https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Estudantes da Una Bom Despacho vencem “Squad Ajudar”

sábado, 1 de agosto de 2020

Estudantes da Una Bom Despacho vencem “Squad Ajudar”


Torneio virtual de tecnologia da informação é realizado por instituições da Ânima Educação e busca engajar universidade e comunidade.

A equipe da Una Bom Despacho foi campeã do Squad Ajudar, projeto de extensão tecnológica desenvolvido pelas instituições de ensino do grupo Ânima Educação. Voltado à resolução prática de problemas reais com impacto social ou acadêmico, o projeto busca promover uma parceria entre a universidade e a comunidade. A iniciativa dos estudantes da unidade do centro oeste foi direcionada para a gestão de resíduos sólidos no município.

Com o projeto “UNA-se: o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação na conscientização da população e gestão de resíduos sólidos na cidade de Bom Despacho-MG”, os estudantes do curso de Sistemas de Informação Elisson Carvalho de Araújo, Felipe Augusto Costa, Gabriel Lima Araújo e Luís Otávio Pereira, do 7º, 3º, 5º e 6º períodos, respectivamente, sob orientação do professor Heverton Santiago, desenvolveram um aplicativo mobile para educação ambiental na gestão dos resíduos sólidos, incentivando atividades de caráter educativo e pedagógico envolvendo a coleta seletiva e logística reversa na cidade de Bom Despacho.

Para o orientador do projeto, professor Heverton Santiago, além das competências técnicas e habilidades desenvolvidas pelos alunos, também foi despertada a importância do cuidado com a gestão dos resíduos sólidos e da coleta seletiva do lixo.

“A iniciativa leva o aluno a compreender a importância de se ter uma gestão adequada e promover o engajamento deles com problemas sociais, oportunizando o trabalho com equipes proativas e auto-organizáveis e a parceria com prefeituras e empresas da região que buscam trabalhar o consumo consciente e a minimização da geração de resíduos sólidos”, ressalta.

Ainda segundo Heverton, o primeiro lugar na competição representa o esforço e empenho dos estudantes e do corpo docente da instituição. Ele acredita que iniciativas como esta oportunizam o aluno vivenciar a realidade por meio de desafios práticos, fazendo uma ligação entre academia, empresas e sociedade.

“Vencer a competição nos trouxe a certeza de que, um projeto quando encarado de forma motivadora e com as orientações adequadas na busca dos melhores resultados. Ficamos muito honrados em representar a UNA Bom Despacho e conseguir trazer essa conquista. Para nós, representa determinação, conquista, superação de desafios, objetivos alcançados mesmo em meio as dificuldades principalmente diante da pandemia. É também uma forma de mostrar o quanto nossos alunos tem um perfil diferenciado e estão sendo muito bem preparados para sua vida profissional”, enfatiza.

Squad Ajudar

O Squad ajudar foi ofertado para os alunos matriculados no 1º semestre de 2020 dos cursos de Ciência da Computação, Gestão de Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas das unidades, e contou como alunos das unidades da Una Aimorés, Barreiro, Betim, Bom Despacho, Cristiano Machado, Contagem, Uberlândia e UniBH, totalizando 8 equipes. Os alunos foram selecionados via processo seletivo e formaram a equipe sob a orientação de um professor-orientador para desenvolver projetos tecnológicos aplicados às demandas reais de mercado.

Ass. Im. Una Centro Oeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário