Consumidor brasileiro pode consultar preços dos combustíveis pelo celular


Está na dúvida sobre onde abastecer seu carro? Se o dilema for o preço dos combustíveis, essa ferramenta da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pode te ajudar. Agora, qualquer celular com conexão à internet pode acessar a pesquisa semanal de preços feita pela Agência em postos de todo o país.

Os dados já eram divulgados na página da Agência na internet, mas agora também estão disponíveis nos mobiles, facilitando o acesso dos consumidores. Os preços da gasolina, etanol, óleo diesel, gás natural veicular (GNV) e gás de botijão (GLP) podem ser informados a partir de uma busca simples, por estado ou município.

Não é preciso nenhum aplicativo ou programa, basta entrar no endereço www.anp.gov.br/mpreco e fazer a busca. O resultado aponta os valores mínimo e máximo, os nomes e endereços dos postos, o valor de compra e a bandeira do combustível.

Comércio livre

Os preços dos combustíveis não são regulados pela ANP. Desde 2002 os valores já são liberados em toda a cadeia: desde a refinaria até o posto revendedor. Para acompanhar a variação de preços no mercado, a Agência faz uma pesquisa semanal e amostral em 555 localidades no país.

De acordo com o órgão, o objetivo é informar à sociedade os preços e as margens praticados pelos agentes econômicos, contribuindo para a transparência das práticas comerciais e para a escolha, pelos consumidores, da melhor opção de preço.

O levantamento também fornece à ANP uma base de dados com informações essenciais para detectar indício de infração à ordem econômica, como formação de cartel e prática de preços predatórios.

Comentários