https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : 03/01/2016 - 04/01/2016

quinta-feira, 31 de março de 2016

Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (30) o aumento da pena do feminicídio, caso o crime seja praticado no descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha. O projeto, que altera o Código Penal, aumenta a pena de um terço (1/3) até a metade. De autoria do deputado Lincoln Portella (PRB-MG), o texto ainda será apreciado pelo Senado Federal.

No texto aprovado, foram incorporadas medidas como agravamento da pena no caso de o crime ser contra pessoas portadoras de deficiência degenerativas que acarretem vulnerabilidade física ou mental e também se for cometido na presença física ou virtual de descendente ou ascendente da vítima.

O Código Penal prevê a pena de reclusão de 12 a 30 anos nos casos de homicídio contra a mulher por razões de condição do sexo feminino.

Justificativa

Na justificativa, o autor afirmou que a violência contra a mulher é uma triste realidade no país, mesmo após a entrada em vigor da Lei Maria da Penha. “Sabemos que os agressores, na maioria das vezes, descumprem as medidas proibitivas e voltam a atemorizar as vítimas. Infelizmente, muitos casos de violência doméstica somente terminam com a morte da ofendida”, afirmou Lincoln Portela.

Ainda na justificativa, o deputado afirmou que aqueles que cometem o feminicídio descumprindo medida protetiva precisa ter punição maior. “Entendemos que o agente que comete esse delito em descumprimento de medida protetiva merece uma punição mais severa, tendo em vista a maior reprovabilidade de sua conduta”, argumentou.

“A alteração legislativa ora proposta representa um avanço na luta das mulheres contra a violência doméstica e familiar”, disse o autor da proposta.

Lactose

Os deputados também aprovaram projeto do Senado que obriga a inclusão de informação sobre a presença de lactose na rotulagem de produtos alimentícios. Os deputados incluíram ainda a necessidade de informar a presença de caseína, que é um elemento causador de alergia.

Como o texto foi alterado na votação na Câmara, ele terá de retornar ao Senado para nova deliberação.

Ag. Brasil

Prefeitura BD diz que Operação no Rosário II foi para combater o tráfico e a Invasão de lotes

Na última quarta-feira, 30, a Prefeitura de Bom Despacho em parceria com a Polícia Militar compareceu ao Bairro Rosário II, para realizar uma operação contra invasores de lotes institucionais e também contra o tráfico de drogas na região. Em nota, o Executivo afirma que os terrenos foram invadidos por grileiros e depois vendidos às famílias carentes. 

Após a ação, houve muita repercussão nas redes sociais, principalmente críticas direcionadas a atual administração do município. No entanto, a ação teve como objetivo combater o estelionato e também o tráfico de drogas, que está intenso na região. 

Ainda conforme o executivo, as famílias retiradas foram identificadas pelo setor de habitação da Prefeitura e serão enquadradas em programas sociais. Elas também receberão lotes para construírem suas casas e também dinheiro para pagarem aluguel. 

A operação foi realizada pela Prefeitura de Bom Despacho em parceria com a Polícia Ambiental e 50 Cia da PMMG. 


terça-feira, 29 de março de 2016

Adolescentes são vítimas de assalto na Pista de Skate em Bom Despacho

Em meados de 2015, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho anunciou a construção da Pista Skate na Avenida Dr Roberto em Bom Despacho. Orçada em mais de R$ 120 mil,  houve bastante gente que questionou a sua construção,  devido a cidade ter outras prioridades, principalmente na área da saúde. 

Pois é, sendo ironia do destino ou não, o local foi palco de assalto nesse último domingo, 27 de março. Por volta das 20h,  dois  adolescentes com idades entre 14 e 16 anos foram abordados por 3 indivíduos. Em relato aos Policiais, as vítimas afirmaram  que um dos suspeitos estava portando uma arma de choque. 

Ainda de acordo com a ocorrência, os suspeitos levaram os aparelhos celulares das vítimas e fugiram logo em seguida. 

POLÍCIA MILITAR PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM BOM DESPACHO

Na tarde de 26 de março de 2016, no município de Bom Despacho, policiais militares da  50ª Cia PM receberam denúncia de que um foragido da justiça estaria escondido em uma residência no Bairro São Vicente.

Os militares deslocaram-se até o endereço, cercaram a residência e localizaram o suspeito. Durante buscas no imóvel foi localizada uma arma de fogo e quatorze munições.

O abordado, que possuía em seu desfavor um mandado de prisão em seu desfavor, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia com os materiais apreendidos.

 Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

domingo, 27 de março de 2016

Copa Jornal Fique Sabendo terá final inédita em 2016

Nesse domingo, 27, a Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes conheceu os seus finalistas. A competição, que é promovida desde 2010 em Bom Despacho, terá em 2016 uma final inédita. Pela primeira vez, Esplanada e Operário decidirão o título da categoria amador adulto. O duelo jamais aconteceu numa decisão na história do futebol local. 

A definição dos semifinalistas aconteceu após as partidas dos jogos desse final de semana. No sábado, dia 26,  pela categoria aspirantes o Recreativo derrotou o Operário por 6 a 0 e garantiu a vaga na final. O Verdão do Engenho do Ribeiro encara o Esplanada, que venceu o Ipiranga por 2 a 1 no Estádio Parque do Azulão nesse domingo, 27. 

Pela categoria amador adulto, o jogo entre Esplanada e Recreativo, realizado no sábado, 26,  ficou marcado pela disputa entre os jogadores. Logo no início de jogo, a equipe do Engenho do Ribeiro abriu o placar com o gol de Humberto. Um minuto depois, Renato empatou no bate-rebate na área,  e antes de terminar a primeira etapa,  virou o marcador. 

Segundo tempo

No segundo tempo, os atletas do Recreativo voltaram mais dispostos e numa falta anotada dentro da grande área, igualou com um gol de pênalti batido por Catraquinha. A falta também tirou o destaque da partida até então, o volante Renato do Esplanada, que acabou sendo expulso do jogo pelo árbitro Denílson Domingues. Tudo caminhava para o empate até os 36 minutos da etapa final, quando Diego Vinícius cobrou uma falta de longa distância, não sendo defendida pelo goleiro Éder Willian. A  falha  originou o terceiro gol do Celeste e garantiu  a sua vaga na decisão.  

Operário 2 x 0 Ipiranga

Depois de um primeiro tempo equilibrado que terminou em 0 a 0,  no segundo tempo, a equipe do Bairro Jardim América superou o adversário do Distrito do Engenho do Ribeiro e venceu  por 2 a 0. A equipe de Bozó  agora enfrenta o Esplanada na final da Copa Jornal Fique Sabendo. 

A final do torneio está agendada para acontecer no próximo dia 16/04, com possibilidades de ser realizada no Estádio Chico Marques. 

Esta é a sétima competição de futebol promovida pelo Jornal Fique Sabendo em Bom Despacho. Dessa vez, o torneio tem como patrono o Deputado Fábio Avelar, além dos apoios de Restaurante Paraíso, MM Lanches, Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho,  Secretaria de Esportes, Vereador Robertão Cordeiro, Polícia Militar,  rádios Ativa, Difusora, Nova Veredas e do blog o ofinodabola10.blogspot.com. 

Mesmo debaixo de chuva, fiéis acompanham Procissão de Enterro em Bom Despacho

Imagem de Fiéis na Procissão de Enterro no centro de BD
Bom Despacho se tornou muita conhecida pelo grande número de católicos que há na cidade. Antes mesmo de ter se emancipado em junho de 1912, o seu calendário religioso já contava com a realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Outra data que também sempre marcou foi a procissão de enterro,  celebrada todos anos na Sexta-Feira da Paixão de Cristo. 

Apesar da chuva que caiu na última sexta-feira, 25 de março, inúmeros fiéis acompanharam a celebração da procissão de enterro em algumas comunidades de Bom Despacho. No centro da cidade, por exemplo, as sombrinhas tomaram conta das ruas e substituíram as velas. 

Outro fato que chamou a atenção foi o  percusso da procissão,  mudado por causa do tempo. Nos anos anteriores os fiéis caminhavam da Praça da Matriz pelas vias Dr José Gonçalves, Padre Vilaça, Av. São Vicente, Marechal Floriano, Praça do Larguinho, Clodoaldo de Oliveira, Praça da Inconfidência, e terminava na Dr. Miguel Gontijo. Nesse ano, o trajeto teve  a Rua Faustino Teixeira como acesso á sua chegada. 

A procissão de enterro no centro da cidade é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho. 

sexta-feira, 25 de março de 2016

Rastreador localiza caminhão furtado em Bom Despacho

Na manhã da última terça-feira, 22, um caminhão carregado com um guindaste muck foi furtado no Bairro Santa Lúcia em Bom Despacho. 

Como o veículo possui rastreador, a empresa responsável pelo serviço, Alerta Sat, acionou a Polícia Militar para tomar as devidas providências. 

Como houve o contato imediato da empresa rastreadora,  a Polícia Militar em apoio com a Polícia Rodoviária Federal montaram um cerco para recuperar o veículo, que horas depois foi abandonado na rodovia BR 381, próximo a cidade de Perdões, região sul do estado. 

O veículo pertence à uma empresa que presta serviço para a concessionária Triunfo em Bom Despacho. O caminhão é de modelo  VW 13180 e também estava carregado com um Bate Estaca. 


Polícia Civil de Minas Gerais alerta para o golpe do falso emprego

O golpe da promessa de emprego continua a fazer vítimas em Minas Gerais. Embora não seja incomum, esta armadilha permanece como uma prática de golpistas, que se aproveitam de momentos de dificuldade e fragilidade das pessoas para agir. Como resultado, a vítima, ludibriada, acaba por realiza pagamentos, mesmo sem ter condições financeiras.

O operário Rafael Vieira, 27, por exemplo, está entre as vítimas recentes. Desempregado há nove meses, ele foi atraído por uma falsa vaga em empresa de ônibus, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “A vaga era para cobrador. Porém, eu tinha que pagar R$ 100 para a taxa de admissão”, conta.

Para a sorte de Rafael, no entanto, o ofertante José Izaias de Oliveira, 43, já estava sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais, justamente por suspeita de aplicar o golpe do falso emprego. Para detê-lo, a corporação montou uma operação para monitorar por telefone uma negociação que envolvia o suspeito e o operário. No momento da negociação de emprego, o suspeito foi preso em flagrante pelo crime de estelionato e Rafael recuperou a quantia transferida.


Jovens na mira

A delegada Silvia Helena de Freitas diz estar acostumada a receber reclamações de pessoas enganadas por golpistas. Inclusive, muitos jovens acabam sendo alvos preferenciais, por estarem à procura do primeiro emprego. “As abordagens aos jovens acontecem ainda nas portas das escolas. Os jovens são convencidos a assinar um contrato, com pagamento antecipado e o emprego não vem”, relata.

De acordo com a delegada, este contrato oferecido pelos golpistas seria, na verdade, para realização de um falso curso para ajudar as pessoas a conquistar as vagas que também não existem. Segundo ela, é bastante comum, nessas situações, a constituição de uma com a finalidade apenas de dar calote nas pessoas. “Por isso, a recomendação é a de sempre pesquisar sobre a empresa nos órgãos de proteção ao consumidor, para saber se existem reclamações”, orienta.

Atenção redobrada

Outro ponto chave que precisa ser observado, segundo a delegada, é a exigência de pagamento prévio em troca de emprego. “O candidato deve desconfiar sempre da cobrança antecipada”, alerta.
Qualquer pessoa que estiver participando de um processo de seleção e notar alguma irregularidade pode fazer uma denúncia na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ou procurar o Ministério Público do Trabalho, que investigará o caso.

Se mesmo assim, a pessoa for enganada por uma empresa com a falsa promessa de emprego, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência e ajuizar uma ação para tentar reaver o valor pago. “Neste caso, configura crime contra as relações de consumo e cabe penalidade”, diz. A pena para este tipo de crime varia de 2 a 5 anos em regime fechado, além de multa.

Encontre no lugar certo

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) disponibiliza, diariamente, em sua página, diversas vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Na fanpage da Secretaria no Facebook, o usuário também encontra instruções para o cadastro no sistema Mais Emprego, do Governo Federal.

No Mais Emprego, especificamente, o trabalhador pode fazer o seu cadastro online, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade física do SINE. É possível, ainda, que o trabalhador verifique uma oportunidade de emprego e, caso se enquadre no perfil da vaga, encaminhe-se, gratuitamente, para o processo seletivo diretamente na empresa.


 Ag. Minas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Caminhão é furtado em Bom Despacho

Por volta das 7 horas da última terça-feira, 22, Policiais Militares compareceram à  Rua Antônio Tavares, no Bairro Santa Lúcia, onde a vítima informou ter estacionado um caminhão de modelo   VW 13180 de frente a sua residência. No mesmo dia, o motorista percebeu que o veículo havia sido furtado.

Conforme a ocorrência,  dentro do cabine estava a CNH do motorista, e na sua carroceria,  um Guindaste Muck  e um Bate Estaca.  Entretanto, os militares também receberam a informação de que o caminhão foi rastreado e se encontrava nas proximidades da cidade de Campo Belo em direção a cidade de Cana Verde (MG).


Ainda de acordo com o BO, foi realizado cerco policial para recuperar o veículo furtado. 

Previsão do tempo aponta feriado quente com pancadas de chuvas em Bom Despacho

O Outono é uma estação mais conhecida por trazer temperaturas menos elevadas nessa época do ano. No entanto,  o início dessa passagem  trouxe  de volta o calorão que todos os bondespachenses estão acostumados a conviver. 

O site do  INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais),  geralmente usado por emissoras de TV como Globo e SBT, aponta que Bom Despacho poderá ter temperaturas variando em torno de 28 a 30 Graus no feriado prolongado da Páscoa. 

O sítio também informa que há 80% de possibilidade de chover na cidade nos próximos 6 dias. 

O  link abaixo mostra a previsão do tempo para Bom Despacho:  http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/901.

terça-feira, 22 de março de 2016

POLICIAIS MILITARES APREENDEM ADOLESCENTE COM DROGAS EM BOM DESPACHO

Na noite de 20 de Março de 2016, policiais militares da 50ª Companhia de Policiamento, durante patrulhamento pelo bairro Vila Aurora, visualizaram um indivíduo em atitudes suspeitas. Ao perceber que seria abordado, o adolescente arremessou um objeto no quintal de uma residência.

Autorizada a entrada na residência e realizadas buscas, os militares localizaram seis pedras de crack e uma bucha de maconha. Com o adolescente foi localizado um aparelho de telefone celular.

O adolescente recebeu voz de apreensão e, acompanhado de sua genitora, foi encaminhado à Delegacia de Polícia com o material apreendido.
                       
                       

Assessoria de Comunicação do 7º BPM

Mato cresce na Av. Dr. Juca em Bom Despacho

Nos últimos dias, Bom Despacho tem convivido com o mato alto em inúmeras ruas  da cidade. Com isso, o trânsito nas vias fica difícil  principalmente para os pedestres que andam nas calçadas. Na avenida Dr Juca, por exemplo, o mato está alto e muita das vezes, atrapalha a visibilidade de quem dirige pela pista. 

A situação piora quando os pais dos alunos precisam levar os seus filhos para estudarem no turno da manhã. Como o trânsito fica  movimentado  durante este horário, os motoristas devem redobrar a atenção quando trafegam pelo local. 

No começo de 2016, a Prefeitura de Bom Despacho  até publicou um edital para executar o serviço de capina nas ruas da cidade, mas o serviço ainda não teve o seu início e por isso, a população terá de conviver com o mato alto em grande parte da cidade por um período indeterminado. 

Em conversa com o Jornal Fique Sabendo, o assessor especial da Prefeitura de Bom Despacho Ricardo Santos, afirmou que o município tentou repassar o serviço de capina para a Catabom (Associação dos Catadores de Lixo de Bom Despacho), mas não obteve o resultado esperado. No entanto, confirmou que a  capina das ruas da cidade poderá acontecer em poucos dias. 


segunda-feira, 21 de março de 2016

Polícia Militar Rodoviária dá orientações para quem vai pegar estrada na Semana Santa

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) reforça o alerta para os motoristas que vão trafegar pelas estradas durante o feriado da Semana Santa. Por conta do grande fluxo de veículos com destino às cidades históricas e de tradição religiosa, os condutores devem ter atenção redobrada às condições do veículo e das principais vias de acesso e saída de Minas Gerais.

De acordo com a PMRv, mesmo com a queda de 21,8% no índice de mortes nas estradas federais e estaduais que cortam o estado, em 2015 (25 mortes) em comparação com 2014 (32 mortes), cuidados simples e preventivos podem garantir a segurança das famílias nas rodovias.

“É sempre bom estar com a revisão do veículo em dia”, aconselha a chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional do Batalhão da PMRv, tenente Grazielly Oliveira. Além do grande fluxo de veículos, a possibilidade de chuvas pode surpreender os motoristas.  Desse modo, é importante também “consultar a previsão do tempo e ainda checar a situação atual do trajeto escolhido”, completa a tenente.

A pressa também é responsável por boa parte das infrações e acidentes e do comportamento imprudente dos motoristas. Por isso, uma das recomendações é a de que se faça um planejamento de horário. “A maior parte dos acidentes é provocada nas ultrapassagens”, conta Grazielly. “As colisões traseiras também engrossam a lista de acidentes”, acrescenta.

Para reforçar ainda mais a segurança, a Polícia Militar Rodoviária Estadual vai fazer parte da operação especial de Semana Santa. A fiscalização tem início a partir da meia-noite de quinta-feira (24/3) e se estende até às 23h59 de domingo (27/3).

Pontos críticos


De acordo com a tenente Grazielly Oliveira, alguns dos trechos com maior movimento de veículos são conhecidos pelos altos índices de acidentes. O Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, com 27 km de extensão, é um deles, tendo em vista que engloba a união das rodovias BR-262 e BR-381, e segue até a confluência com a BR-040.

A atenção também precisa ser reforçada especialmente nas saídas da capital, onde o fluxo de veículos aumenta de forma considerável. São exemplos as estradas MG-010, MG-424, LMG-808, MG-040, MG-030 e MGC-262, que ligam às cidades históricas, sítios e condomínios fechados.

Rodovias federais


Em relação às rodovias federais, recomenda-se precaução nas rodovias BR-040 e BR-381, que mantêm um calendário de obras e intervenções. Conforme já antecipado pela concessionária que administra a BR-040, a Via-040, no sábado (26/3), das 7h às 18h, estão programados serviços de manutenção e recuperação do pavimento entre Curvelo (Km 400) e Belo Horizonte (Km 543). Haverá, também, estreitamento das pistas (sem interdições) nos sentidos Brasília e Rio de Janeiro.

Ainda no sábado (26/3) das 9h às 16h, a empresa vai realizar pequenos reparos no pavimento da BR-040, entre Belo Horizonte (Km 543) e Nova Lima (Km 550). Na ocasião, haverá estreitamento das pistas (sem interdições) no sentido Brasília. Das 7h às 17h e das 21h às 5h, também entre os dois municípios, estão previstas intervenções entre o Km 570 (Nova Lima) e Km 543 (BH), com estreitamento de pistas, mas sem interdições nos sentidos Brasília e Rio de Janeiro.

Por sua vez, a concessionária Autopista Fernão Dias, que administra a BR-381, alerta aos motoristas quanto à sinalização das obras no Km 588, pista ao norte do município de Carmópolis de Minas, na Região Oeste do estado. As intervenções estarão interrompidas durante o feriado, mas os condutores devem ficar de olho nos desvios e alterações na via.

Cuidados com as crianças
Os motoristas não podem abrir mão dos equipamentos que contribuem para a segurança das crianças. São eles: bebê conforto, para crianças de 0 a 1 ano de idade; cadeirinha, para crianças de 1 a 4 anos de idade; e assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos.

Se o veículo for flagrado sem a cadeirinha, por exemplo, o motorista está sujeito a multa de R$ 191,54, além da perda de 7 pontos na carteira nacional habilitação e retenção do veículo, até que a irregularidade seja resolvida.

Atendimento


Em caso de acidentes em rodovias estaduais, o recomendado é acionar a Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 190. Nas rodovias federais, o telefone de emergência da Polícia Rodoviária Federal é o 191.

Além disso, as concessionárias disponibilizam serviços de atendimento médico, socorro mecânico e combate a incêndios.  
Via 040 – 0800 040 0040 / Autopista Fernão Dias – 0800 2830 381.

Ag. Minas


POLÍCIA MILITAR LOCALIZA MÁQUINA CARREGADEIRA FURTADA EM BOM DESPACHO

Na tarde de 17 de março de 2016, no município de Bom Despacho, os policiais militares da 50ª Cia PM foram informados que uma máquina carregadeira teria sido furtada em 14/03/2016 de uma Usina de Asfalto localizada no município de Martinho Campos e que a máquina estaria no Bairro São José, na cidade de Bom Despacho, com uma placa de vende-se.

De imediato, os militares compareceram ao local onde localizaram  a referida máquina. Conforme versão do suspeito, esse adquiriu o veículo de terceiros. O indivíduo recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi encaminhado à Delegacia de Polícia da cidade de Bom Despacho. A máquina carregadeira foi deixada aos cuidados de um depositário fiel.        
                       

Assessoria de Comunicação do 7º BPM

Sorteio define semifinais da Copa Jornal Fique Sabendo

Na noite dessa segunda-feira, 21, foi realizado o sorteio da categoria amador adulto pela  primeira colocação da Chave A da Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes. Os clubes Ipiranga e Recreativo, ambos empataram nos critérios desempate de classificação e por isso foram sorteados.  O sorteio aconteceu com a presença dos representantes dos times interessados, além do presidente do Esplanada FC.

Pelo sorteio, o Ipiranga FC ficou com primeira colocação. O resultado confirmou o confronto do Azulão com Operário, segundo colocado da Chave B pela categoria amador adulto, agendado para o dia 27/03  a partir das 15h30 no estádio Parque do Azulão no Distrito do Engenho do Ribeiro. Antes no dia 26/03, sábado, os dois times acompanham o confronto de Esplanda e Recreativo, marcado para o Estádio Chico Marques, também com o horário de 15h30 para começar. 

Já pela categoria aspirantes, o Recreativo encara o Operário  a partir das 13h30 no sábado, dia 26/03, no Estádio Chico Marques,  e no domingo, 27/03, também acontece o confronto entre Ipiranga e Esplanada no mesmo horário. 

Esta é a sétima competição de futebol promovida pelo Jornal Fique Sabendo em Bom Despacho. Dessa vez, o torneio tem como patrono o Deputado Fábio Avelar, além dos apoios de Restaurante Paraíso, MM Lanches, Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho,  Secretaria de Esportes, Vereador Robertão Cordeiro, Polícia Militar,  rádios Ativa, Difusora, Nova Veredas e do blog o ofinodabola10.blogspot.com. 

Veículo é recuperado pela PM em Bom Despacho

Na madrugada dessa segunda-feira, 21, a Polícia Militar recebeu o  chamado do proprietário de um Fiat Uno, que havia sido furtado de frente a sua residência.  

Em relato aos policiais, o morador afirmou que estacionou o seu veículo na porta de  sua casa por volta das 00h10, mas logo depois  às 04h30  percebeu que o mesmo havia sido levado por alguns indivíduos. 

De acordo com o BO, após rastreamento pelo bairro Jardim América. o carro foi encontrado com as portas destrancadas, sem a chave na ignição, tendo sido provavelmente  alvo de  ligação direta. 

Logo após a sua recuperação, o veículo foi removido para o pátio credenciado do Detran/MG em Bom Despacho.  

IBGE diz que suínos e frangos têm abate recorde em 2015

O abate de suínos cresceu 5,7% e o de frango 5,4% em 2015 na comparação com 2014, estabelecendo novos recordes. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte dos resultados do abate de animais, produção de leite, couro e ovos referentes ao quarto trimestre do ano passado, divulgados juntamente com o fechamento de 2015.

Em 2015, foram abatidas 39,26 milhões de cabeças de suínos, com a série anual mostrando crescimento ininterrupto da atividade desde 2005, o que acabou culminando com o novo patamar recorde de 2015. O peso acumulado das carcaças de suínos alcançou 3,43 milhões de toneladas em 2015, com aumento de 7,4% em relação a 2014. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná foram lideraram o abate de suínos. Em relação a 2014, Santa Catarina e Paraná aumentaram o volume de cabeças abatidas, enquanto o Rio Grande do Sul teve queda.

Frangos

O crescimento de 5,4% no abate de frangos, também um novo recorde, reflete o resultado acumulado no ano passado (abate de 5,79 bilhões de cabeças de frango), o que levou o segmento a alcançar um novo patamar recorde.

O peso acumulado das carcaças no abate de frangos em 2015 alcançou 13,14 milhões de toneladas, com alta de 5% em relação a 2014. A produção de frango cresceu continuamente de 1997 a 2015, com uma única queda em 2009.

Bois

O abate de bovinos caiu 9,6% entre 2014 e 2015, com 30,64 milhões de cabeças contra 33,91 milhões em 2014. A queda teve reflexos também na produção de carcaças. Segundo o IBGE, a produção de 7,49 milhões de toneladas de carcaças bovinas em 2015 foi 7,1% menor que a do ano anterior (8,06 milhões de toneladas).

O abate de 3,27 milhões de cabeças de bovinos a menos no comparativo 2015/2014 foi impulsionado por reduções em 23 das 27 Unidades da Federação. As principais quedas foram em Mato Grosso (-811,42 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (-532,31 mil cabeças) e São Paulo (-471,46 mil cabeças). Mato Grosso, mesmo com queda de 15,2%, continuou liderando o ranking no país em 2015, seguido por Mato Grosso do Sul e Goiás
.
Couro

A compra de couro pelos curtumes analisados pela Pesquisa Trimestral do Couro caiu 10,5% em 2015. Segundo o IBGE, os curtumes analisados pela Pesquisa Trimestral do Couro - aqueles que curtem pelo menos 5.000 unidades inteiras de couro cru bovino por ano - declararam ter recebido 32,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino. A quantidade foi 10,5% menor que a registrada no ano anterior.

Leite

A compra de leite também recuou entre 2014 e 2015 atingindo 24,05 bilhões de litros no ano passado, queda de 2,8% em relação a 2014. Minas Gerais foi responsável por 26,8% da aquisição de leite. Em segundo lugar, o Rio Grande do Sul (14,5%). Em relação a 2014, a queda da aquisição de leite ocorreu em 21 das 27 unidades da federação. Houve aumentos apenas em Pernambuco (6,1%), Rio de Janeiro (5,5%), São Paulo (3,3%), Santa Catarina (0,4%) e Rio Grande do Sul (1,7%).

Ovos de galinha

A produção de ovos de galinha atingiu 2,92 bilhões de dúzias em 2015, um crescimento de 3,5% comparado a 2014. A produção de ovos de galinha foi maior em todos os meses de 2015 se comparada a 2014.

Ag. brasil


quinta-feira, 17 de março de 2016

POLÍCIA MILITAR LOCALIZA VEÍCULO FURTADO E APREENDE DOIS SUSPEITOS EM BOM DESPACHO


Na manhã de 16 de março de 2016, no município de Bom Despacho, os policiais militares da 50ª Cia PM receberam denúncia de que indivíduos em atitudes suspeitas teriam abandonado um veículo Fiat/Uno, no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Rapidamente os militares deslocaram até o local onde depararam com três jovens, que ao visualizarem a guarnição policial, evadiram. 

O veículo encontrava-se no local e, após consulta ao Sistema Informatizado, constatou-se que havia sido furtado em 15/03/2016, na cidade de Bom Despacho. 

Dois adolescentes foram abordados e receberam voz de apreensão, sendo encaminhados à Delegacia de Polícia. O veículo foi removido pelo reboque credenciado.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM

Sesc abre inscrições para acompanhamento escolar em Bom Despacho

                             ‘PHE’ oferece apoio pedagógico gratuito para estudantes de 6 a 11 anos

O Sesc Bom Despacho está com inscrições abertas para 40 vagas remanescentes para a iniciativa que busca desenvolver capacidades, impulsionar o conhecimento dos estudantes, tudo isso valorizando os momentos lúdicos e as brincadeiras. É oProjeto Habilidades de Estudo (PHE)que oferece acompanhamento pedagógico, atividades extracurriculares, esportivas, culturais e cuidados com a saúde aos estudantes do Ensino Fundamental (de 6 anos a 11 anos), matriculados na rede pública ou que possuam 100% de bolsa integral em escola particular. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na unidade, localizada à av. Maria da Conceição del Duca (D. Saçã), 150, Jaraguá.

Para participar é preciso que o aluno possua renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos, sendo, preferencialmente, dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Durante o PHE, as crianças serão atendidas no Sesc, no contraturno escolar, de segunda à sexta-feira, ampliando assim o tempo dedicado aos estudos.

O PROJETO
A proposta é criar condições para que a criança desenvolva hábitos de estudo, atitudes de cidadania e habilidades para aprimorar a capacidade de ler e interpretar os fatos do mundo, além da oportunidade de convivência e interação, fortalecendo os laços de amizade no dia a dia.

Outro aspecto valorizado é o ato de brincar, uma forma de expressão, de aprendizado e de experiência. Ao longo do ano são desenvolvidas atividades abordando diversos temas, como valores sociais, identidade, expressão corporal, teatro, higiene, meio ambiente e sustentabilidade, pinturas artísticas, reconhecimento do corpo humano, música, natação, contação de histórias, jogos pedagógicos, brincadeiras antigas e de rodas, leitura, entre outros, fazendo da aprendizagem um processo ativo, interessante e significativo.

SERVIÇO
Inscrições para o Projeto Habilidades de Estudo (PHE), em Bom Despacho
Horário: das 8 às 17h
Local: Sesc Bom Despacho (av. Maria da Conceição del Duca (D. Saçã), 150, Jaraguá).
Gratuito

Informações sobre o evento (público): (37) 3521-9486

Ass. Imp. Sesc

Projeto de lei garante reajuste de 11,36% para os profissionais da educação

O governador Fernando Pimentel encaminhou, nesta terça-feira (15/3), à Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, projeto de lei que propõe que as tabelas de vencimentos das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica e os valores dos abonos sejam reajustados em 11,36%, de forma retroativa, a partir de 1º de janeiro de 2016. A nova proposta atende às reivindicações e pontos abordados em constante diálogo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

A partir de agora, o projeto de lei aguarda apreciação e depende do Legislativo para que os reajustes da categoria e a correção do valor do piso salarial sejam devidamente incorporados. De acordo com a assessoria de imprensa da ALMG, por ter sido solicitada a apreciação em regime de urgência, os prazos regimentares são reduzidos à metade e o projeto de lei ganha prioridade na tramitação.

Histórico

O projeto de lei honra o compromisso do acordo histórico assinado entre o governador Fernando Pimentel e as entidades representativas dos professores, no ano passado, ao assegurar à categoria a atualização do Piso Salarial Estadual nos mesmos índices de correção do Piso Salarial Profissional Nacional nos anos de 2016, 2017 e 2018 para o Professor Especialista em Educação e Analista Educacional na função de Inspetor Escolar.

Em fevereiro, após entendimento com o Sind-UTE/MG e deputados, o Governo do Estado retirou o projeto que previa aumento do piso por meio de abono e deu início à construção de uma versão que atendesse às demandas da categoria.

Com as novas medidas propostas, o Governo cumpre a determinação contida no art. 3º da Lei nº 21.710, de 2015, agregando a atualização do piso salarial do magistério aos reajustes autorizados nessa mesma Lei para servidores de todas as carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica.

Desde 2015, a atual gestão da administração pública estadual tem mantido intenso diálogo com o sindicato com o único objetivo de valorizar os servidores da Educação. Com transparência e sensibilidade, a cada encontro e debate o Governo reafirma o compromisso de aprimorar as políticas públicas educacionais, com a efetiva participação dos professores por meio de seus representantes legais.

Trâmite


Segundo a assessoria de imprensa da ALMG, o pedido de urgência é uma estratégia adotada para acelerar a tramitação de um projeto na Assembleia, à qual o governador pode recorrer para até dois projetos de lei ao mesmo tempo. Nesse caso, além da redução dos prazos regimentares, deixa de ser obrigatória a publicação de pareceres no Diário do Legislativo. Impacto também na discussão no plenário que, com isso, não pode ultrapassar quatro reuniões consecutivas.

Ag. Minas

Quaresma aquece produção de peixes e vendas crescem até 40% em Minas Gerais

Repasse de tecnologia e assistência técnica estimulam a aquicultura, que se prepara antes para atender demandas da época


A tradicional época da Quaresma movimenta o mercado de peixes e, em Minas Gerais, as vendas, nos principais polos de produção, aumentaram em torno de 30% a 40%. Os índices foram informados pelas cooperativas e piscicultores individuais das regiões de Furnas (Sul de Minas), de Três Marias (Região Central) e dos municípios do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

Os piscicultores em questão são produtores de tilápias em tanques-rede e costumam se preparar, antecipadamente, para atender a demanda desse período. “No mês de setembro, a gente aumenta a quantidade de alevinos (peixes recém saídos dos ovos) nos tanques e, no prazo de seis a sete meses, estão prontos para a venda”, aponta o presidente da Cooperativa dos Piscicultores de Morada Nova de Minas (Coopim), Onedino Pereira de Souza.

A cooperativa reúne 20 piscicultores, que produzem 22 toneladas de tilápias, por mês, em tanques-rede instalados no lago da represa de Três Marias. Lá, o quilo do peixe vivo é vendido ao preço médio de R$ 5,50 para frigoríficos e comerciantes da região. Já o quilo do filé, em torno de R$ 25.

Mesmo com a boa oxigenada dada pela Quaresma no mercado de peixes da região, o presidente da Coopim aposta no negócio é como investimento constante, com perspectiva de futuro.“O custo da produção ainda é um desafio para o setor, mas existem compensações, como o fato de o empreendimento dar retorno rápido. Além disso, existem possibilidades de crescimento do mercado porque os brasileiros estão consumindo mais peixe o ano todo”, conclui.

Bom negócio

A produção de peixes é um bom negócio para Dulcinéia Gomes, de São José da Barra, na região de Furnas.  “Nessa época a procura, aqui, cresce em torno de 30%, mas a gente não se apega às demandas só do período. Procuramos seguir um ciclo de produção que atende o mercado o ano todo”, afirma.

A piscicultura transformou a técnica de enfermagem em empreendedora. Dulcinéia entrou no negócio há cinco anos, com poucos tanques-rede e uma produção de 10 toneladas de peixe por ano.

Com a assistência técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o empreendimento cresceu e exigiu dedicação exclusiva de Dulcinéia, que teve de deixar o trabalho na área de enfermagem. “Gosto muito da profissão, mas precisei optar por investir na piscicultura que, apesar das dificuldades iniciais, se tornou mais vantajosa para a família, em termos de renda” ressalta a produtora.

Hoje, a agricultora familiar conduz o negócio com o marido e os dois filhos. São 30 tanques-rede que produzem cerca de 60 toneladas de tilápia por ano. O produto é vendido para restaurantes e peixarias da região ao preço de R$ 6 o quilo.

Mercado em Minas

Dados do IBGE mostram que Minas Gerais produziu, em 2014, cerca de 16,5 mil toneladas de peixe, movimentando aproximadamente R$ 98,5 milhões.No estado, o maior polo produtor é a represa de Três Marias, com a criação de tilápias em tanque-rede. De acordo com diagnóstico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), divulgado em 2015, a região possui cerca de 100 piscicultores de pequeno e médio porte.

A produção anual na represa chega a 9 mil toneladas e a comercialização do peixe in natura é estimada em R$ 50 milhões por ano. Considerando toda a cadeia produtiva (venda de ração, criação e comércio de alevinos, processamento), o volume de recursos que o setor movimenta, anualmente, ficaria em torno de R$100 milhões

Fomento

A piscicultura tem potencial para crescer mais em Minas Gerais. Para fomentar o setor, segundo a diretora de Aquicultura, Ana Carolina Euler, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abatecimento (Seapa), um dos desafios é a reformulação da legislação ambiental.

“Em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estamos pontuando os impactos da atividade na natureza e vamos propor soluções. A intenção é padronizar o licenciamento ambiental aquícola no estado”, observa.  

A diretora de Aquicultura também destaca o trabalho desenvolvido pela Seapa, por meio da Emater-MG, para a capacitação de técnicos e piscicultores com foco na produção e conquista de mercado. Ainda cita as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de defesa sanitária de animais aquáticos.

Outra aposta da Seapa, segundo Ana Carolina, é a implantação do Programa de Desenvolvimento Estratégico da Aquicultura em Minas Gerais (ProPeixe), que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O programa estabelece mecanismos de fomento e de desenvolvimento da produção aquícola no estado.


Tecnologia

Tecnologias desenvolvidas pela Epamig reforçam a estratégia de estímulos à aquicultura, contribuindo para tornar eficiente a produção de peixes no estado. Essas tecnologias são repassadas tanto para funcionários das empresas e órgãos públicos de assistência técnica, quanto para os produtores e entidades que representam a piscicultura.

Além de pesquisa em criação de tilápia em tanque-rede, a Epamig realiza, no campo experimental de Arcos, no Centro-Oeste mineiro, estudos sobre o sistema de produção de peixes em fluxo contínuo de águas. No mês passado, durante encontro de Piscicultura, o pesquisador da Epamig, Vicente Gontijo, apresentou o modelo para produtores rurais e sindicatos de agricultores da região.

O sistema, de acordo com o pesquisador, tem como vantagens a facilidade de manejo, o aumento da produção, redução de custos, diminuição dos impactos ambientais e da mão de obra. Um manual com o passo a passo para a implantação de uma unidade produtiva está disponível para download no site da Epamig, no menu publicações.

Ag. Minas