https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : UPA de BD irá atender a população com muito mais recursos, afirma Neide Braga, Secretária de Saúde

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

UPA de BD irá atender a população com muito mais recursos, afirma Neide Braga, Secretária de Saúde

Fachada da UPA de Bom Despacho 

Em fase terminal de reforma, o Pronto Atendimento Municipal se prepara agora para se tornar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que atenderá toda a população com muitos mais recursos. Na obra estão incluídos  a implantação de uma Sala Vermelha com equipamentos específicos para atender situações de emergência, ampliação da área de atendimento ao público, construção de banheiros maiores e  adaptados para pessoas portadores de necessidades especiais (deficientes físicos) , além de outras medidas que estão previstas pelo Ministério da Saúde. 

Segundo  Neide Braga, Secretária Municipal de Saúde, Bom Despacho passou por um pleito que contou com um grupo de gestores de Secretarias de Saúde, e assim que fosse aprovada esta proposta, a própria regional de saúde pediu para que fizesse uma reforma no PA, e como foi aceito pelo Comitê Macro Regional  de Saúde, a unidade se transformou numa UPA, porém em funcionamento com recursos municipais até  que seja habilitado junto ao Ministério da Saúde para receber também  recursos federais. 

Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde repassa cerca de R$ 430 mil mensais à Santa Casa de Bom Despacho para a manutenção do PA. Este valor  é feito com recursos próprios do município. Com a UPA, o município espera que mais R$ 135 mil sejam repassados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. 

Habilitação junto ao Ministério da Saúde

Após a conclusão da Reforma do PA, a Prefeitura irá solicitar ao Ministério da Saúde, a habilitação da unidade em UPA. "Terminando a reforma, a gente envia para o Ministério da Saúde a solicitação, sendo que esta habilitação é para receber recursos do Governo Federal que serão usados para a manutenção da unidade", afirmou Neide em Conversa com o Jornal Fique Sabendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário