https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Automóvel pega fogo em Bom Despacho

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 13h30, foi acionado o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Bom Despacho para pagar o incêndio que ocorreu em um automóvel no Bairro Babilônia. Os militares conseguiram conter o fogo após realizarem um trabalho de combate às chamas que já tomavam conta do veículo.  

De acordo com a ocorrência, quando os Bombeiros chegaram ao local, o automóvel já se encontrava em chamas e por isso  os militares montaram um estabelecimento com 02 linhas de ataque e rapidamente conseguiram debelar as chamas. Ninguém ficou ferido. 

Ainda conforme os Bombeiros, a proprietária do automóvel não soube informar a causa do incêndio. O local foi isolado, sendo que a condutora ficou responsável pela remoção do veículo. 



terça-feira, 16 de julho de 2019

IBGE ABRE 400 VAGAS EM PROCESSO SELETIVO

Image result for agente censitario ibgeO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - (IBGE)  irá contratar 400 profissionais para atuarem como analistas censitários. O  trabalho de recrutamento será feito através de Processo Seletivo e  é  necessário que os candidatos tenham Ensino Superior completo nas áreas exigidas.

Conforme a divulgação feita pelo órgão, as vagas ofertadas são para as áreas de: Análise de Sistemas em: Desen. Aplicações (17); Desenv. Aplicações Web Mobile (2); Suporte a Comunicações e Rede (5); Suporte à Produção (4); Suporte Operacional e de Tecnologia (4); Análise Socioeconômica (36); Biblioteconomia e Documentação (4); Ciências Contábeis (30); Ciências Sociais (12); Desenho Instrucional (2); Geoprocessamento (24); Gestão e Infraestrutura (142); Jornalismo (35); Letras (1); Logística (5); Métodos Quantitativos (57); Planejamento e Gestão (1); Produção Gráfica/ Editorial (2); Programação Visual/ Web Design (10); Recursos Humanos (7).
Deve-se  ressaltar que algumas destas oportunidades são destinadas à pessoas que estejam enquadrados  nos requisitos especificados no edital publicado pelo IBGE. Os selecionados deverão  atuar nos municípios de  Aracaju - SE; Belém PA; Belo Horizonte - MG; Boa Vista - RR; Brasília - DF; Campo Grande - MS; Cuiabá - MT; Curitiba - PR; Florianópolis - SC; Fortaleza - CE; Goiânia - GO; João Pessoa - PB; Macapá AP; Maceió - AL; Manaus AM; Natal RN; Palmas - TO; Porto Alegre RS; Porto Velho - RO; Recife PE; Rio Branco - AC; Rio de Janeiro - RJ; Salvador - BA; São Luís - MA; São Paulo - SP; Teresina - PI; Vitória - ES.
O salário  base oferecido para é de  R$ 4.200,00, com mais auxílio de  alimentação, transporte, e pré-escola. A carga horária a ser cumprida é de 40 horas semanais. As inscrições deverão ser  realizadas  até o dia 23 de julho de 2019, pelo endereço eletrônico  www.institutoaocp.org.br, sendo que  valor da taxa é de R$ 64,00.

De acordo com o edital, os candidatos irão fazer uma Prova Objetiva, sendo de caráter eliminatório e classificatório, com data prevista para o dia 1º de setembro de 2019.  E o  Processo Seletivo terá validade por dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Balanço da Receita Estadual mostra intensificação no combate à sonegação fiscal

Somente no 1º semestre, foram realizadas 29 operações e recuperados mais de R$ 1 bilhão em impostos

Image result for receita estadual mgO cerco à sonegação fiscal em Minas Gerais ficou ainda mais acirrado no primeiro semestre de 2019. Um balanço feito pela Receita Estadual revela que, entre janeiro e junho, foram realizadas 29 operações de combate a fraudes e esquemas montados contra o Fisco. As ações do período resultaram na recuperação de mais de R$ 1 bilhão em impostos sonegados.

Os alvos das operações foram empresas de médio e grande portes que atuam em diversos segmentos, tais como transporte, combustível, vestuário, calçado, construção civil, eletrodoméstico, agropecuária, metalurgia, bebida e cigarro.

Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, a intensificação da fiscalização contra os sonegadores faz parte de uma das estratégias adotadas pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), que tem como objetivo combater esse tipo de crime em todas as regiões de Minas Gerais. A intenção é resgatar os recursos e destiná-los à devida aplicação em políticas públicas necessárias para a sociedade.

“Além de recuperar os valores devidos aos cofres públicos, essas ações trazem segurança aos empresários cumpridores de suas obrigações tributárias, uma vez que a fiscalização também atua no combate direto à concorrência desleal. Sob a ótica da Receita, isso é fundamental para a sobrevivência das empresas e, consequentemente, para a economia mineira”, ressalta Scavazza.

Trabalho conjunto

Entre as operações realizadas no primeiro semestre de 2019 estão ações desenvolvidas pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), formado pela Secretaria de Fazenda, Ministério Público, Advocacia-Geral do Estado e Polícia Civil.

Também merece destaque a participação do Tribunal de Justiça, pela agilidade na expedição dos mandados de busca e apreensão e de prisão requisitados pela promotoria quando há necessidade.

As chamadas forças-tarefas contam ainda com o apoio da Polícia Militar e de órgãos federais como Agência Nacional do Petróleo, Inmetro, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal. Parcerias que têm se mostrado cada vez mais eficientes na condução das operações.

Núcleo de inteligência

As equipes de fiscalização da Receita Estadual estão em constante aprimoramento e contam com uma das mais avançadas tecnologias do país nas investigações. Na maioria dos casos, é por meio do cruzamento de dados que os auditores fiscais levantam as informações necessárias para a comprovação das fraudes e recuperação do imposto sonegado.

“O trabalho é minucioso e feito por profissionais extremamente dedicados e competentes. A soma dessas duas características, com certeza, é primordial para o sucesso das operações”, afirma Carlos Renato Machado Confar, superintendente de Fiscalização da Receita Estadual.

Confar explica que as fraudes mais comuns são a venda de mercadoria sem nota fiscal, simulação de operações comerciais e lavagem de dinheiro. Muitas vezes, os esquemas armados pelas empresas ultrapassam as divisas de Minas Gerais e chegam a estados vizinhos como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás, o que torna a fiscalização ainda mais complexa.

Segundo semestre

A intensificação no combate à sonegação terá sequência no segundo semestre. A primeira ação já foi realizada no último dia 4/7, com a operação "Papel de Família". Investigações feitas por auditores fiscais comprovaram fraudes cometidas por um grupo empresarial do setor de papéis. A sonegação identificada ultrapassa R$ 300 milhões.

Ag. Minas

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Proibição de telemarketing de telefônicas começa nesta terça-feira


Image result for telemarketingEntra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa, no ar a partir desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.
Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.
Outras medidas
Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.
As companhias vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.
A agência determinou ainda que as áreas técnicas estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.
Além dessa iniciativa, a Anatel deve discutir novas ações relacionadas à prática do telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor da autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para limitar os abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da área de telecomunicações.
Ag. Ebc Brasil

Polícia Militar prende jovem com drogas no Bairro São Vicente em Bom Despacho

No último domingo, 14,  durante patrulhamento realizado pela Polícia Militar no Bairro São Vicente em Bom Despacho, foi avistado um homem com atitudes suspeitas. Logo em seguida, ele foi abordado pelos militares sendo revistado, pois havia demonstrado inquietação ao visualizar a viatura. 

De acordo com a PM, junto com o rapaz foram encontradas  sete pedras de crack prontas para o consumo, além de R$ 54,00 em dinheiro. Diante do flagrante, o suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. 



domingo, 14 de julho de 2019

Encontro Nacional dos Motociclistas BD 2019 tem Balanco positivo, diz Presidente do Motoclube Falcoes da Estrada

Foto:Redes Sociais
Neste final de semana foi realizado o 18 Encontro Nacional dos Motociclistas de Bom Despacho. O evento que é tradicional no calendário dos amantes das duas rodas teve balanço positivo mais uma vez pela organização.

De acordo com o presidente do Motoclube Falcõess da Estrada, organizador da festa, Denilson Marcelino da Silva,  o evento 'ocorreu tudo dentro do esperado'. E que em 2020, ano que será comemorado os 20 anos dos Falcões, o Encontro de Bom Despacho será  ainda melhor.

Conforme levantamento realizado pela organização nenhuma briga foi registrada durante a realização do evento em BD, sendo que foram recebidos 200 motoclubes de outras cidades.

Este foi o 18 Encontro Nacional de Motociclistas de Bom Despacho. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e algumas empresas locais.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Bom Despacho é palco da Operação Levanta-Te

Empresa usava documentos falsos para conseguir descontos fiscais em compra de Veículos

Foto/MPMG
Na manhã desta quinta-feira, 11, houve a Operação Levanta-te em Bom Despacho realizada pelos órgãos Ministério Público, Receita Estadual e Polícia Civil. O trabalho das autoridades é parte das investigações que apuram fraudes de concessão de benefícios fiscais a pessoas, que se faziam de deficientes físicos no ato de comprar um automóvel. 
Foto/MPMG

A ação foi realizada  pela Coordenadoria Regional do Centro de Apoio de Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet),  Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) e Polícia Civil (PC). Foi expedido um mandado de busca e apreensão de documentos que comprovam a suspeita da fraude dos documentos, além de um mandado de prisão contra empresária dona da empresa que prestava o serviço. 

Segundo o Delegado Fiscal de Uberaba, Dr. João Carlos Aparecido Minto, os descontos fiscais concedidos eram IPI, IOF, ICMS e IPVA. "Como houve a compra de um veículo em Uberaba através desta empresa, conseguimos monitorar a compra do cliente que adquiriu o automóvel", destacou em conversa com parte da imprensa local. 

Ao todo, conforme levamento realizado pelo Ministério Público, houve compra de mais  de 140 veículos através do trabalho da empresa em Minas Gerais, que usava de documentos falsos como laudos médicos para adquirir o produto. Estima-se um prejuízo de mais de R$ 2 milhões na fraude. 











quarta-feira, 10 de julho de 2019

PM apreende dupla de menores por Tráfico de drogas em Bom Despacho

No início da tarde desta quarta-feira, 10, por volta das 13 horas, durante a realização do  patrulhamento pela região do Bairro Tabatinga e Geraldo Sabiá em Bom Despacho,  equipes Tático Móvel, GEPMOR e RP SUL, receberam uma informação de que um  local estaria sendo usado como depósito de drogas. 

De acordo a Polícia Militar, as drogas estariam escondidas próximo à porteira de um sítio localizado às margens da avenida Ana Rosa. E que após receberem a informação, os policiais se deslocaram e fizeram monitoramento da região, sendo posteriormente encontrado dois menores, um 14 de 16 anos, que estavam conversando e teriam trocado alguns objetos alocados numa leiteira para os seus bolsos. 

Diante da situação, os militares fizeram uma abordagem nos menores, e localizaram duas porções de maconha.  Dentro da leiteira, havia 21  porções individuais de maconha; 03 porções médias de maconha; 01 tablete de maconha de tamanho um pouco maior que uma caixa de fósforo; 01  pedra bruta de crack do tamanho aproximado de uma caixa de fósforo; 03  pedras médias de crack; 07  porções individuais de crack; 01 lâmina tipo gilete geralmente usada para fracionar a droga, além de várias sacolas plásticas do tipo chup-chup, também costumeiramente usadas para embalar porções de entorpecentes. 

Diante do flagrante,  os menores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Policia Civil de Bom Despacho, junto com o  material ilícito apreendido.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Receita abre consulta a segundo lote de restituição do IR


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Cerca de 3,07 milhões de contribuintes que declararam Imposto de Renda (IR) este ano vão receber dinheiro do Fisco. A Receita Federal abre nesta segunda-feira (8) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019.Ao  todo, serão desembolsados R$ 4,72 bilhões do lote deste ano. A Receita também pagará R$ 280,6 milhões a 90.449 contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2018, mas estavam na malha fina. Considerando os lotes residuais e o pagamento de 2019, o total gasto com as restituições chegará a R$ 5 bilhões para 3.164.229 contribuintes.

A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.

O crédito bancário será feito em 15 de julho. As restituições terão correção de 2,01%, para o lote de 2019, a 110,29% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Os dois últimos lotes regulares serão liberados em novembro e dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal porque os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.
A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita produziu um vídeo com instruções.
Ag. Ebc Brasil

Bombeiros de BD resgatam motociclista após cair numa ribanceira durante trilha

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e noiteNa tarde último domingo, 07, o Corpo de Bombeiros de Bom Despacho foi acionado para socorrer um motociclista que caiu numa ribanceira de quase 25 metros de altura, que entre os municípios de Moema e Santo Antônio do Monte. A queda do condutor ocorreu quando  participava de uma trilha com outros praticantes do esporte na região. 

Conforme o Corpo de Bombeiros de Bom Despacho, o homem com idade de 25 anos perdeu o controle da motocicleta e caiu num buraco. O militares caminharam cerca de 5 km de mata fechada até chegarem à vítima, já que o local apresentava dificuldade de acesso. 

Segundo os militares, foram precisas usar técnicas de rapel para que ocorresse o salvamento da vítima, que fraturou uma das pernas. Mesmo diante do cenário adverso, os Bombeiros conseguiram imobilizar o homem e leva-lo para o Pronto Atendimento de Bom Despacho



sábado, 6 de julho de 2019

Morre Dona Sebastiana em Bom Despacho

Na madrugada deste  sabado,  06, Bom  Despacho recebeu a noticia da morte de Dona Sebastiana, lider do Quilombolas e Carrapatos da Tabatinga.

"Hoje o dia amanhece triste. O movimento quilombola perde uma grande referência de fé, de luta e resistência. Faleceu nessa madrugada a matriarca da comunidade quilombola de Carrapatos da Tabatinga, Vó Tiana. Mulher que deixa um imenso legado e ensinamentos a todos nós, sobretudo às comunidades que sempre se inspiraram em sua trajetória.Manifestamos aqui nossos sentimentos e solidariedade à família de Dona Sebastiana. Certeza de que ela ainda continuará nos fortalecendo na luta e nos inspirando na caminhada. Descanse em paz", destacaram parentes nas redes sociais.

Dona Sebastiana se tornou conhecida pela bravura de levantar a bandeira dos Negros em Bom Despacho. Congadeira tradicional, a Senhora sempre foi considerada um dos icones da Festa de Nossa Senhora do Rosario da cidade.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Governo de MG anuncia Escala de Pagamento do mês de Julho

Sexta parcela do 13º também será paga dia 22

Image result for dinheiro do servidor mgNa última segunda-feira, 01, o Governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado da Fazenda, informou sobre o calendário de pagamentos deste mês de julho. A primeira parcela será paga no dia 11 e a segunda programada para o dia 24. Os critérios adotados são os mesmos anteriores. 

De acordo com a SEF/MG, serão pagos os salários de até R$ 3 mil para os servidores da Segurança Pública e da Saúde. Para os demais servidores, serão depositados até R$ 2 mil. Já na segunda parcela, irão ocorrer os pagamentos dos valores restantes de todos os servidores. 

Sobre o Décimo Terceiro de 2018, haverá o pagamento da sexta parcela de R$ 500,00 no dia 22 de julho, sendo o primeiro dia útil após o dia 20. 




Bombeiros trocam Lâmpadas da Torre da Matriz de BD



Na ultima segunda-feira, 01,  um grupo de Bombeiros do Corpo Avançado de Bom Despacho trocou as lampadas da Torre da Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho. A operação durou cerca de 05 horas, sendo que a área foi toda isolada durante o trabalho dos militares.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de BD, a torre tem uma altura de 48 metros, o que corresponde a um predio de 16 andares, sendo que  12 só podem ser feitos por cima da torre.

"Agradeço à toda Corporação dos Bombeiros por esta importe ajuda. Há muitos dias estávamos com as lâmpadas queimadas e devido a dificuldades e os riscos de se trabalhar nesta altura, não pudemos fazer a manutenção. Com valiosa ajuda dos Bombeiro isto por ser feito. Em nome de toda comunidade e especialmente da Nossa Paroquia agradeço e rogo a proteção de Nossa Senhora para todos do Corpo de Bombeiros que bravamente enfrentam desafios para ajudar nosso povo. Muito obrigado", diz Pe. Márcio Antônio Pacheco, Vigário da Paróquia.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

PM apreende Drogas em residência em Bom Despacho

No dia 29 de junho, a Polícia Militar recebeu denúncia de que um homem de 28 anos traficava drogas em sua residência. Logo depois, os policiais se deslocaram ao local informado e abordaram dois suspeitos com idades entre 20 e 22 anos, além de alguns menores já conhecidos no meio policial. A policia localizou drogas, motocicleta e celulares. 

De acordo com a PM, na residência do suspeito foram localizados cerca de R$ 600 em dinheiro, 02 balanças de precisão, sacolas plásticas geralmente usadas para embalar drogas, folha de caderno com informações referentes à contabilidade do tráfico, além de celulares, uma motocicleta, 01 pedaço de maconha prensada, 01 bucha de cocaína, 01 pedra bruta de crack e 14 buchas de maconha. 

Durante a ação, também foi encontrada pelos militares, 01 leiteira que continha no seu interior 03 barras, 05 tabletes, 07 buchas de maconha e mais 02 pedras brutas de crack. Em consulta ao sistema da PMMG, constatou-se que um dos celulares era produto de furto,  sendo  apreendido momentos depois. 

Diante do flagrante, os envolvidos foram levados para  Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho, junto com o material apreendido. Já a motocicleta foi encaminhada ao pátio credenciado. 



domingo, 30 de junho de 2019

Aneel define bandeira amarela nas contas de energia de julho


Image result for cemig bandeira amarelaA bandeira tarifária utilizada como referência nas contas de luz do mês de julho será a amarela. O anúncio foi feito na sexta-feira, 28,  em comunicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, as cobranças terão um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
O adicional retorna às contas após a autoridade reguladora ter definido bandeira verde em junho, situação em que não é cobrado acréscimo nas contas. No comunicado, a Aneel justificou a bandeira amarela pelo fato de julho ser um mês “típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país”.

“A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, justificou a agência.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores, a verde, a amarela e a vermelha (nos patamares 1 e 2), que indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca.
No dia 21 de maio, a Aneel aprovou um reajuste no valor das bandeiras tarifárias. Com os novos valores, caso haja o acionamento da bandeira amarela, o acréscimo cobrado na conta passou de R$ 1 para R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira vermelha patamar 1 passou de R$ 3 para R$ 4 a cada 100 kWh e no patamar 2, passou de R$ 5 para R$ 6 por 100 kWh consumidos. A bandeira verde não tem cobrança extra.
Ag. Ebc Brasil

Prefeitura de Bom Despacho poderá Criar Empresa de Saneamento e Abastecimento de Água

Image result for torneira copasaNa última segunda-feira, 24, a Câmara Municipal de Bom Despacho aprovou o projeto de Lei número 79/2017 que autoriza a Prefeitura de Bom Despacho a  criar a Empresa de Saneamento e Águas de Bom Despacho /SA. Segundo o portal da Casa do Legislativo, 'a Empresa será responsável por planejar, projetar, instalar, executar, ampliar, remodelar e explorar direta e indiretamente, no território do município, serviços urbanos e rurais de captação, preservação, adução, tratamento e fornecimento de água potável, e esgotamento sanitário”.

Vale lembrar que em 2017, foi criada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas que levaram Bom Despacho enfrentar uma das piores crise hídricas da história da cidade. Na época, várias casas do município ficaram sem o fornecimento de água, além de comércios e escolas fecharem antes do expediente terminar no seu horário normal. 

Em 2018, foi apresentado o relatório que apontou as causas da crise hídrica enfrentada pela cidade: “ O relatório final da CPI mostrou a má qualidade do serviço prestado pela COPASA em nossa cidade. O Poder Legislativo atendeu os pedidos da comunidade e no uso de suas atribuições investigou e confere agora ao Prefeito a decisão de criar ou não uma nova empresa para prestar os serviços de abastecimento e saneamento em Bom Despacho” destacou Joice Quirino, vereadora Presidente da Câmara Municipal.

Investimentos da Copasa em Bom Despacho

No início de 2019, o Jornal Fique Sabendo buscou  informações junto a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), para saber sobre os investimentos a serem feitos pela empresa em Bom Despacho. Na época, a Assessoria de imprensa do órgão informou através da Superintendência que estava sendo construída uma represa no Córrego do Soca próximo ao Rio Capivari e a construção de um  reservatório de água no Bairro São Vicente e adjacentes, para atender a demanda da população desta região, além de alguns poços artesianos em torno do município.  


quinta-feira, 27 de junho de 2019

Abertas inscrições para o Fies do segundo semestre de 2019

Image result for fiesDesde a última terça-feira, 25,  estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 1° de julho. Nesta edição, serão ofertadas 46,6 mil vagas a juros zero.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Modalidades

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade com juro zero é para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies será divulgado no dia 9 de julho.

Ag. Ebc Brasil

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Vereadora pede retirada de cobrança de Taxa de Horário Especial de Funcionamento do Comércio de BD

Requerimento aprovado na Câmara Municipal.
No  último dia 17 de junho, Vereadora Cessão Queiroz apresentou ao Plenário da Câmara Municipal, o requerimento que solicita a Prefeitura de Bom Despacho a extinção da taxa de cobrança do horário especial de funcionamento do comércio local. No final do mês de maio, o Jornal Fique Sabendo publicou reportagem  sobre o assunto. 

Em entrevista concedida a reportagem do Jornal Fique Sabendo na época,  a Secretária da Fazenda Municipal, Daniela Rocha, informou que a Prefeitura de Bom Despacho efetua a cobrança do taxa de horário especial de funcionamento do comércio, para cumprir o  artigo 179 da Lei Municipal de número 1950/2003 que  estabelece sobre a cobrança da TALIFE (Taxa de Alvará de Licença de Funcionamento Especial, e que o município está no seu direito de usar as receitas em conformidade com a lei. ""Na verdade, a taxa é cobrada dos estabelecimentos cujos donos declarem funcionamento após 18h. Esta licença pode ser emitida de acordo com a necessidade do comerciante, para um dia, uma mês, um ano.", explicou. 

Entretanto, a Vereadora Cessão encaminhou ao plenário da Câmara Municipal, o requerimento para que a Prefeitura deixa de cobrar a taxa de horário de funcionamento especial e  que cumpra a medida provisória número 881 expedida pelo Governo Federal, que estabelece sobre a garantia de exercício de liberdade para o desenvolvimento econômico em qualquer horário ou dia da semana. No documento, é mencionado que a Medida Provisória estabelece garantias de livre mercado, 'bem como outras providências, e afeta diretamente o art. 9º, XXII da Lei Orgânica Municipal, no art. 179 e 181, §1º do Código Tributário Municipal, a Lei 1.902/2002 e outras normas municipais'.

A vereadora também justificou no plenario o pedido da retirada da taxa de horario especial de funcionamento. "O município dispõe sobre o horário de funcionamento de comércios, indústrias e prestadores de serviços, determinando que nenhum estabelecimento poderá funcionar em horário especial sem prévia licença. Para o funcionamento fora dos horários fixados pelo poder público municipal, o comerciante ou empreendedor é obrigado a pagar uma Taxa prevista na Tabela VII da Lei Nº 1.950/2003 (Código Tributário Municipal). A medida, além de prejudicar a livre iniciativa e a liberdade de comércio, onera de forma injusta o setor. Agora, com a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, instituída pela Medida Provisória citada, é possível a realização de atividade econômica nos dias e horários que os empreendedores escolherem. Os comerciantes frequentemente procuram a vereadora que subscreve queixando sobre o alto valor da Taxa que é cobrada para o desenvolvimento de atividades econômicas fora dos dias e horários pré-estabelecidos. Esta Taxa não poderá mais ser cobrada e os demais direitos deverão ser observados, garantindo a liberdade econômica no âmbito do município de Bom Despacho", afirmou no documento.

Bom Despacho Tem Campeão de Tiro Esportivo

O bondespachense Rafael Oliveira, popularmente conhecido como Badó, é  mais um atleta local a se destacar no esporte. O vendedor de 30 anos se destacou na modalidade de tiro esportivo e atualmente altera o horário de treinos com o do trabalho numa loja de elétrica em Bom Despacho. 

Recentemente, o atleta obteve conquistas significativas como a primeira colocação no campeonato mineiro de CPR  (Carabina Pistola Rifle) na categoria de 20 segundos, além de  ter ficado com as segunda e terceira colocações  em  torneios anteriores  da referida modalidade deste esporte . "Ultimamente não tenho obtido tempo treinar, mas tento aprimorar a técnica de atirar quando é póssível", disse o atleta ao Jornal Fique Sabendo.   

Rafael agora se  prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo de CPR  em Santa Luzia/MG, cidade localizada na  Região Metropolitana de Belo Horizonte.  "  Desde quando obtive a terceira colocação, tenho aprimorado a minha participação neste tipo de modalidade", afirmou.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                c

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Um em cada cinco brasileiros usa o celular enquanto dirige

               Dados são de pesquisa feita pelo Ministério da Saúde


Image result for dirigir ao celularDados do Ministério da Saúde revelaram que 19,3% da população das capitais brasileiras usam o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afirmou que comete esse ato. A informação é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, divulgada hoje (24). O ministério alertou ainda que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país.
A pesquisa também mostrou que as pessoas com idades entre 25 e 34 anos (25%) e com maior escolaridade (26,1%), com 12 anos de estudo ou mais, são as que mais assumem esse comportamento de risco. Os motoristas com nível superior também são os que mais recebem multas por excesso de velocidade e que associam o consumo de bebida alcoólica e direção.
O Vigitel é uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que, desde 2006, monitora diversos fatores de risco e proteção relacionados à saúde, incluindo a temática de trânsito nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Nesta edição foram entrevistadas por telefone 52.395 pessoas, maiores de 18 anos, entre fevereiro e dezembro de 2018.
As capitais que apresentaram maior percentual de uso de celular por condutores foram Belém (24%), Rio Branco (23,8%) e Cuiabá (23,7%), seguido por Vitória (23,3%), Fortaleza (23,2%), Palmas (22,4%), Macapá e São Luís (22,3%). Por outro lado, as capitais com menor uso de celular durante a condução de veículo foram: Salvador (14,1%), Rio de Janeiro (17,1%), São Paulo (17,2%) e Manaus (17,7%).

Além do uso do celular associado à direção, a pesquisa abordou também outros três importantes indicadores para a ocorrência de acidentes de trânsito: consumo abusivo de álcool abusivo, consumo de álcool em qualquer dose e multa por excesso de velocidade.
Velocidade
O Vigitel 2018 mostra que 11,4% da população entrevistada afirmou já ter recebido multas de trânsito por excesso de velocidade. O comportamento de risco foi identificado mais em homens (14%) do que em mulheres (7%), na população de 25 a 34 anos (13,4%), e de maior escolaridade (13%).
O Distrito Federal é a capital com a maior proporção de casos (15,6%), seguida de Fortaleza (14,5%); Porto Alegre (14,1%); Belo Horizonte (13,7%); e Goiânia (13,6%). Já as capitais com menores índices são Manaus (0,9%); Macapá (2,7%); Belém (5,9%); Campo Grande (6,9%) e Porto Velho (7,1%).
Álcool e direção
A proporção de adultos que informaram que conduziram veículos motorizados após consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica foi de 5,3%, sendo maior entre homens (9,3%) do que mulheres (2%). A associação entre consumo de álcool e direção ocorreu principalmente em indivíduos de maior escolaridade (8,6%) e com idade entre 25 e 34 anos (7,9%).
Dentro desta categoria, as capitais com maior proporção são: Palmas (14,2%); Teresina (12,4%); Florianópolis (12,1%); Cuiabá (9,9%) e Boa Vista (9,3%). Já as com menores prevalências são: Recife (2,2%); Rio de Janeiro (2,9%); Vitória (3,2%); Salvador (3,6%) e Natal (4,2%).
Mortes no trânsito
Os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. Em 2017, de acordo com o Ministério da Saúde, 35,3 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito e 166.277 foram internadas. Os gastos com as internações foram de R$ 229,2 milhões. Além das sequelas emocionais, muitos pacientes ficam com lesões físicas, sendo as principais consequências amputações e traumatismo cranioencefálico, segundo a pasta.
Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde desenvolve, desde 2010, o Programa Vida no Trânsito, uma resposta do governo brasileiro aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito, cuja meta é reduzir 50% dos óbitos por acidentes de trânsito entre 2011 a 2020. Entre 2010 e 2017, o Brasil reduziu em 17,4% o número de mortes por acidentes de trânsito, passando de 42.844 para 35.374.
Nas capitais que mais se engajaram no programa, houve redução superior à 40%, como: Aracajú (55,8%); Porto Velho (52,0%); São Paulo (46,7); Belo Horizonte (44,7); Salvador (42,7%) e Maceió (42,9%).
Ag. Ebc Brasil