https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Falando de Neurologia

Falando de Neurologia


Dr. Matheus Freitas 


 Neurologia: dor de cabeça 


Dor de cabeça ou também chamada de cefaleia é uma queixa frequente no consultório médico, sendo uma três queixas mais comuns nos pronto-socorros. Existem diversos tipos de cefaleia pelos critérios do ICHD sendo divididos sumariamente em primárias (aquelas que não tem uma causa definida, tais como enxaqueca, cefaleia tensional e outras) e as secundária (dor de cabeça com causa definida , por exemplo cefaleia por tumor cerebral, trauma encefálico, dentre outras). 

Qualquer tipo de dor é um sinal de alarme. E desse modo, a cefaleia deve ser encarada como tal. É importante definir as características da cefaleia, uma vez que isso é primordial para definição do tipo, bem como instituição de medidas oportunas. Faz - se necessário a definição de : início, frequência, fatores de melhora e piora, sintomas associados, dentre outros . 

A enxaqueca é o tipo de cefaleia mais comum e com impacto funcional importante. Uma vez que acomete principalmente mulheres jovens , a enxaqueca traz consigo alteração da qualidade de vida e absentismo laboral. A cefaleia tensional também se faz muito frequente, dentre as cefaleia primárias.

Definir o tipo de cefaleia apresentada é uma importante tarefa do médico e desse modo solicitar a propedêutica oportuna e instituir as ferramentas terapêuticas necessárias. Caso você sinta dor de cabeça , procure o médico neurologista para avaliação desse tipo de queixa. Sentir dor de cabeça não é normal !

Nenhum comentário:

Postar um comentário