https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Vai viajar com o pet? Especialista orienta como manter o animal em segurança e conforto durante as férias

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Vai viajar com o pet? Especialista orienta como manter o animal em segurança e conforto durante as férias



Professor Caio Lélis 


Segundo o médico veterinário e professor do Centro Universitário Una Bom Despacho, Caio Lélis, preparação e cuidados especiais garantem o passeio tranquilo para o pet e seu tutor. 


As viagens de final de ano e o período de férias estão próximos, e com eles, as viagens a lazer são práticas comuns em muitas das famílias. E quando se fala em família, não se pode esquecer dos pets, integrantes que para estarem presentes durante às viagens, é necessário que o tutor verifique pontos importantes para que o animalzinho viaje com conforto e segurança. 

De acordo com o médico veterinário e professor do Centro Universitário Una Bom Despacho, Caio Lélis, antes de sair de férias, o primeiro passo é procurar o médico veterinário para que o animal seja examinado antes da viagem. Todo animal que vai passar por viagem longa, seja de carro, avião ou navio, tem que ser avaliado clinicamente pelo especialista afim de identificar possíveis situações de doenças. 

“Caso seu animal esteja com a saúde em dia, o profissional irá orientar em relação a cuidados que devem ser tomados afim de evitar situações de estresse térmico (calor ou frio excessivo), estresse gastroentérico (enjoo de transporte) entre outros. Além disso, todo tutor deve estar em posse do atestado de saúde animal, emitido pelo médico veterinário, e cartão de vacinação e vermifugação em dia”, explica Caio. 


*Preparação para a viagem*

O médico veterinário orienta que durante a escolha do hotel, é preciso verificar sempre se o estabelecimento aceita animais de companhia e se dispõe de locais apropriados para atividades do animal, como caminhadas, corridas leves, descontração. Em casos de locais paradisíacos (afastados das áreas urbanas) a dica é verificar e anotar qual o local de atendimento veterinário mais próximo para uma situação de emergência.

Ao escolher a companhia aérea para o transporte, Caio explica que muito se fala sobre os acidentes fatais envolvendo transporte de animais em compartimento de cargas aéreas, sabendo que a temperatura e pressão do compartimento pode variar muito durante o voo levando a situações de emergência. 

“Nestes casos, sugiro que você verifique com antecedência junto a companhia sobre como é realizado o transporte de animais para que surpresas desagradáveis não ocorram. É importante ressaltar também que algumas companhias aéreas não realizam o transporte de animais”, destaca. 

Caso o tutor decida viajar de carro/veículos, Caio Lélis orienta atentar-se para o tempo de viagem, uma vez que longos percursos podem desencadear eventos estressantes, sejam térmicos e gastroentéricos.  

“O animal deve ser transportado dentro da caixa de transporte e/ou com cinto de segurança para cães. Paradas a cada hora devem ser realizadas para seu pet realizar as necessidades fisiológicas e ingestão de água. Evite fornecer alimentação em grande quantidade e nunca administre medicações sem orientação médico veterinária”, afirma o professor universitário. 


*Estadia em hotelzinho* 

Para os donos de pets que vão deixar o animal em hotelzinho, Caio destaca que a primeira observação é se o espaço dispõe de atendimento médico veterinário em casos de emergência, fato primordial para evitar situações desagradáveis. Posteriormente é indicado que o tutor vá até o local e conheça os recintos de estadia, vasilhames de alimentação, equipe do hotel e se o local disponibiliza sistema de monitoramento por vídeo do animal. 

“A dica é buscar um local de sua confiança ou que tenha recomendações do seu médico veterinário. Atente-se também para a documentação do estabelecimento: se tem registro empresarial e se há responsável técnico (médico veterinário), assim você estará mais resguardado em relação a capacidade técnica do estabelecimento. Assim, é possível ter uma viagem tranquila e consciente com seu melhor amigo”, finaliza. 


*Sobre a Una* 

Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Ass. Imp.  Una Bom Despacho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário