https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Higiene bucal: Dentista explica por que a higiene da língua é tão importante

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Higiene bucal: Dentista explica por que a higiene da língua é tão importante






Segundo o especialista no local ficam alojadas diversas bactérias que podem levar a perda do gosto dos alimentos.


A limpeza da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Mas, nem sempre as pessoas realizam de forma correta a higienização, o que pode causar problemas na saúde bucal, pois no local ficam alojadas diversas bactérias.

O coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, Rafael Rocha, destaca que o acúmulo de bactérias na língua acontece por conta de sua superfície rugosa. A falta de limpeza dessa parte da boca pode ter uma série de efeitos indesejados. "As papilas gustativas, responsáveis pela detecção do sabor dos alimentos, têm como principais características reentrâncias que podem ser depósitos de restos de alimentos. Caso não seja realizada uma higiene correta, ocorre a formação de uma pasta branca chamada de saburra que é composta por células descamadas da boca, muco e bactérias, que provocam o mau hálito", explica o especialista.

Mas os problemas não ficam restritos ao mau hálito. O dentista alerta que a falta de escovação acaba interferindo no processo de salivação da boca. "A saliva tem um papel muito importante na manutenção da saúde bucal. Além da língua saburrosa (língua enegrecida), halitose e lesões avermelhadas, a falta de higiene correta pode levar até a perda da sensação do gosto dos alimentos, pois a salivação influencia na trituração dos alimentos e bom funcionamento do sistema digestivo", destaca.

O profissional explica que a higiene da língua pode ser realizada com a escova de dente comum ou com a escova própria para língua. "Deve-se escovar a língua todas as vezes que fizer a higiene bucal, principalmente à noite. O objetivo é remover todo o resto de alimentos que aderem à língua durante a alimentação", pontua Rafael.


O dentista orienta como fazer a correta higienização da língua:

- Faça a limpeza sempre com o creme dental que ajuda a eliminar as bactérias alojada;

- Faça movimentos de vai e vem sobre a superfície da língua;

- Evite movimentos bruscos, pois assim como a gengiva a língua é sensível.


Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.


A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Pitágoras e o Blog Pitágoras .

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton .



 Rosangela Fernandes

rosangela.fernandes@idealhks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário