https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : PROJETO LITERÁRIO PROMOVE INCENTIVO À LEITURA A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE AUTOR BONDESPACHENSE E LEITORES

sexta-feira, 10 de junho de 2022

PROJETO LITERÁRIO PROMOVE INCENTIVO À LEITURA A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE AUTOR BONDESPACHENSE E LEITORES






As professoras de Língua Portuguesa, da E. E. Cel. Robertinho, Crislene Santos e Roberta Gê-Acaiaba, desenvolveram com suas turmas de 6º ao 9º ano, ao longo do primeiro semestre de 2022, o projeto “Letramento Literário: o ensino da leitura e escrita como conhecimento, prazer e diversão”.

Durante a efetivação do projeto, as professoras dedicaram-se à promoção de práticas de leitura e escrita que valorizaram a autonomia e o protagonismo dos alunos, aliando uma leitura significativa à construção das competências leitora e escritora. Para tanto, a estratégia inicial foi adotar o livro, “TUNICO”, do autor bondespachense, Toninho Saudade.

Partindo do livro, e compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais, foram desenvolvidas práticas de leitura e escrita que valorizaram o aluno enquanto sujeito leitor e escritor de seu mundo. Assim, desenvolveram-se leituras compartilhadas, levantamento de hipóteses e pressuposições, interações com o grupo de leitores, bem como a prática de escrita multissemiótica.

Para finalizar o projeto, as professoras contaram o apoio do autor, Toninho Saudade, que fez questão de prestigiar o trabalho desenvolvido pelas professoras e comparecer à escola no dia 08/06/2022 para, juntamente com os alunos, realizar um bate-papo sobre o livro e as possibilidades de leitura e escrita que ele suscitou. Assim, em um “Café-Literário”, os alunos tiveram a opotunidade de conhecer de perto o autor, saber um pouco mais sobre o fazer literário e aprender, por intermédio da interação, que leitura e escrita fazem parte do nosso cotidiano e que são atividades que devem estar continuamente presentes em nossas vidas.

Em agradecimento, os alunos, de forma singela, preparam uma apresentação musical para Toninho Saudade, como forma de retribuir todo conhecimento produzido através da leitura do livro “TUNICO”, e de sua temática, que traz como ensinamento central, a construção da felicidade em nossas vidas.

Texto: Roberta Gê-Acaiaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário