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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Adolescentes desenvolvem gerador de energia à base de urina


Portal Eco

Quatro adolescentes nigerianas, entre 14 e 15 anos, desenvolveram um sistema alternativo de geração de energia: um gerador que funciona durante seis horas com um litro de urina. O invento, desenvolvido em um trabalho escolar por Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola, foi destaque da Maker Faire Africa 2012, realizado em novembro.

Um botijão de gás, um filtro de água e o dispositivo gerador, produzido a partir de células eletrolíticas, são a receita básica para a confecção do aparelho, que possui um baixo custo de operação.

O dispositivo produz energia ao filtrar a urina, realizando a eletrólise da ureia. O processo funciona da seguinte forma: a urina passa por uma célula eletrolítica, que a divide em moléculas de nitrogênio, hidrogênio e água. Logo depois, os elementos são filtrados novamente e absorvidos por um cilindro, que empurra o hidrogênio para o interior de outro cilindro com líquido. Deste modo, a umidade é retirada e o composto gera eletricidade.

Aplicabilidade

A viabilidade e eficiência do sistema, por se tratar de um trabalho escolar, foram questionadas por alguns especialistas, que viram no alto potencial explosivo do hidrogênio uma séria dificuldade de implantação (uma bomba feita a partir do hidrogênio pode superar 50 vezes a força de uma bomba atômica – como as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki).

Apesar disso, o feito das garotas é admirável. Gerardine Botte, a engenheira química que desenvolveu a eletrólise de urina, destacou que o gerador das jovens é “uma maneira única e elegante de tratar restos de urina” com o benefício de “gerar eletricidade”.

Cristalino vence no Juniores e empata no Juvenil pela Copa Jornal Fique Sabendo


Cristalino Juvenil

Abadia Juvenil

Cristalino Juniores

Recreativo Juniores
Ontem, 9, aconteceu a primeira partida da final da Copa Jornal Fique Sabendo de Juvenil e Juniores. O jogo foi realizado no estádio Antônio Leite de Oliveira, no bairro São Vicente. Mais de 200 torcedores compareceram ao campo para acompanhar o confronto do Colorado contra Abadia no sub 17 e contra o Recreativo no Sub 20. 

Na primeira partida do dia, pela categoria juvenil, o Cristalino empatou com Abadia em 1 a 1. Os gols foram marcados sob falhas dos goleiros de ambas equipes. Logo depois, no juniores o Cristalino derrotou o Recreativo por 1 a 0 e com um empate garante o título. No juvenil, o Colorado   precisa vencer para levantar o caneco. 

Os próximos jogos da decisão ocorrerão no distrito do Engenho do Ribeiro as 15 horas para a  categoria juniores e depois em Martinho Campos as 17h30 para a categoria juvenil. 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Hoje tem final da Copa Jornal Fique Sabendo

Hoje a tarde acontece a primeira final da Copa Jornal Fique Sabendo de juvenil e juniores. Os jogos serão realizados no estádio Antônio Leite de Oliveira, no bairro São Vicente. 

Na categoria juvenil jogam Cristalino x Abadia  de Martinho Campos a partir das 15h e logo após pela categoria juniores se enfrentam Cristalino x Recreativo do Engenho do Ribeiro. 

 Está a 3ª Copa Jornal Fique Sabendo e conta com o apoio de MM Lanches, Piso e Parede, Vereadores Ricardo Alvarenga e Pedro Paulo, alem de Pedro Paulo Pontes.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Acibom define horário de fim de ano

Todos os anos o comércio de Bom Despacho vive a expectativa de como será o seu funcionamento no final do ano. Para determinar os horários a maioria dos lojistas seguem a tabela determinada  pela associação comercial local, que é  a CDL/Acibom.

Amanhã, 8 de dezembro, é dia de Nossa Senhora da Conceição , data de comemoração a Assunção de Nossa Senhora. Sempre  quando chega esta data, os comerciantes locais não sabem definir se abre ou não as portas.

Em conversa pelo telefone, a atendente da CDL/Acibom diz que é feriado e ponto facultativo estipulado pela Prefeitura. No entanto, na duvida, muitos lojistas preferem manter em funcionamento os seus comércios do que fechar as portas para os seus clientes. 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Pronto Atendimento fica 'de novo' de portas fechadas


Uma incerteza que já permanece dias para os bondespachenses. O PA (Pronto Atendimento) fechou novamente as portas. O anúncio foi feito pela diretoria da Santa Casa, administradora da unidade municipal. O impasse parece não chegar a uma definição.
          
De acordo com a diretoria da Santa Casa, o fechamento do PA foi por falta de pagamento. Na edição anterior do JORNAL FIQUE SABENDO, a Prefeitura informou que dificilmente encontraria uma forma mais rápida de quitar a dívida com o administrador do PA.
          
Em nota publicada na imprensa local, o Prefeito Haroldo Queiroz informa que a dívida poderá ser paga até o dia 17 de dezembro deste ano. A dívida do Município com a Santa Casa já ultrapassa mais de R$ 544 mil. 
         
No mês de novembro, a Santa Casa manteve a unidade em funcionamento durante alguns dias, mas como não recebeu parte da dívida  do Gestor Municipal, a situação se agravou. Com isso, a população terá que esperar pela quitação do débito, para que possa utilizar os serviços de urgência do PA. 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Buracos reaparecem nesta época do ano


Buracos na Av. Governador Valadares.
Os bondespachenses sabem que  quando chega dezembro, há possibilidades de  chuvas e com isso surgem  buracos nas ruas. Em inúmeras vias, existem crateras por todos os lados. As avenidas Dr.  Juca e Amazonas são as que apresentam o maior número deles.
          
Na Avenida Governador Valadares no bairro São Vicente, por exemplo, os buracos obrigam os motoristas a  fazerem manobras de risco. Próximo a Escola Dona Duca existem buracos com mais de 1,5m de dimensão.
          
De acordo com  a prefeitura, ainda não existe nenhum projeto para Operação Tapa Buracos na cidade para este ano. Como está no fim de gestão, o município poderá fazer  esta obra somente em 2013. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

85% dos brasileiros separariam o lixo se coleta seletiva estivesse disponível


Portal Eco


A maioria (85%) dos brasileiros que ainda não conta com coleta seletiva estaria disposta a separar o lixo em suas casas, caso o serviço fosse oferecido nos municípios, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 28 de novembro, pelo Programa Água Brasil. Apenas 13% dos entrevistados declararam que não fariam a separação dos resíduos e 2% não sabem ou não responderam. O estudo, encomendado ao Ibope, entrevistou 2.002 pessoas em todas capitais e mais 73 municípios, em novembro do ano passado.

Apesar da disposição em contribuir para a destinação adequada dos resíduos sólidos, o percentual dos que não têm meios para o descarte sustentável chega a 64% dos entrevistados. A quantidade de pessoas que contam com coleta seletiva ou que têm algum local para deixar o material separado representa 35% da amostra.

Consumo

Em relação aos produtos que costumam ser separados nessas casas, as latas de alumínios ficam em primeiro lugar, com 75%, seguidas pelos plásticos (68%), papéis e papelões (62%) e vidros (55%). Os eletrônicos, por outro lado, são separados por apenas 10% dos entrevistados. Cerca de 9% dos entrevistados não separam nenhum material mesmo que o serviço de coleta seletiva esteja implantado na sua região.
Dos que contam com o serviço de coleta seletiva, metade (50%) dos casos tem a prefeitura como responsável pelo trabalho. Catadores de rua (26%), cooperativas (12%) e local de entrega (9%) aparecem em seguida dentre os meios de coleta disponíveis.

O estudo aponta também que a proposta de uma tarifa relaciona ao lixo divide opiniões. A ideia de que quem produz mais resíduos deve pagar uma quantia maior é aprovada completamente por 13% dos entrevistados, 23% concordam parcialmente. Os que discordam completamente a respeito do pagamento da taxa somam 36%. Há ainda os que não concordam, nem discordam (16%) e os que discordam em parte, com 10%.

Na hora de consumir, práticas sustentáveis ainda são deixadas de lado. Preço, condições de pagamento, durabilidade do produto e marca lideram as preocupações do consumidor brasileiro. O valor do produto, por exemplo, é considerado um aspecto fundamental por 70% dos entrevistados. Características do produto ligadas à sustentabilidade, no entanto, como os meios utilizados na produção, o tempo que o produto leva para desaparecer na natureza e o fato de a embalagem ser reciclável, ficam em segundo plano.

Fim da sacolinha?

Os entrevistados responderam ainda quais produtos devem ser menos usados em suas casas nos próximos três anos. O campeão foi a sacola plástica. O produto é comprado com frequência em 80% das residências, mas 34% dos entrevistados esperam reduzir o consumo. Em seguida aparecem os copos descartáveis (31%), bandejas de isopor (22%) e garrafas PET (21%). No fim da lista, entre os que devem permanecer com alto percentual de consumo, estão os produtos de limpeza perfumados. Apenas 9% estimam que irão reduzir o uso desses materiais.

O Programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil, da Fundação Banco do Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA) e da organização não governamental WWF-Brasil, com intuito de fomentar práticas sustentáveis no campo e na cidade.

Cemig alerta para perigos de acidentes com raios no Estado


A alta incidência de raios durante o período chuvoso é um risco à segurança da população e para o fornecimento de energia para os consumidores na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. As chuvas mais intensas, desse período que se estende até abril, vão ocorrer entre novembro e janeiro, quando o volume pluviométrico deve ser 40% maior do que a média histórica.

Outro alerta é para a ocorrência de temporais que ocorrem nesse período do ano. De acordo com o meteorologista da Cemig Arthur Chaves, as pancadas de chuva são repentinas e intensas.

“Uma situação que pode parecer segura, muda de uma hora para  outra. Nos anos anteriores, chegou a chover 150 milímetros em um único dia, sendo que cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Não será surpresa se isso acontecer. Por isso, devemos estar preparados”, afirma.

Minas Gerais é um dos Estados que mais registram a ocorrência de raios por ano. Atualmente, Minas tem média anual de 1,1 milhão de descargas atmosféricas.

O gerente de segurança do trabalho, saúde e bem-estar da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca alguns procedimentos básicos que devem ser adotados durante as tempestades. Segundo o especialista, todos os equipamentos elétricos devem ser desplugados das tomadas, evitando risco de queima ou contra a segurança das pessoas. “Durante as chuvas, o raio pode cair na rede elétrica e pode chegar às residências por meio da fiação, podendo atingir os moradores”, salienta.

Outro ponto importante é que, durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas as antenas de TV podem se desregular. Se isto acontecer, nunca suba nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, de choque elétrico e de ser atingido por um raio.

Se for preciso falar com alguém por telefone, durante as tempestades, ressalta que a melhor opção é o celular, desde que não plugado na tomada, ou o telefone sem fio, porém nunca sobre lages ou em locais descampados.

João José Magalhães alerta para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano. “O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte”, destaca.

Ressarcimento de aparelhos

A Cemig recebe cerca de 25 mil solicitações de ressarcimentos todos os anos, que são criteriosamente analisados. Os ressarcimentos realizados por danos em aparelhos elétricos estão regulamentados Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição, Ricardo Rocha, explica o que os consumidores devem fazer quando tiverem um eletroeletrônico danificado durante a tempestade.

“Para fazer um pedido de ressarcimento, o consumidor deve acionar a Cemig por meio da agência virtual (www.cemig.com.br), presencialmente em uma das agências de atendimento ou ainda pelo telefone 116, em um prazo de até 90 dias após o dano. Nesse contato, o consumidor deve informar qual equipamento foi danificado, marca e modelo do produto e a data e a hora do ocorrido. Quem pode fazer esse pedido é o próprio titular da conta de energia e ele precisa, também, ter em mãos o número de cliente e da instalação, a carteira de identidade e o CPF”, esclarece.

Segundo estabelece a Aneel, a Cemig tem até 15 dias para analisar se o dano do aparelho foi provocado em decorrência de um problema na rede da Companhia e enviar carta resposta ao cliente. Em caso positivo, o cliente deverá fazer o orçamento de conserto do equipamento em uma oficina e encaminhá-lo para a Cemig. Após a análise do orçamento e sendo deferido, a Cemig tem 20 dias corridos para realizar o ressarcimento para o cliente, por meio de depósito em conta ou o conserto do aparelho.

“A Cemig tem uma série de sistemas que consegue nos mostrar o paralelo existente entre as tempestades e o horário informado pelo cliente. Por exemplo, o sistema localizador de tempestades mostra onde e quando caiu um raio em toda a extensão do Estado. Temos, perfeitamente, como identificar se o dano causado pelo equipamento aconteceu em função da rede elétrica ou de uma descarga atmosférica”, comenta.

Ainda segundo estabelecem as normas da Aneel, a Cemig deve ressarcir apenas danos de natureza elétrica em equipamentos, causados por problemas pelas redes própria da Empresa.