quinta-feira, 19 de maio de 2016

Assessor diz que Prefeitura de BD pretende entregar casas do 'Dona Branca' em junho

Conjunto-Dona-Branca-maio-2014-PNo último dia 14 de abril, cerca de 350 famílias conheceram as casas do Conjunto Habitacional Dona Branca. E após conhecerem os seus futuros lares, os moradores aguardam ansiosamente pela liberação das residências, que pode acontecer no dia primeiro de Junho, data que se comemora o aniversário de Bom Despacho. 

Segundo o assessor especial da Prefeitura de Bom Despacho, Ricardo Santos, a entrega das casas depende do aval do Ministério das Cidades. " Estamos trabalhando para que as residências sejam entregues no aniversário de Bom Despacho", destacou em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Praticamente terminadas, as casas do Conjunto Habitacional irão tirar 356 famílias do aluguel. Com o objetivo de atender famílias que recebem até R$ 1.600,00 mensais, o seu projeto faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, que é desenvolvido em parceria com o Governo Municipal. 

 

Cadastramento Escolar para ingressar no ensino fundamental na rede pública em 2017 será em junho

Crianças de seis anos ou que vão completar essa idade até 30 de junho do ano que vem devem ser inscritas entre os dias 13 e 17 do próximo mês

Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no ensino fundamental da rede pública em 2017 e também jovens que querem retornar aos estudos já podem se programar. O Cadastramento Escolar será realizado entre os dias 13 e 17 de junho de 2016.

O cadastro é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante no ensino fundamental da rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência e será unificado nas redes municipais e estadual. Por isso é importante fica atento aos prazos.

As normas para a realização do cadastro e da matrícula foram estabelecidas pela Resolução Conjunta SEE/MG – SMED/BH nº 5, para a rede pública de ensino de Belo Horizonte, publicada no jornal Minas Gerais desta terça-feira (17/5); e a Resolução SEE nº 2974, para a rede pública de ensino dos demais municípios do Estado, publicada no Minas Gerais desta quarta-feira (18/5).

Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2017, jovens que desejam retornar aos estudos e estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares. Para realizar o cadastro, deverá ser apresentado original e cópia da certidão de nascimento do candidato e conta de luz recente.

Nos casos de transferência ou retomada de estudos, os interessados também devem apresentar documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem. Quem tem mais de 18 anos poderá fazer a sua própria inscrição. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

O cadastramento deverá ser feito em postos definidos pelas comissões municipais de cadastro e matrícula. Caso não saiba onde encontrar o posto do seu município, o interessado pode procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a Superintendência Regional de Ensino. Em Belo Horizonte, o cadastro deverá ser feito nas agências dos Correios. O período de matrícula dos inscritos no Cadastramento Escolar, que também será unificado nas redes estadual e municipal, será realizado entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016.

O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do cadastro. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para escola onde houver vaga remanescente.

Planejamento

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.


Com a demanda apresentada no cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vista à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Ag. Brasil

MILITARES PRENDEM SUSPEITO DE ROUBO EM BOM DESPACHO

Na manhã de 19 de maio de 2016, durante rastreamento pelo Bairro São Vicente, município Bom Despacho, os militares da 50ª Cia PM localizaram um indivíduo suspeito de ter praticado roubo a uma mercearia na noite anterior.

O suspeito havia subtraído a quantia aproximada de R$140,00 em dinheiro e um aparelho de telefone celular.

O abordado recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.



Assessoria de Comunicação 
organizacional do 7º BPM

terça-feira, 17 de maio de 2016

Buracos e lixo viram problema na Rua Jequitinhonha em Bom Despacho

Moradores da Rua Jequitinhonha, Bairro Santa Marta,  tem sofrido com buracos e lixo na via. Um dos trechos que mais sofre com a situação  está no cruzamento da rua com a Avenida Rio de Janeiro. No local, não existe pavimentação e nem coleta de lixo. 

De acordo com o morador Fábio Ferreira, a Prefeitura de Bom Despacho já foi comunicada sobre a situação, mas até o momento nada de algo foi concretizado para solucionar o problema. "Todos tem criança pequena em casa. Já avisamos a Secretaria de Meio Ambiente e nunca ninguém apareceu", disse o vendedor em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Ainda conforme Fábio,  a poeira pode está provocando algumas doenças nas crianças que moram próximo ao local. " Aqui tem varias crianças doentes por causa da poeira. Situação lamentável", afirmou.  

Em reportagem anterior do Jornal Fique Sabendo, a Prefeitura de Bom Despacho informou que existe o projeto de pavimentar 54 vias da cidade, porém não confirmou a  previsão de quando pretende asfaltar a Rua Jequitinhonha no Bairro Santa Marta. 

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Governo de Minas Gerais publica nova lista de nomeações para Educação

São mais 2,5 mil profissionais para a área. Entre os contemplados estão educadores para atuar nos Conservatórios de Música e em Salas de Recurso

Foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais de sábado (14/5) uma nova lista de nomeações com nomes de 2,5 mil profissionais para atuar na rede estadual de educação. A novidade desta nova lista é as nomeações de educadores para os Conservatórios Estaduais de Música (Edital Seplag/SEE 02/2014) e nas Salas de Recurso, no atendimento educacional especializado (Edital Seplag/SEE 05/2014). A lista também contemplará professores para trabalhar como regentes de aula e regentes de turma (Edital Seplag/ SEE 01/ 2011).
São 447 educadores para os Conservatórios Estaduais de Música, 285 para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) - sala de recursos, 375 regentes de aula e 1.393 regentes de turma, maior publicação de nomeados, até o momento nesse cargo. Desde março de 2015, já foram nomeados 25.057 servidores, entre quadros técnicos e professores. Só em 2016, contando com a nova lista publicada, foram nomeados 10 mil servidores para atuarem na Educação.
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, as nomeações visam fortalecer cada vez mais o trabalho desenvolvido na rede estadual de ensino. “Esta medida contribui para a qualidade do ensino, pois os professores nomeados possuem curso de graduação na área em que irão atuar. Assim, teremos profissionais qualificados e preparados para  aquilo que irão ensinar. Essa é uma das bases para se aprimorar as políticas educacionais e promover uma educação de qualidade para todo as crianças, adolescentes  e jovens de Minas Gerais”, afirmou.
Augusta Mendonça destaca ainda a importância da nomeação para a valorização dos profissionais que atuam na rede.  “As nomeações contribuem efetivamente para que professores sejam valorizados e reconhecidos, pois passam a ter  uma carreira com progressão e vantagens. Atenderão em uma escola, com um cargo completo e criarão vínculos com a comunidade no território em que a escola se localiza, passando assim a influenciar positivamente os jovens”, conclui.
Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve submeter-se a exame médico pré-admissional a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nas datas e horários informados no site da Seplag.
Conservatórios Estaduais de Música
Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 conservatórios de música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João del-Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros, no Norte de Minas, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.
 Ag. Minas

Menor é apreendido por receptação de produto

Na noite da última sexta-feira, 13, por volta das 20h, a Polícia Militar abordou uma VW Saveiro, que estava sendo conduzida por um menor. Após buscas na camionete, os militares localizaram 11 baterias para serem usadas em outros veículos. 

Em relato aos policiais, o menor afirmou que comprou as baterias de diversas pessoas e não soube precisar  os  nomes e nem o local onde as havia comprado. Logo em seguida, o menor e as baterias foram apreendidas. 

Ainda segundo o boletim de ocorrência, a Saveiro foi liberada para o pai do menor e não foi apreendida porque estava com a documentação legal. 


MILITARES DO TÁTICO MÓVEL APREENDEM DROGAS E MUNIÇÕES EM BOM DESPACHO

No dia 14 de maio de 2016, militares do Tático Móvel da 50ª Cia PM receberam a denúncia de que indivíduos em atitudes suspeitas entravam e saíam constantemente de um lote vago situado no Bairro Jk, município de Bom Despacho, e que o local estaria sendo utilizado para o tráfico de drogas.

Os policiais militares compareceram ao local onde não encontraram ninguém e, após buscas, encontraram vinte e três munições calibre .38 intactas, vinte e quatro munições calibre. 38 deflagradas, uma balança de precisão, duas buchas de maconha e seis pedras de crack.

Os materiais foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Bom Despacho.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

MILITARES DO GEPMOR APREENDEM MOTOCICLETA E PRENDEM SUSPEITO EM BOM DESPACHO

Na tarde de 11 de maio de 2016, os militares do GEPMOR (Grupo Especializado em Prevenção Motorizada) foram informados de que uma motocicleta furtada no mês de abril no Distrito de Ibitira, município de Martinho Campos, estaria estacionada no interior de uma residência do Bairro Vila Gontijo, em Bom Despacho.

De imediato, os militares deslocaram-se ao local onde foram recebidos pelo proprietário da residência, o qual informou que adquiriu a motocicleta de uma mulher residente no referido Distrito, porém não possuía nenhum documento comprovatório.

O suspeito recebeu voz de prisão pelo crime de receptação sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil. A motocicleta foi removida para o pátio do reboque credenciado.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

domingo, 15 de maio de 2016

Microempreendedores individuais poderão ter sede em casa

Apesar da crise que o Brasil vive atualmente, milhões de brasileiros tem procurado driblar o desemprego. Muitos deles  abrem o seu próprio negócio, mas  às vezes se esbarram na falta de capital ou até mesmo nas dificuldades em que o mercado  propõe. E para amenizar esse tipo de problema, em abril desse ano,  o Senado sancionou  a Lei Complementar 154/2016, que autoriza os microempreendedores individuais cadastrados ao (MEI), para  terem a sua sede em casa. 

O projeto é do Deputado Federal Mauro Marianni (PMDB-SC), que também acrescentou junto a proposta o parágrafo do artigo 18 da Lei Complementar 123/2006,  a qual facilita a entrada de pessoas serem enquadradas no Simples Nacional, sendo afastadas de restrições de leis estaduais que possam proibir o locação de endereço residencial para cadastro de negócio. 

Bom Despacho é uma cidade que possui na maioria empresas de micro e pequeno porte, além de contar com um número razoável de  microempreendedores individuais. Com a aprovação da Lei Complementar 154/2016, novos negócios podem surgir no mercado local, podendo com isso, gerar mais emprego e renda para o município. 

Dados

Segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas empresas), em 2015 o Brasil registrou cerca de 5,6 milhões de microempreendedores em todo país, sendo que grande parte desse número, ainda paga aluguel para manter o seu negócio funcionando.

fontes para pesquisa: http://www12.senado.leg.br/