. Durante a sua realização em 2015, mais de R$4.567.800,00 foram  movimentados através de leilões do mercado de zebu. 

Neste ano a exposição aconteceu pela 81 vez. O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e é sempre bastante frequentado por autoridades e investidores do setor. 



domingo, 3 de maio de 2015

Posto Norte Sul volta a ser assaltado em Bom Despacho

Por volta de 1h da manhã deste domingo, 3 , a PM compareceu ao Posto Norte Sul após receber chamado de um funcionário. Conforme a ocorrência, um dos frentistas foi assalto por indivíduos armados. 

Ainda segundo o BO, um dos assaltantes obrigou o frentista ir até o escritório do estabelecimento onde subtraíu a quantia de R$ 31,00 em dinheiro, enquanto o outro suspeito se encontrava dentre as bombas de abastecimento. 

Após o roubo, os indivíduos fugiram  rumo a rua Leopoldina. Foram abordados dois suspeitos no bairro Babilônia, porém não sendo reconhecidos pela vítima como os autores do assalto.