https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 05/01/2015 - 06/01/2015

sábado, 30 de maio de 2015

Bar é assaltado em Bom Despacho

Na madrugada desta sábado, 30, a PM compareceu a um bar localizado na Rua do Rosário, onde dois indivíduos entraram  armados e ordenaram que as vítima deitassem no chão  com as mãos sobre a cabeça. 

Um das vítimas relatou que foi agredido com pontapés e tapas, além de ter roubado a sua carteira com seus documentos pessoais e a quantia de R$ 33,00 em dinheiro. De outro assaltado, foi levado um aparelho celular. 

O dono do estabelecimento informou que também foi roubado a sua moto de moto Honda CG 125 de cor preta com baú. Conforme relato das vítimas, os suspeitos apresentam serem jovens, um de barba rala e o outro de estatura baixa. 

A Polícia segue em rastreamento. 

Policiais trocam tiros com suspeito de furto em Bom Despacho

Na noite desta última sexta-feira, 29, durante a Operação Fecha Batalhão, Policiais Militares depararam com o veículo VW Gol de cor cinza que transitava pelas ruas do Bairro São José, o qual já possuía queixa de furto. Durante trajeto, o condutor do automóvel saiu em direção a estrada do Pica Pau. 

Conforme a ocorrência, houve troca de tiros entre suspeitos e policiais. Logo após, os suspeitos saíram do veículo e  entraram numa  mata. Dentro do carro foram encontrados uma bucha de maconha, dois celulares, munições de calibre 32. 

Também durante as buscas, foram encontrados um estojo de arma de calibre 38 e mais um revólver calibre 32. O veículo foi removido e o material apreendido. 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

João Victor e Greg cantam no aniversário de Bom Despacho

Os artistas apresentam o show “Tantos Planos” na Praça da Estação, nesta segunda-feira; “Toca Tião”, nova música de trabalho, é presença garantida no repertório da dupla


Eles são descolados e amigos de infância, gostam de cálculos e de números, cursam Engenharia e cantam sertanejo. Os adjetivos de João Victor e Greg não são nada clichês no universo da música. Os artistas se apresentam no aniversário de Bom Despacho nesta segunda, 1º de junho, feriado municipal. A cidade comemora 103 anos. O show será na Praça da Estação.

A brincadeira dos estudantes que, virou e mexeu, estavam cantando e animando as rodas de conversa nos bares próximos à Universidade Fumec, em BH, foi ganhando verdade através do incentivo dos amigos. “Por que vocês não formam uma dupla?”, “A harmonia entres as vozes se encaixa. Porque não cantam juntos?”.

Há quem diga que a vida se encarrega de aproximar as histórias, o novo que está por vir. Assim foi feito! A dupla é recente, mas, o que muitos não sabem é que a parceria entre João Victor e Greg é antiga. “Na verdade sempre fomos amigos. Estudamos juntos desde o primário e sempre fomos atraídos pela música. Chegamos a montar uma banda de garagem, ‘Trem de Minas’, durante o ginásio”, diz João Victor. Não demorou muito para que os compromissos com o futuro, vividos por todos adolescentes da atualidade, falasse mais alto. “Em 2008 precisamos fazer uma difícil escolha: nossa banda ou o cursinho da faculdade. Optamos pelos estudos e adormecemos o sonho da música em nós. Acredito que tudo acontece no tempo exato”, relembra Greg.

Foi preciso a Engenharia Civil entrar na vida destes jovens para que a música não saísse mais. João Victor cursa o 4º período e Greg, o 7º. Entre cálculos, projetos, cifras e notas, os futuros engenheiros do sertanejo dividem o tempo. “A engenharia exige criatividade exata e sensibilidade para perceber detalhes minuciosos e cruciais. A música também exige essa percepção. Existe um lado poético nos dois seguimentos”, conta João Victor.

Em meio a tantas semelhanças e peculiaridades nas escolhas e, apesar de João Victor e Greg estarem sempre juntos, os sertanejos afirmam serem bem diferentes. “É engraçado, pois, nos encontramos e divergimos ao mesmo tempo. Claro que na medida exata. Embora parecidos, somos bem diferentes. O que não atrapalha em nada a sintonia da dupla. Ao contrário, nos completa e contribui de maneira muito importante para enriquecer o som que fazemos”, afirma Greg.


João Victor e Greg no Aniversário de Bom Despacho
Local: Praça da Estação
Data: 1º de junho, segunda-feira Horário: a partir das 19h30
Atrações: João Victor e Greg, Lívia Campos e Banda Winchester’s
Informações: www.bomdespacho.mg.gov.br

Brasilera Comunicação

Para comemorar o Dia Mundial da Energia, Cemig dá dicas sobre uso consciente

Nesta sexta-feira (29/5), é comemorado o Dia Mundial da Energia, data que tem como objetivo reforçar a importância do uso racional da eletricidade e seus benefícios tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investe no uso sustentável da energia elétrica. Esse investimento é feito em seus processos internos, em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias alternativas de geração eficientização da energia, no incentivo à adoção de ações que beneficiam o consumidor – como a instalação de sistemas de aquecimento solar de água em casas dos conjuntos habitacionais – e de diversas outras formas.
  
Aproveite esse dia para mudar hábitos. Conheça ações simples que podem fazer a diferença, reduzir a conta no fim do mês e preservar o meio ambiente.

Uma atitude simples que pode representar muito é reduzir o tempo com o chuveiro ligado durante o banho. Nos dias mais quentes, colocar o chuveiro na posição verão é uma alternativa para economizar energia, já que o chuveiro é o equipamento que mais consome energia em uma casa.

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. Regular o termostato de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e a temperatura do ambiente pode colaborar para a economia no final do mês.

Pode não parecer, mas retirar das tomadas os aparelhos em modo de espera (standby), representa até 12% do consumo doméstico de energia.

Vale lembrar que paredes e tetos pintados de cores claras refletem melhor a luz, o que diminui a necessidade de iluminação artificial durante o dia.

Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes são uma excelente alternativa para a iluminação. Outra opção que vem ganhando espaço são as lâmpadas de led, por seu baixo consumo de energia e alta eficiência, mesmo que seu preço ainda seja superior ao das lâmpadas fluorescentes.

Para reduzir o consumo de energia ao passar roupas, o ideal é passar todas as peças de uma só vez e ajustar a temperatura para cada tipo de tecido.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligar o dispositivo quando não estiver em uso. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta muito: ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

Convém lembrar, ainda, que evitar o desperdício é utilizar a energia elétrica apenas para o nosso conforto e bem-estar, como tomar um banho quente e assistir o programa favorito na televisão, e para gerar a riqueza e desenvolvimento que movimenta indústrias, o comércio, que move o mundo.

Ass. Imprensa Cemig

Aumento da Criminalidade é pauta da Audiência Pública de Segurança em Bom Despacho

Vereador Dr Fernando e o Deputado Est. Sargento Rodrigues
No próximo dia 03 de Junho, a Câmara Municipal de Bom Despacho promove a Audiência Pública de Segurança com presença confirmada da  Comissão Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Dentre os temas em pauta estão o aumento da criminalidade na cidade de Bom Despacho e também a situação da Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, que está muito próximo de ser transferida para a vizinha Divinópolis. 

E para acertar os últimos detalhes do encontro, o Presidente da Câmara de Bom Despacho vereador Dr. Fernando Pediatra esteve na Assembleia Legislativa do Estado na última quarta-feira, 27. O parlamentar se encontrou com o Deputado Estadual Sargento Rodrigues, atual Presidente da Comissão Parlamentar  de Segurança Pública da ALMG.   

“O vereador Dr. Fernando Pediatra nos encaminhou um ofício explicitando sobre o aumento da criminalidade e violência no município. Com base neste documento encaminhado ao Presidente da Comissão de Segurança da Assembléia, foi aprovado o requerimento para realização da Audiência Pública na cidade de Bom Despacho, provocada pelo pedido do Presidente da Câmara” , destacou o deputado ao portal da Câmara BD. 
Requerimento

Nos últimos dias Bom Despacho registrou aumento da criminalidade. No último final de semana, por exemplo, foram registrados 3 homicídios na cidade. Além deste fator, a audiência também debaterá a transferência da sede da CIA Independente de Meio Ambiente e  Trânsito, que cogita-se ir  para Divinópolis. “Neste debate sobre as medidas a serem tomadas para coibir a violência em Bom Despacho é primordial que a Cia. de Meio Ambiente permaneça na cidade. Vamos unir esforços para que não tenhamos uma perda tão significativa para a segurança do município” destaca o Vereador.

Horário e local

A audiência pública de segurança ocorrerá no próximo dia 3 de Junho no plenário da  Câmara Municipal de Bom Despacho. O horário está programado para às 9h30. O encontrou irá reunir autoridades e comunidade. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

MILITARES PREENDEM SUSPEITO DE ARROMBAMENTO EM AÇÃO RÁPIDA EM BOM DESPACHO

No dia 22 de maio de 2015, policiais militares da 50ª Cia PM abordaram um indivíduo em atitudes suspeitas, conhecido no meio policial pelo envolvimento em diversos furtos na cidade. 

O suspeito estava de posse de três frascos de perfume, um pen drive, uma máquina fotográfica com uma pochete, um relógio, uma camisa esportiva e várias moedas, embaladas em sacolas plásticas. 

Ao ser verificada a câmera fotográfica foram identificadas fotos da possível vítima. De imediato, os militares deslocaram-se até a residência da vítima no Bairro Babilônia onde foi constatado um arrombamento, tendo a mesma reconhecido os objetos como sendo de sua propriedade. 

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais apreendidos.



Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

terça-feira, 26 de maio de 2015

MEC prorroga até 30 de junho prazo para renovar contratos do Fies

 Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o dia 30 de junho. O prazo, que já foi prorrogado uma vez, terminaria na próxima sexta-feira, 29 de maio. Mas, de acordo com a pasta, 100 mil alunos ainda não concluíram o processo de aditamento.


Hoje (26), o MEC se reuniu com representantes das instituições privadas de ensino superior para debater o Fies.A portaria com a ampliação do prazo será publicada quinta-feira (28) e, de acordo com nota do MEC, "o compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento", por meio doportal do Fies.


O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior, a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos em mais de 1,6 mil instituições.

Ag. Brasil

7ª Cia PM ind MAT apreende vários pássaros da fauna silvestre

Após denúncia anônima, 11 pássaros mantidos em cativeiro irregular são apreendidos pela Polícia de Meio Ambiente. Um homem foi preso


Na manhã de 26 de maio, em atendimento a denúncia anônima (DDU) referente a comércio e posse de pássaros da fauna silvestre brasileira, militares do 4º Pel MAmb compareceram numa residência localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima em Pitangui. Após cientificar o  proprietário da residência sobre a denúncia, este confirmou possuir 11 pássaros da fauna silvestre, porém negou a comercialização. 

No local foram apreendidos 05 canários da terra, 04 cabeças pretas e 02 tico-ticos, além de 10 gaiolas e um alçapão para captura de pássaros. O autor foi preso e conduzido a Delegacia de Pitangui. As aves foram examinadas por um médico veterinário e reintegradas à natureza. As gaiolas e a armadilha foram incineradas.

fonte: PMMG

MILITARES DA 50ª CIA PM APREENDEM DROGAS EM BOM DESPACHO

No dia 23 de maio de 2015, após receber denúncia anônima de tráfico de drogas na Rua Santo Antônio do Monte, Bairro Rosário, município de Bom Despacho, policiais militares da 50ª Cia PM deslocaram-se ao local onde abordaram três menores de idade. 

Durante as buscas foram encontradas 47 (quarenta e sete) buchas de maconha, embaladas separadamente e prontas para o comércio, um aparelho de telefone celular e R$50,00 em dinheiro. 

Os menores assumiram a propriedade dos entorpecentes e foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia. Momentos depois, houve nova denúncia informando que um indivíduo e outro menor estariam no local da apreensão procurando pelas substâncias. De imediato, a guarnição abordou os suspeitos e o adolescente confirmou que também era dono das drogas. 

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia para maiores esclarecimentos. Ressalta-se que todos os envolvidos são recorrentes em vários crimes, dentre eles o tráfico de drogas.



Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Jovem é assaltado em Bom Despacho

Na tarde da última segunda-feira, por volta das 15h40, a PM compareceu a Rua Odílio Antônio da Silva, Bairro Jardim América, para registrar um assalto a um jovem de 17 anos que trabalha em um hospital daquela localidade em Bom Despacho. 

Conforme a ocorrência, a vítima relatou que quando acabou de efetuar um depósito no Banco Credesp, apareceu um indivíduo de características gordo e moreno  que transitava numa bicicleta e subtraiu o seu malote. Foram levados pelo autor, cerca de R$ 91 em dinheiro,  um cheque de R$ 617,00 e mais um caderno de anotações. 

Durante rastreamento, a PM visualizou um menor de 14 anos, próximo a sua residência na Rua Benedito Valadares, sendo reconhecido posteriormente pela vítima. Logo após o menor foi apreendido e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. 

domingo, 24 de maio de 2015

Mulher é assaltada no centro de Bom Despacho

Por volta de 11h deste domingo, 24, a uma mulher de 46 anos foi abordada por dois indivíduos no cruzamento da Rua Vigário Nicolau com a Coronel Tininho no centro de Bom Despacho. Um deles portava uma faca e com isso subtraiu a carteira da vítima. 

De acordo com a ocorrência foram levados  todos os documentos pessoais da vítima, R$ 700,00 em dinheiro,  um aparelho celular e uma aliança. 

Os autores possuem características de serem magros, pele morena, e no momento do assalto usavam bermudas e usavam respectivamente camisas clara e estampada. Logo após o roubo, eles fugiram em rumo desconhecido. 


sábado, 23 de maio de 2015

Inmetro estabelece nova especificação para berços

Desde a última terça-feira, 22, o Brasil tem nova regra para comercialização de berços. Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabelece que todo berço deve ter espaço de, no máximo, 30 milímetros entre as laterais ou extremidades e o colchão.

A regra vale para produtos nacionais ou importados. Segundo o Inmetro, no caso do não fornecimento do colchão com o berço, as dimensões apropriadas devem ser especificadas no manual de instruções.

De acordo com a portaria, não há prazo para as empresas se adaptarem. Para o Inmetro, a expectativa é que os fornecedores avaliem se os berços colocados no mercado atendem ao requisito aprovado e, caso contrário, recolham o produto.

A fiscalização será feita pelos institutos estaduais de Pesos e Medidas, que poderão punir a irregularidade com multa e apreensão do produto.

Ag. Brasil

sexta-feira, 22 de maio de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR A SITUAÇÃO DA CIA. INDEPENDENTE DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou para o dia 3 de junho, audiência pública, solicitada pelo Deputado CABO JÚLIO, vice-líder do Governo na ALMG, para discutir a possível transferência da 7ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, localizada na rodovia MG 164 em Bom Despacho, para a cidade de Divinópolis. A reunião será na Câmara Municipal às 09:30, e atende a solicitação do Presidente da Casa.

O pedido de audiência pública foi protocolado no dia 10 de abril pelo Deputado quando o parlamentar soube da notícia da possível retirada da Cia Mat do município em requerimento apresentado pelo Presidente da Câmara de Vereadores. Bom Despacho, que fica na região central do Estado, tem cerca de 50 mil habitantes. ''A cidade, que já foi sede, inclusive, de Comando Regional, vem a cada dia perdendo mais unidades militares'', disse CABO JÚLIO.

Para o Deputado, o município ficará desguarnecido e a população desprotegida. Em suas palavras, além da cidade perder mais unidades militares, o custo para a construção da sede foi de R$ 540 mil. Noventa e dois por cento desse valor foi arcado pela própria comunidade.

www.camarabd.mg.gov.br

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Bom Despacho

Já era noite no Bairro São Vicente, quando por volta das 20h30 desta quinta-feira, 21, a Polícia Militar recebeu a denúncia de que havia ocorrido disparos de arma de fogo entre as ruas Maravilhas e Alisson Justino de Sousa. 

De acordo com a ocorrência, consta-se que dois jovens com idades de 20 e 23 foram alvejados por tiros. Um deles sofreu 3 perfurações na região do tórax e veio falecer no Pronto Atendimento Municipal poucas horas depois. O outro foi alvejado na nádegas, mas está fora de perigo. 

Ainda conforme  a vítima sobrevivente, um homem vestido de capuz com rosto coberto aproximou deles e começou a atirar. Logo após efetuar os disparos, o autor fugiu rumo a ex-siderúrgica União Bondespachense. 

Logo após, a PM conseguiu localizar um suspeito que poderia ser o suposto autor. Ele foi  levado a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Moto é furtada em Bom Despacho

Modelo parecido
Está sendo cada vez mais comum ocorrer furtos de veículos em Bom Despacho. Na última quarta-feira, 20, mais uma moto foi furtada na cidade. Desta vez, o ladrão invadiu a residência de um morador no Bairro São José e levou a sua motocicleta. 

De acordo com a ocorrência, a PM compareceu ao local do furto  por volta das 7h20.  

Conforme relato a PM, o proprietário deixou os portões de sua residência sem cadeados e somente deu falta do veículo no dia seguinte. 

A moto é de modelo CG Honda 125c de cor azul com fabricação do ano de  1982. A Polícia segue em rastreamento na tentativa de localizar os autores do furto. 

POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA OPERAÇÃO “LEI SECA” EM BOM DESPACHO

Policiais Militares da Quinquagésima Companhia de Policiamento em conjunto com Fiscais Municipais de Trânsito realizarão neste fim de semana, mais uma Operação do tipo “Lei Seca”. Ações preventivas voltadas para um trânsito mais seguro, com a redução dos índices de acidentes de trânsito, estão sendo intensificadas na cidade. Através de blitz de trânsito, montadas em vários pontos estratégicos, serão abordados condutores e veículos com a utilização do aparelho etilômetro. 

Por se tratar de uma Blitz “Lei Seca”, todos os condutores abordados na operação são convidados a realizar o teste de alcoolemia. A presente operação visa a conscientização dos condutores para que respeitem as leis de trânsito e não dirijam sob a influência de álcool, orientando-os, caso necessário, a solicitarem um táxi ou um condutor devidamente habilitado, preservando assim vidas.
                       

Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Homem de 61 anos é preso por porte ilegal de arma de fogo no Engenho do Ribeiro

Na última terça-feira, 19, a PM compareceu a rua 15 de Novembro no Distrito do Engenho do Ribeiro para averiguar um suposto porte ilegal de arma de fogo de um homem de 61 anos de idade. 

Na casa do suspeito, foram  encontrados  uma espingarda 171, cartuchos intactos, mais uma espingarda antecarga, 4 fracos de pólvora , 3 recipientes para espoletas e uma sacola com esferas de aço. 

A Companhia de Policiamento Militar do Meio Ambiente também compareceu , pois na residência do suspeito  havia pássaros da fauna silvestre. 

Logo após o flagrante, a suspeito foi preso e conduzido para a Delegacia de Policia Civil de Bom Despacho. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Vereador Ricardo Alvarenga reforça pedido da Guarda Municipal em Bom Despacho

Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda, 18, o vereador Ricardo Alvarenga (PSDB) reforçou o pedido da implantação da Guarda Municipal em Bom Despacho. Em pronunciamento, o parlamentar lembrou que o município  passou a conviver com um número maior de crimes na cidade e por isso existe a necessidade de concluir este projeto. 

Em meados de 2013, o vereador apresentou ao plenário da Câmara Municipal um requerimento que solicitava a implantação da Guarda Municipal no município. O pedido foi aprovado por unanimidade, porém ainda não foi implantada pela atual gestão municipal.  

A Guarda Municipal chegou a ser anunciada pelo Prefeito Fernando Cabral  no pleito eleitoral de 2012. No entanto, o projeto ainda não foi executado pelo mandatário da cidade. Tudo indica que deverá ser levada a segundo plano pelo Poder Executivo. 

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA EM BOM DESPACHO

No dia 14 de Maio de 2015, policiais militares da 50ª Cia PM, durante patrulhamento pelo bairro São Vicente, receberam informações que na residência de um menor em conflito com a lei havia uma motocicleta, produto de furto, escondida. Os  militares realizaram monitoramento pelas imediações da residência denunciada. 

No local, o responsável legal do menor confirmou o fato e franqueou a entrada da PM que localizou a referida motocicleta, com o chassi e número de identificação do motor ilegíveis. Após consulta da placa constatou ser a motocicleta produto de furto, ocorrido no dia 07 de maio de 2015.

 O menor recebeu voz de apreensão e  foi conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária, acompanhado de seu responsável. O veículo foi removido e devidamente reconhecido pela vítima do furto.
                       
                    

Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

Prefeitura de BD diz que valor de R$ 115 mil de compra de grama não é somente para Av. Dr Roberto

No último sábado, 16,  o Jornal Fique Sabendo  publicou  a notícia de que quase R$ 115 mil  iriam ser gastos com a grama na Av. Dr Roberto de Melo Queiroz, mas este recurso  também será implementado em demais lugares do município. 

Em email enviado a redação do Jornal Fique Sabendo, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bom Despacho esclarece que 'a grama será usada em diversos pontos da cidade, conforme consta no Processo nº 20298.000019/2015-60'.

Atualmente, um grupo de funcionários da Prefeitura Municipal de Bom Despacho está fazendo a manutenção da avenida.

domingo, 17 de maio de 2015

Bom Despacho leva Zero em Transparência

                               Levantamento foi feito pela Controladoria Geral da União

Imagem no post do Reclame Aqui Facebook
O Jornal O Tempo, um dos principais veículos de comunicação impressos do estado de Minas Gerais, destacou neste último sábado, 16, a nota zero dada a cidade de Bom Despacho em transparência. O levantamento foi realizado pela Controladoria Geral da União, em comemoração aos 3 anos da vigência da Lei de Acesso à Informação. 

A amostragem foi feito por sorteio, e o órgão ouviu 492 cidades que tem no máximo 50 mil habitantes. E Bom Despacho ficou na 487 posição, pouco a frente do município vizinho Lagoa da Prata. Ambas levaram nota zero. 

Além de Bom Despacho, cerca de 63% das cidades brasileiras também não pontuaram. 

Resultado

Na rede social, internautas bondespachenses classificaram o resultado como uma 'vergonha'. " Que vergonha. Vamos divulgar gente. Redes sociais, jornais local, boca a boca. BOM DRSPACHO ta entres as últimas. Ou este jornal está errado?" , destacou em post Willian Araújo, no grupo Reclame Aqui. do Facebook. 

sábado, 16 de maio de 2015

Prefeitura gasta quase R$ 115 mil em grama para Av. Dr. Roberto

Recentemente a Prefeitura Municipal de Bom Despacho contratou o serviço de implantação  de blocos de gramas na Av. Dr. Roberto de Melo Queiroz, via que está localizado o Córrego dos Machados. De acordo com o pregão, realizado pelo Departamento de Licitação, a  contratação chega a R$ R$114.800,00  de custo. 

Ainda conforme o pregão, a contratação é de grama esmeralda com tapete que apresenta as medidas entre 40 x 62,5 cm e terá que atender cerca de 20 mil quadrados, para serem implantados em torno do canal do Córrego dos Machados. 

Caso o serviço não seja implantado em conformidade com os pedidos de contratação, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho poderá rescindir o contrato com a empresa responsável pela obra. 

Atualmente, um grupo de  funcionários do município estão trabalhando na execução da obra, porém há trechos em que a grama já está sendo afetada pela braquiária, espécie de planta que invade algumas plantações. 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PM prende suspeito por tráfico de drogas na Vila Gontijo em Bom Despacho

Durante patrulhamento na última quarta-feira, 13,  por uma das ruas do Bairro Vila Gontijo em Bom Despacho, a PM visualizou um homem de 24 anos com atitudes suspeitas. Após entrar em uma fábrica de tijolos, o suspeito foi abordado pelos policiais. 

Conforme a ocorrência, dentro local onde o indivíduo havia entrado, foi localizado 4 tabletes de maconha. O suspeito foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho. 

SERVIDORES PEDEM AJUDA À CÂMARA PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE NÃO REPASSE DE AUMENTO

A Reunião das Comissões Permanentes desta quarta-feira foi marcada pela numerosa participação dos servidores e do Secretário de Administração Dênis Carvalho e a Coordenadora de RH Jussara Maciel. A convocação feita através de Requerimento em Plenário foi para esclarecer sobre a situação de 130 servidores que não receberam o repasse do aumento concedido no mês de abril.

O Secretário Dênis Carvalho disse que “o Processo Administrativo vai analisar os casos para poder emitir o parecer sobre a situação destes servidores, o que pode-se afirmar é que a atual tabela é incorreta o que a torna válida”. Cida Santos questionou a falta de informações por parte da administração: “fomos notificados sobre um processo e ninguém sabe nos informar como proceder, pedimos várias vezes esclarecimento sobre o assunto e nada nos foi passado. Estamos perdidos sem saber o que fazer” afirmou a servidora.

O Presidente da Câmara designou a Comissão de Trânsito, Administração, Obras, Trânsito e Serviços Públicos, presida pelo vereador Ricardo Alvarenga e tendo como membros os vereadores José Ivo e Pedro Paula Paiva para acompanhar o processo, e defende o direito do repasse a estes servidores. "Indiferente da conclusão do Processo deixamos bem claro aqui a posição do Poder Legislativo em apoiar e legitimar esta reajuste salarial a todos os servidores. Se houve qualquer tipo de equívoco precisamos corrigir, mais não podemos deixar de conceder o que é de direito a estes trabalhadores" encerra o vereador.

www.camarabd.mg.gov.br


quarta-feira, 13 de maio de 2015

PM apreende menor e prende suspeitos por tráfico em porta de escola

Por volta de 12h da última terça-feira, a PM visualizou um menor de 13 anos que era suspeito de  tráfico de drogas na redondezas da Escola Chiquinha Soares, no Bairro São João, em Bom Despacho. Durante abordagem, foi encontrado 5 cigarros de maconha junto ao suspeito. 

Ao mesmo tempo, a Polícia foi informada de que havia um grupo de indivíduos próximo ao local da apreensão, que ao notarem a presença dos militares, colocaram objetos dentro do muro de uma casa, sendo possivelmente drogas. 

De imediato, a Polícia deslocou ao local onde estavam os suspeitos, sendo 2 maiores com idades de  18 e 19 e dois menores de 14 anos, que fugiram, mas foram alcançados, apreendidos e presos pelos militares. 

De acordo com o Boletim de Ocorrência, os suspeitos estão envolvidos com o tráfico de drogas nas proximidades da escola. O maior de 18 anos  agrediu um policial, enquanto o outro também ameaçou a guarnição.  

terça-feira, 12 de maio de 2015

Justiça suspende prorrogação do prazo para novos contratos do Fies

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro,  suspendeu hoje (12) a decisão da Justiça Federal de Mato Grosso que determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O desembargador disse que a decisão de prorrogar as inscrições invadiu competência do Poder Executivo, por entender que cabe ao Ministério da Educação (MEC) definir as regras de financiamento. “Compete ao FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] definir as regras para sistematização das operações do fundo e estabelecer limites de crédito para fins de concessão de financiamentos com recursos do Fies”, disse.
Cândido Ribeiro explicou que cabe às instituições de ensino superior e aos estudantes “respeitar os regramentos estabelecidos pelo MEC, quanto aos requisitos para concessão do benefício, porquanto, frente à limitação orçamentária, os recursos disponíveis devem ser racionalmente distribuídos”.

No dia 30 de abril, o juiz federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho determinou que a União e o FNDE prorrogassem o prazo de inscrição, por tempo indeterminado, para os alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez e que também corrigissem o funcionamento o sistema de informática do Fies, que apresentou instabilidade.

Na ocasião, ao se manifestar sobre o caso, o MEC alegou não ter orçamento para bancar novos contratos de financiamento estudantil.

Ag. Brasil

Prefeitura reforça iluminação da Praça da Estação

Praça Estação
Para garantir mais segurança e oferecer mais espaços de lazer para o cidadão, a Secretaria de Cultura reforçou a iluminação da Praça da Estação, que fica ao lado da rodoviária. “Com apoio da empresa Quarks Engenharia instalamos mais duas lâmpadas usando a estrutura da Rede Ferroviária. Dessa forma garantimos a apropriação do espaço público pela população e a segurança de quem vai à praça”, comemora a secretária de Cultura Tânia Nakamura.

www.bomdespacho.mg.gov.br

Engenheiros brasileiros criam horta para cultivo de alimentos em locais fechados

horta-automatizada-ecod.jpgMuitas pessoas têm a vontade de aderir ao cultivo de vegetais e hortaliças, mas a falta de espaço no apartamento ou em casa costuma ser um empecilho. Ao pensar nisso, três engenheiros mecânicos que se conheceram na faculdade, no Rio Grande do Sul, decidiram há cerca de dois anos trabalhar para aproximar ao máximo o lugar onde os alimentos são cultivados de onde eles são consumidos.

Eles criaram então o Plantário: um novo eletrodoméstico que cria, em qualquer lugar dentro de casa, uma horta capaz de cultivar todos os tipos de temperos e hortaliças. Desde os tradicionais alecrim, salsinha e manjericão até alface, tomate cereja, pimentas, entre outros. Tudo isso de maneira orgânica, sustentável e com muito estilo.

O equipamento tem as dimensões aproximadas de um frigobar. Deve ser ligado a rede elétrica da residência e controla a iluminação, a irrigação e a ventilação para as plantas de maneira automática, garantindo que elas cresçam saudáveis e saborosas em qualquer estação do ano. "É pôr as sementes ou mudas nos vasos e pronto, o Plantário cuidará do resto", garante ao EcoD Bernardo Mattioda, um dos responsáveis pela empresa Plantário.

Segundo o engenheiro e empresário, como no equipamento as plantas estão sempre em um ambiente ideal - protegidas da falta ou excesso de água, de sol e de nutrientes - o aroma, a cor e o sabor dos temperos e hortaliças são muito realçados.

Desenvolvimento


"É surpreendente a diferença entre os vegetais colhidos no Plantário e os comprados em feiras ou supermercados. Além disso, o desenvolvimento é até duas vezes mais rápido que em plantações convencionais e a utilização dos recursos naturais é muito mais eficiente", assegura Mattioda.


De acordo com a empresa, no momento que se colhe vegetais do Plantário se colabora para a redução do uso de agrotóxicos e diminuição da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, uma vez que não são necessários defensivos para o cultivo e caminhões e tratores para o transporte.

"O produto foi criado em Porto Alegre e é único no Brasil. Somos pioneiros na utilização de substratos orgânicos e iluminação exclusivamente LED para cultivo residencial", ressalta o empreendedor.
O equipamento foi lançado no mercado há cerca de oito meses. Pode ser adquirido em diversas cores e já vem completo, inclusive com substrato orgânico e uma seleção de sementes para dar início a horta. O investimento é de R$3.290,00 e está disponível em loja virtual e lojas físicas.

Portal Ecodesenvolvimento

Mais de 100 servidores ficam sem aumento salarial em Bom Despacho

Cerca de 130 servidores municipais de Bom Despacho ficaram sem o reajuste de 8,85% concedido recentemente pelo Prefeito Fernando Cabral. Na última segunda-feira, 11, um grupo de funcionários do município compareceram ao plenário da Câmara Municipal para reivindicarem pelo aumento, não aplicado na folha salarial referente ao mês de abril.  

Conforme Lidiane Maria Soares, servidora do município que usou a tribuna livre da Câmara Municipal na noite da última segunda-feira, o aumento não foi concedido porque a Prefeitura instaurou um processo administrativo para apurar os níveis salariais  da tabela 30 que não se enquadram dentro da lei aprovada pela Câmara Municipal em 2015. Além dela, outros 129 funcionários ficaram sem o devido reajuste ofertado pelo Prefeito Fernando Cabral. 

Por causa disso, a Câmara Municipal fará uma reunião nesta quarta-feira, 13, com o Secretário Municipal de Administração Denis Carvalho para esclarecer as causas do não reajuste e da instauração do processo administrativo que apura os níveis salariais da tabela 30. 

A reunião entre os vereadores e o secretário municipal deverá acontecer por volta das 16 horas desta quarta-feira, 13,  na sala de comissões da Câmara Municipal de Bom Despacho. Alguns servidores deverão acompanhar  a discussão. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cristalino vence fora de casa e joga por um empate para seguir na Copa Rivas Sport

O Cristalino de Bom Despacho venceu mais uma partida pela Copa Rivas Sport. O colorado derrotou o São José de Abaeté no campo do adversário neste último domingo, 10, pela quartas de finais pela categoria amador adulto. O time do bairro São Vicente conseguiu o placar de 3 a 2 e agora joga pelo empate para passar as semifinais da competição.

Já a Associação de Bom Despacho  foi a Papagaios enfrentar o Vasco também pelas quartas de finais da Copa Rivas Sport. O time da casa derrotou a equipe de BD por 1 a 0. Entretanto, caso o Tricolor da Vila Aurora derrote o seu adversário pelo mesmo placar no estádio Chico Marques, no próximo final de semana, passa às semifinais do torneio.
Dentre os outros resultados da Copa Rivas Spor pela categoria amador adulto, destaque para a vitória do Cristalino de Pompeu por 9 a 0 diante do União em Martinho Campos e pelo empate de 2 a 2 entre Avaí e Swat de Samonte em Pompeu. 

Aspirantes

A vida do Famorine não tem sido nada fácil na Copa Rivas Sport. Neste último final de semana, o verdão do Bairro de Fátima foi goleado por 4 a 0 pelo Avaí de Pompeu. Já o Cristalino de BD  arrancou um empate de 2 a 2 contra São José em Abaeté. As equipes enfrentam seus adversários no próximo fim de semana.