https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Verão 2022: confira cuidados indispensáveis na temporada mais quente do ano

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Verão 2022: confira cuidados indispensáveis na temporada mais quente do ano

 


Alimentação, hidratação, cuidados com a pele e atenção na escolha das roupas estão                                                    entre as dicas para a estação





Estamos no verão e é importante redobrar a atenção sobre alguns cuidados com a saúde, já que as altas temperaturas podem ocasionar inúmeros problemas. Outra situação da estação é que ela ocorre no maior período de férias escolares, momento em que clubes e praias têm alta procura. O que demanda dos pais e responsáveis mais atenção e cuidado em relação a proteção das crianças.

Para a coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Pitágoras, Ana Maria Pinheiro, a temporada exige atenção “devido as altas temperaturas da estação, é preciso adotar alguns cuidados para evitar possíveis transtornos. É importante estar alerta com alguns pontos”.


Abaixo, confira algumas dicas da profissional da saúde para você se cuidar no verão:

Hidrate-se bem

O corpo é formado por 70% de água. Somos formados basicamente por água, sendo que ela é a grande aliada para as funções vitais do nosso organismo. No verão, transpiramos mais porque a água eliminada serve para manter a temperatura corporal. É recomendado beber dois litros de água por dia. A boa hidratação é responsável por ajudar no controle de calorias, melhorar o funcionamento dos órgãos e evitar a retenção de líquidos.

Fuja da maior incidência do sol

Praticar atividades física ao ar livre em horários que o sol está mais forte, pode causar desidratação e elevação da temperatura corporal. Os melhores horários para praticar exercícios são no início da manhã, até às 10h, e após às 16h.

Não deixe de usar filtro solar

É importante intensificar o uso de filtro solar. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde por 33% dos diagnósticos de tumores no Brasil.

Faça alimentações leves
Ingerir alimentos
pesados e gordurosos pode não ser a melhor alternativa, já que eles exigem um trabalho maior de digestão, o que aumenta a temperatura corporal. Dê preferência para refeições mais leves e alimentos com bom percentual de água. Durante o verão também é comum casos de intoxicações alimentares, porque o calor colabora para o estrago mais rápido dos produtos. Por isso, fique atento as datas de validades e a procedência dos alimentos.

Cuidado com as doenças do verão

Conjuntivite, dermatose e insolação do doenças comuns durante o verão. A estação também é favorável a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, Chikungunya e zika. Manter uma boa hidratação, se proteger do sol, verificar a qualidade dos alimentos, ter uma boa higiene e não deixar água parada são algumas das recomendações.



Cuidado com o estresse

O excesso de calor influencia na quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no organismo. Conhecido como “estresse térmico”, quanto maior a temperatura, maiores são as chances de ficarmos irritados com algo. Uma alternativa bastante efetiva para controlar o estresse térmico é manter a hidratação, visto que a falta de água também afeta o funcionamento dos órgãos e pode contribuir para elevação do cortisol.
Use roupas mais leves

O vestuário contribui para a elevação da temperatura corporal. Com isso, é importante ceder espaço para roupas mais leves. Busque tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que deixam o corpo respirar melhor. Dê preferência para as cores claras, uma vez que tonalidades escuras tendem a absorver o calor e, com isso, prejudicam o conforto.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.


A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras e o Blog Pitágoras.


Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.


Ass. Imp. Pitagoras







Nenhum comentário:

Postar um comentário