sábado, 4 de fevereiro de 2017

Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes começará em Março

Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho irá apoiar a Competição 



Image result for copa jornal fique sabendo de futebolEm Março começa mais uma edição da Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes. Ao todo seis equipes de Bom Despacho irão disputar o torneio, que será realizado em parceria com a Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho. A definição da forma de disputa do campeonato ocorreu na última quinta-feira, 02, após reunião da organização com os clubes participantes. 

Para a disputa do campeonato, ficou definido que a forma de disputa será em duas chaves de 3 times cada uma. Os jogos serão realizados em turno e returno, dos quais os dois primeiros colocados irão se classificar para as semifinais, também em jogos de ida e volta,  até consequentemente chegarem a final em duas partidas. 

Pela Chave A se enfrentarão Cristalino, Famorine e Recreativo e pela Chave B estão Operário, Associação e Esplanada. A rodada de abertura está prevista para acontecer no dia 19 de Março entre Cristalino e Famorine no Estádio Antônio Leite no Bairro São Vicente  e Operário x Esplanada no Estádio Pedro Almeida Filho no Bairro Jardim América. 

Está será a oitava competição que o Jornal Fique Sabendo irá promover pelo  futebol de Bom Despacho. Em 2016, o veículo de comunicação promoveu o torneio  durante os meses de fevereiro a abril, na qual edição o Esplanada se sagrou campeão da categoria amador diante do Operário. Já pela categoria aspirantes, o Recreativo levantou o caneco após vencer o Esplanada. 

Apoio

Nesse ano, a Copa Jornal Fique Sabendo de futebol amador e aspirantes contará com o apoio do Vereador Vital Guimarães,  Vinícius Pedro, Restaurante Paraíso,  MM Lanches,  Liga Municipal de Desportos de Bom Despacho e Polícia Militar de Minas Gerais. 


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Agentes da 7° Risp vão participar de capacitação para preencher ocorrências

Image result for agentes da 7 risp mgQuarenta agentes de segurança de unidades prisionais da 7° Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Divinópolis, vão participar, na próxima semana, de um treinamento para preencher o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência. A capacitação acontecerá entre os dias 06 e 08 de fevereiro na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da cidade. O Senac disponibilizará um laboratório de informática com 40 computadores com acesso à internet.

A atividade será ministrada por dois agentes de segurança que participaram do treinamento no final de janeiro em Ribeirão das Neves. Emerson Carvalho dos Santos, do Presídio Floramar, de Divinópolis, e Ângelo Carlos Vieira, do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, de Pará de Minas, fizeram as aulas com instrutores da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Eles vão passar seus conhecimentos para os colegas das unidades em que trabalham e para as outras da região. Estarão presentes na capacitação agentes do Presídio de Formiga, Presídio de Arcos, Presídio de Pompéu, Presídio de Luz, Presídio de Nova Serrana, Presídio de Bambuí, Presídio de Pitangui, Presídio de Bom Despacho, Presídio de Itaúna, Presídio de Lagoa da Prata e Presídio de Abaeté.

A diretora-geral do Presídio de Floramar, Elisabete Pinheiro Fernandes, destaca os benefícios que a capacitação vai trazer para o trabalho dos agentes. “A aplicação do projeto do REDS demonstra maior responsabilidade e profissionalismo ao Sistema Prisional, uma vez que os próprios servidores irão realizar os registros de ocorrências no interior das unidades prisionais, sem a necessidade de sobrecarregar a Polícia Militar. Isso agrega valor à classe dos servidores da Seap bem como um maior comprometimento nas ações e demandas diárias”.

Nos próximos meses, o trabalho de capacitação será estendido para os agentes das unidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana da Capital. “A meta é que todas as unidades prisionais do Estado utilizem as funções do Reds até o início do segundo semestre deste ano”, revela o gerente de implantação do Reds no Sistema Prisional, Marcio José da Silva.

Eles poderão preencher registros de ameaça, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uso e consumo de drogas, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico, tráfico de drogas e desacato.

BENEFÍCIO SOCIAL E ECONÔMICO
A iniciativa beneficia a sociedade, já que o preenchimento do Reds por esses profissionais vai resultar em economia, evitando o deslocamento e o empenho de policiais militares para efetuarem os registros, além de liberar o efetivo para o patrulhamento nas ruas do Estado.

RESULTADO DO PROJETO-PILOTO

Para alinhar as diretrizes do trabalho, em novembro de 2016, a SEAP iniciou a execução de um projeto-piloto no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na Capital. Durante esse tempo, os agentes de segurança penitenciários da unidade, previamente capacitados, registraram 58 ocorrências sem a necessidade do empenho da Polícia Militar. 


Para o diretor de segurança do Ceresp Gameleira, Edivaldo dos Santos, a iniciativa trouxe ganhos importantíssimos para a unidade. “Facilitou o serviço. Estamos economizando tempo, resolvendo tudo de maneira ágil”, destaca o diretor.

Ag. Minas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida passará por Bom Despacho

Nessa quinta-feira, 02, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida sairá do seu santuário em Aparecida/SP e percorrerá algumas paróquias que fazem parte do Diocese de Luz. O trajeto da Santa começará a partir desta sexta-feira, 03, com uma visita a cidade de Capitólio na Paróquia de São Sebastião. 

De acordo com a Diocese de Luz, durante o mês de fevereiro, a peregrinação da santa estará nas cidades de Piumhi, São Roque, Doresópolis, Pimenta e Formiga. E em março,  irá  percorrer  por Córrego Fundo, Pains, Arcos, Bambuí, Medeiros, Pratinha, Santa Rosa da Serra, Córrego Danta e Estrela do Indaíá

Já em Abril, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida estará em Bom Despacho, Dores do Indaiá, Luz, Quartel Geral, Abaeté, Paineiras, Biquinhas e  Morada Nova de Minas. E em maio, mês que a Igreja Católica comemora o mês de Maria, a peregrinação da santa visitará novamente  Bom Despacho e as demais cidades que são   Santo Antonio do Monte, Moema, Lagoa da Prata, Japaraíba, no Seminário Diocesano  em Belo Horizonte, Luz e em Campos Altos.

A festa de encerramento da peregrinação está programada para acontecer no dia 11 de Junho no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos, onde será realizada a Confraternização Diocesana das Comunidades. Logo depois, no dia 30 de junho, a Imagem retornará ao Santuário Nacional em Aparecida/SP. 

Igreja Matriz agora é Patrimônio Cultural de Bom Despacho

Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho - Bom Despacho/MG
Igreja Matriz de Bom Despacho
Na última segunda-feira, 30, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho  publicou em seu site o decreto que oficializa  a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho como Patrimônio Cultural do Município. O tombamento foi oficializado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. 

Construída entre os anos de 1927 a 1948 a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho  é considerada como um maiores símbolos da cultura local e também do estado. De estilo gótigo, o templo cristão  também é apontado como um dos maiores cartões portais de Minas Gerais. Seu primeiro culto aconteceu em 16 de Dezembro de 1945. 

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho teve a sua construção projetada pelo arquiteto Etelvino de Souza,  sendo escrita e contada logo depois no livro 'O Arquiteto de Deus'. Na história, conta-se que os habitantes da cidade naquela época, se juntaram para levantar o templo. 

Aos  69 anos depois de sua construção, a Prefeitura de Bom Despacho, através do Prefeito Fernando Cabral e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, oficializaram o decreto do tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho como patrimônio do município.  


terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ladrões roubam mais de U$$ 11 mil dólares de residência em Bom Despacho

Image result for furto a residencia de bom despacho mgNa noite da última segunda-feira, 30, por volta das 19h50, a Polícia Militar compareceu à Rua 07 de Setembro, onde havia ocorrido um furto a residência. Os ladrões levaram dinheiro, notebook e documentos pessoais. 

De acordo com o BO, a moradora relatou aos policiais que saiu de manhã  para trabalhar na cidade de Moema e quando retornou ao seu apartamento, por volta das 19h30, percebeu que uma das portas estava arrombada. 

Segundo a Polícia, os autores levaram U$$ 11.725,00 dólares,  um notebook e mais documentos pessoais da vítima. Logo depois, a perícia compareceu ao local e realizou os seus trabalhos. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Prefeito Fernando Cabral destaca função que Dr Bertolino terá nesse Governo

Image result for Fernando Cabral Bom Despacho
Prefeito Fernando Cabral de Bom Despacho
O Jornal Fique Sabendo entrevistou nessa semana o Prefeito Fernando Cabral de Bom Despacho. Dentre os destaques abordados pelo mandatário, está a função que o Vice-Prefeito Dr. Bertolino irá exercer nesse mandato. 



Fique Sabendo:  Quais são as prioridades para este segundo mandato?

Prefeito Fernando Cabral: Há três prioridades máximas que devemos conduzir com muita ênfase: melhorar o atendimento na saúde, fazer avançar a educação, e resolver de vez o problema do lixão. Depois vem a geração de emprego e renda. Faremos isto sem nos descurarmos da infraestrutura, da cultura, das melhorias administrativas.

Outra prioridade que merece destaque será nosso investimento no desenvolvimento econômico de Bom Despacho para gerar riqueza, emprego e renda.


Fique Sabendo:  O Vice Dr Bertolino terá alguma função na Prefeitura nessa legislatura?


Prefeito Fernando Cabral:Meu vice, Dr. Bertolino, terá um papel fundamental. Ele ajudará a administração em diversas áreas, mas, um ponto de destaque será o desenvolvimento econômico que acabei de mencionar. Dr. Bertolino será o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município. Ficará sob sua responsabilidade unir as forças do Poder Público, da Universidade (UNA), do empresariado local e dos ruralistas para que possamos transformar nossa cidade num exemplo regional e nacional.

Fique Sabendo: Qual é a perspectiva de aprovação de projetos na Câmara?

Prefeito Fernando Cabral:Na legislatura passada tivemos alguns casos de vereadores agindo com aguda demagogia e extrema irresponsabilidade com a coisa pública. Eram poucos, mas perturbavam e atrasavam o trabalho do legislativo. E quando o legislativo não produz, a cidade enfrenta dificuldades.

Nesta legislatura penso que a vereança demagógica não terá guarida. Por isto, confio que teremos uma Câmara mais produtiva e mais enérgica na defesa dos interesses da população. Penso que a enorme maioria dos vereadores eleitos não fará da Casa Legislativa um palaque para politicagem e para a defesa de interesses particulares.

Entendo também que a Câmara atual, com três mulheres, está mais equilibrada.


Por tudo isto, estou muito otimista. Confio que os atuais vereadores conduzirão muito bem o seu trabalho de legislar, fiscalizar e defender os interesses maiores de Bom Despacho. Neste sentido, acredito que não encontrarei dificuldade alguma em aprovar projetos, pois só envio para a Câmara projetos cuja aprovação trazem melhoria para Bom Despacho.

Fique Sabendo: Como será reajustado o IPTU em 2017?

Prefeito Fernando Cabral:Em 2017 o IPTU foi reajustado na forma da lei, como acontece todos os anos. Mas, como entendo que os contribuintes estão passando por dificuldades financeiras por causa da situação do país, decidi dar um desconto de 6,47% para quem pagar à vista. E, para quem paga parceladamente, não haverá juros.

Além disto, adiamos a cobrança para meados de março. Desta forma, o contribuinte poderá, primeiro, pagar seus compromissos com o IPVA e com o material escolar dos seus filhos.

Portanto, este ano haverá um alívio. Alívio que pretendemos aumentar em 2018. Este ano mandarei para a Câmara um projeto de lei que deverá diminuir o IPTU para 2018.

Fique Sabendo:  O que Bom Despacho pode esperar em termos de obras nesse mandato?


Prefeito Fernando Cabral:No período 2017-2020, faremos muito mais obras do que no período 2013-2016. Isto, por mais de uma razão. Primeiro, já equacionamos a dívida de mais de R$ 16 milhões que o prefeito anterior nos deixou. Segundo, porque nossos servidores estão muito mais produtivos e interessados em realizar uma administração efetiva. Terceiro, porque pensamos que a economia brasileira começa a se recuperar.

Entre 2013 e 2016 a situação do país só piorou: aumentou o desemprego, a arrecadação diminuiu, a inflação cresceu e a taxa de juros disparou. Tudo isto deve se inverter a partir de agora. Em 2017 deveremos ter uma melhora quase imperceptível e, nos seguintes seguintes, uma melhora muito mais palpável.

Em resumo, os bom-despachenses podem esperar de nós muito mais realizações do que fizemos no primeiro governo. Em especial, vamos resolver o problema do lixão e melhorar mais ainda a Saúde, a Educação e a infraestrutura. E daremos um grande fomento à situação econômica de nossa cidade e região.








Moemense se destaca no The Voice Kids

Tainá Delfino
No último domingo, 29, foi realizada mais uma exibição do The Voice Kids, programa promovido pela Rede Globo de Televisão e que tem o objetivo de buscar novos talentos para a música brasileira. Nesta edição, houve o destaque da menina Tainá Delfino, 11 anos,  natural e moradora de Moema -MG. 

A jovenzinha cantou a música  'Minha Felicidade' de Roberta Campos, composição tocada na telenovela Sol Nascente da Rede Globo de Televisão. Ao interpretar a canção, Tainá não decepcionou os jurados (técnicos), tanto que teve a cadeira virada por Carlinhos Brown, ato que concretizou a participação da menina no reality. 

Antes de se apresentar, foi exibido o perfil de Tainá, que confirmou o gosto pela música desde quando tinha entre 3 e 4 anos. Além de música, a menina também é interessada por teatro. " Toda vez que tem teatro na minha igreja, eu gosto muito de participar", contou durante o programa. 

Veja a apresentação de Tainá através do link: https://globoplay.globo.com/v/5611007/

domingo, 29 de janeiro de 2017

PM APREENDE ADOLESCENTE POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO

Por volta das 16h da última quinta-feira, 26 , a Polícia Militar compareceu ao Bairro do Rosário,  após receber denúncia de havia ocorrido um disparo de arma de fogo na Rua Ana Leite, esquina com Rua Paraíba, onde  ao perceberem a presença dos policiais, alguns indivíduos saíram pelos fundos de um barracão.

Segundo a Polícia, o  suspeito identificado  como V.H.L.A., de  17 anos, foi localizado durante o rastreamento próximo à sua casa. Depois das  buscas na residência dele, os policiais apreenderam 01 pistola 9mm da  marca Colt, que estava carregada com 07 munições intactas,  e mais outras quatorze munições do mesmo calibre, além de mais  uma munição  de calibre 380 e uma de  calibre .38.


De acordo com o BO,  o adolescente foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia, juntamente  com o material recolhido.

Gastos com juros do cartão de crédito podem cair pela metade com novas regras

Image result for cartão de creditoA economia do consumidor com a nova regra que limita a utilização do rotativo do cartão de crédito poderá chegar a quase 50% em 12 meses. Essa é a diferença que o cliente deixará de pagar ao migrar dos juros mais caros do crédito rotativo para as taxas mais baixas do crédito parcelado.

A partir de abril, as administradoras de cartão de crédito não poderão mais financiar o saldo devedor dos clientes por meio do crédito rotativo por mais de um mês, conforme decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) tomada na última quinta-feira (26).

De acordo com o levantamento mais recente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), os juros médios do crédito rotativo – cobrado de quem não paga a totalidade da fatura do cartão de crédito – chegavam a 15,33% ao mês no fim de dezembro. Para o crédito parcelado, a taxa média estava em 8% ao mês.
A diferença é maior quanto mais longo o tempo dos financiamentos. Uma dívida de R$ 1 mil na fatura do cartão sobe para R$ 1.534 no crédito rotativo ao fim de três meses. Com a nova regra, pela qual a taxa mais alta – de 15,33% ao mês – incide nos primeiros 30 dias e a taxa de 8% ao mês incide nos dois meses restantes, a dívida aumenta para R$ 1.345,20, diferença de 12,3%.

Ao final de 12 meses, a disparidade é ainda maior. Uma dívida de R$ 1 mil na fatura chegará a R$ 5.537,42 ao fim do período no sistema atual, financiada por meio do crédito rotativo. Pela nova regra, a mesma dívida seria corrigida para R$ 2.689,07, diferença de 51,4%.

O cálculo leva em conta as taxas médias de juros cobradas no fim de dezembro. A economia efetiva pode variar porque os bancos personalizam as taxas para cada consumidor no rotativo e no crédito parcelado. Os juros finais podem variar em função do histórico e da capacidade de pagamento do cliente.

Inadimplência

Ao anunciar as novas regras na última quinta-feira, o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, explicou que as altas taxas de juros no crédito rotativo estão relacionadas à elevada inadimplência nessa modalidade. Segundo a autoridade monetária, a inadimplência no rotativo do cartão de crédito estava em 37% para as pessoas físicas e em 59% para as empresas no fim de dezembro.

Em relação ao crédito parcelado, a inadimplência é bem menor: 1,1% para as pessoas físicas e 2,3% para as empresas. “Hoje, uma vez em que o cliente entra no rotativo, não sabe quando vai pagar o saldo devedor. Isso cria uma incerteza que não existe no crédito parcelado, que permite às instituições adotarem um fluxo de caixa esperado das parcelas que vão entrar, dando maior previsibilidade e resultado em juros menores”, declarou o diretor do BC.

A limitação para o uso do crédito rotativo havia sido anunciada em dezembro pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como parte das medidas de reformas microeconômicas. Na ocasião, o ministro anunciou a intenção do governo de reduzir, de 30 para dois dias, o prazo de pagamento das administradoras de cartão aos lojistas. A medida, segundo as administradoras, prejudicaria as pequenas empresas de cartões e favoreceria os grandes bancos.


Ag. Brasil