https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Entrevista com o atual Presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho, Vital Guimarães

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Entrevista com o atual Presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho, Vital Guimarães

O Vereador falou com exclusividade ao Jornal sobre os principais projetos da Câmara Municipal que poderão ser votados em 2017 e afirmou que o pretende para 2020.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Vereador Vital Guimarães
Fique Sabendo: Qual  a perpectiva  como Presidente da Câmara  Municipal de Bom Despacho pela primeira vez?

Vital-  Eu não poderia, nem deveria assumir essa grande responsabilidade, se não fosse com uma perpectiva   positiva.  Acredito na política como um instrumento  que deve ser usado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Apesar da enorme e grave crise que o país atravessa, tenho a convicção que as ações pautadas  e alinhadas com uma governança ética e responsável sejam a chave para o sucesso da Administração Pública.

Desta forma  minha satisfação pessoal em ser o Presidente desta casa pela primeira vez fica pequena  diante da responsabilidade que teremos pela frente. Estou motivado e muito honrado e tenho certeza que a contribuição do Poder Legislativo pode ser o diferencial para o desenvolvimento que todo Bondespachense almeja e espera.

Fique Sabendo: Quais  são os projetos prioritários para serem votados na casa?

Vital:  Precisamos dar mais dinamismo nos trabalhos do Legislativo, todo projeto recebido será votado, indiferente da aprovação ou não.  O que não podemos é ficar postergando  as decisões  e prejudicando o contribuinte ou o município por falta de regulamentação de matérias que muitas vezes atravancam o progresso e o desenvolvimento.

Dentre os vários projetos  pendentes  podemos destacar o Código de Obras, o Código de Posturas, Regulamentação dos Chacreamentos , Revisão da Lei Orgânica do município e do Regimento da Câmara de vereadores. Todos são projetos básicos e essenciais para um crescimento e desenvolvimento ordenado de nossa cidade, no entanto alguns deles vem se arrastando na casa por anos a fio.

Fique Sabendo: Haverá alguma alteração no horário e no funcionamento da Câmara ?

Vital:   Nossa primeira medida foi estabelecer uma meta de contenção das despesas em todos os níveis, desde o consumo do papel e do cafezinho até o gasto com pessoal. A Câmara hoje conta com a colaboração de funcionários efetivos (concursados). Funcionários contratados por livre nomeação (comissionados) e funcionários terceirizados. Estamos portanto avaliando todas nossas atividade para uma readequação do quadro e conseqüente redução.

A câmara hoje presta vários serviços que na verdade não são de sua alçada, fazendo um paralelo e concorrendo  com  as atividades do Poder Executivo, não tendo inclusive a condição legal para um atendimento final ao cidadão uma vez que não possui  orçamento  para esse fim.
Iremos portanto fortalecer a atividade legislativa, oferecendo ao vereador condições para o pleno exercício de seu mandato, principalmente  no tocante a fiscalização que é a premissa de uma boa atuação parlamentar.

Quanto ao horário de funcionamento estamos avaliando todos os aspectos que envolvem  uma possível mudança, principalmente a  necessidade,  praticidade e a legalidade.

Fique Sabendo: O que dizer do Projeto que votou o reajuste salarial para servidores , magistério, Prefeito, vice e vereadores?

Vital:  Importante destacar que Bom Despacho está entre as poucas cidades que conseguiu fechar o ano com as contas em dia. Entre as raríssimas que teve condições de conceder já no mesa de janeiro a reposição salarial (6,47%) para servidores referente a o ano de  2016 que  apesar de ser um direito constitucional dos trabalhadores, a maioria dos municipios não vão conseguir. Parabéns então ao Prefeito Fernando Cabral que inclusive corrigiu o salário do magistério (7,64%) um pouco acima da inflação.

Quanto ao salário dos Secretários que também são servidores,  o índice diferenciado, deveu-se em razão dos mesmos não terem tido reajustes em 2015. Enquanto os servidores acumularam  (2015 e 2016) um aumento de próximos 18% eles só obtiveram a reposição de  2015. Continuam desta forma defazados em  6,47%(reposição de 2016).

Diferente  do que foi veiculado em algumas redes sociais é oportuno destacar que  o subsídio do  Prefeito e dos  vereadores,  por iniciativa conjunta dos mesmos não foi corrigido, apesar da legalidade na reposicão do índice.

Fique Sabendo: O Senhor pensa em sair novamente candidato a Prefeito de Bom Despacho?

Vital: No momento eu só penso em fazer uma boa gestão frente ao Legislativo Municipal,respeitando as leis e procurando corresponder a grande votação obtida nas urnas.  Contribuir diuturnamente para o desenvolvimento sócio-econômico de nossa cidade. Esse vai ser o foco principal de minha atuação.

Fique Sabendo: Considerações  Finais

Vital: O Futuro que colheremos será o futuro que  plantarmos. Vamos pois, de mãos dadas sem distinção,  sem vaidades, aproveitar nossa geografia, nossa história, nossa potencialidade, nosso desejo e nosso sonho e  buscar uma cidade melhor para os nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário