https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Inscrições para Cursos Técnicos em Agropecuária da Epamig em Pitangui terminam nesta segunda-feira

sábado, 29 de janeiro de 2011

Inscrições para Cursos Técnicos em Agropecuária da Epamig em Pitangui terminam nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (31) terminam as inscrições para os Cursos Técnicos em Agropecuária da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac/Epamig), em Pitangui, no Centro-Oeste do Estado. Os cursos visam à formação de profissionais que poderão atuar na gestão do agronegócio, nas áreas do cooperativismo e na pesquisa agropecuária.

O curso, simultâneo ao ensino médio, tem duração de três anos. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Já o curso pós-médio tem duração de um ano e meio e para fazê-lo o candidato tem que ter concluído o ensino médio. Os dois cursos são realizados em tempo integral. Em aulas teóricas e práticas os alunos aprendem desde a preparação do solo até a colheita; atividades relativas à avicultura: das pintainhas até a galinha de postura; produções suínas e bovinas: ordenha e manejo; apicultura: do manejo ao beneficiamento dos produtos melíferos; laticínios: produção de derivados do leite. O curso oferece também em seu conteúdo: pesquisa agropecuária; importância do custo de produção e cooperativismo.

Os estudantes utilizarão uma infraestrutura de ensino instalada em área de mais de 10 mil metros quadrados, composta por edifício-sede e núcleos de atividades agropecuárias. Estes se localizam em uma fazenda com 460 hectares onde acontecem as atividades de bovinocultura de corte e leite; laticínios - produção de iogurtes, queijos e doces; suinocultura e caprinocultura (médios animais); avicultura com animais de pequeno porte; apicultura com processamento de produtos apícolas.

Pesquisa e ensino

Há 20 anos o Itac forma técnicos em agropecuária para condução de trabalhos técnico-administrativos no agronegócio. Segundo a gerente de Ensino do Instituto, Luci Lobato, a escola tem traçado um perfil de profissional capaz de responder com eficiência e de modo crítico às exigências do mercado.

Inovação Tecnológica

Em 2010, o Itac contou com recursos do Projeto “Inovação Tecnológica aplicada ao Ensino Agropecuário”, aprovado através do Programa Parceiro Vitae de apoio ao ensino agrotécnico, gerido pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). Serão destinados R$ 209 mil para implantação de laboratórios multimídia para escola e fazenda experimental, reestruturação do auditório com recursos multimídia, instalação de computadores na biblioteca, adaptação de sala de estudos com computadores para digitação e laboratório com configurações para o software CAD.

Segundo o coordenador do projeto, Lívio Faria Valério, no Brasil foram aprovados 17 projetos e em Minas Gerais três, sendo o Itac uma das instituições beneficiadas. “É a segunda vez que participamos desse programa. Em 2005 também obtivemos recursos para implantação de laboratórios”, afirmou o coordenador.

Inscrições

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar (original), carteira de identidade (cópia), comprovante de residência (cópia), certidão de nascimento (cópia), três fotos (3x4). As inscrições podem ser feitas através do e-mail ensinoitac@epamig.br.

Informações: (37) 3271.4004

Nenhum comentário:

Postar um comentário