https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Cresce participação de mulheres nas engenharias entre as faixas etárias mais jovens

sexta-feira, 8 de março de 2024

Cresce participação de mulheres nas engenharias entre as faixas etárias mais jovens


 A participação das mulheres as áreas de engenharia, agronomia e geociências mostra sinais de expansão e otimismo para a nova geração de profissionais. Do total dos 147 mil profissionais ativos registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), 19,8% são do sexo feminino. Desse universo, a menor diferença entre os sexos é verificada entre os jovens de 21 a 25 anos, em que o percentual de mulheres é de 36%. Um avanço em relação à faixa etária entre 46 e 50 anos, quando essa porcentagem é de 14,8%.

Somente no mês de janeiro de 2024, por exemplo, dos 774 novos registros, 32,54% são de mulheres. Um aumento em comparação aos números de 2018, quando elas correspondiam a 26% do total de registros em todo o ano. Esses dados apontam um crescimento na participação feminina na área nos últimos anos.

A diretora de Recursos Humanos do Crea-MG, engenheira agrônoma Cláudia Versiani, que também é membro do Comitê Gestor do Programa Mulher do Regional mineiro, destaca que esse aumento não somente ressalta uma mudança positiva nos padrões de gênero, mas também evidencia o papel crescente que a figura feminina está desempenhando na construção do futuro da engenharia, da agronomia e das geociências. 

No entanto, para ela, ainda há desafios significativos a serem superados. “As mulheres continuam sub-representadas em muitas áreas da engenharia. Além disso, persistem desigualdades salariais e de oportunidades de promoção. Para ampliar o espaço das mulheres, é importante adotar uma abordagem que enfrente estes desafios, principalmente, educando a sociedade para a importância da igualdade de gênero, desmistificando estereótipos e incentivando meninas a se interessarem desde cedo pela engenharia”, afirma Cláudia.



Programa Mulher

Criado em 2019 pelo Confea, o Programa Mulher tem como finalidade elaborar políticas de incentivo para a atuação e protagonismo de mulheres dentro das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências nas diversas entidades de classe e Conselhos Regionais. A versão mineira foi homologada em março de 2021. Essa iniciativa também vem com o propósito de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é a de garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

 

Números

Registros ativos

147 mil profissionais ativos registrados no Crea-MG, 

19,8% são do sexo feminino

 

Modalidades com mais registros ativos de mulheres no Crea-MG

Civil – 17.314 

Agronomia – 3.001

Mecânica e Metalúrgica – 2.459

 

Curiosidade

A engenharia química é a única modalidade em que o número de mulheres supera o de homens

Mulheres – 1.185

Homens – 1.064


Ass. Imp . Crea-MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário