https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Festa do Rosário já começa em Bom Despacho no próximo domingo com o Levantamento do Mastro de Aviso

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Festa do Rosário já começa em Bom Despacho no próximo domingo com o Levantamento do Mastro de Aviso

Related imageNo próximo domingo, dia 30 de Julho, a Praça do Rosário irá se tornar novamente palco do levantamento dos mastros de aviso da Festa de Nossa Senhora do Rosário, evento  que já existe em Bom Despacho há mais de 150 anos. Estima-se que mais de 2 mil dançadores irão passear pelas ruas da cidade durante essa  festividade, programada para receber os congos fardados durante os dias 17,18, 19,  20 e 21 de Agosto.

Também vale destacar que a Festa de Nossa Senhora se tornou com o tempo, o maior evento cultural da cidade. Ao todo são mais de 20 congos, que levam para as ruas da cidade, tradição, Devoção e acima de tudo, Fé.

Os santos homenageados pelos Congadeiros  são Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. Dentre os  congos mais tradicionais estão Moçambique, Penacho e Marinheiro, além de Estrela do Oriente, todos estes com  mais de 100 anos de história.

Pesquisa e Fatos

Devido à  importância da tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Bom Despacho e também para a região, diversos pesquisadores já estiveram na cidade durante a sua realização, para pesquisarem o verdadeiro sentimento que faz da festividade ser uma das principais no calendário cultural de Minas Gerais.


O Congado, como é mais conhecido, se tornou até mesmo tese de mestrado de inúmeros professores universitários e demais profissionais do segmento de pesquisa e história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário