AGRONEGÓCIO



Anestésicos locais representam eficaz solução para procedimentos básicos em equinos


Pequenas fraturas ou problemas nos dentes e nos cascos são relativamente comuns em equinos. Para garantir o bem-estar dos animais, esses processos têm sido manejados com a utilização de anestesias locais, explica o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Syntec do Brasil.

“O procedimento envolve o bloqueio da condução nervosa. Para isso, a anestesia local é aliada importante na rápida recuperação dos cavalos submetidos a intervenções cirúrgicas de pequeno porte, que são bastante recorrentes, dada a exposição dos equinos a diversos ambientes”, afirma Vechiato. “E o rápido restabelecimento do animal, com saúde e bem-estar, é essencial para uma atividade que reúne mais de 5,5 milhões de animais e movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.”

Para essas pequenas intervenções clínicas em equinos, uma das formas mais comuns é utilizar a anestesia local por meio do chamado bloqueio perineural. "Essa técnica auxilia o médico veterinário a localizar a região do provável foco de dor e claudicação, problema geralmente causado por baixo fluxo sanguíneo. Alcançando o local com mais facilidade, o profissional consegue agilizar o atendimento para que o animal sofra o mínimo possível”, comenta o gerente da Syntec.

Uma das grandes vantagens dos anestésicos locais é o seu efeito reversível. Após o uso, há recuperação completa da função nervosa sem que se evidencie dano estrutural nas células ou fibras nervosas. "Os anestésicos locais nos auxiliam em casos de pequenas intervenções, quando o equino precisa passar por um atendimento um pouco mais invasivo, mas que pode ser feito na própria fazenda”, salienta Thales Vechiato.

O especialista da Syntec alerta, contudo, que apenas um médico veterinário pode avaliar e decidir sobre o melhor tratamento para cada tipo de problema. “Os medicamentos anestésicos só podem ser administrados por veterinários. Esses profissionais são habilitados para realizar intervenções cirúrgicas, o que é imprescindível para garantir a qualidade de vida dos equinos.”

Para auxiliar na garantia do bem-estar dos cavalos – sejam eles atletas ou de lida ­–, a Syntec disponibiliza no mercado brasileiro Anestt, anestésico local injetável à base de cloridrato de lidocaína e bitartarato de epinefrina. Esses ingredientes ativos atuam no bloqueio e na condução nervosa, causando vasoconstrição na área de aplicação, o que oferece maior tempo de efeito anestésico, beneficiando a segurança dos procedimentos cirúrgicos.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br

  • Assessoria Texto