sábado, 18 de junho de 2016

Polícia Rodoviária Federal apreende 20 kg de maconha em Bom Despacho

Durante trabalho de fiscalização realizado na madrugada desse sábado, 18, próximo ao município de Bom Despacho, a Polícia Rodoviária Federal abordou o veículo Ford Ka, cor preta, ocupado por dois suspeitos. Durante a abordagem, os policiais fizeram busca no veículo. 

Conforme a ocorrência, os policias encontraram 20 tabletes, que correspondem a 20 quilos de maconha. 

Logo após, os autores receberam voz de prisão e foram conduzidos  para Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho, para prestarem maiores esclarecimentos. 


sexta-feira, 17 de junho de 2016

BANDA DE MÚSICA DO 7º BATALHÃO PARTICIPA DA FORMATURA DO PROGEA EM POMPÉU

Às 09h30min do dia 15 de junho de 2016, a 7ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito realizou a solenidade de formatura de 152 alunos do Programa de Educação Ambiental (PROGEA) na Sede do Lyons Clube na cidade de Pompeu/MG

A Banda de Música do 7º Batalhão recepcionou os estudantes com uma bela apresentação e abrilhantou o evento.

O programa visa despertar nos alunos um comportamentos sócio ambiental, frisando a preservação e prevenção do meio ambiente, além de incentivá-los a interferir na manutenção das condições sócio ambientais mínimas da comunidade.



Assessoria de Comunicação Organizacional – 7º BPM

Secretaria de Educação prorroga prazo para realização do Cadastramento Escolar 2017

Nova data termina no dia 24 de junho. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato


Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no Ensino Fundamental da rede pública em 2017 e também jovens que querem retornar aos estudos ganharam mais tempo para realizar o Cadastramento Escolar. O prazo que se encerrava nesta sexta-feira (17/6) foi prorrogado até o dia 24 de junho. A resolução instituindo a prorrogação foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta sexta-feira.

O cadastro é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante no Ensino Fundamental da rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência e será unificado nas redes municipais e estadual. A expectativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é que 155 mil crianças e jovens sejam cadastrados.

Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2017, jovens que desejam retornar aos estudos e estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.
Para realizar o cadastro, deverá ser apresentado original e cópia da certidão de nascimento do candidato e conta de luz recente. Nos casos de transferência ou de retomada de estudos, os interessados também devem apresentar documento comprobatório de escolaridade expedido pela escola de origem. Quem tem mais de 18 anos poderá fazer a sua própria inscrição no cadastro escolar. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

O cadastramento deverá ser feito em postos definidos pelas comissões municipais de cadastro e matrícula. Caso não saiba onde encontrar o posto do seu município, o interessado pode procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a Superintendência Regional de Ensino. Em Belo Horizonte, o cadastro deverá ser feito nas Agências dos Correios da capital.

O período de matrícula dos inscritos no Cadastramento Escolar, que também será unificado nas redes estadual e municipal, será realizado entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2016. O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do cadastro. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para escola onde houver vaga remanescente.

As normas para a realização do cadastro e da matrícula foram estabelecidas pelaResolução Conjunta SEE/MG – SMED/BH nº 5, para a rede pública de ensino de Belo Horizonte; e a Resolução SEE nº 2974, para a rede pública de ensino dos demais municípios do Estado.

Planejamento

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Ag. Minas

CGU confirma nona colocação de Bom Despacho em escala de transparência de MG

Panoramio - Photo of Igreja Matriz de Bom Despacho MGEm novembro de 2015, o município de Bom Despacho comemorou a nona colocação obtida através da segunda escala de transparência realizada pela Controladoria Geral da União. A cidade que antes na primeira escala havia tido nota zero, conseguiu obter a nota de 5,5, ficando atrás das cidades de Gonçalves e Morada Nova de Minas, ambas empatadas com a mesma nota.  

Na época,  o Jornal Fique Sabendo divulgou que o município havia ficado no décimo lugar, devido o CGU ter adotado critério de desempate na classificação das cidades na primeira escala de transparência realizada pelo órgão em março de 2015. "Em atenção ao seu questionamento gostaríamos de esclarecer que na versão 1.0 da Escala Brasil Transparente havia dois critérios de desempate para efeito de ordem na classificação. conforme explicamos no e-mail anterior. Assim, o primeiro critério de desempate era o percentual da nota obtido na transparência passiva e o segundo critério a ordem crescente do tamanho populacional do município", explica Vanessa Campos,  assessora de comunicação da Controladoria Geral da União.

No entanto, no segundo levantamento feito em novembro de 2015, o CGU não utilizou o mesmo critério para desempatar as cidades em ordens de classificação. "Na versão 2.0 da Escala Brasil Transparente não houve critério de desempate para municípios avaliados com a mesma nota. A explicação que está no site da CGU sobre o critério de desempate está desatualizada, razão pela qual já providenciamos a sua alteração no site", destacou Vanessa. 

Como não houve critério de desempate, Bom Despacho conquistou o nono lugar na segunda Escala de Transparência realizada pelo CGU. “Portanto, pode-se afirmar que Bom Despacho está na nona colocação, uma vez que os municípios de Gonçalves e Morada Nova de Minas estão compartilhando a oitava colocação”, afirmou Vanessa.

Veja a resposta da Assessoria de Comunicação do CGU na íntegra: 

Caro Valmir,

Em atenção ao seu questionamento gostaríamos de esclarecer que na versão 1.0 da Escala Brasil Transparente havia dois critérios de desempate para efeito de ordem na classificação, conforme explicamos no e-mail anterior. Assim, o primeiro critério de desempate era o percentual da nota obtido na transparência passiva e o segundo critério a ordem crescente do tamanho populacional do município.

Na versão 2.0 da Escala Brasil Transparente não houve critério de desempate para municípios avaliados com a mesma nota. A explicação que está no site da CGU sobre o critério de desempate está desatualizada, razão pela qual já providenciamos a sua alteração no site.

Portanto, pode-se afirmar que Bom Despacho está na nona colocação, uma vez que os municípios de Gonçalves e Morada Nova de Minas estão compartilhando a oitava colocação.

Atenciosamente,


Vanessa Campos
Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação Social

Descrição: https://us-mg6.mail.yahoo.com/ya/download?mid=2%5f0%5f0%5f1%5f6212581%5fAONK2kIAAyxYV2QRWgoOOMH1Ylk&m=YaDownload&pid=2&fid=Inbox&inline=1&appid=yahoomailDescrição: https://us-mg6.mail.yahoo.com/ya/download?mid=2%5f0%5f0%5f1%5f6212581%5fAONK2kIAAyxYV2QRWgoOOMH1Ylk&m=YaDownload&pid=3&fid=Inbox&inline=1&appid=yahoomail 

Descrição: cid:image001.png@01D06BCE.E06C3FD0


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Polícia Militar apreende 51 pedras de Crack em Bom Despacho

A Polícia Militar recebeu informações de que estaria ocorrendo tráfico de drogas na Rua Omar Luciano, no Bairro Santa Ângela em Bom Despacho. Segundo a ocorrência, três menores estão envolvidos. 

Conforme o BO, os menores foram abordados no local, que inicialmente não foi encontrado nada de ilícito, porém ao serem questionados quem estaria no interior da residência, um dos suspeitos informou  que autorizaria a entrada dos militares somente com a presença de sua mãe. 

 A partir daí, a Polícia fez contato com a mãe de um dos suspeitos, que autorizou a entrada,  e  após as buscas no local,  encontraram 51 pedras crack. Diante do exposto, os menores foram  apreendidos e encaminhados com os seus responsáveis para a Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho. 

Forró do Asilo é confirmado para o próximo dia 25

No último dia 04 de Junho estava agendado para  acontecer o segundo Forrozão do Asilo no Parque de Exposições, mas em virtude do mal tempo que estava em Bom Despacho naquele momento, o evento foi prorrogado. No entanto, as pessoas que compraram os ingressos ficaram aguardando o anúncio de uma nova data, algo que ocorreu nessa semana. 

De acordo com um dos organizadores Breno Orleans Soares, o evento acontecerá a partir das 20h do próximo dia 25 de Junho, sábado, no Parque de Exposições. "Foi difícil, mas conseguimos agendar uma nova data para realizar o Segundo Forrozão do Asilo São José", disse em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Devido a alteração na data do evento, a sua programação também obteve mudanças, mas o valor do ingresso está mantido a R$ 10,00 por pessoa. Dentre as atrações estão confirmados os shows de Adelson e Daniel, Jhonata Mattos, Elson Rodrigues e também as apresentações do Grupo de Dança Fire e Equipe Danger Audio Sistem. 

Os pontos de venda dos ingressos são Imperial Disc Laser, Postinho, Padaria Vovó Rute, Asilo São José e Comissários Credenciados. 

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Câmara analisa hoje projeto que propõe aumento de 10,67% para servidores de Bom Despacho

Câmara Municipal de Bom Despacho/ Foto. Câmara Municipal de BD.
Nessa quarta-feira, 15, a sala de comissões da Câmara Municipal estará ocupada para analisar o projeto que propõe aumento de 10,67% de aumento para os servidores públicos municipais de Bom Despacho. A reunião está agendada para ter início  às 16 horas e será coordenada pelo presidente da casa Vereador Dr. Fernando Pediatra. 

Na proposta do Prefeito Fernando Cabral enviada  à Casa do Legislativo, há o reajuste de 3,88%  em auxílio de alimentação e mais 6,79% que serão divididos em duas parcelas de 3,33% a serem pagos incindindo a primeira parcela do dia primeiro de Junho, calculada sobre o salário base de abril desse ano,   e a segunda,  no dia primeiro de agosto, incidindo o salário base de julho de 2016. 

Em nota a Prefeitura de Bom Despacho afirma que o aumento de 10,67% é o maior da região. Por causa da crise financeira nacional, tivemos queda significativa na arrecadação. Mesmo assim, Bom Despacho dará a seus servidores um dos maiores aumentos da região. Isto só é possível porque trabalhamos muito, de forma austera e eficiente, e o próprio servidor tem ajudado bastante fazendo economia e promovendo ganhos de produtividade”, disse o secretário de Administração, Denis Carvalho.
 
Entretanto o aumento dos salários dos servidores de Bom Despacho não é maior que o aumento cobrado pelo IPTU nesse ano, definido pela atual gestão como atualização monetária. Enquanto o reajuste dos servidores municipais está sendo proposto  a 10,67%, o tributo municipal  teve uma alta de 13,27%. 

Saiba mais sobre o projeto de proposta salarial para os servidores municipais de Bom Despacho através do link: http://camarabd.mg.gov.br/site/uploads/legislacao/00000001789.pdf.

Lâmpadas incandescentes não serão mais vendidas no país a partir do fim do mês

Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado brasileiro até 2016 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)As lâmpadas incandescentes não vão mais ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 de junho. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.

A restrição foi estabelecida em uma portaria interministerial de 2010, que tem como objetivo minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.

A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W. O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.
“A proibição da venda das lâmpadas incandescentes no país ajuda a estimular a adoção de opções mais econômicas e duráveis, como o LED, já adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela, na União Europeia”, informa o Ministério de Minas e Energia.

Ag. Brasil

terça-feira, 14 de junho de 2016

Bom Despacho poderá ter uma Semana Muito Fria

É hora de trocar a bermuda pelo calça, da blusa pela jaqueta, porque o frio chegou e poderá ficar mais intenso nos próximos dias em Bom Despacho. Isso porque de acordo com o site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espacias) do Centro Nacional de Pesquisas Espaciais prevê temperaturas baixas durante a semana em Bom Despacho. 

Segundo o sítio, que geralmente é utilizado por emissoras de televisão como a Rede Globo por exemplo, a temperatura de Bom Despacho terá a máxima girando em torno de 23 Graus e mínima em torno  de 9 graus centígrados. 

As tardes também serão mais curtas, pois o sol que conhecidamente  se ponhe após às 18 horas, nessa semana  irá se pôr em torno das 17h30, horário que é previsto para até domingo,  dia 19. 

Para saber mais sobre a temperatura nessa semana de Bom Despacho, acesse o link: http://www.cptec.inpe.br/cidades/previsao.do

PM prende suspeitos de Tráfico de Drogas em Bom Despacho

Na tarde de sábado, 11, a Polícia Militar foi informada de que homem com idade de 22 anos teria sido vítima de tentativa de homicídio e que se mudou para a casa do irmão na Rua Olegário Maciel, centro de Bom Despacho,   e que poderiam estrar traficando drogas na cidade. 

Segundo a ocorrência, foi montada uma operação policial em torno da residência dos suspeitos. Depois de ser autorizada entrada dos militares, foram encontrados um tablete de maconha, um pequeno pedaço da mesma droga, um revólver de calibre 38 municiado com 6 cartuchos e mais 3 aparelhos celulares. 

Logo após a ação da Polícia, os autores foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho. 

domingo, 12 de junho de 2016

Polícia Civil irá pedir prisão de suspeitos de estupro em Bom Despacho, diz Itatiaia

Foto: Ag. Minas
Segundo informações divulgadas nesse domingo, 12, pelo  site da Rádio Itatiaia, a Polícia Civil de Minas Gerais irá pedir a prisão dos suspeitos de estupro coletivo que aconteceu em Bom Despacho na última semana. Conforme a publicação, três homens são suspeitos de estuprarem uma estudante de administração numa festa que ocorreu em um sítio próximo à cidade. 

Dois suspeitos têm idades de 24 e 25 anos e são ex-estudantes da Faculdade de Administração Pública da Fundação João Pinheiro e atualmente trabalham no governo do estado.  A investigação é coordenada pela Delegada Danúbia Soares, chefe da divisão especializada em atendimento à mulher. 

Em entrevista concedida à Rádio Itataia, a estudante informou que era 'ficante' de um dos suspeitos, e que após ingerir bebida alcoólica, acordou em um quarto com os três homens. Ela também afirmou que estava nua. “Me lembro de ter acordado... E eu acordei sendo virada, na posição de bruços. Fui virada, esbarrei em um dos suspeitos que estava seminu e de cueca. Fiquei bastante incomodada com a situação: olho para o lado vejo o rapaz que eu estava ficando, olho pra cima vejo um homem nu subindo em mim… Eu não merecia passar por nada disso. O que eu fiz foi não aceitar, levantar e fugir para o banheiro. Ele foi atrás de mim e tentou me beijar. Eu falei: não para!”, disse à emissora. 

Saiba mais sobre a entrevista concedida pelo estudante à Rádio Itatiaia, através do link:http://www.itatiaia.com.br/noticia/policia-civil-vai-pedir-prisao-dos-suspeitos-de-estupro-coletivo-ocorrido-em-bom-despacho

JOVENS DE BD IRÃO LUTAR EM CAMPEONATO MINEIRO DE MUAY THAI

Washington Andrade
Arthur Felipe
No próximo dia 18 de Junho, dois lutadores de Bom Despacho irão participar do Campeonato Mineiro de Muay Thai, que será realizado na cidade de Matias Barbosa na região da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Os dois atletas estão com idades entre 16 e 18 anos e  são treinados pelo professor da modalidade Wellington Negão. 

Os atletas competidores serão Washington Andrade de 16 anos e Arthur Felipe de 18 anos, ambos treinados pela academia Choc Dee de Muay Thai de Bom Despacho.  Como são lutadores com idades e pesos diferentes, os atletas disputarão em categorias correspondentes às suas medidas corporais. 

Washington, por exemplo, deverá lutar pela categoria peso pena. Já o colega Arthur, irá competir pela categoria peso médio. Os dois atletas já obtiveram conquistas importantes na carreira. O primeiro foi segundo colocado na Arena Shoc Fight e o segundo se sagrou campeão do mesmo torneio. 

De acordo com o treinador Wellington Negão,  os dois jovens treinam cerca de duas horas por dia, com o objetivo de se  preparem para o Campeonato Mineiro de Muay Thai a ser realizado no próximo dia 18. "No treino, eles estão sempre voltados para darem o melhor de si, principalmente quando tem mais um torneio pela frente", destacou em conversa com o Jornal Fique Sabendo.