https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Santa de Casa de Bom Despacho prioriza atendimento em enfrentamento ao Coronavírus

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Santa de Casa de Bom Despacho prioriza atendimento em enfrentamento ao Coronavírus


Santa Casa de Bom Despacho 

Desde março de 2020, o Hospital Santa Casa de Bom Despacho tem priorizado o enfrentamento ao Covid-19. Para se ter a ideia de como a instituição tem trabalhado em combate à doença, cerca de 30% do seu  do quadro efetivo de funcionários estão na linha de frente. Atualmente, a unidade conta com quase 50 leitos para conseguir suprir a demanda que o Coronavírus a  obriga a fazer. 

Vale lembrar que além de Bom Despacho, a Santa Casa de Bom Despacho atende pacientes de demais cidades da região como Martinho Campos, Moema, Luz, Morada Nova de Minas, Abaeté, dentre outras localidades próximas que exigem o atendimento da instituição, tanto no enfrentamento ao Covid 19, quanto para outras necessidades de atendimentos clínicos e cirúrgicos.

Além de todo este pessoal envolvido, que somam 112 funcionários, que são os médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem,  o Hospital está com uma estrutura física  para conseguir manter o alto grau de atendimento na macrorregião que está inserido. Para isso,  conta com  29 leitos clínicos para COVID-19 e 20 leitos CTI COVID-19. 

Outra informação interessante, é que desde março de 2020 quando começou o período da pandemia no município, foram feitos mais 25 .492 atendimentos no Pronto Atendimento Municipal e mais 3.297 referentes a Síndrome Respiratória, dos quais 1.188 foram encaminhados para internação  Ala específica para o tratamento do Covid-19.  No CTI foram atendidos 193 pacientes internados de Coronavirus .

Veja o que diz a  Coordenadora da Enfermagem UTI da Santa Casa sobre o enfrentamento ao Covid 19:



Fabiane Azevedo Lino Cabral - Enfermeira  Coordenadora de Enfermagem UTI - Santa Casa Bom Despacho 


"A Santa Casa de Bom Despacho realizou um plano de assistência aos pacientes em síndrome respiratória associada ao COVID-19. Disponibilizando leitos de enfermarias específicos aos pacientes do município e macro região. Acompanhando o caminhar da pandemia, associados aos aumentos dos casos e suas gravidades, foi inaugurado em Junho/2020 a Unidade de Terapia Intensiva COVID na Santa Casa de Bom Despacho. Um grande ganho aos pacientes. Um setor respiratório completo promove sentimentos e emoções a todos, onde a gratidão e esperança em atender todos está sendo florada perante uma pandemia desconhecida a todos. Ficamos muitos seguros em saber que estávamos preparados para atender nossos familiares e conterrâneos. Infelizmente, hoje, a pandemia já se estendeu há um ano e esses sentimentos já não são mais tão presentes. Hoje lidamos com um sistema de saúde lotado, ausência ou dificuldades de materiais e medicamentos necessários para prestar melhor assistência possível, os leitos não são mais suficientes para o numero de solicitações, equipes cansadas de acompanhar as perdas e destruição de famílias; perdemos filhos jovens, pais e mães. Um ano depois continuamos lutando, mas estamos exaustos, cansados e esgotados. Apelamos sempre aos nossos próximos para tomar todos os cuidados necessários. Não se aglomerem, pois ainda estamos lutando e nossas forças já não são as mesmas. Desgostamo-nos quando visualizamos aglomerações, festas clandestinas e população desdenhando de que ainda estamos no combate contra o COVID. Não estamos defendo pontos políticos ou indústrias farmacêuticas, onde a publicação de algum medicamento é vendida como cura ou justificativa de que salvaria a população. Estamos implorando por vidas, lutando por cada minuto de respiração de nossos pacientes, eles depositam toda a confiança e esperança em nós e sabem que estaremos ali de mãos dadas lutando por eles. Apelo a todos que se cuidem e cuide dos seus, pois deixamos os nossos para lutar por vocês".







Nenhum comentário:

Postar um comentário