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sábado, 4 de julho de 2020
Decreto autoriza celebrações religiosas em Bom Despacho
Prefeitura realizou mais inaugurações durante semana
sexta-feira, 3 de julho de 2020
VALOR DO PEDÁGIO NA BR-262 É REDUZIDO
No dia da reunião, em agosto de 2018, na Câmara Municipal de Bom Despacho, para debater sobre as melhorias para a BR-262 |
quinta-feira, 2 de julho de 2020
PREFEITURA DE BOM DESPACHO INAUGURA QUADRA POLIESPORTIVA NA ESCOLA JOÃO DORNAS FILHO
CAIXA ANUNCIA PACOTE DE MEDIDAS PARA O CRÉDITO IMOBILIÁRIO
A CAIXA, líder na concessão de financiamento para casa própria com quase 70% do crédito imobiliário do país, anuncia nesta quinta-feira (02) uma série de estímulos para o setor da construção civil. O pacote traz a implementação do registro eletrônico para contratos vinculados a empreendimentos financiados na CAIXA e o financiamento de ITBI e custas cartorárias para pessoas físicas. Para as construtoras, o pacote traz a ampliação do acesso ao financiamento, com redução da quantidade mínima de vendas e da execução prévia de obras para contratação de empreendimentos com a CAIXA.
Implementação do registro eletrônico de escrituras, financiamento de ITBI e custas cartorárias e ampliação do acesso ao financiamento para produção de empreendimentos fazem parte das ações para o setor
Segundo o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, como maior player do mercado imobiliário, a CAIXA tem o compromisso de promover ações para ajudar o setor da construção civil a enfrentar os efeitos da crise causada pela pandemia. “São medidas objetivas para atender as demandas do segmento imobiliário, que analisamos e vimos que temos capacidade para atender matematicamente, como sempre fazemos nesta gestão”, diz o presidente. “O lançamento desse pacote de medidas traz benefícios para as empresas e para o consumidor que deseja adquirir sua casa própria”, enfatiza.
Registro eletrônico de escrituras:
O registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de empreendimentos financiados na CAIXA será realizado de forma eletrônica com troca de arquivos de dados estruturados entre o banco e o respectivo Cartório de Registro de Imóveis. O processo se dará por meio da Plataforma Centralizada do Colégio do Registro de Imóveis, habilitada inicialmente para a participação das demais Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Estados e do Distrito Federal, que funcionarão de forma padronizada.
A medida permitirá acelerar o registro das operações, que antes levava em torno de 45 dias e agora poderá ser finalizado, em média, em 5 dias. Além de dispensar a necessidade de recebimento do contrato físico pelo cartório, o registro eletrônico traz benefícios para as construtoras e clientes que não precisam realizar o deslocamento. A adesão ao novo registro será possível a partir do próximo dia 13 de julho.
Custas Cartorárias e Despesas de ITBI:
Os clientes que pretendem comprar o seu imóvel com crédito na CAIXA podem agora contar com o financiamento das custas cartorárias e despesas de ITBI, para todas as operações residenciais com recursos do FGTS e, nas operações com recursos SBPE, para imóveis com valor de avaliação de até R$ 1,5 milhão.
O limite das custas financiáveis é de 5% sobre o valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos SBPE e, com recursos do FGTS, o limite é de 4%. O valor total do contrato do cliente (valor relativo à compra do imóvel + financiamento das custas cartorárias e ITBI) deve estar dentro dos limites aprovados, observando-se sua capacidade de pagamento e o valor máximo permitido para o programa em que ele se enquadra.
Atualmente, essas despesas representam em torno de 2% a 5% do valor do imóvel e são pagas pelo próprio cliente nos trâmites de registro do contrato de financiamento habitacional. O percentual varia de acordo com os valores praticados nas diversas regiões do país.
Medidas para Pessoa Jurídica:
O pacote traz como medida para as empresas a flexibilização da comercialização mínima de 30% para 15% para novos empreendimentos, fomentando o mercado imobiliário para lançamento de novos empreendimentos.
As outras medidas para PJ são a possibilidade de contratação da produção de empreendimentos sem exigência de execução prévia de obras e de destinação dos recursos provenientes das vendas das unidades habitacionais para pagamento dos encargos mensais.
A expectativa da CAIXA é contratar 1.280 novos empreendimentos, o que representa 156 mil novas moradias e 485 mil empregos diretos e indiretos.
Ações para Pessoa Física em 2020
A CAIXA divulgou diversas medidas para pessoa física neste ano. Entre as principais estão a pausa de 120 dias no financiamento habitacional para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso, o prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos e a renegociação de contratos com clientes em atraso entre 61 e 180 dias, permitindo pausa ou pagamento parcial das prestações.
CAIXA no Crédito Imobiliário:
A carteira de crédito ampla da CAIXA possui 5,46 milhões em contratos que somam R$ 478,4 bilhões. No primeiro semestre de 2020 as contratações alcançaram a marca de R$ 48,2 bilhões, que representa um crescimento de 21,73% em relação ao mesmo período do ano passado. No mês de junho, a CAIXA atingiu o volume de R$ 11,1 bilhões em financiamentos habitacionais, mantendo a liderança no mercado imobiliário.
Balanço da pausa no crédito imobiliário:
Até o momento, mais de 2,4 milhões de mutuários já solicitaram a pausa na prestação habitacional. Durante o período de pausa o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato.
Mais informações:
Ø Aplicativo Habitação CAIXA - disponível para os sistemas operacionais Android e iOS (pode ser baixado gratuitamente na Google Play ou App Store);
Ø 3004-1105 e 0800 726 0505 – disponíveis de segunda a sexta-feira das 8h às 20h;
Ø 0800 726 8068 – disponível de segunda a sexta em qualquer horário e aos sábados de 10h às 16h.
Atualmente, 22 serviços são oferecidos pelo banco por meio do aplicativo e telefone para maior comodidade e segurança dos clientes. Saiba mais clicando aqui.
Assessoria Regional de Imprensa da CAIXA
Informe Epidemiológico Coronavírus 2/7/2020 de MG
quarta-feira, 1 de julho de 2020
Bom Despacho sedia eleições do Crea-MG
Profissionais regulares com o Sistema Confea/Crea e Mútua vão eleger os seus dirigentes para a gestão 2021/2023.
Os profissionais de engenharia, agronomia, e geociências de todo o Brasil vão escolher os presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de cada estado e do Distrito Federal, além dos diretores regionais (administrativo e geral) das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas, (Mútuas), no dia 15 de julho de 2020. Em Minas Gerais, também haverá processo consultivo para a escolha dos inspetores das comissões executivas. Os mandatos são de três anos, gestão 2021/2023, e os cargos honoríficos. Bom Despacho será uma das cidades que vai sediar a votação. A urna será instalada na sede da Inspetoria do Crea-MG – Rua Vigário Nicolau, nº 402, Centro.
Para facilitar o acesso do profissional e, assim, permitir um maior número de votantes, 114 cidades mineiras vão sediar o processo eleitoral. Além das mesas obrigatórias, que estarão localizadas na sede do Crea-MG, nas Inspetorias e nos Escritórios de Representação, também serão disponibilizadas urnas facultativas em empresas, instituições de ensino e entidades de classe em todo o estado. A eleição ocorre por meio do voto direto e secreto. Todos os profissionais que estejam em dia com o Conselho estão aptos a votar, basta se dirigir ao seu local de votação com um documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial. O pleito será realizado das 8h às 19h. O local de votação pode ser conferido na área exclusiva do profissional, acessada pelo site do Conselho.
O coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER), engenheiro florestal João Paulo Sarmento, ressalta a importância da realização das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua de maneira democrática e transparente. “A participação de cada profissional é fundamental nesse processo eleitoral pela sua representatividade. Esse é o momento de escolher quem conduzirá o Conselho nos próximos três anos. Somos mais de 1 milhão de profissionais em todo o país, temos um impacto significativo na sociedade. Votar é fundamental”, afirma.
Coronavírus
Para que o pleito ocorra com segurança, em função da pandemia do novo coronavírus, serão adotadas medidas protetivas como o uso obrigatório de máscaras e luvas descartáveis, fornecimento de álcool 70% para higienização de mãos e materiais, distanciamento na sala de votação, além de horários preferenciais, das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30, para os eleitores dos grupos de risco. Para garantir o cumprimento dessas medidas, foi providenciada a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para mesários e profissionais.
No dia da eleição, todas as unidades do Crea-MG vão funcionar, exclusivamente, como postos de votação, não havendo atendimento regular para o público. Para mais informações sobre o processo eleitoral, confira o site do Crea-MG http://bit.ly/EleiçõesSistema2020.
Ass.Imp. Crea MG
Prefeitura de BD inaugura reforma do CEMEI Professora Valdira Rezende da Silva
Fecomércio MG oferece soluções e serviços para empresários do setor turístico mineiro
Em parceria com a empresa Tourqual e a startup Smart Tour, a entidade irá oferecer ferramentas que contribuirão para o desenvolvimento das atividades empresariais turísticas durante o enfrentamento ao Covid-19
O ano de 2020 iniciou com grandes expectativas para o setor de turismo, principalmente, pela quantidade de feriados prolongados. Só no primeiro semestre eram seis datas previstas. No entanto, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou uma reviravolta nas atividades turísticas em todo o mundo.
Desde o início do surto de Covid-19, inúmeros serviços ligados ao turismo foram cancelados ou remarcados por clientes e prestadores. Com isso, o setor acumula prejuízos mensais que, somados, já chegam a R$ 62,56 bilhões, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Em Minas Gerais, os impactos no faturamento chegaram a 100% no mês de maio para 25,8% dos empresários do setor, segundo um levantamento do Núcleo de Pesquisas e Estatística do Observatório do Turismo do Estado.
Diante desse cenário de incertezas, muitos empresários do setor precisaram se reinventar para continuar com suas atividades. Com o intuito de fortalecer a atividade turística, a Fecomércio MG implementou um canal exclusivo de atendimento aos empresários e uma consultoria de diagnóstico gratuita e personalizada, orientadas pela equipe de Negócios Turísticos da entidade.
A analista de turismo da Federação, Milena Soares, observa que retorno das atividades será diferente, com o início de uma nova era para o turismo, mais seguro em termos de exigências sanitárias. “Estamos vivenciando uma situação atípica em todos os setores produtivos. Por isso, reinventar e planejar o negócio são atitudes imprescindíveis ao empreendedor do turismo, que, com organização, pode atrair uma demanda retraída e ainda mais exigente pelo valor dos serviços.”
Não por acaso, a Fecomércio MG contará com a participação de parceiros para fortalecer as atividades da área de Negócios Turísticos da entidade. São eles, a empresa Tourqual (protocolo de qualidade em equipamentos e serviços turísticos) e a startup Smart Tour (monitoramento inteligente de fluxo turístico). Elas readequaram seus serviços aos empresários para que eles possam garantir qualidade e segurança aos seus clientes durante a pandemia.
“Nós acreditamos que por meio dessas e de outras parcerias já firmadas pela Fecomércio MG, conseguiremos potencializar relações e contribuir para a manutenção e o desenvolvimento das atividades que compõem toda a cadeia turística mineira”, ressalta Milena.
Soluções de combate ao Covid-19
O setor de turismo é uma das atividades mais impactados pela crise econômica e social decorrente do Covid-19. Diante desse cenário, a Fecomércio MG em parceria com empresa Tourqual e a startup Smart Tour oferecem soluções para o enfrentamento aos efeitos financeiros decorrentes do Covid-19. São elas:
Selo de Certificação Tourqual. A fim de certificar a excelência de serviços e experiências turísticas, a empresa Tourqual lançou um Selo de Certificação, com indicadores relacionados ao Covid-19. O selo de certificação proporcionará ao empreendimento turístico uma melhor imagem junto aos seus potenciais clientes.
Com a gestão dos indicadores Tourqual, meios de hospedagem, restaurantes e atrativos conseguem determinar mais facilmente ações de melhoria e utilização de indicadores bem avaliados para comunicação efetiva de marketing. A certificação possui baixo custo, auxilia as empresas turísticas a retornarem com mais força e excelência ao mercado e evidencia ao cliente que todas as necessidades impostas pelos órgãos sanitários e de saúde foram cumpridas.
Smart Tracking. A plataforma inovadora permite rastrear os movimentos de indivíduos identificados com o Covid-19, considerando todos os estabelecimentos visitados até 15 dias antes do diagnóstico. A ferramenta, que atende às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), permite o acesso aos contatos dos usuários cadastrados nesses estabelecimentos, facilitando o rastreamento dos locais por onde a pessoa passou. Não por acaso, a plataforma integra o Top 10 de iniciativas no combate ao novo coronavírus, segundo a Organização Mundial do Turismo.
A implementação da ferramenta é feita pela adesão por meio das prefeituras, que podem usar a ferramenta no enfrentamento ao Covid-19, uma vez, que os dados recolhidos ficarão integrados às Secretarias de Saúde dos municípios. Além disso, a sua utilização é simples. Ao se cadastrarem na plataforma, os estabelecimentos recebem um QR Code para impressão, que pode ser fixado em um local à vista do público. Para integrar o banco de dados, o cliente só precisa fazer cadastro rápido. Assim, sempre que ele visitar um novo comércio, basta ler o QR Code do local, que irá identificar e registrar a movimentação. Com isso, se a pessoa for diagnosticada com Covid-19, os órgãos de saúde podem consultar o banco de dados e rastrear os locais e pessoas que tiveram contato com o testado positivo, avisa-los via e-mail com orientações específicas de cada município..
Os interessados nos serviços disponibilizados devem entrar em contato com Núcleo de Negócios Turísticos da Fecomércio MG pelo telefone (31) 98291-2890.
Ass. Um. FECOMÉRCIO MG