sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Lafayette Andrada acompanha posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado

vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Lafayette Andrada (PSD), participou, nesta quarta-feira (15/2/17), da posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), conselheiro Cláudio Couto Terrão, eleito para o biênio 2017-2018. Na mesma solenidade, tomaram posse o novo vice-presidente da Corte de Contas, Mauri Torres, o corregedor José Alves Viana e o ouvidor Gilberto Diniz.
De acordo com Lafayette Andrada, o Tribunal de Contas do Estado é um órgão fundamental para o bom funcionamento do Legislativo, já que trabalha na gestão dos recursos públicos e municipais.
Também participaram da solenidade o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, que representou o governador, além de outras autoridades dos demais Poderes do Estado.
Nova presidência do TCE-MG
Cláudio Terrão é carioca e tem 48 anos. Ele é graduado em ciência da computação e direito e iniciou sua carreira profissional em 1985, como militar da Aeronáutica. O novo presidente é conselheiro do TCE-MG desde 2010 e já exerceu, entre outros, os cargos de ouvidor, corregedor e vice-presidente. Ele recebeu o cargo máximo da corte do conselheiro Sebastião Helvécio.
O novo vice-presidente do Tribunal, Mauri Torres, iniciou sua vida profissional em João Monlevade (Região Central do Estado), elegendo-se deputado estadual em 1990. Reelegeu-se sucessivamente e, em 2003, assumiu a presidência da ALMG, sendo companheiro de Legislatura do deputado Lafayette Andrada. É conselheiro do TCE-MG desde 2011.
Assim também, o médico José Alves Viana (Doutor Viana) foi eleito deputado estadual em 1998 e reeleito até 2012, exercendo mandato concomitantemente com o deputado Lafayette Andrada,  quando se tornou conselheiro do Tribunal de Contas. Ele ocupou a presidência do Legislativo mineiro em janeiro de 2011. Já Gilberto Diniz está no quadro efetivo do TCE-MG desde 1988 e, desde 2013, como conselheiro.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE ESCOLAR EM BOM DESPACHO

Na última terça-feira, dia 14 de Fevereiro de 2017, militares da 50ª Cia realizaram uma Operação de Fiscalização de Transporte Escolar em Bom Despacho. De acordo com a PM, ‘o intuito da operação foi coibir infrações que possam interferir na segurança dos usuários dos serviços, em sua maioria crianças, além dos demais usuários da via’.
           
 Durante a averiguação dos  documentos como  CNH e CRLV), os policiais solicitaram aos condutores autorizações do município para fazer  o serviço de transporte escolar na cidade, além de laudos de inspeção do INMETRO, tacógrafos e demais  equipamentos inerentes ao transporte escolar.

Segundo a Polícia, durante os trabalhos, foram lavrados 08 notificações de trânsito e um veículo foi removido  pela falta da licenciamento.

Inf:PMMG



Ligações entre fixos e celulares vão ficar mais baratas a partir deste mês

Ligação de telefone fixo para celular ficará mais barata
As tarifas das ligações locais e interurbanas feitas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir do dia 25 deste mês. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os valores das chamadas locais terão redução de 16,49% a 19,25%. Já para as ligações interurbanas, a queda será de 7,05% a 12,01%.

A queda no custo das ligações se deve à redução dos valores de interconexão, montante cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra para a realização de ligações. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem acontecer até 2019, segundo previsão da Anatel.


Por determinação da agência, ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores.

Ag. Brasil

Prefeito Julvan destaca continuidade da Transparência no seu segundo mandato em Moema

O Jornal Fique Sabendo entrevista o Prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que está no seu segundo mandato consecutivo. O mandatário destacou a continuidade da transparência e responsabilidade fiscal  frente a administração do município. 



Prefeito de Moema, Julvan Lacerda
Fique Sabendo:  O QUE OS MOEMENSES PODEM ESPERAR DO NO SEU SEGUNDO MANDATO?



Julvan: O aprimoramento de todas as ações desenvolvidas no primeiro mandato. Com certeza de reafirmação de nossos compromissos com a responsabilidade fiscal, com a transparência nos atos de gestão, com a sensibilidade no trato com nossa gente e com a acentuação do trabalho e da dedicação na construção de uma cidade melhor.

Fique Sabendo: QUAIS AS PRIORIDADES DE 2017 PARA O MUNICÍPIO DE MOEMA?



Julvan: O Brasil passa por um momento conturbado, notadamente no setor público. Vivenciamos crise política, econômica, financeira e moral, sem precedentes em nossa história. O Município, como parte mais frágil de nossa ordem federativa, sofre penosamente as consequências das irresponsabilidades perpetradas a nível nacional. Assim sendo, a prioridade momentânea é assegurar que o Município possa cruzar este momento garantindo a prestação dos serviços públicos aos nossos munícipes. Hoje Moema tem uma saúde financeira acima da média para cidades de pequeno porte, nossa prioridade é preservar esse padrão pra continuar atendendo as prioridades de nossa sociedade, como saúde, educação e outras.


Fique Sabendo: 3 - QUAL SUA EXPECTATIVA SOBRE A CÂMARA DE MOEMA NESTA LEGISLATURA?


Julvan: Nosso relacionamento institucional com o Legislativo Municipal tem sido pautado pelo respeito, independência, harmônia e sobretudo de parceria. Nesta legislatura nosso grupo político elegeu sete dos nove vereadores e espero e acredito que os dois vereadores eleitos na chapa adversária também estarão alinhados conosco no proposito de construir uma cidade melhor, pois somos representantes do povo, eleitos para dirigir nosso Município durante este período de quatro anos e devemos agir motivados unica e exclusivamente em prol do interesse público, deixando de lado os interesses pessoais e as particularidades partidárias.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ADSBD divulga datas de coleta em Bom Despacho

Image result for adsbd bom despacho mg
Sede da ASBD. Foto Prefeitura de Bom Despacho
A ADSBD (Associação de Doadores de Sangue de Bom Despacho) divulgou nessa semana as datas que irão acontecer a coleta de sangue durante o primeiro semestre de 2017 em Bom Despacho. O local da coleta acontecerá na sede da entidade, que está localizada na Praça Olegário Maciel, 831, lugar mais conhecido como Praça da Estação. 


Segundo  Margarida Lélis, presidente da entidade, as datas ocorrem conforme cronograma da Fundação Hemominas, órgão responsável pelas coletas no estado de Minas Gerais. Ao todo, o calendário conta com  11 datas marcadas para a realização das coletas de sangue em Bom Despacho. 
Calendário de Doações das Coletas de Sangue em Bom Despacho

"As datas seguem um planejamento da Fundação Hemominas e por isso a Associação realiza as coletas de acordo com o seu cronograma", disse Margarida Lélis em conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Polícia Militar localiza em Moema veículo que foi furtado em Bom Despacho

Image result for policia militar bom despacho mgNa madrugada da última segunda-feira, 13, por volta das 5h45, Policiais Militares avistaram  um automóvel que parecia estar com atitudes suspeitas na Rodovia MG 170, próxima a cidade de  Moema. Durante a abordagem ao condutor, ficou comprovado que o veículo havia sido furtado em Bom Despacho. 

Segundo a PM, os militares abordaram o condutor L. H. S. de 25 anos. Durante a abordagem, o suspeito estava  com sintomas de embriaguez. Ele dirigia um VW Gol, que havia sido furtado em Bom Despacho. 

Conforme a Polícia, como  o suspeito possuía mandado de prisão, ele foi preso e depois foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho. 

Câmara de Bom Despacho pede revisão de reajuste do IPTU

Image result for IPTU de Bom Despacho mgNa última segunda-feira, 13, a Câmara Municipal de Bom Despacho realizou mais uma sessão ordinária e anunciou que pediu ao Prefeito Fernando Cabral que seja feita uma nova forma de cobrar o reajuste do IPTU da cidade, atualizado monetariamente pela Taxa Selic. Em ofício enviado ao Chefe do Executivo, o presidente da casa Vital Guimarães  solicita que haja uma revisão da cobrança do tributo  a partir deste ano. 

Em nota, o vereador Vital Guimarães explica que a administração municipal deve usar outro índice de reajuste para atualizar monetariamente o IPTU, pois a Taxa Selic não pode ser adotada conforme rege a Constituição Federal. No entanto, no mesmo dia que foi lido o ofício no plenário municipal, a Prefeitura de Bom Despacho enviou um projeto de Lei que altera o índice do reajuste para INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que é usado geralmente para reajustar consumo e aluguel no Brasil. 

Ou seja, com a mudança da Lei, as cobranças do IPTU em Bom Despacho,  poderão ser feitas de acordo com o INPC. Em janeiro deste ano, por exemplo, o percentual do levantamento fechou em 5,43%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão brasileiro responsável pela divulgação deste índice de atualização monetária no país. 

Comissões Permanentes

Também na mesma sessão, o Mesa Diretora  nomeou as comissões permanentes para a realização dos trabalhos legislativos durante esse mandato. Ao todo, 4 comissões, com 3 vereadores titulares e 3 vereadores suplentes, estarão empenhados nos trabalhos legislativos da Câmara Municipal. 

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação terá como vereadores titulares, Fernando Branco, Cessão Queiroz e Dra. Rose. A de Finanças  e Orçamento terá Marquinhos da Copasa, Marcelão e Joice Quirino. Já a Comissão de  Administração, Serviços Públicos, Obras e Trânsito contará com Marquinhos da Copasa, Cessão Queiroz e Anderson do Gás. Na de Saúde, Educação e Meio Ambiente, a sua composição será feita  por Fernando Branco, Joice Quirino e Marcelão.  

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Carnaval movimenta a economia e coloca Minas Gerais entre os destaques nacionais

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio, estado está entre os três que devem registrar o maior faturamento

 

 

Image result for carnaval abaete mg 2017
Cartaz Carnaval 2017 - Abaeté (MG)
Em ritmo de Carnaval, Minas Gerais acaba de ser listada entre os três estados brasileiros que mais movimentam a economia por meio do turismo durante o maior feriado do calendário brasileiro, conforme informações da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As movimentações em Minas Gerais, que ocupa o terceiro lugar no ranking, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, chegam a R$ 332,7 milhões. Girando toda a cadeia do turismo, o Carnaval gera receita em diversos setores, com destaque para o transporte, hotéis e alimentação. Além disso, o momento gera emprego e renda junto às esferas envolvidas.

“É com grande alegria e satisfação que Minas Gerais recebe essa notícia. As atividades turísticas estão voltadas para o bem estar dos nossos visitantes que, com certeza, serão bem recebidos em todos os municípios mineiros”, declara o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

A festa promete atrair foliões de todas as idades para as mais diversas opções de lazer. Blocos de rua, bonecos caricatos, festas tradicionais, trio elétrico, folclore e muita animação fazem parte dessa diversidade de estilos.

“Ressalto nosso convite para que os turistas venham se divertir em Minas Gerais e apreciar nossas festas. Nosso Estado está preparado para receber os visitantes que desejam curtir o Carnaval em ritmo de folia, para apreciar nossa cultura, natureza e também para aproveitar o feriado descansando”, convida Ricardo Faria.

Faturamento alto

O economista da CNC, Fabio Bentes, explica a posição de Minas Gerais à frente da Bahia, cuja capital, Salvador, preserva um dos carnavais mais tradicionais do país. “Isso se justifica porque a pesquisa não se restringe à folia e sim sobre o faturamento das atividades que atendem ao turismo nesta época do ano”, esclarece.

O levantamento da CNC considerou sete conjuntos de atividades: alojamento, alimentação, atividades artísticas, esportivas e de lazer, agências de viagens, transporte rodoviário, transporte aéreo e outros transportes e locação de veículos.

“Minas Gerais, por exemplo, tem o maior número de municípios e muitos usam as estradas para se deslocar, seja para ir ou fugir da folia. Com isso, o transporte rodoviário acaba sendo muito impactado”, ressalta o economista para exemplificar o grande impacto dos gastos com combustíveis (etanol, óleo diesel, álcool, gasolina e gás veicular) e transporte (carro e ônibus) na economia mineira nesta época do ano.

“Outro dado é que a pesquisa não leva em consideração a movimentação do número de turistas. Não atrelamos a variação de turistas ao faturamento”, finaliza Bentes. Destaca-se, ainda, que o estudo da CNC levou em consideração apenas empresas formais. Aqueles que trabalham na informalidade, como ambulantes, não foram considerados.

Ag. Minas


Ladrão leva R$ 350 de Posto de Combustível em Bom Despacho

Image result for assalto de moto
Na noite de último domingo, 12, a Polícia Militar compareceu a um Posto de Combustível no Bairro São José em Bom Despacho, após receber a informação de que teria ocorrido um assalto no estabelecimento. Os assaltantes levaram dinheiro e usaram uma moto para efetuar o crime. 

Segundo a Polícia, o frentista R.M.P relatou que foi abordado por dois indivíduos que estavam numa motocicleta,  e logo depois, o passageiro sacou um arma e anunciou o assalto. Ele levou cerca de R$ 350,00 do estabelecimento. 

Conforme a ocorrência, depois de pegarem o dinheiro, os assaltantes fugiram para rumo desconhecido.