sexta-feira, 1 de abril de 2016

Polícia Militar prende suspeito por contrabando em Bom Despacho

Na noite de quinta-feira, 31, durante a Operação Fecha Batalhão, a Polícia Militar compareceu a um estabelecimento comercial na Rua Espinosa no Bairro São Vicente em Bom Despacho. No local foi uma realizada uma busca, onde foram encontrados 35 maços de cigarros e 85 DVDs todos falsificados. 

Conforme a ocorrência, o suspeito foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil, para prestar maiores esclarecimentos. 

O material também foi apreendido pelos policiais. 

Tráfico de Drogas

Também na manhã de quinta-feira, 31, a Polícia Militar compareceu a Rua Mantiqueira  no Bairro São Vicente, onde abordou um suspeito. Durante as buscas, foi localizado uma balança de precisão e um papelote de cocaína. 

Logo em seguida, o suspeito foi preso pelos policiais e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil junto com o material apreendido. 

quinta-feira, 31 de março de 2016

Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (30) o aumento da pena do feminicídio, caso o crime seja praticado no descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha. O projeto, que altera o Código Penal, aumenta a pena de um terço (1/3) até a metade. De autoria do deputado Lincoln Portella (PRB-MG), o texto ainda será apreciado pelo Senado Federal.

No texto aprovado, foram incorporadas medidas como agravamento da pena no caso de o crime ser contra pessoas portadoras de deficiência degenerativas que acarretem vulnerabilidade física ou mental e também se for cometido na presença física ou virtual de descendente ou ascendente da vítima.

O Código Penal prevê a pena de reclusão de 12 a 30 anos nos casos de homicídio contra a mulher por razões de condição do sexo feminino.

Justificativa

Na justificativa, o autor afirmou que a violência contra a mulher é uma triste realidade no país, mesmo após a entrada em vigor da Lei Maria da Penha. “Sabemos que os agressores, na maioria das vezes, descumprem as medidas proibitivas e voltam a atemorizar as vítimas. Infelizmente, muitos casos de violência doméstica somente terminam com a morte da ofendida”, afirmou Lincoln Portela.

Ainda na justificativa, o deputado afirmou que aqueles que cometem o feminicídio descumprindo medida protetiva precisa ter punição maior. “Entendemos que o agente que comete esse delito em descumprimento de medida protetiva merece uma punição mais severa, tendo em vista a maior reprovabilidade de sua conduta”, argumentou.

“A alteração legislativa ora proposta representa um avanço na luta das mulheres contra a violência doméstica e familiar”, disse o autor da proposta.

Lactose

Os deputados também aprovaram projeto do Senado que obriga a inclusão de informação sobre a presença de lactose na rotulagem de produtos alimentícios. Os deputados incluíram ainda a necessidade de informar a presença de caseína, que é um elemento causador de alergia.

Como o texto foi alterado na votação na Câmara, ele terá de retornar ao Senado para nova deliberação.

Ag. Brasil

Prefeitura BD diz que Operação no Rosário II foi para combater o tráfico e a Invasão de lotes

Na última quarta-feira, 30, a Prefeitura de Bom Despacho em parceria com a Polícia Militar compareceu ao Bairro Rosário II, para realizar uma operação contra invasores de lotes institucionais e também contra o tráfico de drogas na região. Em nota, o Executivo afirma que os terrenos foram invadidos por grileiros e depois vendidos às famílias carentes. 

Após a ação, houve muita repercussão nas redes sociais, principalmente críticas direcionadas a atual administração do município. No entanto, a ação teve como objetivo combater o estelionato e também o tráfico de drogas, que está intenso na região. 

Ainda conforme o executivo, as famílias retiradas foram identificadas pelo setor de habitação da Prefeitura e serão enquadradas em programas sociais. Elas também receberão lotes para construírem suas casas e também dinheiro para pagarem aluguel. 

A operação foi realizada pela Prefeitura de Bom Despacho em parceria com a Polícia Ambiental e 50 Cia da PMMG. 


terça-feira, 29 de março de 2016

Adolescentes são vítimas de assalto na Pista de Skate em Bom Despacho

Em meados de 2015, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho anunciou a construção da Pista Skate na Avenida Dr Roberto em Bom Despacho. Orçada em mais de R$ 120 mil,  houve bastante gente que questionou a sua construção,  devido a cidade ter outras prioridades, principalmente na área da saúde. 

Pois é, sendo ironia do destino ou não, o local foi palco de assalto nesse último domingo, 27 de março. Por volta das 20h,  dois  adolescentes com idades entre 14 e 16 anos foram abordados por 3 indivíduos. Em relato aos Policiais, as vítimas afirmaram  que um dos suspeitos estava portando uma arma de choque. 

Ainda de acordo com a ocorrência, os suspeitos levaram os aparelhos celulares das vítimas e fugiram logo em seguida. 

POLÍCIA MILITAR PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM BOM DESPACHO

Na tarde de 26 de março de 2016, no município de Bom Despacho, policiais militares da  50ª Cia PM receberam denúncia de que um foragido da justiça estaria escondido em uma residência no Bairro São Vicente.

Os militares deslocaram-se até o endereço, cercaram a residência e localizaram o suspeito. Durante buscas no imóvel foi localizada uma arma de fogo e quatorze munições.

O abordado, que possuía em seu desfavor um mandado de prisão em seu desfavor, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia com os materiais apreendidos.

 Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

domingo, 27 de março de 2016

Copa Jornal Fique Sabendo terá final inédita em 2016

Nesse domingo, 27, a Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes conheceu os seus finalistas. A competição, que é promovida desde 2010 em Bom Despacho, terá em 2016 uma final inédita. Pela primeira vez, Esplanada e Operário decidirão o título da categoria amador adulto. O duelo jamais aconteceu numa decisão na história do futebol local. 

A definição dos semifinalistas aconteceu após as partidas dos jogos desse final de semana. No sábado, dia 26,  pela categoria aspirantes o Recreativo derrotou o Operário por 6 a 0 e garantiu a vaga na final. O Verdão do Engenho do Ribeiro encara o Esplanada, que venceu o Ipiranga por 2 a 1 no Estádio Parque do Azulão nesse domingo, 27. 

Pela categoria amador adulto, o jogo entre Esplanada e Recreativo, realizado no sábado, 26,  ficou marcado pela disputa entre os jogadores. Logo no início de jogo, a equipe do Engenho do Ribeiro abriu o placar com o gol de Humberto. Um minuto depois, Renato empatou no bate-rebate na área,  e antes de terminar a primeira etapa,  virou o marcador. 

Segundo tempo

No segundo tempo, os atletas do Recreativo voltaram mais dispostos e numa falta anotada dentro da grande área, igualou com um gol de pênalti batido por Catraquinha. A falta também tirou o destaque da partida até então, o volante Renato do Esplanada, que acabou sendo expulso do jogo pelo árbitro Denílson Domingues. Tudo caminhava para o empate até os 36 minutos da etapa final, quando Diego Vinícius cobrou uma falta de longa distância, não sendo defendida pelo goleiro Éder Willian. A  falha  originou o terceiro gol do Celeste e garantiu  a sua vaga na decisão.  

Operário 2 x 0 Ipiranga

Depois de um primeiro tempo equilibrado que terminou em 0 a 0,  no segundo tempo, a equipe do Bairro Jardim América superou o adversário do Distrito do Engenho do Ribeiro e venceu  por 2 a 0. A equipe de Bozó  agora enfrenta o Esplanada na final da Copa Jornal Fique Sabendo. 

A final do torneio está agendada para acontecer no próximo dia 16/04, com possibilidades de ser realizada no Estádio Chico Marques. 

Esta é a sétima competição de futebol promovida pelo Jornal Fique Sabendo em Bom Despacho. Dessa vez, o torneio tem como patrono o Deputado Fábio Avelar, além dos apoios de Restaurante Paraíso, MM Lanches, Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho,  Secretaria de Esportes, Vereador Robertão Cordeiro, Polícia Militar,  rádios Ativa, Difusora, Nova Veredas e do blog o ofinodabola10.blogspot.com. 

Mesmo debaixo de chuva, fiéis acompanham Procissão de Enterro em Bom Despacho

Imagem de Fiéis na Procissão de Enterro no centro de BD
Bom Despacho se tornou muita conhecida pelo grande número de católicos que há na cidade. Antes mesmo de ter se emancipado em junho de 1912, o seu calendário religioso já contava com a realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Outra data que também sempre marcou foi a procissão de enterro,  celebrada todos anos na Sexta-Feira da Paixão de Cristo. 

Apesar da chuva que caiu na última sexta-feira, 25 de março, inúmeros fiéis acompanharam a celebração da procissão de enterro em algumas comunidades de Bom Despacho. No centro da cidade, por exemplo, as sombrinhas tomaram conta das ruas e substituíram as velas. 

Outro fato que chamou a atenção foi o  percusso da procissão,  mudado por causa do tempo. Nos anos anteriores os fiéis caminhavam da Praça da Matriz pelas vias Dr José Gonçalves, Padre Vilaça, Av. São Vicente, Marechal Floriano, Praça do Larguinho, Clodoaldo de Oliveira, Praça da Inconfidência, e terminava na Dr. Miguel Gontijo. Nesse ano, o trajeto teve  a Rua Faustino Teixeira como acesso á sua chegada. 

A procissão de enterro no centro da cidade é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho.