https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Servas capacita gestores e cuidadores de idosos de instituições da região Centro Oeste

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Servas capacita gestores e cuidadores de idosos de instituições da região Centro Oeste

Capacitação será realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Bom Despacho; iniciativa já qualificou mais de 2.400 pessoas no estado

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, por meio do programa Digna Idade, realiza capacitação para dirigentes e cuidadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de 23 instituições da região Centro Oeste de Minas, de 18 a 20 de fevereiro, em Bom Despacho.

Os treinamentos estão sendo oferecidos em cinco cidades polo do estado pelo programa que foi lançado em 2003 para oferecer suporte a instituições filantrópicas. O Digna Idade é uma iniciativa do Servas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o  apoio do Ministério Público, a fim de humanizar o atendimento e garantir melhores condições de vida aos idosos assistidos em instituições de longa permanência. Já a capacitação torna possível mais eficiência e eficácia na gestão das instituições e melhor atendimento individual a cada idoso. 

Além da capacitação realizada periodicamente, o programa, presente em todas as regiões do Estado, possibilita às instituições promover reformas e adaptações na estrutura física como construção de lavanderias, cozinhas, refeitórios e rampas de acesso, além da instalação de barras e aquisição de equipamentos e utensílios. Reformas realizadas nas dependências das instituições garantem melhor acessibilidade, conforto e segurança e a aquisição de equipamentos, possibilita maior funcionalidade e qualidade no atendimento.

A capacitação é oferecida em turmas separadas para dirigentes/gestores, atuantes nos setores administrativos e de cuidadores, que são orientados, treinados e atualizados, entre outros aspectos, em técnicas de saúde, higiene, atividades de lazer, alimentação, prevenção em segurança no cuidado com os idosos.

Iniciada por instituições de Belo Horizonte e Região Metropolitana, em dezembro, a capacitação segue até maio, em Poços de Caldas e Juiz de Fora.

De 2003 a 2013, o Programa Digna Idade atendeu 479 instituições filantrópicas, capacitou 2.413 gestores e cuidadores, beneficiando mais de 18 mil idosos.

Mais informações: (31) 3349-2414/15/16 comunicacao@servas.org.br

Ag. Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário