Prefeitura de Bom Despacho decreta estado de Emergência na Saúde Pública

Resultado de imagem para dr humberto pneumologista bom despacho telefoneDiante do cenário do estado da saúde pública que vive o Brasil perante o Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho publicou decreto de estado de Emergência no setor. O ato permitirá de forma mais ágil  ao município a contratação de profissionais que podem atuar na área, sendo médicos, enfermeiros e servidores para realização de coletas e exames laboratoriais. 

O decreto  também criou um comitê gestor para o enfrentamento ao Coronavírus, que atualmente não teve nenhum caso suspeito na cidade. O grupo é presidido pelo pneumologista Dr. Humberto Pinto de Paula e Silva. “É importantíssimo que a população fique calma e siga todas as recomendações dos órgãos oficiais. 85% dos casos serão leves, por isso não há motivo para pânico. Em Bom Despacho, a população será informada diariamente pelos meios de comunicação da Prefeitura”, informou ao site da Prefeitura de BD.

Saiba sobre as medidas que o Comitê adotou em Bom Despacho: 

*Todos os setores da Administração Pública local e estabelecimentos privados deverão disponibilizar local para que seu público lave as mãos com água e sabão ou ofertar álcool em gel em pontos acessíveis e de maior circulação de pessoas, tais como, recepção e corredores;
*Fica suspensa a emissão de alvarás para realização de eventos públicos e privados em que ocorram a aglomeração de pessoas. Isso incluí os de música ao vivo, boates, shows, trem da alegria e similares;
*Fica vedada a realização de quaisquer eventos em que ocorra a aglomeração de pessoas;
*Fica criada a rotina de higienização e lavagens das mãos com água e sabão nas instituições públicas e privadas do Município, primordialmente  nas instituições educacionais.


Siga essas orientações:

*Só acredite e siga as orientações de órgãos oficias;
*Mantenha a calma o tempo todo. Pânico só piora a situação;
*Lave bem as mãos com água e sabão ou sabonete;
*Quando não for possível usar água e sabonete, higienize as mãos com álcool em gel;
*Sempre que possível, prefira água e sabão. É mais eficaz do que o álcool em gel;
*Evite locais fechados e com aglomeração de pessoas;
*Evite contatos físicos como abraço, beijos, aperto de mãos;
*Procure sempre manter uma distância mínima de 1 metro entre você e seu interlocutor;
*Evite tossir; quando inevitável, tussa no seu antebraço ou ombro;
*Caso sinta os sintomas de gripe (tosse, coriza, mal-estar), vá para casa e se isole pelo menos por 7 dias. Não procure o sistema de saúde. Não vá ao Pronto Atendimento (PA);
*Vá ao PA ou procure o Posto de Saúde se tiver forte dificuldade para respirar;
*Não faça viagem turística, especialmente em grupos;
*Não visite parentes em outras cidades;
*Adie viagens de negócio;
*Use o telefone, internet, teleconferência em vez de reuniões.


Sintomas do coronavírus: para um paciente estar com suspeita da doença, ele deve ter febre associada a mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo. Neste caso, o paciente deve permanecer em casa e usar antitérmicos, como dipirona e paracetamol. Isso evitará superlotação das unidades de saúde e permitirá que os casos graves sejam atendidos.

Quando procurar a Unidade Básica de Saúde? o paciente deve procurar a UBS do seu bairro quando tiver febre, mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo e ainda cansaço anormal e falta de ar.

Comentários