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segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Inadimplência do consumidor aumenta 4,1% no primeiro mês do ano

A inadimplência (atrasos no pagamento de prestações) do consumidor aumentou 4,1% no primeiro mês de 2015 em relação a dezembro do ano passado, o maior percentual de alta mensal registrado em um mês de janeiro, desde 2003, quando o índice de aumento foi 7,1%.

Na comparação com janeiro de 2014, houve crescimento de 16,7%, o que significa o maior ritmo de aumento dos últimos quatro meses, seguindo o mesmo critério de comparação usado pela empresa Serasa Experian, responsável pela pesquisa.

Os economistas da empresa acreditam que a alta da inadimplência no mês passado, tanto em relação a dezembro de 2014 quanto na comparação interanual, reflete as crescentes dificuldades que o consumidor brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros.

Em nota, a entidade diz que “aumentos sazonais de impostos e taxas (como IPTU e IPVA), realinhamento de vários preços administrados (energia elétrica, transporte urbano, combustíveis), elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado de trabalho estão entre as causas que começam a delinear um cenário menos benigno para a inadimplência do consumidor”.

As dívidas não bancárias foram as principais responsáveis pela alta em janeiro, com elevação de 10,4% ante o mês anterior. Essas dívidas correspondem a cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, entre outros.

Já a inadimplência com os bancos, apresentou crescimento de 0,3%. Os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 12,3% e 9,9%.

Ag. brasil
 

Serviço de Proteção ao Crédito alerta foliões sobre problemas durante o carnaval

cartões de créditoO Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil ) faz uma alerta neste carnaval sobre os problemas que os foliões podem ter se perderem os documentos ou forem vítimas de roubo, principalmente da identidade ou do CPF. O órgão destaca que três em cada dez brasileiros (28%) já foram vítimas de fraudes incluindo a clonagem do cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos.

O primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe, segundo os especialistas do SPC, é evitar levar documentos pessoais e importantes para os locais do carnaval principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas.

O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido. É importante também anotar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco, acrescenta o SPC.

Caso ocorra um imprevisto, fazer um boletim de ocorrência é tão importante quanto cancelar o cartão de crédito por perda ou roubo. A pesquisa mostra ainda que a maioria não adota as duas práticas. Outra recomendação é que o consumidor entre em contato com o Procon e com o SPC Brasil, que evitará assim a liberação de informações para a atuação de pessoas mal intencionadas.

Ag. Brasil

Preços dos alimentos na Venezuela subiram 102,2% em 2014, informa BC

Governo da Venezuela tenta conter o desabastecimento no país Leandra Felipe/Agência BrasilOs preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas subiram 102,2%, em 2014, segundo dados divulgados hoje (16) pelo Banco Central da Venezuela (BCV), incluídos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo o BCV, entre janeiro e dezembro de 2014, a inflação acumulada foi 68,5%, índice superior aos 56% de 2013.


Várias regiões do país apresentaram valores inflacionários superiores à média nacional, com Valência destacando-se como a cidade mais cara do país (78,6%), seguida de Barquisimeto e Maturín, ambas com 72,4%, San Cristobal e Cidade Guayana com 71,6% e 71,1%, respectivamente.Os preços das bebidas alcoólicas e tabaco subiram 90,8% e os dos restaurantes e hotéis, 81,4%. Nos setores de educação e transporte foram registradas inflações de 60,8% e 59,7%, respectivamente.


De acordo com o BCV, as cidades de Caracas e Barcelona registraram inflação de 64,7% e 62,2% respectivamente.

Os venezuelanos queixam-se frequentemente dos preços elevados e de dificuldades para conseguir alguns produtos básicos como leite, óleo, café, açúcar e margarina, entre outros.
Na Venezuela, um café custa 45 bolívares (6,32 euros), uma maçã está em torno de 40 bolívares (5,61 euros), um quilograma de queijo ou de fiambre (presunto cozido) custa 490 bolívares (68,82 euros) e uma sopa ronda os 160 bolívares (22,40 euros).

Ag. Brasil

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cemig define plano de atendimento para o período de carnaval

Rede de distribuição de energia foi inspecionada e recebeu reforço em todo o Estado

 A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig preparou um plano de atendimento para o feriado de carnaval, priorizando os locais de maior concentração de foliões no Estado. Entre as medidas tomadas pela Concessionária para reforçar a rede devido ao aumento da demanda de energia nesses locais, estão inspeções na rede de distribuição de eletricidade e reforço das equipes de plantão naqueles municípios que devem receber um maior número de foliões, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior.


Nas últimas semanas, já se preparando para a maior festa popular brasileira, a Cemig vem fazendo inspeções na rede que leva energia aos municípios e substituindo equipamentos do sistema. De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Luiz Fernando Rolla, o objetivo da Concessionária é evitar ocorrências no sistema elétrico, devido à concentração de cargas durante o feriado de carnaval. A Empresa também espera reduzir o tempo de atendimento em caso de eventuais ocorrências nos pontos onde serão realizadas as festividades.

O diretor explicou, também, que os locais com maior concentração de pessoas durante as festas receberão atenção especial: “Apuramos, junto às prefeituras de toda a área de concessão da Cemig, os principais eventos programados e a estimativa de público para cada um deles. A partir daí – e com base no histórico do sistema nos feriados prolongados nos últimos quatro anos – elaboramos o plano de contingência.”

Durante o feriado de carnaval, cerca de 2.400 profissionais, entre técnicos, eletricistas e engenheiros, irão atuar, em regime de plantão, no atendimento às demandas emergenciais na área da Cemig.

Ocorrências na rede

A Cemig orienta que, em caso de ocorrências no sistema elétrico, os clientes acionem a Empresa pelos canais de atendimento. Além do serviço telefônico Fale com a Cemig (116) e da Agência Virtual, disponível no Portal Cemig (www.cemig.com.br/atendimento), os clientes podem informar falhas no fornecimento de energia e solicitar reparos na rede elétrica pelo Facebook (@cemig.atende) e Twitter (@cemig_atende). O serviço de mensagem via celular (SMS) também pode ser utilizado. Para comunicar a falta de energia elétrica à Cemig, basta o consumidor enviar um torpedo para 29810 com a palavra “luz” e o nº do CPF do titular da conta de energia.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Após período chuvoso, buracos voltam aparecer nas ruas de BD

Av. Vivalde Brandão - Foto Facebook
Toda vez que chove em Bom Despacho, os motoristas são obrigados a conviver com alguns buracos que aparecem na cidade.  Depois de  um de curto período chuvoso, alguns trechos apresentam dificuldades de tráfego. 

Para se ter ideia da situação que se agrava após a queda d'agua,  as  avenidas Vivalde de Brandão, Governador Valadares, Gabriel Tavares e Rio de Janeiro,  estão com inúmeros buracos. 

O trecho mais precário está no final da Avenida Rio de Janeiro, no bairro São Vicente, onde os motoristas são obrigados a andar na contra-mão. 

Em conversa com a Assessoria de Imprensa, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho pretende realizar a Operação Tapa Buracos após o carnaval. 

PRF inicia nesta sexta-feira Operação Carnaval 2015 em todo o país

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia amanhã (13) operação de fiscalização nas rodovias brasileiras em todo o país. A Operação Carnaval 2015, com a meta de combater os casos de embriaguez ao volante, será o foco das ações durante o período de festas até a Quarta-Feira de Cinzas (18). Ao todo, 10 mil agentes, entre cargos administrativos e de fiscalização estarão envolvidos nas ações. 


"O número de infrações relacionados à ingestão de álcool e outras substâncias entorpecentes nas épocas do carnaval é muito superior ao de outros feriados nacionais. No Ano-Novo, para cada 62 testes feitos pela polícia, um flagrante era registrado. No Natal passado, a relação foi de um flagrante para cada 52 testes. No carnaval, eram necessários apenas 32 testes para identificar uma ocorrência de consumo de álcool", disse Diego.De acordo com o Diego Bradão, agente da PRF, o teste de alcoolemia é necessário devido às próprias características das festas carnavalescas, período em que as pessoas costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.


As alterações na Lei Seca não toleram qualquer nível de embriaguez, e o motorista que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool, além de ter a Carteira de Habilitação suspensa e ser impedido de continuar a viagem, também terá de desembolsar R$ 1.915 em multa. Serão utilizados 970 medidores de alcoolemia (aparelho que mede a quantidade de álcool por litro de sangue) na ações da PRF que vão até a Quarta-Feira de Cinzas.
No Distrito Federal, o aumento de 40% no efetivo de agentes será possível pelo remanejamento dos policiais em função administrativa para as rodovias. As principais saídas da cidade, as BR 020, que liga o DF ao nordeste; BR 040, com ligação para o Sul do país e BR 070, que tem saída para Pirenópolis devem concentrar as maiores ações.

A maioria dos acidentes nas rodovias são causados por falta de atenção dos motoristas às normas de trânsito, e estão relacionados as ultrapassagens indevidas, velocidade superior ao limite das vias e abuso de álcool, conforme foi apontado na segunda-feira (11) pela PRF.

Ag. Brasil

Prefeitura de Bom Despacho realiza leilão de veículos e sucatas

                                                 Venda acontecerá na Escola do Servidor (EFESP)

SS852371 cópiaDia 23 de fevereiro, a Prefeitura fará seu 2º Leilão de Veículos e Sucatas. A venda acontecerá às 9h, na Escola do Servidor (EFESP), Rua Picão Camacho, 180 com entrada na rua Gabriel Tavares, Bairro Ozanan.
Serão leiloados carros, caminhões, tratores, sucatas. Os interessados em ver de perto os 17 lotes devem ir à Garagem Municipal (Rua Maestro Coimbra, 28, Bairro Esplanada). O horário de atendimento é de 8h às 11h e de 13h às 16h. Mais informações pelo telefone 3521-4218.

Segue o link com mais informações e fotos dos lotes: Leilão em Bom Despacho

Fonte: www.bomdespacho.mg.gov.br

Polícia Civil apreende mais de 8 kg de Maconha em Bom Despacho

Equipe de Policiais que realizou a operação
Uma operação desencadeada pela Polícia Civil na noite da última quarta-feira, 11, apreendeu mais de 8 kg de maconha em Bom Despacho. Além da droga mais 6 pessoas foram presas, dos quais 3 serão  atuadas pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

De acordo com o Delegado Dr. Ályson Henrique M. Xavier, a apreensão foi possível porque os policiais foram cumprir um mandado de busca na casa de um dos autores, que relatou onde estaria escondida a droga,  num sítio há 14 km de Bom Despacho. 

Dr. Alyson Henrique
Ainda conforme o Delegado, uma pequena porção de cocaína também foi apreendida e uma  arma de fogo. Para realizar a operação, a Polícia Civil de Bom Despacho contou com 7 policiais. 

"Conseguimos realizar a apreensão da droga através de um mandado de busca, sendo confessado por um dos autores", disse Dr. Ályson Henrique em entrevista ao Jornal Fique Sabendo.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cemig reforça o alerta para um carnaval sem acidentes com a rede elétrica

                           Serpentina metalizada é um dos artefatos mais perigosos, e não deve ser utilizada

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O carnaval 2015 começa oficialmente neste final de semana e, para evitar acidentes com a rede elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig reforça os cuidados que a população deve tomar durante as festividades.

Serpentinas e confetes fazem parte da cultura carnavalesca. Mas esses artefatos contém comumente metal em sua composição e podem causar curto-circuito, quando em contato com a rede elétrica. Segundo o engenheiro de tecnologia e normalização Demétrio Venício Aguiar, da Cemig, serpentinas e confetes metalizados são itens perigosos e não devem ser utilizados no Carnaval: “Quando arremessados, antes de se dispersarem, eles estão concentrados, e podem causar danos nas redes de alta tensão e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção à rede elétrica, nem mesmo os sprays de espuma”, ressalta.

O engenheiro também alerta para os riscos de choque com fios elétricos partidos nas ruas. “Ao encontrar um fio caído ao solo, não se aproxime e não deixe ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado”. Nesse caso, a Cemig orienta que a população ligue imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116 – que funciona 24 horas por dia –, e aguarde a chegada dos técnicos da Empresa.

Além do Fale Com a Cemig, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190.

Confira outras dicas de segurança:

Iluminação, enfeites e alegorias
• Não lançar artefatos – como serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
• Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
• Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
• Não fazer ligações clandestinas (gatos).
• Não jogar líquidos, sprays e água na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.

Trios elétricos e carros alegóricos
• Não trafegar sob a rede elétrica se a altura desses veículos for igual ou maior que a dos fios elétricos, pois além do risco de choque elétrico, há o risco de colisão com os fios e consequente derrubada dos postes, fios e equipamentos da rede elétrica, que podem cair sobre o próprio veículo ou sobre os foliões.
• Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.
• Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows
• A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
• A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
• Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
• Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
• Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.
• Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.