https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Crea-MG lança cartilha sobre segurança em eventos

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Crea-MG lança cartilha sobre segurança em eventos

 


   A publicação tem como objetivo
auxiliar os organizadores, os contratantes e os profissionais que projetam e executam os trabalhos técnicos em eventos temporários



A realização de shows, festivais, espetáculos e até mesmo a instalação de parques de diversões itinerantes contará agora com mais um reforço na segurança para sua montagem e estrutura. Trata-se da cartilha “Segurança em eventos temporários – Orientações sobre a Responsabilidade Técnica”, elaborada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A publicação é um guia técnico para orientar, com clareza, todos os envolvidos na realização de eventos temporários, como os contratantes, os organizadores e os profissionais que projetam e executam os trabalhos técnicos.

O material, que é patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), reúne, por exemplo, as orientações e as normas técnicas que tratam de montagem de palcos, arquibancadas e brinquedos, combate a incêndio, instalação elétrica e de equipamento de sons, pirotecnia, entre outros. O idealizador do trabalho, fiscal do Crea-MG Cleber Oliveira, detalha que a cartilha é uma forma de suprir uma carência de referências técnicas neste segmento. “Essa cartilha é um material inédito e tem como diferencial trazer um compilado de todos os elementos de engenharia possíveis nos eventos temporários. Ela traz o esclarecimento técnico e também a legislação correspondente”, explica Cleber.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, destaca a publicação como um importante instrumento também para a sociedade e ressalta a necessidade e a importância da atuação de profissional habilitado nesse tipo de trabalho. “Proteger a população contra acidentes e riscos envolve o desenvolvimento de soluções específicas de natureza intelectual, técnica e científica, o que só é possível com profissionais habilitados e empresas regulares”, afirma o presidente.

Além dos eventos temporários, o documento aborda, também, os cuidados para a instalação de equipamentos para esportes de aventura ou radicais, segurança em trios elétricos, e traz um detalhamento para instalações sanitárias provisórias e banheiros químicos.

Confira a íntegra da publicação no link https://www.crea-mg.org.br/cartilha_eventos_temporarios


Ass. Imp. Crea/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário