https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Sebrae e AMM firmam parceria para fortalecer economia de municípios mineiros

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Sebrae e AMM firmam parceria para fortalecer economia de municípios mineiros

 

 

Iniciativa engloba ações para melhorar o ambiente de negócios, estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento local dos municípios mineiros impactados pela pandemia

 

A Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram na sexta-feira  (14/08), o projeto Desenvolve Minas Gerais. A iniciativa, que tem o apoio do governo do Estado, pretende alavancar a retomada do desenvolvimento econômico nos municípios impactados pela pandemia do novo coronavírus. O governador Romeu Zema, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o presidente da AMM, Julvan Lacerda e o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho apresentaram o projeto no final da manhã desta sexta-feira, em evento on-line.

 

“Nosso foco é a qualificação da gestão municipal e contamos com a expertise do Sebrae para avançar nesse propósito e fomentar o desenvolvimento econômico”, destacou o presidente da AMM, Julvan Lacerda. Segundo Julvan, a queda da receita dos municípios mineiros em função da pandemia está em torno de 30%. Por isso, segundo Julvan, a principal preocupação agora é a de fortalecer os pequenos negócios. “São eles que fazem o dinheiro circular e aquecem a economia local, aumentando assim a arrecadação dos municípios”, disse.

 

O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, apresentou o cenário “dramático” vivido pelos pequenos negócios do estado. “Tivemos uma redução de 75 mil postos de trabalho no primeiro semestre do ano.  Foi o pior resultado registrado pelo segmento nos últimos 10 anos.  Estamos em uma crise sem precedentes e para superá-la precisamos do apoio de todos”, afirmou.

 

De acordo com João Cruz, o projeto Desenvolve Minas Gerais vai tratar em nível microrregional as demandas dos territórios, criando oportunidades para alavancar os consórcios intermunicipais, em apoio às pequenas agroindústrias, a implementação da Sala Mineira do Empreendedor, as compras públicas dos pequenos negócios locais, entre outras ações para estimular as economias dos municípios.

 

O diretor do Sebrae Minas também destacou o projeto Minas Avança, realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), para levar modernização tecnológica aos pequenos negócios, por meio dos programas do Sebrae de consultoria tecnológica, o Sebraetec, e Agentes Locais de Inovação (ALI). “Estão sendo investidos R$ 20 milhões nesta iniciativa para atender mais de 100 mil empresas do estado”, destacou.

O reforço no trabalho de orientação e capacitação dos empresários para a retomada das atividades foi destacado pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles. “O maior desafio da sociedade brasileira hoje é buscar o crescimento para gerar emprego. O Sebrae é um importante aliado dos gestores públicos e está pronto para ajudar Minas Gerais no desenvolvimento regional”, pontuou.

 

Segundo Melles, o Sebrae tem diversos instrumentos para ajudar os municípios a reorganizarem suas economias, a começar pelo trabalho de qualificação dos empreendedores, para que tenham melhores condições de inovar e competir.

O governador Romeu Zema acrescentou que o projeto Desenvolve Minas Gerais chega em um momento decisivo para ajudar na recuperação da economia. “Desde o início deste governo temos simplificado a vida de quem trabalha e produz.  Estamos fazendo o possível para ajudar os empreendedores, inclusive os que atuam em setores fortemente impactados pela pandemia, como o de turismo, cultura e esportes”, completou.

 

O Projeto

Desenvolve Minas Gerais faz parte do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, realizado em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. A iniciativa criará suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local. Para isso, a primeira etapa da parceria será a realização do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas.

 

O primeiro encontro microrregional on-line será realizado no dia 20 de agosto, entre 9h e 11h, envolvendo gestores públicos, servidores, empresários e lideranças da região Sudoeste do estado, com a condução da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg).

 

Esses webinários contarão com a participação de técnicos da AMM, do Sebrae e de entidades parceiras, que vão vislumbrar as características de cada uma das microrregiões do Estado e analisar aquilo que é mais importante de ser debatido. “Para apoiar os municípios no enfrentamento deste desafio, foi criada essa Estratégia para o Desenvolvimento Econômico Local. Nosso objetivo é oferecer suporte técnico aos municípios na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local”, afirma o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz.

 

Para os encontros online, serão chamados os atores do poder público, como secretários municipais, vereadores, servidores públicos; e do terceiro setor, como associações comerciais, industriais, câmaras de dirigentes lojistas, cooperativas, comerciantes e produtores de pequenos negócios; e a população de um modo geral, para que todos possam ter orientações técnicas e capacitação sobre como buscar financiamentos e recursos.

Serão apresentados também casos de sucesso, seja de empresários, seja de gestores, soluções inteligentes para sair da crise e que possam propiciar caminhos e soluções para empreendedores de pequenos negócios locais se desenvolverem, criando mais emprego e fomentando a economia dos municípios. “O pacote de medidas proposto pode beneficiar entre 700 e 850 mil pequenos negócios no Estado, preservando quase dois milhões de empregos. O que estamos propondo é a mobilização do poder público em um esforço de criar condições para a sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhares de pessoas”, reforça João Cruz.

 

No segundo momento, a expectativa é que seja possível retomar os encontros presencialmente, envolvendo os novos gestores eleitos nas eleições de novembro. “Serão elaborados diagnósticos das varias regiões do Estado, para ver quais as ações que, se implementadas pelos gestores, com o apoio dos empresários e do terceiro setor, vão fazer aquela região se desenvolver mais rapidamente”, explica Julvan. O projeto prevê ainda ações até 2022, envolvendo também o Congresso Mineiro de Municípios. 

 

Parceiros

Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

 Ass. Imprensa do Sebrae MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário