https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Não há caso de Sarampo em Bom Despacho, diz Prefeitura

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Não há caso de Sarampo em Bom Despacho, diz Prefeitura


Related imageNa última semana, surgiu a informação de que Bom Despacho teria um caso suspeito de Sarampo. Uma criança de 1 ano e 3 meses havia apresentados os sintomas da doença, e por isso, a Secretaria Municipal  de Saúde tomou medidas necessárias e encaminhou  exames para o Laboratório Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte. 
Conforme a Prefeitura de Bom Despacho, os sintomas eram apenas sinais da reação da vacina que foi aplicada na criança. Em nota, o Executivo informa que duas UBS ficaram abertas aos sábados durante o mês de setembro para imunizar a população, sendo que servidores também foram às escolas e vacinaram mais de 200 crianças. 

Veja a nota da Prefeitura: 

Não há caso de sarampo em Bom Despacho
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o caso de suspeita de sarampo em Bom Despacho não é real. Uma criança havia apresentado sintomas da doença mas não estava doente. Foi apenas uma reação da vacina contra sarampo que ela havia tomado anteriormente.
Mesmo antes de confirmada se a suspeita era verdadeira ou não, a Secretaria de Saúde tomou medidas de segurança, realizou exames de laboratório e encaminhou para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte. Além disso, foi feita campanha de vacinação em agosto. Todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm vacinas disponíveis.
Em setembro, duas UBS ficaram abertas aos sábados para imunizar a população. Nas últimas semanas, servidores também foram às escolas e vacinaram 271 crianças que ainda não tinham sido imunizadas.
Também estamos com campanha pesada nos meios de comunicação da Prefeitura, escolas e salas de espera das UBS desde agosto. Demos várias entrevistas de alerta nas rádios da cidade e nos meios de comunicação da região.
O sarampo mata – Pais de crianças com idades entre 6 e 11 meses devem se vacinar. Pessoas com idades entre 1 até 29 anos devem tomar duas doses para ficarem imunes pelo resto da vida. Entre 30 e 49 anos, basta uma dose. O cidadão deve levar o cartão de vacina.
Lembre-se: gestantes não podem tomar essa vacina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário