https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Consumidor brasileiro pode consultar preços dos combustíveis pelo celular

domingo, 23 de janeiro de 2011

Consumidor brasileiro pode consultar preços dos combustíveis pelo celular


Está na dúvida sobre onde abastecer seu carro? Se o dilema for o preço dos combustíveis, essa ferramenta da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pode te ajudar. Agora, qualquer celular com conexão à internet pode acessar a pesquisa semanal de preços feita pela Agência em postos de todo o país.

Os dados já eram divulgados na página da Agência na internet, mas agora também estão disponíveis nos mobiles, facilitando o acesso dos consumidores. Os preços da gasolina, etanol, óleo diesel, gás natural veicular (GNV) e gás de botijão (GLP) podem ser informados a partir de uma busca simples, por estado ou município.

Não é preciso nenhum aplicativo ou programa, basta entrar no endereço www.anp.gov.br/mpreco e fazer a busca. O resultado aponta os valores mínimo e máximo, os nomes e endereços dos postos, o valor de compra e a bandeira do combustível.

Comércio livre

Os preços dos combustíveis não são regulados pela ANP. Desde 2002 os valores já são liberados em toda a cadeia: desde a refinaria até o posto revendedor. Para acompanhar a variação de preços no mercado, a Agência faz uma pesquisa semanal e amostral em 555 localidades no país.

De acordo com o órgão, o objetivo é informar à sociedade os preços e as margens praticados pelos agentes econômicos, contribuindo para a transparência das práticas comerciais e para a escolha, pelos consumidores, da melhor opção de preço.

O levantamento também fornece à ANP uma base de dados com informações essenciais para detectar indício de infração à ordem econômica, como formação de cartel e prática de preços predatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário