https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Presidente da CDL/Acibom destaca crescimento do Comércio após parte da população ser vacinada

terça-feira, 10 de maio de 2022

Presidente da CDL/Acibom destaca crescimento do Comércio após parte da população ser vacinada

 


O Jornal Fique Sabendo entrevistou o Presidente da CDL/Acibom Ronaldo Tavares Gontijo que falou sobre o atual momento do Comércio local e também no Brasil. O Comerciario destacou o crescimento do comércio após parte da população ser vacinada contra Covid-19.


Jornal Fique Sabendo: Como o Senhor se sente como presidente da CDL/ACIBOM novamente?


Ronaldo: Sinto-me bem voltando à direção da CDL/ACIBOM, a maior entidade representativa de classe de Bom Despacho. Atuo há 44 anos como contador de empresas do comércio, indústria, prestação de serviços, profissionais liberais, micros e pequenos empresários da cidade, então, eu vivo esse cotidiano há muito tempo e estou voltando por ter muito a contribuir como empresário contábil, como dirigente de cooperativa de crédito e como ex-presidente da CDL/ACIBOM. Como eu disse em nossa posse: Associativismo e cooperativismo estão no meu sangue e então estou trazendo uma pequena contribuição ao empresariado de Bom Despacho daquilo que recebi dele durante os 44 anos como profissional de contabilidade.



Jornal Fique Sabendo: Como o Sr. analisa o atual momento do comércio local?


Ronaldo:  O comércio de Bom Despacho também está no processo de recuperação como todo país após a pandemia, com a imunização de grande parte da população. De acordo com o IBGE, na média global, o comércio varejista teve um crescimento de 1,3% comparado ao mês de fevereiro do ano passado. É um bom resultado se considerarmos a previsão de crescimento para o PIB em 0,5% para este ano. O PIB da construção civil também subiu, 7,6%, e tem previsões positivas para 2022. É melhor desempenho desde 2014, segundo o Jornal Valor Econômico. Então, quando a Construção Civil está em alta, e em Bom Despacho este setor é muito forte, crescendo mais de 7% injeta muito dinheiro na nossa economia impulsionando o nosso comércio.


Jornal Fique Sabendo: O Senhor acredita que o comércio de BD tem recebido apoio suficiente dos Poderes Executivo e Legislativo?


Ronaldo: Quanto ao apoio dos Poderes Legislativo e Executivo, não tenho muito a dizer, não tenho informações suficientes. Sei que a Prefeitura tem olhado para o microempreendedor individual, inclusive criou o Prafrente BD, uma linha de crédito em parceria com Sicoob Credibom e Sicoob Credesp, e está injetando RS 1 milhão nas empresas locais, com carência de 12 meses para depois o microempreendedor pagar em até 24 meses. 

Como contador e economista vejo da seguinte maneira: Quanto menos interferência do Poder Público, seja estadual, municipal ou federal, melhor para a economia 


Jornal Fique Sabendo: A Câmara Municipal ainda não tem uma comissão de Comércio e Serviços, o senhor acredita que uma iniciativa como esta poderia ajudar o comércio local em alguns contextos econômicos do município?


Ronaldo: Se considerarmos que o Governo Federal criou o plano de liberdade econômica, trazendo muitas facilidades para se empreender neste país, eu vejo como uma decisão positiva, a nível de governo federal, não a nível de governo municipal. Quanto a comissão de Comércio e Serviços, eu vejo se for para contribuir na vida do empreendedor é bem-vinda. Eu não conheço, e não sei se a Câmara Municipal tem algum projeto neste sentido. Tudo para simplificar o trabalho do empreendedor, criar oportunidades de emprego e renda para o município é uma boa ação. Então se for neste sentido, se existir algum projeto em tramitação na Câmara com este propósito, com certeza nós apoiaremos e caminharemos juntos, porque representamos a classe empresarial de Bom Despacho, e o que favorecer a vida do empresário fomentando, capacitando e trazendo recursos ao alcance de toda classe, principalmente o micro e pequeno, que tem mais dificuldade em crédito, tem meu apoio.


Jornal Fique Sabendo: O que dizer da CDL/Acibom para o comerciante que ainda não é seu associado?


Ronaldo: Para o empreendedor, comerciante, seja microempreendedor, pequeno ou médio empresário, a CDL/ACIBOM está de portas abertas, há muito tempo com uma equipe competente e várias soluções comerciais para seu negócio. Em nosso site (www.cdlacibom.com.br) apresentamos os benefícios em ser um associado. Já estamos com uma vasta agenda de treinamentos, cursos, palestras programados para o ano de 2022. 

Nós estamos ouvindo a demanda do associado para ver sua necessidade e facilitar essa capacitação. É interessante a pessoa que não se associou conversar com um associado ou nos visitar para conhecer a CDL/ACIBOM por dentro. São mais de 20 soluções comerciais para o empresário, atualmente nossos afiliados têm mais facilidades, mais possibilidades de crescimento, de conhecimento, de capacitação e de se desenvolver com o nosso apoio. 

Faço agora um convite a você que ainda não conhece os benefícios de fazer parte da CDL/ACIBOM, venha nos conhecer de perto, e seja mais um empresário preparado para enfrentar o disputadíssimo e mercado atual.

Não posso deixar de mencionar as parcerias que temos com a Sicoob Credesp, Sicoob Credibom e Sebrae e já estamos em contato com o SENAC para novas parcerias. Mantemos um bom relacionamento com o Governo Municipal para dialogar e contextualizar a administração das demandas do comércio, indústria, microempreendedor, profissional liberal e todas as classes que a CDL/ACIBOM representa.

Outro importante parceiro da CDL/ACIBOM é a faculdade Una, onde estamos estreitando os laços e vai nos ajudar muito com os empresários e colaboradores. Estas parcerias são fundamentais para levar nossos projetos adiante.


Jornal Fique Sabendo: Quais os projetos de maior destaque da CDL/ACIBOM no momento?


Ronaldo: Os maiores projetos desta administração, como eu falei na nossa posse, são os voltados para a capacitação. A entidade está pronta, com um quadro de profissionais bem preparados, e boas parcerias e estamos indo mais longe, nos  aproximando da OCEMG através das duas cooperativas. Vamos focar na qualificação, porque temos de preparar os empresários, colaboradores, e seus vendedores que estão na linha de frente.

Para atendê-los de acordo com suas necessidades ouvimos suas opiniões e preparamos uma agenda de treinamentos com as demandas mais urgentes nos pós pandemia. 

Além de treinamento e capacitação, vamos trabalhar para levar a CDL/ACIBOM a todos. Hoje somos 335 associados e podemos chegar a 600 ou 1000. Temos muitos empresários que ainda não usufruem dos benefícios de ser associado, então faz parte do nosso projeto ampliar nosso quadro de associados.


Jornal Fique Sabendo: Considerações Finais


Ronaldo: Em minhas considerações finais, digo que sou otimista e uma pessoa informada. Acho que falta ao brasileiro hoje, fazer a seleção de notícias que chega toda hora através de WhatsApp, Facebook, jornal, revista e televisão, principalmente através da televisão, que só publica coisas ruins e a situação do nosso país é boa. 

Eu disse sobre PIB da Construção Civil crescendo 7,6%. Segundo o IPEA, o PIB brasileiro vai crescer 1,1%. Na minha opinião, ele cresce acima de 1,5%. Os dados econômicos e da empregabilidade estão no mesmo caminho. 

O setor de serviços já contratou mais de 650 mil pessoas neste trimestre, deve crescer 1,8% em 2022 e é um dos setores que mais alavancam o PIB brasileiro. 

Nós temos uma informação que a imprensa não publicou: o desemprego caiu a 11,2%, e quando o governo Temer assumiu, era de 14,5%, estamos com a menor taxa desde 2016.

O agronegócio deve crescer no mínimo 1% em relação ao ano passado. Um dos poucos setores que não está bem, é a indústria, com os piores indicadores com queda de 0,8%. No geral, as informações econômicas que temos diariamente são positivas.

Um comentário:

  1. Parabéns Ronaldo e toda equipe CDL Acibom. Que continuem assim com garra e bastante determinação!

    ResponderExcluir