https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Horário de Verão começa à Zero Hora deste domingo, 17

sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de Verão começa à Zero Hora deste domingo, 17

O horário de verão 2010/2011 inicia à zero hora deste domingo (17) e termina à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2011, totalizando 126 dias de duração. A medida abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde os relógios serão adiantados em uma hora. As regiões Norte e Nordeste ficam fora, uma vez que os benefícios são praticamente nulos, pelo fato de a proximidade com a Linha do Equador fazer com que a duração dos dias naqueles locais não apresente alterações significativas ao longo do ano.

A medida vigora em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

De acordo com o engenheiro de operação do sistema da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Wilson Fernandes Lage, o principal objetivo do horário de verão é reduzir a demanda por energia durante o período de pico (das 18 às 22 horas). “Adiantar o relógio em uma hora alivia o carregamento em linhas de transmissão e distribuição, transformadores e unidades geradoras, proporcionando um atendimento mais eficiente”, explica o engenheiro. “Além disso, a confiabilidade e a segurança da operação do sistema elétrico aumentam, reduzindo o risco de ocorrência de apagões”, ressaltou.

Em Minas Gerais está prevista a diminuição de 3,6% na demanda por energia durante o horário de ponta, 260 MW equivalentes a 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro ou 12% da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No Brasil, a redução esperada é de 4,5%, ou 2.300 MW, potência que corresponde a 30% da carga de Minas Gerais no horário de ponta.

Economia de energia

Segundo Wilson Lage, o horário de verão contribui para a redução do consumo de energia nas residências, uma vez que é possível aproveitar melhor a luz natural ao final do dia.

Em Minas Gerais, espera-se uma economia de 95 mil MWh (0,5%), energia suficiente para atender toda a carga de Belo Horizonte durante 10 dias. No Brasil, a expectativa de economia é de 570 mil MWh (0,5%), o que corresponde ao consumo de energia de Belo Horizonte durante 55 dias.

O horário de verão brasileiro está em sua 40ª edição e, desde 2008, possui data fixa de início e término. De acordo com o Decreto Federal 6.558, a mudança no horário ocorre, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para domingo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário