https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Prefeitura de Bom Despacho diz que Ministério Público Estadual não tem Poder de rejeitar contas

terça-feira, 21 de junho de 2016

Prefeitura de Bom Despacho diz que Ministério Público Estadual não tem Poder de rejeitar contas

Pág 01. Parecer

Pag.02 Parecer


No final de semana, as redes sociais em Bom Despacho receberam a informação de documentos assinados pelo Ministério Público Estadual, no quais foram publicados a opinião de  parecer de rejeição à prestação de contas do ano de 2014 do Governo Cabral, após análise do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. 

De acordo com a Prefeitura de Bom Despacho, 'o Ministério Público de Contas não tem o poder de rejeitar as contas'  e afirmou que a informação não  passa de boato praticado por interesses politiqueiros. Entretanto, no documento o órgão também aponta que o 'Gestor Municipal não apresentou elementos hábeis a desconstituir a ilegalidade por ele confessada quando não aplicado o mínimo exigido pela Constituição Federal de 1988, artigo 122, que refere-se a manutenção do desenvolvimento de ensino , tendo aplicado 22,94% da Receita Base de Cálculo. 

Ainda conforme a Prefeitura de Bom Despacho, 'a falsa rejeição teria base por investimentos na educação, abaixo do exigido por Lei'. " Portanto, acima do piso constitucional de 25%. O erro da área técnica do TCE que encontrou 19,30% levou o MP a conclusões erradas. Os números e os cálculos corretos já foram novamente informados ao TCE, acompanhados de todos os comprovantes gerados pelo Banco do Brasil – gestor do FUNDEB", concluiu em nota enviada à redação do Jornal Fique Sabendo. 

A notícia de que o Ministério Público Estadual opinou pela rejeição das contas de 2014 do Governo Cabral chegou como uma  surpresa, pois em levantamentos recentes realizados pelo Ministério Público Federal e pela CGU(Controladoria Geral da União) apontaram Bom Despacho  dentre as 10 cidades mais transparentes de Minas Gerais. 

Veja na íntegra a resposta da Prefeitura de Bom Despacho:  



Prefeitura não teve contas rejeitadas

A Prefeitura não teve as contas de 2014 rejeitadas. O Ministério Público de Contas não tem poder de rejeitar contas; ele apenas OPINA. A rejeição de contas de prefeitos é prerrogativa exclusiva da Câmara de Vereadores. Isto, depois da apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Como o TCE não apreciou as contas, e muito menos julgamento da Câmara, a suposta notícia de rejeição não passa de boato disseminado por pessoas ignorantes e com interesses politiqueiros.

A falsa rejeição teria por base investimentos em educação abaixo do exigido em lei. Por oportuno, esclarecemos que Bom Despacho investiu mais de 27% na educação. Portanto, acima do piso constitucional de 25%. O erro da área técnica do TCE que encontrou 19,30% levou o MP a conclusões erradas.

Os números e os cálculos corretos já foram novamente informados ao TCE, acompanhados de todos os comprovantes gerados pelo Banco do Brasil – gestor do FUNDEB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário