https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Santa Casa: SUSTENTABILIDADE, NOSSO FUTURO É AGORA!

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Santa Casa: SUSTENTABILIDADE, NOSSO FUTURO É AGORA!

 


No ano de 2017, a Santa Casa de Bom Despacho iniciou uma parceria junto à CEMIG visando a inserção da instituição no Projeto de Eficiência Energética da CEMIG. No qual a Santa Casa de Bom Despacho foi agraciada em algumas etapas deste projeto, sendo elas:

1ª Etapa: Em 03 de novembro de 2018 a Santa Casa recebeu da CEMIG 01 Secadora de 25 kg a fim de modernizar o setor de Lavanderia da instituição;

2ª Etapa: Em 16 de janeiro de 2019 a Santa Casa recebeu da CEMIG 390 lâmpadas de LED, sendo realizada a substituição de todas as lâmpadas de nossa instituição, modernizando a iluminação do hospital e diminuindo também o custo de energia;

3ª Etapa: No dia 26 de março de 2019 a Santa Casa foi contemplada com 02 Autoclaves a vapor com capacidade de 542 litros, que foram destinadas a esterilização de materiais cirúrgicos. Trata-se de equipamentos mais modernos e econômicos, viabilizando a melhoria dos serviços prestados e também diminuição no custo de esterilização dos materiais;

4ª Etapa: No dia 03 de junho de 2019 a Santa Casa recebeu 03 Focos Cirúrgicos com tecnologia LED, equipamentos que possibilitam mais conforto e segurança para os profissionais e pacientes na realização dos procedimentos cirúrgicos, além de contribuir com a redução do consumo de energia da instituição.

5ª Etapa: É de suma importância salientar que a Santa Casa finalizou a implantação de parte de seu sistema de produção de energia fotovoltaica, decorrente também da parceria entre o hospital e a CEMIG, sendo custeado totalmente pela última a implantação desta parte do sistema de produção de energia fotovoltaica, que irá acarretar a diminuição de 25% (vinte e cinco por cento) do valor da fatura de energia mensal do hospital. Sendo que, além desta implantação, a Santa Casa já está providenciando a implantação do restante do sistema, para que assim seja possível a diminuição ainda maior das faturas de energia.

A Santa Casa de Bom Despacho, também tendo em vista a sustentabilidade, desde 2017, através da implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), realiza a reciclagem de parte considerável (15 a 20%) dos resíduos não contaminados produzidos na instituição. Hoje este valor corresponde a quase meia tonelada de resíduos produzidos por mês que poderiam ser descartados diretamente no meio ambiente se não recebessem a destinação correta. Uma forma de beneficiar tanto o meio ambiente como o ser humano que dele sobrevive.

A instituição, objetivando sempre a melhor qualidade na prestação de serviços aos pacientes e também a diminuição dos custos para manutenção dos seus serviços, realizou a aquisição de um sistema CAG de climatização que irá atender o novo Centro Cirúrgico e também o Centro de Terapia Intensiva – CTI da instituição.

Salientamos que este sistema foi projetado por uma empresa especializada em engenharia hospitalar, sendo desenvolvido especificamente para os setores supracitados, com o objetivo de trazer mais qualidade na prestação de serviços, mais conforme para a equipe e pacientes, contemplando o que há de mais moderno no que tange à climatização hospitalar. Ressaltamos ainda que apesar de ser um sistema mais complexo, o mesmo traz uma consumo de aproximadamente 30% menor de energia comparado a um sistema de ar condicionado SPLIT inverter (convencional), além de trazer mais qualidade e segurança aos pacientes, uma vez que este sistema possibilita um melhor controle bacteriológico dentro das salas cirúrgicas, entre outros diversos benefícios. 

Por fim, fortificamos o nosso compromisso com a sustentabilidade, no qual a Santa Casa de Bom Despacho sempre estará de portas abertas para novas parcerias visando a melhoria da sustentabilidade ambiental.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário