https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Redução de stress é uma das diversas formas de prevenção de doenças em animais de grande porte

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Redução de stress é uma das diversas formas de prevenção de doenças em animais de grande porte



Animais de grande porte, como bovinos, equinos e suínos, estão suscetíveis a várias doenças, incluindo doenças infecciosas, respiratórias, digestivas, parasitárias, metabólicas e locomotoras. Para todas elas, a melhor forma de cuidado ainda é a prevenção.


De acordo com o Médico Veterinário Especialista de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais/ Docente da Faculdade Una Bom Despacho das disciplinas de Equinos, Ruminantes e Patologia Veterinária, Diego Duarte Varela, animais de grande porte são suscetíveis a doenças infecciosas como febre aftosa, tuberculose, brucelose e leptospirose, que afetam não só o rebanho, mas também têm impacto na saúde pública.


Outras doenças relevantes são as doenças respiratórias como pneumonia bovina e gripe equina, especialmente preocupantes em ambientes fechados. Doenças digestivas, como as cólicas em equinos e o timpanismo em bovinos, que demandam intervenção rápida. Doenças parasitárias devido a verminoses e infestações de carrapatos e moscas, que causam perda de peso e queda na imunidade. Doenças metabólicas como cetose e hipocalcemia em vacas leiteiras, impactando a produção. Lesões locomotoras como laminite e miopatias, que estão relacionadas a questões de manejo e afetam principalmente equinos e bovinos.


Para o profissional, para todas elas, a prevenção é o melhor caminho! “Cuidados essenciais incluem uma nutrição balanceada, controle parasitário contínuo, vacinação e manejo sanitário adequado, incluindo a desinfecção regular e quarentena para novos animais. Reduzir o estresse e manter a densidade populacional controlada também são práticas recomendadas para minimizar riscos e promover o bem-estar animal” explica Diego.


Além dos cuidados acima, é preciso observar como está o clima e tomar os devidos cuidados. “Em regiões quentes e úmidas, as doenças parasitárias são mais comuns devido à maior proliferação de carrapatos e vermes. Em climas frios, a tendência é um aumento de problemas respiratórios, principalmente pelo confinamento dos animais em ambientes fechados. Além disso, o estresse térmico, seja por frio ou calor extremos, pode predispor os animais a doenças metabólicas” acrescenta o médico veterinário.


Os alunos de medicina veterinária da Una Bom Despacho passam por uma formação que combina teoria e prática. Eles treinam na fazenda escola e também fazendas parceiras, onde vivenciam o manejo e atendimento a grandes animais. As práticas envolvem desde exames clínicos e manejo de feridas até aplicação de terapias e intervenções, como a realização de procedimentos como sondagens e, em casos específicos, assistência em cirurgias e procedimentos.


“Um caso típico é o atendimento de equinos com cólica, onde os alunos auxiliam em todos os procedimentos, do exame físico à sondagem nasogástrica, e, quando necessário, até em cirurgias de emergência. Esse tipo de intervenção permite aos estudantes entenderem a importância de uma resposta rápida e qualificada, além de prepará-los para futuras emergências” conta o professor.


O curso de medicina veterinária da Una Bom Despacho foi reconhecido como o 4° melhor curso de Minas Gerais pelo Ranking de Universidades da Folha, é possível se inscrever para o vestibular agendado para 2025 através do site uma.com.br.

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.


Ass. Imp. Una Centro-oeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário