https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 12/01/2015 - 01/01/2016

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Bom Despacho registra outro assalto a farmácia

Na noite da última terça-feira, 29, por volta das 20h,  a PM compareceu a uma farmácia na Avenida das Palmeiras em Bom Despacho, após receber informações de que teria ocorrido um roubo a mão armada no estabelecimento. No crime, os autores usaram um revólver e uma arma de choque elétrico. 

No momento do assalto havia duas pessoas trabalhando no local. Conforme uma das vítimas, os autores entraram no estabelecimento armados e encapuzados e ordenaram que deitassem no chão. O proprietário do estabelecimento levou um choque provocado por um dos bandidos. 

Os autores levaram a carteira de uma das vítimas,  que continha  a quantia de R$ 150,00 em dinheiro  e documentos pessoais, além de R$ 100,00 em moedas  e uma correntinha folheada a ouro do proprietário. 

Ainda de acordo com as vítimas, os autores foram embora quando um cliente entrou no estabelecimento para fazer uma compra. A Polícia possui suspeitas de quem possa ter cometido o crime. 

Bancos funcionam só até hoje e reabrem dia 4

Nesta quarta-feira,  (30),  é o último dia de funcionamento normal das agências bancárias em todo o país. Na quinta-feira (31), os bancos ficarão fechados para atendimento ao público, e o trabalho será interno para fechamento de balanço do ano. O expediente bancário será retomado na próxima segunda-feira, 4 de janeiro.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado, ou seja, no dia 4 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso.

Os tributos federais, estaduais e municipais já estão com data ajustada em relação ao calendário de feriados. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta o público a utilizar os caixas eletrônicos,  internet bankingmobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias.

As contas com códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos. Outra opção é o agendamento dos pagamentos das contas de consumo nos bancos. Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado – DDA.

Ag. Brasil

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Anvisa aprova registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil

Saiu ontem (28) a aprovação do registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil: a Dengvaxia, da francesa Sanofi Pasteur. Embora liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose, processo que dura em média três meses, mas não tem prazo máximo.

Inicialmente, o medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios. Definido o preço, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS vai avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações. O governo vai avaliar custo, efetividade e impactos epidemiológico e orçamentário da incoporação da vacina ao Sistema Único de Saúde.


O imunizante deve ser aplicado em três doses, com intervalos de seis meses, porém, de acordo com a diretora médica da Sanofi, Sheila Homsani, a partir da primeira dose o produto protege quase 70% das pessoas. “A vacina tem eficácia a partir da primeira dose, protegendo em torno de 70% dos imunizados. A necessidade das outras doses vem porque a proteção vai caindo com o tempo, não se mantém sem as outras duas. A proteção só se mantém por muitos anos quando se tomam as três doses”, explicou Sheila.A vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue. A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus. O medicamento deve começar a ser vendido no país no primeiro semestre de 2016 e a capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.


No começo deste mês, o México foi o primeiro país a registrar a vacina contra a dengue da Sanofi, por enquanto, a única registrada no mundo. Em seguida o produto teve liberação nas Filipinas. O Brasil é o terceiro país a ter o registro do imunizante. O desenvolvimento clínico do produto envolveu mais de 20 estudos, e mais de 40 mil participantes, entre crianças, adolescentes e adultos, em 15 países.

Dados do Ministério da Saúde mostram que até a primeira semana de dezembro, 839 pessoas morreram em decorrência da dengue, um aumento de 80% em relação a 2014.

Ag. Brasil

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Jovem é preso por suspeito de tráfico de drogas em Bom Despacho

No último domingo, 27, durante patrulhamento pela Praça do Rotariano no  Bairro São Vicente em Bom Despacho, a PM avistou um jovem de 24 anos que estaria traficando no local. 

Logo em seguida, o suspeito foi abordado pelos militares,   que depois da abordagem, os policiais  seguiram rumo a  uma casa onde poderia estar mais alguns entorpecentes.  

Durante as buscas, os policiais encontraram 33 buchas de maconha, 16 pedras de crack, 01 invólucro de pó análogo ao crack e mais um tablete de maconha. 

O autor foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil  para prestar maiores esclarecimentos a autoridade judiciária.  

domingo, 27 de dezembro de 2015

Em 2015, consumidores falaram menos ao celular e aumentaram o uso de internet

Uma mudança de comportamento dos usuários de telefonia móvel fez com que, em 2015, o número de linhas de celulares caísse no país pela primeira vez. Serviços como o de TV por assinatura e telefonia fixa também tiveram sua primeira queda no número de usuários, motivada pela crise econômica. No entanto, os serviços de internet fixa e móvel, especialmente na tecnologia 4G, tiveram forte expansão no ano.

O setor de telefonia celular, que vinha crescendo a cada mês, apresentou uma queda de 2,8% no número de linhas ativas neste ano. Em janeiro, havia 281,7 milhões de linhas ativas no país e, em outubro (número mais recente da Anatel), o número havia caído para 273,8 milhões. A tendência de queda na telefonia celular era esperada só para daqui a dois ou três anos pelos agentes do setor, mas começou a ocorrer em junho deste ano.

A queda no número de usuários de celular pode ser explicada por uma mudança de comportamento dos brasileiros. Em vez de ter dois ou três chips em cada aparelho para usar os serviços de voz, os clientes estão optando por trocar mensagens de texto e de voz por meio de aplicativos como o WhatsApp, que utilizam apenas dados de internet.“O brasileiro tinha dois ou três chips para se comunicar com pessoas de várias operadoras. Na medida em que ele passa a se comunicar por meio de mensagens, ele não precisa mais disso, o que precisa é de um pacote de dados. Então, vemos o usuário descartando esse segundo ou terceiro chip, o que está levando a um encolhimento da base de pré-pagos”, diz Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco. Segundo ele, essa tendência deve continuar porque o usuário está abandonando o serviço de voz e passando a gastar em dados.

Boa parte da queda é atribuída à diminuição do número de celulares com chips pré-pagos, segmento que teve redução de 4,5%. O percentual corresponde a uma queda de 10 milhões de chips. No mesmo período, os celulares pós-pagos apresentaram leve aumento, de 0,3%.

Por causa desse comportamento, o acesso à internet móvel, que já tinha aumentado em mais de 50% no ano passado, cresceu 13,5% entre janeiro e outubro de 2015. O destaque foi para o crescimento dos acessos em 4G, que passaram de 7,8 milhões em janeiro para 20,4 milhões em outubro. A banda larga fixa teve um aumento de 5,4% no número de assinantes. Em janeiro eram 24,1 milhões de usuários, e em setembro cresceu para 25,4 milhões.

O setor de TV por assinatura foi outro que apresentou uma queda pela primeira vez este ano. Em janeiro, eram 19,65 milhões de assinantes, mas os números começaram a cair em maio. Os dados mais recentes divulgados pela Anatel são de outubro e mostram que o número de assinantes passou para 19,39 milhões, uma queda de 1,3%. No ano passado, o setor havia crescido 8,7%. Entre 2010 e 2014, o número de assinantes dobrou.

A crise econômica foi um dos principais motivos para a queda do número de assinantes. O especialista Eduardo Tude explica que a principal queda foi na tecnologia por satélite, que oferece planos mais baratos para atender famílias de renda mais baixa. “Esse pessoal acabou cortando a TV por assinatura e isso deu um impacto este ano. Acredito que, com a melhoria da situação econômica, o setor pode voltar a crescer”.

Na telefonia fixa também houve queda no número de usuários. Em janeiro, havia 45 milhões de linhas ativas e, em outubro, foram registradas 44,04 milhões de linhas de telefonia fixa, uma queda de 2,2%. A crise econômica também pode ser apontada como a causa da redução do número de usuários. “Já havia uma migração dos usuários de concessionárias para as autorizadas, mas o número total se mantinha estável, com um pequeno crescimento, e este ano estamos vendo uma queda. Acredito também que seja devido à crise econômica”, diz o especialista.

Ag. Brasil

Farmácia é assaltada em Bom Despacho

Na manhã de domingo, 27, a PM compareceu a uma farmácia no Bairro São José em Bom Despacho após receber informações de que teria ocorrido um assalto a mão armada no estabelecimento. 

O ladrão usou uma faca para coagir dois funcionários, que trabalhavam durante o momento do assalto. 

De acordo com as vítimas,  o autor entrou na farmácia e disse que iria retirar a receita de dentro da mochila, porém tirou uma faca e logo depois anunciou o assalto. 

Os funcionários também afirmaram que foram levados para uma sala nos fundos do estabelecimento durante alguns minutos, momento que o autor fugiu em rumo desconhecido. 

O ladrão conseguiu levar R$ 80,00 em dinheiro e  um aparelho celular. 

sábado, 26 de dezembro de 2015

Polícia localiza veículo roubado em Bom Despacho

Modelo parecido com o do roubo.
Na manhã da última sexta-feira, 25, a Polícia Militar compareceu a Rua Raquel Paiva de Oliveira, no Bairro Cruz do Monte em Bom Despacho, após receber informações de que havia o veículo I/NISSAN TIIDA 18SL FLEX de cor prata estacionado com atitudes suspeitas. 

Durante consulta ao ISP (Instituto de Segurança Pública), ficou constatado que o veículo havia sido roubado em Divinópolis, no dia 23 de dezembro. No momento da localização, o veículo se encontrava com as portas destrancadas e com a chave na ignição. 

Logo depois, a vítima compareceu a Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho para fazer o reconhecimento do veículo e também  de fotos dos possíveis autores,  sendo dois irmãos com idades de 18 e 19 anos  respectivamente. 

No veículo estavam objetos pessoais da vítima, sendo que o seu celular, um aparelho de marca Nokia, não foi encontrado. A Polícia segue em rastreamento dos autores. 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Buracos voltam aparecer nas ruas de Bom Despacho

Av. Dr Juca - Bairro São Vcente
Sempre quando chove no final de ano, as ruas de Bom Despacho voltam a conviver com buracos. Com isso, os veículos são obrigados a fazer manobras para evitarem qualquer tipo de choque durante o trajeto. 

Av. Hugo Marques - Bairro Santa Lúcio II
Em alguns bairros da cidade, há buracos que dificultam o acesso de qualquer veículo. "Estamos preparando a Operação Tapa Buracos para a segunda quinzena de Janeiro de 2016", explica Ricardo Santos, assessor especial da Prefeitura de Bom Despacho em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Dentre as vias mais castigadas, está  a Avenida Dr Juca principalmente entre  os bairros Rosário e São Vicente. Outra via que também sofre nessa época   é a Avenida Dr Roberto de Melo Queiroz, além da Av. Hugo Marques no Bairro Santa Lúcia II. 


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sede administrativa da Polícia Militar Rodoviária também irá para Divinópolis

      
Evento no próximo dia 30 irá inaugurá instalação da unidade da Polícia Militar em Divinópolis


Pode ter ocorrido manifestos através das redes sociais, realização de audiência da segurança pública em Bom Despacho, mas não teve jeito,  e no próximo dia 30 de Dezembro, o Sétimo Comando Regional da Polícia Militar de Minas Gerais irá inaugurá a instalação da Sétima Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário em Divinópolis. 

O evento acontecerá a partir das 9h e será somente para convidados. No segundo semestre desse ano, o Comandante Regional Coronel Laércio Reis Gomes comunicou que a Sétima Cia de Policiamento iria para Divinópolis. 

Com isso se concretizou mais uma perda para Bom Despacho, já que nos dois últimos anos  a cidade tem convivido com o aumento da criminalidade e consequentemente perder o status de referência em segurança pública no estado de Minas Gerais, como já ocorreu em anos anteriores. 

Entretanto,  para compensar essa perda, a cidade receberá o CFSD (Curso Formacao de Soldado) a partir de segundo semestre de 2016. O município poderá receber mais 120 militares. Até que isso aconteça, os bondespachenses devem se acostumar com o número menor de policiais nas ruas,  que atualmente é inferior aos dos últimos anos.



Circulação de veículos de carga será restrita nos dias 24 e 31 de dezembro

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) reforça que haverá                                  penalidades aos infratores durante o período de restrição


Considerando o aumento significativo da circulação de veículos de passeio nas rodovias mineiras durante as festas de fim de ano, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) informa aos transportadores que haverá restrição de tráfego para veículos de carga (CVC), combinações de transportes de veículos (CTV) e cargas indivisíveis, mesmo portando a Autorização Especial de Trânsito do DER/MG (AET) nas rodovias estaduais sob sua jurisdição, nas seguintes datas e horários: quinta-feira (24/12), das 14h às 22h; dia 31 de dezembro (quinta-feira), das 14h às 22h, e no dia 3 de janeiro (domingo), das 14 às 22h.

Durante o período de restrição, caso algum motorista seja abordado realizando deslocamentos com os veículos impedidos de circular, o infrator fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), e a retenção do veículo até o término do horário especificado. Estas medidas estão previstas na Portaria 3380/15, publicada no Minas Gerais do dia 18/04/15.

Ag. Minas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

7ª Cia Ind MAT apreende CNH falsa


Na noite de domingo, 20 de dezembro, durante fiscalização de trânsito na rodovia MG 164, Km147, em Bom Despacho, policiais militares do 4º Pel Rv abordaram um caminhão Mercedes Benz 1513 de Moema, conduzido por um homem de 52 anos, o qual apresentou a CNH com data de vencimento para o ano de 2018.

Após consulta ao sistema ISP/MG, verificou-se que a carteira de habilitação do condutor não foi renovada desde 2013 e o licenciamento do veículo também estava com a data de validade vencida.

O auto foi preso em flagrante delito e conduzido para Delegacia local. O veículo foi removido para o pátio de autossocorro credenciado.


Fonte: PMMG

Camionete é roubada em Bom Despacho

Modelo de Veículo que foi furtado no último domingo, 20.
Fato aconteceu na manhã do último domingo, 20, por volta das 11h20 em Bom Despacho. 

De acordo com a ocorrência, os policiais compareceram  a Rua Coronel João Pedro, no Bairro São José, após a vítima, uma mulher de 31 anos e suas duas filhas , serem  abordadas por um indivíduo armado. 

Em relato a PM, a vítima afirmou que ela e suas filhas desceram do veículo, ocasião em que o autor fugiu em sentido a rodovia Br 262. A mulher contou aos policiais, que seu marido havia estacionado o veículo da família no referido endereço e que havia deixado a chave na ignição, 

Conforme a ocorrência, no interior do veículo estavam as carteiras com os documentos pessoais das vítimas. Celulares e dinheiro também foram levados pelo autor. 

Homem sofre tentativa de roubo na rodovia MG 164

Na tarde do último sábado, 19, um homem de 54 anos compareceu ao Sétimo Batalhão para registrar a ocorrência de tentativa de roubo. 

Em relato aos policiais, a vítima afirmou que  quando trafegava pela Rodovia MG 164 em sentido ao Distrito do Engenho do Ribeiro, foi ultrapassado por uma moto e  acabou fechado pelo veículo. 

Ainda conforme a vítima, o garupeiro sacou uma arma de fogo, sendo que neste momento, acelerou o seu veículo passando por cima da moto. 

Por causa do impacto, houve danos no para-choque. 

sábado, 19 de dezembro de 2015

Bondespachenses compartilham foto de arco-íris em Bom Despacho

Foto  Hugo Pizeli: Instagran Juliano Azevedo
Na tarde da última sexta-feira, 18, Bom Despacho foi cercada por um lindo arco-íris. Inúmeros bondespachenses postaram fotos nas redes sociais e registraram esse momento que pode ficar na história da cidade. 

Pelo Facebook, houve vários compartilhamentos de uma foto que mostra a cidade cercada por esse fenômeno da natureza. "Tarde mágica em Bom Despacho. Belo arco-íris), disse o professor Gildásio Pinto em um post. 

A imagem destacou ainda mais a beleza da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho. " Como é linda, nossa Matriz !", exclamou a internauta Marília Couto.

Além do facebook, o arco-íris que cercou Bom Despacho também foi compartilhado nas redes sociais Instagram e Whatsapp. 


O que é o Arco-Íris? 

O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a Luz do sol em expectro contínuo quando o  sol brilha sob as gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul anil  e violeta. 

(Fonte para pesquisa:  Wikipédia). 

Obra de construção de cobertura de quadra para em Bom Despacho

A  construção da cobertura da quadra poliesportiva do Bairro do Rosário, no Pamonhão, por enquanto está paralisada. Com término previsto para 17/09/2015, a obra está parada e ainda  não há previsão de quando será entregue à população. 

De acordo com moradores próximos ao local, a empresa que executava o serviço, simplesmente abandonou o trabalho e deixou o local aberto, sendo que qualquer pessoa pode entrar livremente no lugar.

A verba para a construção da cobertura da quadra no Bairro do Rosário  é no valor de R$ 182.502,46,  sendo repassada pelo Ministério dos Esportes à Prefeitura Municipal de Bom Despacho.

A equipe de reportagem do Jornal Fique Sabendo procurou a Prefeitura de Bom Despacho, que ainda não se pronunciou sobre o assunto. 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

POLÍCIA MILITAR APADRINHA CRIANÇAS DO CEMEI DONA LIQUINHA EM BOM DESPACHO

Na manhã do dia 17 de dezembro de 2015, no Centro de Educação Municipal Infantil Dona Liquinha, foi realizado o evento denominado “Natal Solidário”. Na ocasião foram entregues presentes variados a 100 (cem) crianças apadrinhadas por militares e funcionários civis do 7º Batalhão e Colégio Tiradentes. 

Um dos momentos mais importantes do evento foi a chegada do Papai Noel, representado por uma colaboradora, ladeado pelas duas jovens voluntárias em trajes de Mamãe Noel, as quais são filhas do 1º Tenente Sidney. Representaram o comando da Unidade o 1º Tenente Leonardo, Chefe da Seção de Comunicação Organizacional, e o 3º Sargento Roberto da Seção de Transportes. 

As palavras do Tenente Leonardo foram breves, visto a alegria e anseio das crianças para receberem seus presentes das mãos do bom velhinho. Participaram do momento natalino a Diretora, Vice-Diretora, professoras, funcionárias do CEMEI e mães de algumas das crianças.


Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Prefeitura de BD cria projeto de Lei que pode multar proprietários ou moradores de imóveis que tenham criadouros do Aedes Agypti

Adult female yellow fever mosquito, Aedes aegypti (Linnaeus), in the process of seeking out a penetrable site on the skin surface of its host.
Mosquito Aedes Aegypti
A Prefeitura de Bom Despacho, enviou na última segunda-feira, 14, um projeto de lei que pode multar de R$ 100 a R$ 1500,00 os proprietários ou moradores dos  imóveis que tem criadouros do mosquito transmissor da Dengue Aedes Aegypti. 

A proposta também autoriza aos  agentes de saúde a entrarem nos imóveis abandonados com suspeita de focos do mosquito transmissor. Os funcionários do municípios também poderão entrar nas residências dos moradores que os impeçam de entrar  para a sua avaliação. 

"Precisamos de instrumentos que permitam aos agentes públicos agirem de forma mais eficaz nas residências e nos quintais. Precisamos de instrumentos mais fortes que estimulem cada cidadão a cumprir a sua parte nesta luta que é de todos. Os vereadores também sabem dessa necessidade e por isto acredito que aprovarão a proposta", disse  o Prefeito Fernando Cabral, em nota enviada à redação do Jornal Fique Sabendo.

Recentemente em estudo divulgado pelo LIRAE (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegyti), realizado pelo Ministério da Saúde, Bom Despacho é a segunda cidade com o maior índice de infestação do mosquito transmissor em Minas Gerais. 

Polícia Rodoviária desencadeia Operação Lei Seca na região próxima a Bom Despacho

Para combater a criminalidade, a Polícia Rodoviária Militar,  através da 7ª Cia PM Ind MAT,  desencadeiou na última terça-feira, 15, a Operação Lei Seca  nas rodovias MG 164 e MG 170, estradas que compõe a região de Bom Despacho entre Moema e Lagoa da Prata. 

Em nota, a companhia destacou que os esforços foram focados 'no policiamento preventivo e repressivo às infrações recorrentes que possam contribuir para a redução do índice de acidentes de trânsito'. 

 A operação, de acordo com os policiais, obteve o seguinte resultado: 

Testes de Etilômetro realizados: 26  

Veículos Abordados: 125
Veículos Removidos: 02 
Autuações Lavradas:12

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Caminhão cai em acostamento da Estrada do Pica Pau em Bom Despacho

Caminhão afundado no acostamento
Recentemente a Prefeitura de Bom Despacho construiu a Estrada do Pica Pau. Mas de R$ 2 milhões foram gastos para realização da obra, usados principalmente na infraestrutura da pista. Porém, no último domingo, 13, uma forte chuva caiu no local e alguns buracos começaram aparecer. 

Buraco na pista
Como está em fase de finalização,   os motoristas que transitam pelo local devem ficar atentos, porque além de ter um trajeto com várias curvas, a pista é rápida e ainda não há sinalização. 

Na última segunda-feira, 14,  um caminhão que carregava ossos foi convergir à direita, mas acabou afundando no acostamento próximo ao lixão. 

PM apreende drogas em Bom Despacho

Na tarde do último sábado, 12. após receber denúncia, a Polícia Militar compareceu ao Conjunto Aeroporto em Bom Despacho, após receber informações de que um jovem de 18 anos estava com porte ilegal de arma de fogo e que estaria com envolvimento com tráfico de drogas. 

Na casa do suspeito, o pai autorizou a entrada dos policiais e informou que seu filho não  se encontrava presente. 

Durante as buscas, foram encontrados um tablete de maconha, um pedra de crack, um canivete, uma faca pequena  e várias sacolinhas de plástico que geralmente são usadas para embalar drogas. 

O suspeito não foi localizado, mas as drogas foram apreendidas pelos policiais. 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Chuva causou estragos em Bom Despacho

Rua Castro Alves - Bairro São José
Depois de um calor intenso no último domingo, 13, Bom Despacho voltou a ter  uma das chuvas mais fortes dos últimos anos.  Com rajadas de vento, trovões e pancadas, algumas localidades da cidade sofreram com o temporal. 

Praça da Estação durante a chuva - Foto Facebook
Uma das ruas que mais sofreu foi a Rua Castro Alves, que está situada no Bairro São José em Bom Despacho.   Pelas redes sociais,  podem ser vistos fotos e vídeos de como a situação da via ficou durante a chuva.

Outro ponto da cidade que sofreu com o temporal foi a Praça da Estação. O local era palco de um evento de carros antigos, e  no momento da chuva,  algumas tendas foram levadas pelo vento. 

sábado, 12 de dezembro de 2015

Associação conquista título da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 23

Para alguns jovens de Bom Despacho, a tarde deste sábado, 12, ficará marcada para sempre, isso porque foi realizada a partida final da Copa Jornal Fique Sabendo Sub 23 no estádio Chico Marques. O confronto foi entre Associação x Famorine, no qual os tricolores bateram os rivais por 5 a 2. 

Associação Sub 23
Com o título, a Associação conseguiu o bicampeonato do torneio, já que em 2014, o Tricolor da Vila Aurora ficou com o caneco de campeão ao vencer o Esplanada na final por 2 a 1 na categoria amador-adulto. Neste sábado, os gols do Tricolor foram anotados por Maycon que marcou duas vezes, Tardeli, Leandro Macaco e Vitinho. O meiocampista  Leo Canhoto  fez os dois gols do Verdão do Bairro de Fátima.  
Merson

Famorine Sub 23
Apesar da derrota por 5 a 2, o Famorine conseguiu revelar alguns de seus valores como os atacantes Luis Otávio (Tatá),  Iguinho e os meias Leo Canhoto e Pepê.  Já a Associação contou com a experiência de Tafarel, Leandro Macaco e a habilidade de Maycon, jogador que também foi destaque no Campeonato Municipal de Aspirantes de 2015. 

Esse ano o Troféu de campeão do campeonato recebeu o nome de Emerson da Silva Santos, Merson, atleta bondespachense que atualmente está no Atlético-MG e recentemente disputou a Série C do Campeonato  Brasileiro com o Tupi de Juiz de Fora. Dentre a premiação, o atacante  Tardeli e o goleiro Felipe, ambos atletas da Associação receberam os Troféus artilheiro e goleiro menos vazado.  Léo Canhoto foi eleito o melhor jogador do torneio pela organização e  a Polícia Militar foi premiada com o  Troféu Fair Play. 

Esta foi a sexta edição da Copa Jornal Fique Sabendo de futebol, que contou com o apoio dos vereadores Ricardo Alvarenga, Dr. Fernando Pediatra, Pedro Paulo,  das empresas MM Lanches, Dudu Burger, Vap Supermercados, da Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho, Secretaria Municipal de Esportes, Pedro Paulo Pontes e Polícia Militar de Minas Gerais. 


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SES-MG destina R$ 49 milhões para hospitais do Estado

Entre os contemplados com os recursos, estão nove hospitais da Região Ampliada de Saúde Oeste, que abrange Formiga e municípios próximos



A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) aprovaram na tarde desta quarta-feira (9/12), durante a 219ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS), a liberação de R$ 49.764.366,45 para custeio de 136 hospitais de Minas Gerais. Dentre eles, estão nove hospitais da Região Ampliada de Saúde Oeste, localizados nos municípios de Bom Despacho, Lagoa da Prata, Formiga, Itaúna, Pitangui, Pará de Minas, Oliveira, Santo Antônio do Amparo e Campo Belo. As instituições receberão, ao todo, R$ 1.712.009,23.

Os recursos fazem parte de saldo remanescente da antiga gestão do Estado encontrados no Fundo Estadual de Saúde no início do ano. Durante todo o ano, a SES e o Cosems discutiram com os municípios a melhor forma de destinação dos valores, que acrescem aos recursos já destinados pela SES e governo federal nos diversos programas existentes. O resultado contempla 45% dos leitos gerais sem UTI e 69% dos leitos de UTI-SUS do Estado. Metade dos recursos foi destinado conforme o número de diárias das Autorização de Internação Hospitalar (AIH) de média complexidade e a outra metade com base no percentual de incentivo já recebido (programas estaduais e federais) em relação à produção de média complexidade de cada hospital.

“Excluímos hospitais privados com fins lucrativos e alguns que já receberam recursos extras este ano”, disse Maria do Carmo, subsecretária de Regulação em Saúde. Eles estão em 100 municípios mineiros. Os critérios também atendem às discussões da nova política hospitalar do Estado, que vem sendo elaborada, e atendem aos critérios principais de fortalecer os hospitais que são referência nas regiões de saúde.

Tragédia ambiental

Os hospitais dos municípios de Mariana, Ouro Preto e Governador Valadares receberão aportes extras devido ao reforço empenhado para atender as vítimas da tragédia de Mariana. A Santa Casa de Ouro Preto e o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, receberão 100% a mais que o cálculo feito conforme os critérios adotados, e o Hospital Municipal de Governador Valadares, 50% a mais, totalizando R$ 1.162763,63 adicionados aos valores originais.

Ag. Minas
·          

Ladrões arrancam vidro de janela para furtar residência em Bom Despacho

Na tarde da última quinta-feira, 10, a PM compareceu a Rua Iraci Pedro da Silva, Bairro Morada do Sol em Bom Despacho,  após receber informações de que teria ocorrido  furtos de uma motocicleta, um aparelho televisor e 2 notebooks. 

Em relato aos policiais, o morador afirmou que ao chegar em casa encontrou o portão da garagem arrombado e disse  que os autores arrancaram o vidro da janela da cozinha e abriram a porta, pois  a chave estava na fechadura do lado de dentro. 

Segundo a ocorrência, a Perícia ficou de comparecer ao local para fazer mais investigações sobre o caso.