Senador lembra que quase todas as atividades operacionais desenvolvidas pela estatal do Sistema Eletrobrás estão em Minas
Na luta pelo fortalecimento de Minas, o senador Clésio Andrade está reivindicando a transferência da sede de Furnas para Belo Horizonte, capital do estado. O senador pede tratamento isonômico à Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann: “As atividades de Furnas ocorrem quase que exclusivamente em território mineiro, a exemplo de outras instituições que possuem suas sedes nas unidades da Federação onde se concentram suas atividades operacionais, como Petrobras, no Rio de Janeiro; CHESF e SUDENE, em Pernambuco; e SUDAM e BASA, no Pará.”
Criada para garantir o abastecimento das cidades de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, Furnas é tida pelos mineiros como uma das empresas que mais representam Minas. A empresa começou a operar em 1963, na cidade de Passos (MG), mas foi transferida em 1971 para o Rio de Janeiro.
A transferência de Furnas para Minas Gerais está entre as principais propostas do documento "Fortalecimento de Minas no Cenário nacional", organizado pelo senador e pela bancada mineira de apoio ao Governo Federal. O documento faz um diagnóstico sobre as necessidades mais urgentes do estado em relação a obras de infraestrutura e também sobre a recuperação do espaço político perdido no cenário nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário