https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Férias: atenção com o veículo antes de pegar a estrada

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Férias: atenção com o veículo antes de pegar a estrada


Especialista fornece dicas importantes para uma viagem segura
 

Imagem para divulgação

O mês de julho chegou e, com ele, as tão esperadas férias. Com o final do semestre letivo das crianças, o momento é ideal para uma viagem em família. No entanto, antes de pegar a estrada, é preciso estar atento às condições do veículo.
 

O engenheiro e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, Lucas Pereira, fornece as principais orientações para uma viagem segura. “Para a segurança de todos os ocupantes, a orientação é planejar a viagem e verificar o trajeto, condições da estrada e paradas”, pontua.
 

O especialista sinaliza que o nível de combustível e a condição de uso do extintor de incêndio também são itens importantes de se observar na hora de viajar, para que não ocorram imprevistos. Outro ponto que deve ser verificado é o pneu do veículo, a calibragem e rodas.
 

“A manutenção do veículo deve ser feita para garantir tranquilidade em situações adversas. A recomendação é se certificar que os itens como óleo, sistema elétrico, cinto, airbag e extintor de incêndio estão na validade e funcionando corretamente”, sinaliza.
 

Outro ponto que deve ser verificado é se todos os documentos, tributos e obrigações do veículo (IPVA, multas e habilitação) estão em dia. Outra dica é traçar o roteiro com antecedência e checar as condições do tempo antes da viagem.
 

Para crianças, conforme previsto em lei, é obrigatório o uso de cadeirinha ou dispositivo que seja equivalente à sua idade e altura. Quanto aos animais domésticos, devem ser transportados nas casinhas específicas para essa finalidade, no banco traseiro, com a ajuda do cinto de segurança. Tanto as crianças como os pets devem ir sempre no banco de trás.
 

Segurança e economia

O especialista destaca que na hora de adquirir ou locar um novo veículo é fundamental pensar em segurança. Atenção especial deve ser dada aos fatores e componentes como airbags, freios ABS e cintos de segurança de cinco pontas. Esses itens são prioridades na escolha do veículo.
 

Para economizar com o combustível, a alternativa é ter um carro com menor consumo possível. Porém, o especialista dá algumas orientações que podem ajudar. Atenção, com o excesso de peso, pois implica em maior a força e, portanto, maior o gasto de combustível. Por isso, evite transportar peso desnecessário.
 

Confira outras dicas do especialista:

  • Evite deixar o carro ligado quando parado; isso pode representar um gasto desnecessário, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado;
  • Quanto mais aerodinâmico o carro, menor a resistência de ar e maior a economia de combustível. Portanto, manter as janelas fechadas e retirar o bagageiro quando não estiver em uso são dicas para não diminuir a aerodinâmica do veículo;
  • A calibração incorreta dos pneus aumenta o atrito do pneu no solo causando aumento do consumo;
  • Com o filtro de ar sujo, diminui-se o fluxo de ar para o motor, prejudicando a mistura de ar e combustível ideal para o bom rendimento do motor;
  • Dispositivos elétricos como faróis auxiliares, limpadores do para-brisa, sistema de ventilação interna e outros devem ser usados apenas pelo tempo necessário; o aumento de corrente elétrica eleva o consumo de combustível.

 

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. 

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site. 

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.


Ass. Imp. Pitágoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário