https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Consórcio CIAS Centro Oeste reuniu autoridades e população em Audiências Públicas de Resíduos Sólidos em Divinópolis

quinta-feira, 7 de março de 2024

Consórcio CIAS Centro Oeste reuniu autoridades e população em Audiências Públicas de Resíduos Sólidos em Divinópolis

O Secretário Executivo – Célio Cabral abriu a Audiência Pública da Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Crédito: Ademar de Oliveira)


O CIAS Centro Oeste realizou duas Audiências Públicas, na última quinta-feira (29), no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis. Na parte da manhã, foi apresentada a Minuta do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos - PIGIRS dos municípios do consórcio. A apresentação realizada por Márcia Panno - consórcio Vital, expôs o projeto sugerido para a atuação do CIAS e das prefeituras no setor do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos nos próximos 20 anos. Foram abordados os tópicos: Elaboração do Plano de Mobilização Social e Divulgação, Panorama dos Resíduos Sólidos e Prognóstico dos Resíduos Sólidos na Região do CIAS, Diretrizes e Estratégias para a Implantação do Plano Intermunicipal, entre outros. 

Leonardo Ornellas – engenheiro da CAIXA, André Roth - consórcio Vital, Márcia Panno – palestrante e Célio Cabral – Secretário Executivo (Crédito: Ademar de Oliveira)


Na parte da tarde, aconteceu a Audiência Pública referente a concessão dos serviços de tratamento e destinação final ambientalmente adequados dos Resíduos Sólidos Urbanos de origem domiciliar e de resíduos resultantes de limpeza pública dos municípios do CIAS. 

Ricardo Arantes – Assessor Técnico da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, Alice Santana – Superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Rodrigo Assis – Diretor de Operações Urbanas de Divinópolis , Leonardo Ornellas – engenheiro da CAIXA, Hugo Serelo – Mestre de Cerimônia, Léo Camilo – Presidente do CIAS e Célio Cabral – Secretário Executivo do consórcio na abertura da Audiência Pública de Concessão de Resíduos Sólidos 


O Presidente do CIAS – Leo Camilo abriu a Audiência e destacou a importância do momento para a região do Centro-Oeste de Minas, “O CIAS é o maior consórcio do país de resíduos sólidos, são 33 municípios. Nós buscamos a solução do problema dos resíduos nos municípios participantes do consórcio, vamos extinguir os lixões na nossa região melhorando o meio ambiente. É um dia muito importante, são dois anos de estudos complexos neste projeto, que abrange várias áreas e tem como proposta também a inclusão dos catadores de recicláveis que são extremamente importantes na nossa sociedade”, relatou. 


Alice Santana - Superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais ressaltou a relevância do trabalho que envolve vários municípios, “lidar com resíduos não é algo fácil, ainda estamos discutindo no ano de 2024 fim dos lixões. E, estamos falando de uma região rica do estado com desenvolvimento sócio econômico tão pujante. É desafiador para os gestores e cidadãos. A solução via consórcio permite um ganho de escala e uma possibilidade para atingir as metas e objetivos da Politica Nacional de Resíduos Sólidos”, concluiu. 


Os palestrantes Joelson Sampaio e Fábio Cardoso, representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Fábio Padilha – Planos Engenharia e Carlos Laurino – Giramundo Neto Advogados, apresentaram o projeto que indica soluções de infraestrutura para o tratamento e a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos da região. Temas como contrato, premissas, modelo de concessão, solução técnica, infraestrutura (tratamento e destinação final), logística, solução social, entre outros, foram pautas na Audiência. 


O Secretário Executivo do CIAS – Célio Cabral foi o responsável pelas duas sessões. As audiências contaram com a presença de prefeitos, secretários dos municípios, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais – SEMAD, representante da CAIXA e a população. 


Agostinho Carlos Oliveira – Prefeito de Luz / Crédito Ademar de Oliveira. 



Ao final das duas Audiências foram dialogadas as dúvidas com os presentes. As apresentações estão disponíveis no site do consórcio: https://consorciocias.com.br/ 


Sobre o CIAS 


Criado em 2014, o CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES). 

Ass. Im. CONSÓRCIO CENTRO OESTE MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário