https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Porque Novembro é Azul para os Homens

domingo, 20 de novembro de 2016

Porque Novembro é Azul para os Homens

Resultado de imagem para novembro azulNo Brasil atualmente, inúmeros municípios adotam campanhas de conscientização de combate ao câncer. Em outubro ocorre a mobilização nacional do Outubro Rosa, mês dedicado exclusivamente ao combate do câncer de mama. Já nesse mês de novembro, há a simbologia do Novembro Azul, mês que acontece a conscientização do combate ao câncer de Próstata e Saúde do Homem. 

Para se ter ideia, no dia 17 de novembro  é realizado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e para simbolizar ainda mais essa data, o mês de novembro é internacionalmente dedicado às campanhas relacionadas a doença e saúde do homem. Em outubro, também houve a mobilização do Câncer de Mama e por isso a simbologia do Outubro Rosa. 

Segundo o Ministério da Saúde, o Câncer de Próstata é o sexto  tipo mais comum no mundo e de maior incidência nos homens. Nos países desenvolvidos, a taxa de manifestação chega a ser 6 vezes maiores do que acontece no Brasil. Cerca de 3/4 dos casos ocorrem em homens com idades acima de 65 anos, mas quem já tem de 45 a 50 anos já pode se preparar para fazer exames de toque, método mais utilizado atualmente para detectar a doença. 

Conforme a Sociedade de Urologia Brasileira, é recomendado que homens com idades de 45 anos ou mais façam o exame de toque retal anualmente, isso para evitar o agravamento em suposto surgimento da doença. Há casos, que o seu grau de estágio pode estar avançado e com isso o tratamento se torna mais difícil de combatê-la. 

De acordo com especialistas, o exame de toque retal não pode ser substituído por nenhum outro como de sangue ou ultrassom. Ou seja, o toque é indispensável para se concretizar um melhor diagnóstico do paciente. 

Tratamento

Após a detecção da doença, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia o até mesmo tratamento hormonal. Se houve espalhamento do tumor por outras partes do corpo (metástase) é começada a terapia hormonal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário