https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 02/01/2016 - 03/01/2016

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prefeito Fernando Cabral continua respondendo processo administrativo do CADE

Prefeito Fernando Cabral
No dia 26 de Dezembro de 2015, o CADE (Conselho de Desenvolvimento de Defesa Econômica ), órgão integrado ao Ministério da Justiça, notificou o Prefeito Fernando Cabral a apresentar a sua defesa no Processo Administrativo de  nº 08012.003021/2005-72, que investiga suspeitas de cartel de licitação após denúncia do Ministério da Educação (MEC). O processo foi instaurado em  julho de 2015. 

Tudo começou quando o MEC (Ministério da Educação) lançou um edital de R$ 10 milhões para prestação de serviço de sistemas da informação. Na época, mais de 30 empresas se interessaram em participar do leilão, mas somente 2 compareceram. Com isso, surgiu uma suspeita de cartel e e  a partir daí se iniciou uma investigação para apurar os fatos. 

No processo administrativo instaurado pelo CADE, estão sendo investigadas mais de 15 empresas do ramo de informática, incluindo a Padrão IX Informática antes gerenciada por Fernando Cabral,  e mais 31 pessoas que administravam as demais instituições envolvidas. Tudo leva a crer que deverá se estender por um período indeterminado, até que se prova o CARTEL, crime de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. 

Pois bem, no último dia 19 de fevereiro, o CADE publicou novamente no Diário Oficial da União a relação dos investigados no processo e que  estão sendo apurados pela COORDENAÇÃO-GERAL DE ANÁLISE ANTITRUSTE,  setor que investiga o envolvimento do supostos crimes de cartel no Governo Federal. 

Resposta 

Quando procurado pelo Fique Sabendo em 2015, o Prefeito Fernando Cabral afirmou que quando se iniciou as investigações do CADE em 2005, ele não trabalhava mais na Padrão IX Informática e que já estava trabalhando  no mercado de reciclagem em Bom Despacho. "Contudo, naquela época (2001) eu estava em Bom Despacho operando a recicladora e a fazenda Gaia e não tinha nem mesmo acesso ao correio eletrônico da empresa. Mesmo que tivesse, nada há de ilícito em receber e-mails, qualquer que seja seu conteúdo", disse. 

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Loja de Celular é arrombada em Bom Despacho

Na madrugada de sexta-feira, 26,  a PM compareceu a Rua Irmã Maria, no bairro São Vicente em Bom Despacho, após receber informações de que estaria ocorrendo um arrombamento numa loja de aparelhos celulares. 

Durante buscas nas proximidades do local, os policiais conseguiram localizar o suspeito do furto. 

De acordo com a ocorrência, durante a abordagem ao autor, foi possível constatar que o mesmo já possui passagens pela polícia, sendo logo em seguida  encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho, para prestar esclarecimentos sobre o crime. 

Segundo o proprietário estabelecimento, o ladrão levou 3 aparelhos celulares e mais 3 tabletes que eram de clientes. 

Sicoob Credibom inaugura mais uma Agência em Bom Despacho

Público presente na inauguração no Sicoob Credibom Arraial
Desde a última sexta-feira, 26, Bom Despacho conta com mais uma agência do sistema cooperativista. Depois do hino nacional ser tocado pela Banda do Sétimo Batalhão e de um show de fogos que emocionou o público presente, foi inaugurada a Agência Sicoob Credibom Arraial. 

O evento marca mais um avanço da cooperativa de crédito,  que a cada ano que se passa, se torna mais sólida no mercado financeiro em Bom Despacho. A inauguração também ficou marcada pela presença de empresários, funcionários, diretores da instituição e demais autoridades. 

Membros diretores na Inauguração
Com 30 anos de história de fundação e mais de 10 mil associados, o Sicoob Credibom deu mais um passo de desenvolvimento sócio econômico em Bom Despacho. Além da agência recém inaugurada no Arraial, a instituição tem mais  pontos de atendimentos nos Bairros Centro, São Vicente,  Distrito do Engenho do Ribeiro e nas cidades vizinhas Nova Serrana e Araújos.

Região Econômica 

Show de fogos
O Arraial, assim como é conhecido pelos bondespachenses, é composto pelos bairros São José, Jardim América, Dom Joaquim, Novo Dom Joaquim,  Gameleira e Belvedere. A região é destaque por ser polo em revenda de autopeças automotivas, agências de veículos novos e usados, oficinas mecânicas, dentre outros segmentos comerciais que incrementam e geram emprego e renda para Bom Despacho.  


 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Residência é assaltada em Bom Despacho

Por volta das 23h da noite de quinta-feira, 25, a Polícia Militar compareceu a Av. Dr Juca no Bairro São Vicente, após receber informações de que teria ocorrido um roubo a mão armada em uma residência.

Em relato aos policiais, o morador, 57 anos, afirmou que 4 pessoas haviam pulado o muro de sua casa, com arma de fogo e faca, quando logo em seguida, anunciaram o assalto. Os ladroões levaram a quantia de R$ 1500,00 em dinheiro. 

Conforme a ocorrência, os suspeitos também fizeram disparo de arma de fogo e depois fugiram em rumo desconhecido. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

POLICIAIS MILITARES PARTICIPAM DE INSTRUÇÃO COM OFICIAL PSICÓLOGA DO NAIS EM BOM DESPACHO

Na manhã de 23 de fevereiro de 2016, no município de Bom Despacho, os policiais militares do Sétimo Batalhão e 7ª Cia Ind Mat, após o treinamento físico, participaram de uma instrução com a Oficial Psicóloga 1º Tenente PM Ana Paula Costa Cardoso, lotada no NAIS do 7º Batalhão.

O encontro foi uma iniciativa da Oficial,  os militares foram convidados a reunirem-se na Praça do Coreto da Vila Militar onde, em baixo de uma sombra agradável e ao ar puro, participaram de um debate sobre os temas “Prazeres e Facilidades do Mundo Moderno; Excessos e Desequilíbrios, Você como único responsável pela sua Felicidade”.

Após ser disponibilizado um momento para os militares exporem suas ideias e opiniões, o encontro foi finalizado com palmas, como forma de parabenizar e agradecer a 1ª Ten PM Ana Paula pela dedicação e profissionalismo.
      

Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Portal da Delegacia Virtual facilita o registro de pessoas desaparecidas

A ferramenta é gratuita e o serviço pode ser acessado também por dispositivos móveis, como tablets e smartphones que utilizam o sistema Android

Persistência, angústia e emoção. Essas foram as sensações que a dona de casa, Maria da Conceição, 44 anos, sentiu por 19 dias. Este ano, no dia 21 de janeiro, em Belo Horizonte, sua filha adotiva, Bruna Rodrigues, de 16 anos, desapareceu. Como providência, fez a ocorrência utilizando o site da Delegacia Virtual e disse que o portal facilitou muito na hora de registrar o caso. “O acesso foi fácil e rápido. Logo após a conclusão do processo, eles entraram em contato comigo, por telefone, para confirmar as informações e concluíram o registro” comenta. Agora, há nove dias do ocorrido, ela respira aliviada por ter sua filha de volta.
Fazer o registro de pessoas desaparecidas é simples pela Delegacia Virtual. Por meio do site, o internauta acessa a opção “solicitar nova ocorrência”. Na página seguinte, entre as alternativas, está a opção para fazer o registro. Após o preenchimento dos dados pessoais do solicitante, o próximo passo é colocar as informações referentes ao desaparecido, tais como a relação de documentos e as circunstâncias do desaparecimento. As informações, então, passam por uma triagem, que dura cerca de meia hora, com o objetivo de verificar a veracidade dos dados. Validados os dados, o analista da Polícia Civil entra em contato com o solicitante, conclui a ocorrência e, assim, tem início a investigação.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Osvaldo Wiermann Junior, a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, após a ocorrência virtual, o solicitante precisa procurar a delegacia física para assinar o termo de autorização de imagem e levar uma foto recente para produzir o cartaz ‘Alerta Minas – Pessoas Desaparecidas’.  “Para quem mora no interior, o procedimento é o mesmo. Basta solicitar o termo de autorização de imagem e levar a foto na delegacia mais próxima. A unidade ficará encarregada de nos enviar a documentação. As cópias dos cartazes são enviadas à família do desaparecido”, orienta.
A Polícia Civil conta, também, com órgãos parceiros, como CopasaCemig, jornais de grande circulação, de associações de bairro e rádios, que fazem a divulgação constante. O delegado explica, ainda, que cinco viaturas, em esquema de plantão, fazem buscas. No interior, policiais militares também ajudam na procura. “No banco de dados da delegacia são feitas pesquisas sobre ocorrências de acidentes ou crimes que envolvem o desaparecido. Após a verificação, um assistente social faz novas buscas em abrigos, hospitais, Instituto Médico Legal (IML), orfanatos e casas de repouso,” ressalta.
Perfil dos desaparecidos e causas
De acordo com o investigador da Polícia Civil e mestre em psicologia social, Lucas Guimarães, a circunstância do desaparecimento quase sempre é voluntária, por tomada de decisão da própria pessoa. O perfil do desaparecido, em grande maioria, aponta para jovens com idade entre 12 e 20 anos. Os motivos estão ligados a algum conflito familiar, que variam em categorias e conforme o gênero. “Entre as mulheres, as razões variam entre gravidez indesejada, perda da virgindade, relacionamentos heterossexuais com parceiros envolvidos em conflitos com a lei e uso de drogas. Já entre os homens, alguns dos motivos são envolvimento com drogas ou criminalidade” comenta.
Guimarães explica, ainda, que, no que diz respeito ao sumiço de adultos, o desaparecimento está comumente ligado ao sentimento de opressão pela família, o que os faz procurar por uma alternativa fora de casa. Algumas, inclusive, voltam ao lar devido às dificuldades encontradas nas ruas. “Outras, no entanto, nunca mais retornam e partem em busca de uma nova vida, longe de seus opressores. No caso dos idosos, o desaparecimento está ligado a razões como demência e falta de senso de localização. Já as crianças a sequestros e crimes,” enfatiza.
Em 2015, foram registrados no Estado 9.420 desaparecimentos e 4.410 aparecimentos. O delegado da Polícia Civil, Osvaldo Wiermann alerta, no entanto, que este número não é oficial, devido à falta de comunicação das famílias sobre o encontro. “Muitas pessoas somem apenas por 24 ou 48 horas e os familiares, na alegria de encontrá-los, esquecem de comunicar a volta, prejudicando a veracidade dos números”, comenta.
Quem não esqueceu de relatar o reaparecimento foi o contador de 40 anos, que preferiu não ser identificado. Ele teve a filha de 14 anos desaparecida por 36 horas. Na ocasião, ela saiu com o argumento de que iria para a casa de uma amiga. Após o registro da ocorrência e várias buscas na casa de parentes, a família encontrou a menina. O contador ressaltou, também, que antes mesmo de buscar a filha, comunicou o aparecimento à polícia. “O trabalho da civil é árduo e eles tomam providências rápidas. Por isso, é importante comunicar logo, porque, se não, eles continuam gastando tempo procurando, ao invés de ajudar quem ainda vive a angústia de ter um parente desaparecido,” ressalta.
Ag. Minas

Prefeitura de Bom Despacho reafirma que IPTU não teve reajuste em 2016 e sim atualização monetária


No último dia 31 de Janeiro,  o Jornal Fique Sabendo publicou em seu site a reportagem de que o município de Bom Despacho teve o  reajuste de 13,27% do IPTU em 2016. 

Segundo o Executivo, não houve nenhum aumento e sim atualização monetária que será cobrada sobre o imposto. No dia 07 de Fevereiro desse ano, o Jornal Fique Sabendo publicou  o direito de resposta da Prefeitura de Bom Despacho sobre o tema. 

No entanto, nessa quarta, 24, a Assessoria de Comunicação voltou a pedir o mesmo direito de resposta, que teve contra resposta do Jornal publicada  no último dia 7 através do link: http://www.jornalfiquesabendo.com.br/2016/02/prefeitura-diz-que-nao-ha-aumento-de.html?m=1.

Resposta da Prefeitura - Direito de resposta com base na Lei 13.188/2015 


Não existe aumento do IPTU, como cita a matéria do Fique Sabendo, e sim atualização. Um aumento dependeria de nova lei e consequentemente, da aprovação da Câmara. E isto não aconteceu.

A atualização que o jornal deveria ter abordado é DETERMINADA pelo art. 270 do nosso Código Tributário Municipal. O prefeito é obrigado a atualizar o valor do IPTU de acordo com os coeficientes e critérios fixados pelo Ministério da Fazenda, aplicáveis aos créditos tributários vencidos da União, que é a Taxa Selic.

Além disto, a Prefeitura de Bom Despacho tem uma das menores alíquotas de IPTU residencial do Brasil. Para cálculo deste imposto, o município aplica 1% do valor venal do imóvel. Este percentual está abaixo da média brasileira (1,34%) e da alíquota usada em outras cidades, como Belo Horizonte, Curitiba, Blumenal, São Paulo (entre 1,4% e 3,5%). 

Destacamos ainda que decreto não é o ato normativo competente para aumentar tributo, conforme também cita equivocadamente a matéria. Tais equívocos prestam um desserviço à comunidade e induzem o cidadão a acreditar em inverdades.

Ao contrário da mensagem transmitida pelo Fique Sabendo, a Prefeitura está cumprindo a lei e ainda facilitando a vida do cidadão, ao agendar as datas de pagamento de IPTU a partir de março.  Boa parte dos municípios recebem o imposto em janeiro, quando o cidadão tem outras obrigações, como IPVA, compra de material escolar.

Além disto, o pagamento do IPTU é muito importante para o município, pois com ele a Prefeitura faz obras e investimentos que beneficiam os bom-despachenses. A pavimentação da Estrada do Pica-pau é um bom exemplo disto, pois foi feita com o dinheiro de IPTU.

Outro bom motivo para pagar o imposto é colaborar para que Bom Despacho continue superando a crise financeira nacional. A arrecadação dos municípios caiu mais de 40%. Sendo assim, é com a receita do IPTU que estamos suportando a crise, pagando  os fornecedores e prestando serviços para a coletividade. Por isto é muito importante que o contribuinte tenha essa consciência e pague em dia. 

Homem é roubado na porta de casa em Bom Despacho

Por volta das 2h da última terça-feira, 23, a Polícia Militar compareceu ao Bairro São José após receber informações de que teria ocorrido um roubo a mão armada. De acordo com o BO, um homem de 40 anos aproximadamente, ao chegar em sua casa foi abordado por 2 indivíduos, sendo que um deles estava armado. 

Conforme a ocorrência, os suspeitos roubaram o cordão de ouro que a vítima estava usando e mais o seu veículo, um GM/Astra de cor prata. O morador também informou a PM, que mais dois indivíduos saíram de dentro de residência  e posteriormente  embarcaram junto com os demais autores no carro roubado. 

Logo depois, compareceu ao local  uma equipe da Polícia Civil para realizar os trabalhos investigativos. A perícia técnica também ficou de comparecer à residencia das vítimas. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

POLICIAIS MILITARES APREENDEM 110 PEDRAS DE CRACK EM BOM DESPACHO

Na noite de 19 de fevereiro de 2016, no município de Bom Despacho, policiais militares da 50ª Cia PM, durante patrulhamento pela Avenida Rio de Janeiro, Bairro Novo Horizonte, receberam denúncia anônima informando que dois indivíduos estariam realizando um intenso tráfico de drogas no local.

Os militares compareceram à residência de um dos suspeitos cuja a genitora  franqueou o acesso. Na residência foi localizada a quantia de 100 pedras de crack, devidamente embaladas e prontas para o comércio. Ainda, durante as diligencias, os militares visualizaram o segundo suspeito correndo pela via pública, que ao perceber a aproximação da viatura policial, jogou ao solo um invólucro plástico contendo 10 pedras de crack, sendo abordado.

Os suspeitos, sendo um adolescente e um adulto, receberam voz de apreensão /prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia com os materiais apreendidos.


Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Com fim do horário de verão, consumidor deve tentar economizar energia

Adorado por muitos, odiado por outros tantos, o horário de verão é polêmico em muitos aspectos. Alguns reclamam de ter que acordar quando ainda está escuro, mas muita gente comemora porque pode voltar para casa no fim do dia ainda com sol, e quem sabe até curtir uma praia ou um happy hour com amigos.

O horário de verão, que começou em outubro do ano passado, terminou à zero hora de domingo (21), e os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Controvérsias à parte, o fato é que a medida, adotada no Brasil desde 1931, proporciona uma economia para o país, com um menor consumo de energia no horário de pico (entre 18h e 21h), graças ao aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Menos gastos

Com o fim do horário de verão, os consumidores devem redobrar a atenção nas pequenas ações do dia a dia que podem resultar em uma redução na conta de luz no fim do mês. Algumas dicas são conhecidas como apagar a luz ao sair de um ambiente; usar lâmpadas fluorescentes compactas; preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.

Outras orientações não tão conhecidas também podem ser adotadas, de acordo com uma cartilha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que orienta os usuários sobre o uso racional da energia.

Por exemplo, a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. A Aneel também aconselha a não reaproveitar a resistência do chuveiro queimada, porque, além de perigosa, a prática aumenta o consumo de energia.

Na cozinha, a geladeira deve ser aberta o mínimo possível de vezes, retirando todos os itens de uma só vez. Os alimentos não devem ser guardados quentes e o eletrodoméstico não deve ter as prateleiras forradas, porque isso aumenta o consumo de energia. A borracha da porta da geladeira deve ser mantida em boas condições, porque veda o interior do refrigerador, evitando um maior consumo de eletricidade.

Na área de serviço, uma das dicas é acumular o máximo de roupas possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia sempre que é acionado. Além disso, o ferro deve ser regulado de acordo com a temperatura indicada para cada tecido.

Ao comprar um eletrodoméstico, a dica é preferir os que trazem o selo Procel ou etiqueta A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os mais econômicos. Outra prática importante é não ligar vários aparelhos na mesma tomada porque, além de ser perigoso, consome mais energia. Os consumidores também devem evitar o uso de aparelhos elétricos no horário de pico de consumo (das 18h às 21h).

Nos últimos dez anos, a adoção do horário de verão tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia em Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.


Ag. Brasil

Prefeitura de Bom Despacho publica edital para valor estimado de até R$ 273 mil com Jornal em 2016

Imagens do Jornal Boa Noticia na sede da Catabom em agosto de 2015. 
No início de 2016, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho publicou o edital  que licita a compra de impressão para o Jornal Boa Notícia, informativo oficial do Poder Executivo. Em 2015, o valor estimado foi de R$ 225 mil, mas foram gastos mais de R$ 40 mil com o  periódico, que é publicado mensalmente pela Secretaria Municipal de Comunicação. 

Nesse ano, a Prefeitura de Bom Despacho estipulou o valor de R$ 273 mil a serem gastos com o serviço de impressão do Jornal Boa Notícia. Entretanto, o valor estimado não  deverá ser usado totalmente pela atual administração, como ocorreu em 2015 e nos anos anteriores.   

A reunião dos interessados em participar do pregão está programado para acontecer  nessa segunda-feira, 22, na sede do Poder Executivo Municipal de Bom Despacho. Tudo leva a crer que o contratado estará dentro dos critérios exigidos pelo  edital de licitação. 

No lixo

Em agosto de 2015, o Jornal Fique Sabendo junto com vereadores Zé Ivo e Pedro Paulo encontraram mais de 10 caixas fechadas do Jornal Boa Notícia  no lixo. Em resposta à reportagem, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que os informativos foram parar  por engano na sede da CATABOM (Associação dos Catadores de Lixo de Bom Despacho. 

Veja o edital através do link: http://www.bomdespacho.mg.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/PREG%C3%83O-117-2015-SRP-jornal-Gra-1.pdf

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Supermercado é furtado em Bom Despacho

Por volta das 6h50 da manhã de quinta-feira, 18,  a Polícia Militar compareceu ao Supermercado BH em Bom Despacho,  após receber informações de que teria ocorrido um arrombamento ao estabelecimento comercial. 

Segundo o BO, os suspeitos entraram pelo telhado e entraram na sala de descanso, onde  logo depois  desativaram os alarmes. 

Ainda de acordo com a Polícia, os ladrões também entraram na tesouraria onde levaram mais de R$ 25 mil de dentro dos cofres da empresa.

A PM também informou que não foi possível identificar os autores,  pois os CPUs  que gravaram as imagens,  também foram levados.  

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Empresas de Bom Despacho fazem Campanha em apoio ao Asilo São José


Parceiros do Projeto
Na tarde da última quarta-feira, 17, o Asilo São José de Bom Despacho recebeu mais de 2 duas mil fraldas geriátricas. A ação ocorreu através de uma campanha promovida pela Empresa Citrovan, em parceria com as entidades Polícia Militar,  Câmara Municipal, Associação Comercial, além das empresas Água de Cheiro,  Academia Boa Forma e Sicoob Credibom. 

Fraldas Geriátricas
A campanha também arrecadou lençóis e outros materiais de uso doméstico que atenderão os assistidos. Atualmente, o Asilo São José cuida de mais de 50 idosos e atualmente gasta em média mais de R$ 2 mil por mês com fralda geriátrica. "Foi uma parceria que contribuiu muito para o desenvolvimento dessa campanha", destacou Rose Helen, diretora da Citrovan, idealizadora do projeto. 

"É com muito prazer e é com muito carinho que recebemos essas doações. Esse tipo  de campanha engradece e valoriza o trabalho do Asilo São José. Estaremos sempre abertos a esse tipo de projeto", disse Ivone Maria Cardoso, presidente do Asilo São José em conversa com o Jornal Fique Sabendo.  

O evento também contou com a presença da Banda do Sétimo Batalhão e com as participações dos veículos de comunicação  Rádio Ativa FM , Jornal Fique Sabendo e Click BD.   

Polícia encontra maconha no carro de suspeito em Bom Despacho

Na noite da última terça-feira, 16,  durante patrulhamento, a Polícia Militar se deparou com o veículo Fiat Pálio de cor azul, que estava sendo ocupado por 3 pessoas com idades entre 19 e 21 anos. O carro foi abordado pelos policiais na Rua Aurita Lopes no Bairro Ana Rosa em Bom Despacho. 

De acordo com a ocorrência, durante a abordagem foram encontrados dentro do veículo dois tabletes de maconha. Também ficou constado que o motorista não possui CNH.

Diante do exposto, a Polícia deu voz de prisão aos suspeitos, que foram encaminhados para a Delegacia  de Polícia Civil em Bom Despacho. Já o veículo foi removido para o pátio credenciado do Detran/MG na cidade. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

7ª Cia Ind MAT apreende carga de cerveja sem nota fiscal

Na tarde de ontem, 15, durante blitz de trânsito na MG 164, KM 146, próximo ao Ipê Campestre, em Bom Despacho, policiais militares do 4º Pel Rv abordaram o condutor de 27 anos, do veículo caminhão VW/8.150 de Arcos.

Durante fiscalização, foi constatado que eram transportadas 1100 caixas com 12 latas cada, totalizando 13.200 latas de cerveja sem a competente nota fiscal que acobertasse o transporte do produto.

Após vistoria no veículo, constatou-se que o tacógrafo estava com a aferição do INMETRO vencido desde 06/12/2013 e a placa traseira estava amassada para cima, atrapalhando sua visibilidade e legibilidade.


O autor foi preso em flagrante delito por sonegação fiscal e conduzido para Delegacia local com a carga e o veículo apreendido. Os militares tentaram contato com a Receita Estadual, porém, sem êxito.



Fonte: PMMG.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Tachões serão retirados das ruas de Bom Despacho, diz Vereador Zé Ivo

Ministério Público deverá fazer recomendação à Prefeitura de Bom Despacho para retirar os tachões


Em meados de 2014, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, instalou vários tachões em inúmeras  ruas da cidade. No entanto, as conhecidas tartaruguinhas  não podem ser mais  usadas como redutores de velocidade, conforme determina resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) publicada em 25 de novembro de 2009. 

Quando foram instalados, houve muita reclamação  nas redes sociais, mas o Poder Executivo não atendeu à população  e decidiu manter as tartaruguinhas nas vias da cidade. Com isso o Ministério Público decidiu apurar o caso.  Pela resolução de número 366  do Contran fica  proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública como sonorizadores e dispositivos redutores de velocidade. 

Segundo o Vereador Zé Ivo em pronunciamento na sessão ordinária da noite dessa segunda-feira, 15, o Ministério Público deverá  fazer recomendações para que os tachões sejam retirados das ruas de Bom Despacho. " O promotor me ligou hoje e me disse que a os tachões deverão ser retirados das ruas da cidade. Alguns quebra-molas também deverão passar por mudanças", complementou o parlamentar no plenário

Dentre as ruas que receberam a instalação dos tachões estão Enfermeira Joana D'arc, Olegário Maciel, Av. Martinho Campos, Governador Valadares, Pitangui. 



Tiziu Motos prepara mais uma Motoromaria a Aparecida/SP

Viajar sempre é um momento de lazer, principalmente para quem procurar novas aventuras. E uma das viagens mais tradicionais de Bom Despacho  já está na agenda do empresário Tiziu Motos, que promove a Motoromaria a Aparecida do Norte/SP pela décima vez. 

De acordo com Tiziu, a partida será no próximo dia 26  e o retorno a Bom Despacho, está marcado para o dia 28. " Estamos preparando uma viagem com tranquilidade e segurança. Quando chegarmos ao Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, faremos a nossa oração de agradecimento pelas nossas conquistas", disse em conversa com Jornal Fique Sabendo. 

O empresário Tiziu Motos é um amante das duas rodas. Em 2015, ele e mais dois amigos  visitaram alguns países da América do Sul.  "É sempre bom curtir o que mais gostamos de fazer", destacou. 

Os interessados que desejam ir a Aparecida  através da Motoromaria, devem entrar em contato pelo telefone: (37) 8831.9306 e 9103.2790


7ª Cia PM Ind MAT divulga resultado das Operações realizadas durante o Carnaval


No Carnaval de 2016, após um emprego maciço da tropa da 7ª Cia Ind MAT, foram obtidos resultados positivos comparado ao carnaval de 2015.

Nas fiscalizações de trânsito rodoviário foi registrado um aumento de 23% na lavratura das AINAS do DER e 487% da DPRF. Os veículos removidos teve um aumento de 28% e os veículos apreendidos um aumento de 350%. Foram realizados 215 testes de etilômetros, sendo 9 condutores autuados por embriaguez ao volante.

O objetivo principal do policiamento de trânsito é preservar vidas, diminuir os índices de acidentes e prevenir delitos. Apesar da tradição carnavalesca em Abaeté, Pompéu, Lagoa da Prata, Pitangui e Itaúna, foi registrado, apenas, um acidente de trânsito com vítima fatal no município de Cláudio. 

Durante as operações de trânsito ao longo das rodovias estaduais e federais delegadas, principalmente, nas MG 050, MG 164, MG 170, BR 352, BR 494 e BR 354, os condutores e usuários das vias elogiaram o dispositivo operacional adotado pela 7ª Cia Ind MAT durante as fiscalizações no período carnavalesco.

O planejamento minucioso proporcionou o empenho de todo o efetivo na fiscalização de trânsito rodoviário, proporcionando além da visibilidade, uma maior sensação de segurança subjetiva aos usuários das rodovias em toda área da Unidade. Nas atividades do policiamento ambiental, também, foram obtidos índices positivos em relação ao carnaval do ano passado. 

Resultado da Operação Carnaval:

Veículos apreendidos: 36
Veículos removidos: 88
Autuações do DER: 1277
Autuações DPRF: 88
CNH recolhidas: 35
Testes de etilômetros realizados: 215
Prisões diversas: 25
Prisões por embriaguez: 09
Arma de fogo apreendida: 01
Redes de emalhar apreendida: 2.222 metros de redes 
Pescado: 161 kg de peixes
Tarrafas: 09
Anzóis: 54
Pindas: 55
Molinetes: 24
Valores de multas aplicadas no policiamento ambiental: R$ 61.169,86


...:PMMG:...

Transporte escolar da Zona Rural volta ser regularizado em Bom Despacho

Na última semana, uma moradora da Zona Rural de Bom Despacho foi à rede social Facebook protestar contra uma mudança ocorrida no Transporte Escolar, que trazia estudantes para a cidade. Entretanto, na última sexta-feira, 12, a situação foi discutida em reunião pela Comissão de Castrado de Matrícula e Zoneamento  e poderá ser regularizada a partir dessa segunda-feira, 15. 

Conforme a Secretária Municipal de Educação Ivy Lílian da Silva, houve um novo castramento de zoneamento de estudantes em 2016 e com isso o transporte teve que se reorganizar. Antes os estudantes da Zona Rural eram desembarcados na Escola Estadual Wilson Lopes do Couto e tiveram que ser transferidos para Escola Estadual Miguel Gontijo, local onde o ônibus desembarcaria. 

A mudança não agradou aos pais dos estudantes e  em reunião realizada na última sexta-feira, 12, a Comissão de Cadastro e Matrícula e Zoneamento decidiu que    os estudantes voltarão ser desembarcados na Escola Estadual Wilson Lopes do Couto, como ocorria anteriormente. 

" A partir de segunda-feira, 15, o transporte voltará ser regularizado conforme a solicitação das mães", disse a Secretária Municipal de Educação de Bom Despacho, Ivy Lílian da Silva, em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Comissão 

A Comissão de Cadastro de Matrícula e Zoneamento é formada por Pais de alunos, Conselho Tutelar, Diretores de Escola, Professores, representantes de Municípios e Inspetora da Superintendência de Educação do Estado de Minas Gerais. 

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Copa Jornal Fique Sabendo de futebol Amador e Aspirantes começará em Março

No próximo dia 5 de Março começará a Copa Jornal Fique Sabendo de futebol Amador e Aspirantes. Seis clubes de Bom Despacho confirmaram participação no campeonato, sendo Cristalino, Esplanada, Operário, Famorine, Recreativo e Ipiranga. A primeira fase do torneio será realizada em turno único. 

O  objetivo é promover a prática esportiva dos atletas bondespachenses, que terão somente no final de abril a primeira competição oficial do ano, a Copa Rivas Sport. 

Para realização do torneio,  ficou decidido que a forma de disputa terá duas chaves com 3 times cada. Na Chave A, os jogos serão disputados por Famorine, Recreativo e Ipiranga e na Chave B os confrontos terão Cristalino, Esplanada e Operário se enfrentando. 

Segundo o regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo se enfrentarão  nas semifinais, sendo realizadas em apenas uma partida no campo do time de melhor campanha. A final também será decidida em apenas um jogo.  

Esta é sétima Copa Jornal Fique Sabendo, que conta com o apoio do Deputado Estadual Fábio Avelar, Liga Municipal, Restaurante Paraíso, MM Lanches,  Dudu Burger, além das rádios Ativa FM, Nova Veredas FM e Difusora AM.

Polícia Militar identifica autor de assalto a Farmácia em Bom Despacho

Na última terça-feira, 09, uma farmácia no centro de Bom Despacho foi assaltada. Como o estabelecimento possui circuito interno de imagens, a Polícia conseguiu identificar o autor do crime. O suspeito é morador de Bom Despacho. 

Conforme boletim de ocorrência, os policiais compareceram a residência do autor na última quinta-feira, 11, após ser identificado pelas  imagens obtidas do estabelecimento. Durante a abordagem, a esposa do suspeito informou que o mesmo se encontrava na casa do irmão. 

Ainda segundo o BO, o suspeito quando viu os policiais se aproximarem, jogou um cigarro de maconha no chão, sendo depois  preso e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho para prestar esclarecimentos às autoridades. 

Em relato aos policiais, o suspeito confessou a autoria e confirmou  a participação do irmão no crime, o qual também foi preso pelos militares. 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Polícia prende 10 pessoas suspeitas de tráfico em Bom Despacho

Na noite da última quinta-feira, 11,  após receber informações do Serviço de Inteligência, a  Polícia Militar compareceu a Rua Andradas no Bairro JK, para prender 10 pessoas que estavam com suspeitas de envolvimento de tráfico de drogas em Bom Despacho. Durante a ação, policiais montaram um cerco para segurar os envolvidos.  

Conforme a ocorrência, os suspeitos eram jovens com idades entre 13 e 22 anos. No local, também foi encontrado  uma certa quantia em dinheiro e  celulares. 

Logo depois, os envolvidos  foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho.