https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Alunos da UNIPAC fazem expedição ao Rio Capivari

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alunos da UNIPAC fazem expedição ao Rio Capivari


Projeto Ambiental  idealizado por Professor da UNIPAC Bom Despacho inicia pesquisa científica através de Expedição no Rio Capivarí e torna-se um dos grandes diferenciais da Onda  Sustentável 2011

O Profº da UNIPAC Bom Despacho, Ronaldo Lúcio Ferreira, idealizou o Projeto de Pesquisa sobre o Rio Capivarí como forma de levantar a realidade do Rio que abastece a cidade de Bom Despacho.


Em 2010, o Profº Ronaldo Lúcio Ferreira, realizou uma enquete com cerca de 300 pessoas da comunidade de Bom Despacho para verificar se a população tinha conhecimento de onde vem a água que abastece a população. Os resultados da pesquisa mostraram, que cerca de 70% dos entrevistados não souberam responder.


Desta forma, após a pesquisa, o Profº Ronaldo Lúcio e a Profª Marilene Araújo, em 2011, decidiram colocar o Projeto em prática. Além de ser um dos grandes diferenciais da Onda Universitária de 2011, o projeto retrata a realidade da Unipac Bom Despacho em cumprir mais uma das premissas do PDI - Plano de Desenvolvimeto Institucional no que tange à Responsabilidade Social. 

A Expedição Rio Capivarí é o marco inicial de uma investigação científica acerca de mata ciliar, qualidade e quantidade de água, fauna, flora e questões histórico-sociais que envolvem o Rio Capivarí e que levantará a realidade do mesmo com o apoio de outros dois professores especialistas no assunto e também professores da UNIPAC: Marta Machado e Alexandre Mendes Mendonça.

Esse projeto conta com o apoio da UNIPAC Bom Despacho, Polícia Militar de Meio Ambiente de Bom Despacho e Lagoa da Prata, ARPA III, Instituto Estadual de Florestas-IEF, EMATER VERdeMINAS/ Bambuí e prefeitura municipal de Bom Despacho juntamente com os alunos e professores da Faculdade. Serão realizados  registros do entorno do rio, da nascente em Santo Antônio do Monte à captação de água em Bom Despacho, já que a cidade é abastecida pelo rio e dentro de 3 dias serão plantados cerca de 300 mudas de árvores nativas ao longo 13,5 km.

Para dar início ao Projeto, será realizada uma expedição com cerca de 30 alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Serviço Social e Pedagogia/FACEB. Além dos professores envolvidos e os órgãos públicos que apoiam o projeto, todos estarão presentes no dia 01/10, sábado, na solenidade de abertura. A descida do Rio Capivarí terá início às 7h da manhã, no ponto de partida denominado, “Pirulito”, que marca a divisa do Rio entre Bom Despacho, Araújos, Moema e Santo Antônio do Monte.

De acordo com o Profº Ronaldo Lúcio Ferreira, esse projeto dá aos alunos a oportunidade de fazerem um trabalho em campo de pesquisa, além de um olhar diferenciado onde se tem a oportunidade de aplicar conhecimento em campo.


Mais detalhes sobre a expedição: no dia 01/10, sábado, às 7h da manhã, haverá uma solenidade no ponto de partida, com as instituições participantes: Polícia Militar de Meio Ambiente de Bom Despacho e Lagoa da Prata, IEF, EMATER VERdeMINAS Bambuí, ARPA III, alunos e professores da UNIPAC Bom Despacho. A comitiva sairá do percurso, localizado no município de Santo Antônio do Monte, local denominado Pirulito (onde delimita os municípios de Santo Antonio do Monte – Araújos -Moema e Bom Despacho). Neste local a comitiva realizará 13,5km de percurso, dividido em 3 dias de expedição, ou seja: serão percorridos 5km no sábado, 5 Km no domingo e 3,5 Km na segunda-feira. Durante esse percurso serão plantados 300 mudas de árvores nativas em pontos demarcados por GPS numa pré-descida com a Polícia Ambiental e professores da UNIPAC Bom Despacho. Os pontos de plantio foram demarcados por Agrônomos e Engenheiros Ambientais. Esse plantio será simbólico e futuramente, após estudo, será feito revitalização da área.

Assessoria de Imprensa UNIPAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário