domingo, 15 de janeiro de 2017

Ipem-MG orienta população sobre revisão com pneus dos veículos

Motorista deve realizar uma revisão nos pneus, além de atestar que o equipamento conta com o selo do Inmetro


Por conta das férias de janeiro, muitas pessoas aproveitam o período para viajar com seus veículos. Por esse motivo é essencial realizar uma revisão em vários itens do automóvel antes de pegar a estrada, o que inclui analisar a qualidade e vida útil dos pneus. Um dos itens a se verificar é o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

Muitas pessoas não sabem, mas nos pneus novos e nos reformados (recapados, recauchutados e remoldados), o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é obrigatório. Como o caso envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo, a recomendação é que o consumidor observe atentamente a existência do selo no produto no momento da aquisição.

O diretor da Qualidade de Bens e Produtos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Geovane Mendes de Miranda, explica que, para receber a marca do Inmetro, tanto os pneus novos quanto os que foram reformados, precisam ser submetidos ao ensaio de velocidade sobre carga, que testa sua resistência. Durante o teste, o pneu não pode apresentar deformações.

Ainda segundo Geovane, a certificação do Inmetro está localizada na lateral dos pneus, parte conhecida como flanco. “É fundamental que o consumidor certifique a presença do selo no momento da compra e exija a nota fiscal, pois o documento é a única garantia no caso da reclamação de algum direito, troca ou manutenção”, recomenda.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o selo do Inmetro, a orientação é que ele não adquira o produto e registre o fato na Ouvidoria do Ipem-MG. O relato pode ser realizado pelo Fale Conosco, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.

Ag. Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário