quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Defesa Civil alerta população sobre mais chuva forte em BD*

Entre hoje (22) e amanhã, há previsão de mais chuva forte para Bom Despacho. A expectativa é que o volume de chuva chegue a 150 milímetros.

“Isso equivale a muita chuva. Por isso, a população deve se prevenir e ter muito cuidado”, destaca o Chefe da Defesa Civil, Coronel Renato Gomides.

*Evite boatos e rumores*. Fique calmo e acalme as pessoas em desespero. Em caso de risco ligue para os Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Defesa Civil (0800 285 3737). Além disso, siga as instruções emitidas pelos órgãos oficiais.

*Antes da chuva:*
Limpe telhados, calhas, ralos, esgotos. Retire entulhos dos quintais. Não jogue lixo nas ruas. Reforce ou escore muros e paredes pouco confiáveis.

*Durante chuvas fortes:*
Fique atento ao nível de subida das águas. Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Desligue aparelhos elétricos das tomadas e fique longe de janelas. Não retire roupas do varal e use o telefone somente em casos de emergência. Nos casos de maior gravidade com infiltração, rachadura ou barulhos estranhos, saia do local.

*Se estiver no carro durante chuvas fortes:*
Fique em local alto e espere o nível da água baixar. Não pare o carro próximo de postes ou árvores. Cuidado: poças de água podem ocultar crateras. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Fique longe do carro da frente.

Bom Despacho.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário