sábado, 13 de agosto de 2016

Queimadas crescem em Minas Gerais e prejudicam milhares de consumidores

Baixa umidade do ar neste período do ano aumenta a possibilidade de incêndios na vegetação


A Cemig vem alertando a população na tentativa de reduzir os desligamentos da rede elétrica provocados por queimadas,  que atingem equipamentos do sistema elétrico da concessionária. Mais frequentes nesta época do ano – período de baixa umidade e vegetação mais seca – as queimadas elevam significativamente o número de ocorrências na rede de distribuição. Somente nos sete primeiros meses de 2016, a empresa registrou 63 casos em sua área de concessão, que prejudicaram o fornecimento de energia elétrica para cerca de  50 mil consumidores da companhia.

Como a vegetação fica muito seca neste período, uma simples ponta de cigarro acesa ou uma queimada com o intuito de limpar loteamentos podem causar incêndios de grandes proporções. Para minimizar os danos, a Cemig realiza anualmente ações preventivas, investindo cerca de R$ 4 milhões em limpeza de faixas, poda de árvores e vegetações, execução de aceiros ao pés das torres e aplicação de pintura antichamas nos postes de madeira em locais de risco.

Ao atingir redes de distribuição, os incêndios podem provocar a queima de postes e cruzetas de madeira e, consequentemente, o rompimento dessas estruturas e de cabos condutores. O gerente do Centro Integrado da Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, destaca que, nesses casos, é necessário substituir os materiais e equipamentos danificados, atividade que exige um tempo maior para religar os circuitos atingidos. “Há também o risco de curtos circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores”, ressalta o gerente da Cemig.

Outro problema que pode contribuir para aumentar a incidência de queimadas são os balões, que podem causar grandes acidentes quando atingem o chão ou tocam a rede elétrica. A proximidade do artefato com as redes de energia também provoca o aquecimento dos cabos, provocando curtos circuitos, rompimentos e desligamentos de grandes trechos.

Dicas para evitar queimadas

Para ajudar a diminuir os focos de incêndios, a Empresa recomenda:

·Fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo.

·Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.

·Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

·Não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Fonte: CEMIG

Polícia localiza veículo roubado em Bom Despacho

Na manhã de quinta-feira, 11 , por volta das 08h10,  a Polícia Militar compareceu numa oficina,  localizada na BR 262  em Bom Despacho,  onde estava o veículo MMC/PAJERO SPORT HPE de  cor prata. Segundo o BO,  o condutor G.R.S.M., 37 anos, relatou que estava viajando, o qual veículo apresentou problemas mecânicos e por isso resolveu leva-lo para a manutenção . Como o conserto demoraria alguns dias, o motorista disse que iria aguardar na cidade.

De acordo com a Polícia, como G.R.S.M. não buscou o veículo, os militares foram acionados e após  consultarem  o número do chassi do carro, ficou constatado que havia a adulteração da placa e a  queixa de roubo. A PM acredita que  veículo foi preparado para carregar cargas, porque o automóvel não possuía o banco traseiro e sim um tampão de madeira pintado de preto.

Durante a apuração, a PM descobriu que o condutor  se hospedou em um hotel próximo à oficina, também localizado na BR 262,  entre os dias 28/05/16 a 19/06/16. E para quitar a hospedagem, o mesmo efetuou  um depósito no valor de R$1.858,50  sendo em cheque do Banco ITAÚ de Uberlândia,  no  nome de K.N.S, também sem fundos. 

Diante do exposto, o veículo foi removido para o Pátio credenciado em Bom Despacho.


Polícia Militar localiza barra de maconha em Bom Despacho

Na última quinta-feira, 11, a Polícia Militar recebeu informações de que um suspeito havia escondido droga em uma mata próxima ao Bairro São Vicente em Bom Despacho. Diante da denúncia,  os militares deslocaram até o local,  onde foi encontrada uma barra de maconha com o peso de 765 gramas aproximadamente. 

O suspeito, um jovem de 20 anos, foi preso logo em seguida e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho. Segundo a PM, em data passada, também foi localizada uma grande quantidade de droga no local. 

Além do suspeito, a Polícia Militar também encaminhou a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil. 


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Polícia apreende adolescente suspeito por Tráfico de Drogas em Bom Despacho

Por volta das 18h30 da última quarta-feira, 10, durante patrulhamento pela Avenida das Palmeiras no Bairro São João em Bom Despacho, a Polícia Militar avistou um adolescente de  16 anos, onde estaria se deslocando em sentido centro/bairro. Ao perceber que seria abordados pelos policiais, o menor jogou ao chão uma sacola contendo 12 pedras de crack, embaladas e prontas para o comércio. 

Segundo a Polícia Militar, o suspeito já possui antecedentes criminais e geralmente usa a Praça da Inconfidência, centro de Bom Despacho, como  ponto de tráfico de drogas. Diante dos fatos, ele foi apreendido e conduzido a Delegacia de Polícia Civil para prestar maiores esclarecimentos. 

Junto com ele,  a Polícia  também levou os entorpecentes, um aparelho celular e uma bicicleta, que parece ser de  procedência duvidosa. 

Residências Rurais são furtadas em Bom Despacho

Na última quarta-feira, 10, duas residências da Zona Rural de Bom Despacho foram furtadas. O primeiro furto foi registrado pela manhã no Condomínio dos Cristais, onde segundo o proprietário, um indivíduo não identificado arrombou a porteira e levou alguns de seus pertences. O outro aconteceu na tarde do mesmo dia, desta vez no Condomínio Chácaras das Areias, onde o suspeito também não saiu de mãos vazias. 

Conforme o BO, na residência do Condomínio dos Cristais, o ladrão levou  um freezer horizontal de duas portas, uma geladeira, um fogão industrial de duas bocas, dois botijões de gás, uma máquina de lavar passeio e um soprador de folhas sendo ambos da  marca STHIL, cerca de   70 copos americanos, dois colchões de solteiro, dois aparelhos de parabólica, três travessas inox e duas travessas em vidro.  

Já na residência do Condomínio das Areias, foram roubados quatro jogos de mesa com suas cadeiras, um botijão de gás, uma makita de marca SKIL, uma roçadeira de marca SAVANA, uma caixa com diversas ferramentas, um aparelho de DVD,  quatro panelas de ferro e três panelas de barro. 

Logo após os furtos, a perícia compareceu aos locais para realizar os seus trabalhos. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

PM APREENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS

Na tarde do dia 09 de Agosto de 2016, às 12h30min, policiais militares da 50ª Cia PM, durante rastreamento de suspeitos de praticarem um roubo a uma mercearia, situada na Rua OLEGÁRIO MACIEL, em Bom Despacho, compareceram à residência de um dos suspeitos de 17 anos, no bairro NOSSA SENHORA APARECIDA.

Após autorização da genitora do adolescente, os militares realizaram buscas na residência e localizaram dezesseis pedras de crack, cento e noventa e quatro reais em dinheiro, um aparelho de telefone celular, diversas sacolinhas plásticas e duas lâminas tipo gilete usadas para fracionar e embalar drogas.

O adolescente recebeu voz de apreensão pelo crime de tráfico ilícito de drogas e foi encaminhado à Delegacia de Polícia com os materiais apreendidos.




Assessoria de Comunicação Organizacional - 7º BPM

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Santa Casa de Bom Despacho inaugura novas Enfermarias

Um dos novos quartos 
No último sábado, 06, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Bom Despacho inaugurou 6 enfermarias para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). As novas instalações têm como propósito a humanização de atendimento. Ou seja, os antigos quartos atendiam seis pacientes com os seus acompanhantes, agora para gerar mais conforto e comodidade, cada quarto  será ocupado por 3 pacientes e mais o seus acompanhantes, evitando assim uma superlotação nos quartos com 12 pessoas como ocorria anteriormente.   

Para construir as novas enfermarias, o hospital conseguiu obter o recurso através de doações. Dentre os doadores estão algumas famílias de Bom Despacho e  entidades  da cidade como o  Lyons Clube, além do apoio de mais 25 empresas locais, UNIMED e mais 1701 doadores. 



A nova Ala recebeu o nome de José Cardoso de Mesquita, membro diretor do Lactário Menino Jesus e atualmente um dos principais nomes  que apoia o serviço da unidade no município e  na região. 


Ambulatório

Durante a cerimônia de inauguração das novas enfermarias, a direção do Hospital destacou a importância do Ambulatório, inaugurado em abril desse ano. Funcionando de segunda a domingo, a unidade tem prestado serviço constantemente para pacientes conveniados.  Para se ter ideia, desde quando foi inaugurado, mais de 3 mil atendimentos foram realizados. "O Hospital Santa Casa é da sociedade bondespachense. É portanto uma entidade despartidarizada", destacou o Diretor Geral da unidade,   Dr Denílson Diniz dos Santos,  no seu  pronunciamento na cerimônia de inauguração das novas enfermarias. 




segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Recreativo vence o Clássico Caipira do Engenho do Ribeiro

Na tarde do último domingo, 07, foi disputado o Clássico Ipiranga x Recreativo no Estádio Parque do Azulão no Distrito do Engenho do Ribeiro. Pela categoria amador-adulto, o time do Verde Vale levou a melhor e bateu o rival por 3 a 2. O resultado manteve a equipe do Técnico Moacir na briga pela classificação das semifinais do Campeonato Municipal. 

Apesar da derrota para o rival, o Ipiranga se manteve na vice-liderança da competição com 10 pontos, tendo 3 a menos do que o líder Esplanada, que no último sábado, 06, empatou com o Tupi em 3 a 3, após ter estado com o placar a seu favor de 3 a 0. O terceiro colocado é o Famorine  com 10 pontos, que derrotou a Associação também no final de semana, seguido de Operário com 8 e Recreativo com 7, sendo acompanhados por  Tupi e Associação com 4 e Cristalino com 0. 

A situação dos 3 últimos  está complicada, uma vez que falta apenas 2 jogos para encerrar a primeira fase do torneio. Como os jogos são apenas de ida, o Cristalino não tem mais chances de classificação para as semifinais. O colorado perdeu todas as partidas que disputou. Já Tupi e Associação precisam vencer os jogos que  lhes faltam e torcer contra os adversários da parte de cima da tabela de classificação. 

O Campeonato Municipal de futebol é promovido pela Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho. A próxima rodada da competição está programada para acontecer nos dias 20 e 21 de Agosto. 

Sidney Valençola é selecionado para disputar o Ultraman em 2017

Sidney Valençola
O  bondespachense Sidney Valençola, especialista em Triatlon, foi selecionado para participar do Ultramam 2017,  que será realizado entre as cidades de Ubatuba-SP e Rio de Janeiro –RJ em Abril do próximo ano. Em 2015, o atleta esteve presente na competição do Iron Man e agora concorrerá novamente com alguns dos melhores do mundo  na modalidade. 

Além de Sidney, outros 29 atletas brasileiros estão na lista formada com média de idade de 43 anos. Para disputar o desafio, o bondespachense terá 3 dias de competição, sendo no primeiro 10km de natação e 145 de ciclismo, no segundo dia mais  276 km de pedal e  no terceiro dia mais 84km de corrida. "Estou treinando diariamente em Bom Despacho e região e agora me sinto feliz com esse resultado", disse Valençola em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

O evento está programado para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de Abril entre as cidades do Rio de Janeiro-RJ e Ubatuba-SP e é organizado pela  Erdinger Alkoholfrei UB515 Brasil Ultra Triathlon, sendo  o  único triathlon da América do Sul na distância Ultraman. "Vou me preparar para mais esse desafio", frisa Sidney. 

Em 2015, o bondespachense participou do Iron Man, desafio que é  considerado um das mais difíceis do Triatlon. No entanto, o Ultraman é a prova mais pesada da modalidade, tanto que o último brasileiro vencedor foi Alexandre Ribeiro em 2012.