https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Divinópolis sediará prova longa de ciclismmo

domingo, 21 de agosto de 2016

Divinópolis sediará prova longa de ciclismmo

No dia 27 de agosto de 2016 serão realizados os Brevets Randonneurs Mondiaux 200 km e 400 km de Divinópolis. A prova é de ciclismo de longa distância promovida pelo Inconfidentes Pedalantes - Clube Randonneur, homologado pela Federação Mineira de Ciclismo, pelo Randonneurs Brasil e, internacionalmente, pelo Audax Club Parisien.

Os Brevets Randonneurs Mondiaux (BRM) são provas de ciclismo de longa distância realizadas em todo o mundo por mais de 500 clubes e credenciam o ciclista a participar da mais antiga prova do ciclismo mundial ainda organizada, os 1230 km da Paris-Brest-Paris, que devem ser percorridos em no máximo 90 horas. A menor distância de um BRM são os 200 km, que devem ser percorridos em no máximo 13 horas e 30 minutos. E cada distância permite ao ciclista se desafiar no BRM imediatamente superior, conforme a referência abaixo:

* BRM 200 km - máximo de 13h30
* BRM 300 km - máximo de 20h
* BRM 400 km - máximo de 27h
* BRM 600 km - máximo de 40h

Há ainda provas mais longas, de 1000, 1200, 1400 km e ainda mais.

Além da longa distância, os BRMs se caracterizam também por serem provas não competitivas. Isto é, não são corridas e não existe competição entre os ciclistas. O objetivo é vencer os próprios limites e completar o circuito dentro do tempo máximo previsto para cada distância. Além disso, também são provas de autossuficiência. Isso significa que não há fechamento de vias, nem batedores, nem carros de apoio, nem previsão resgate aos ciclistas e nem fornecimento de alimentação e hidratação pela organização. Essa é uma característica que torna a prova ainda mais dura e desafiadora aos ciclistas. A participação é permitida com qualquer tipo de bicicleta, desde que não seja motorizada.

No BRM 200 km de Divinópolis, em 27 de agosto de 2016, os ciclistas pedalarão incansavelmente por estradas do Oeste de Minas, largando de Divinópolis e passando por Nova Serrana, Bom Despacho e Moema, antes de retornar pelo mesmo trajeto a Divinópolis. A largada é às 7h e o horário máximo para que os ciclistas cheguem de volta em Divinópolis é 20h30. O BRM 200 km é a menor distância a ser brevetada no randonneuring.


O BRM 400 km é voltado para os ciclistas de longa distância mais experientes que tenham brevetado os 200 e os 300 km por qualquer clube randonneur nas temporadas de 2015 ou 2016. A largada será no sábado, 27 de agosto, às 7h no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros. Saindo de Divinópolis os ciclistas passarão por Nova Serrana, Bom Despacho, Lagoa da Prata, Arcos, Formiga, Itapecerica, Carmo da Mata, Oliveira e Marilândia, retornando para Divinópolis. O tempo máximo para percorrem os 400 km é de 27h. Portanto, os ciclistas pedalarão muito até chegarem em Divinópolis no domingo, dia 28, até as 10h para conseguirem brevetar nesta distância e estarem aptos a serem desafiados nas provas de 600 km.

Para quem quer conhecer e começar a participar da modalidade mas acha que ainda é cedo para se aventurar nos 200 km, será promovido no mesmo dia um Desafio de 85 km, que, embora, não valha BRM, segue as mesmas regras como forma de apresentação e ambientação aos iniciantes.

As provas acontecem com o apoio do Corpo de Bombeiros, Associação Divinopolitana de Ciclismo, Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta, Federação Mineira de Ciclismo, São Jorge Bikes (Itapecerica), Lanchonete SoAkecer (Itapecerica).

As inscrições podem ser feitas  até o dia 24 de agosto de 2016.

Maiores informações sobre a modalidade de ciclismo de longa distância randonneuring e inscrições para os BRMs 200 e 400 km e para o Desafio 85 km de Divinópolis estão disponíveis na página dos Inconfidentes Pedalantes (http://www.inconfidentespedalantes.com.br/divinopolis2016/). Você também pode acompanhar notícias e postagens dos Inconfidentes Pedalantes no Facebook (https://www.facebook.com/inconfidentes.pedalantes/)


Expediente:

Evento esportivo: Brevets Randonneurs Mondiaux 200 e 400 km e Desafio 85 Km Divinópolis 2016
Organização: Inconfidentes Pedalantes – Clube Randonneur
Onde: Largada e chegada em Divinópolis (Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros
Data: 27/08/2016 (Chegada do BRM 400 km até as 10h do dia 28/08)


Nenhum comentário:

Postar um comentário